INSCREVA-SE!

sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

TEMA: Criação, Queda, Redenção e Consumação! - 85 - Faltam 484 dias para 26/04/13 e 895 dias para a Copa

A vida de Davi, no seu início, não parecia nada fácil e agora fugindo de Saul por orientação divina depois de combinar com Jonathas, seu amigo um sinal para sua fuga, vai parar em Nobe onde come dos pães consagrados.

No primeiro versículo deste capítulo 21 de I Samuel veremos que Davi foi a Nobe, lugar próximo a Jerusalém, a procura de Aimeleque ou Aís, sumo sacerdote, bisneto de Eli e filho de Aitube. Lembrem-se que ele estava fugindo de Saul por causa do temor a Deus e não por medo ou covardia.

Davi estava fugindo de Saul que o perseguia injustamente e por temor ao Senhor não o enfrentava. Quem lhe deu a dica de que deveria fugir porque o rei Saul tinha determinado em seu coração feri-lo de morte foi seu amigo Jonathas, filho do rei Saul.

Então ao chegar em Nobe, mente ao sumo sacerdote quando disse que o rei Saul lhe tinha dado uma ordem específica. Consegue alimentar-se com o pão sagrado, os pães da proposição que eram renovados aos sábados e em número de 12, dos quais serviam somente os sacerdotes (Ex 25:30; Lv 24:5-9).

Aimeleque tranquiliza Davi dizendo que poderiam comer dos pães se não se tivessem chegado a mulheres. Também Davi tomou da espada de Golias que estava ali guardada como memorial no santuário.

O vs 7 nos revela que estava ali detido, talvez por causa de lepra (Lv 14:4, 11, 21) Doegue que significa tímido que seria posteriormente o carrasco de Nobe, pois a mentira de Davi iria custar a vida desses sacerdotes de Nobe (I Sm 22:18-19 e ) executados não pela guarda real que se recusou a cometer este crime, mas pelas mãos desse Idumeu, Doegue.

A degola foi tão grande que não pouparam nem animais, nem crianças, nem mulheres. Flávio Josefo diz que eram ao todo 385 pessoas, sendo 85 sacerdotes e 300 familiares! Que barbaridade! Que crueldade! Que diferença entre o Saul quando ungido rei de Israel e agora rejeitado pelo Senhor.

Eu somente não entendo porque Saul não fora logo, depois de rejeitado, eliminado ou afastado do cenário real, pois por causa de seu poder e majestade ainda podia fazer tantas coisas malígnas, como esta.

Também desisto de querer entender o infinito... é loucura procurar entender tudo ou querer explicar o governo providencial de Deus, no entanto, somos convidados em toda situação que ele cria ou permita que se crie, a dar glórias a seu nome.

A Deus toda glória! p/ Daniel Deusdete – http://www.jamaisdesista.com.br

0 comentários:

Postar um comentário

Fique à vontade para tecer seus comentários.
No entanto, lembre-se de juntar Cl 3:17 com 1 Co 10:31 :
devemos tudo fazer para a glória de Deus e em nome de Jesus! Deus o abençoe.