quarta-feira, 8 de abril de 2015
quarta-feira, abril 08, 2015
Jamais Desista
Ezequiel 9:1-11 - OS EXECUTORES E SUAS ARMAS DESTRUIDORAS.
I. JULGAMENTO SOBRE JUDÁ E
JERUSALÉM (1.1-24.27).
B. A segunda série de visões, a
vocação, os atos simbólicos e os discursos relacionados de Ezequiel
(8.1-24.27).
1. Visões e vocação (8.1-11.25) - continuação.
Como já dissemos, até o capítulo 11,
estaremos vendo as visões e a vocação. Ezequiel teve uma visão de Jerusalém
durante a qual testemunhou os pecados do povo e foi chamado para profetizar
contra eles (11.4).
Neste capítulo, de apenas onze versículos,
veremos os executores sendo convocados para matar os não arrependidos. Ezequiel
continuou a observar os acontecimentos em Jerusalém por meio de sua visão, e
viu Deus convocar os executores para matar os não arrependidos.
Ezequiel ouviu um grito em alta voz
chamando os intendentes ou executores e cada um deles com suas armas destruidoras
em suas mãos. São estes descritos como seres humanos (9.1-2), mas provavelmente
guerreiros angélicos (Êx 12.23-30, 1Cr 21.15-20), designados para executar os
idólatras.
Eles estavam em número de seis deles, com
cada um com sua arma em punhos e com eles um homem vestido de linho, com um
tinteiro de escrivão à sua cintura. Eles entraram e se puseram junto ao altar
de bronze.
As vestimentas de linho eram o traje dos
sacerdotes (Êx 28.29-42), mas os anjos e aqueles que permaneciam na presença de
Deus também eram descritos como usando linho (Dn 10.5; 12.6-7; Ap 15.6;
19.8,14).
Quanto aos tinteiros ou estojo de escrever
à cintura que estava com o homem vestido de linho pode ser um escriba
aparentemente encarregado de manter o registro celestial (Êx 32.32-33; SI
69.28; 139.16; Dn 12.1; Fp 4.3; Ap 3.5; 13.8; 17.8; 20.12,15; 21.27).
A visão de Ezequiel era uma advertência de
que os idólatras não tinham lugar na cidade de Deus (1Co 5.11; 6.9; Ef 5.5; Cl
3.5; Ap 21.8; 22.15; cf. 2Co 15.12-13).
Ezequiel passa a falar da glória de Deus de
Israel que se levantara de onde estava – do querubim - e que passou à entrada
da casa e que clamou ao homem vestido de linho, aquele que trazia o tinteiro em
suas mãos.
A nuvem de glória que simbolizava a
presença divina habitava acima do lugar santíssimo no templo; a nuvem iniciou
urna jornada retratando visualmente o modo pelo qual Deus abandonaria Jerusalém
(10.18-19; 11.22-23).
No verso 4, o Senhor disse para passar pelo
meio da cidade, pelo meio de Jerusalém e marcar com um sinal as testas dos
homens que suspiram e que gemem por causa de todas aquelas abominações que se
estavam cometendo no meio dela.
Esse simbolismo pode ter influenciado a
visão ou o escrito de João em Ap 7.3; 14.9. A marca é uma reminiscência do
sangue nas casa dos israelitas durante a primeira Páscoa - o sinal havia salvo
todos os primogênitos da morte (Êx 12.12-13).
Quanto aos outros, dos que sobraram e não
receberam a marca, a instrução que Ezequiel ouviu foi de que passasse pela
cidade após ele e ferisse, sem dó, nem piedade e matasse velhos, mancebos,
virgens, criancinhas, mulheres. Era para serem exterminados todos eles, a
começar pelo seu santuário. Todos os que não tivessem o sinal iriam ser mortos
sem piedade e sem compaixão.
E assim foi que se começou pelos anciãos
que estavam diante da casa. E lhes foi dito que profanassem a casa e enchessem
os átrios dos mortos. E eles saíram e feriram a cidade. (Porque já é tempo que comece o julgamento pela casa de Deus; e, se
primeiro começa por nós, qual será o fim daqueles que são desobedientes ao
evangelho de Deus?) - 1 Pedro 4:17.
Enquanto saíram e estavam executando a
ordem de destruição, Ezequiel cai com seu rosto em terra e clama e intercede
por eles dizendo ou perguntando a Deus se ele iria mesmo destruir todo o
restante de Israel ao derramar toda a sua indignação sobre Jerusalém.
Ele, o Senhor, lhe responde – vs. 9 – que a
culpa da casa de Israel e de Judá era grandíssima e a terra estava cheia de
sangue, de injustiça, principalmente por dizerem que o Senhor tinha abandonado
a terra e, portanto nada via.
As acusações no cap. 8 concentraram-se na
idolatria e nas violações do culto; aqui, a questão é a justiça social.
Ezequiel estendeu-se sobre o tema da violência e da injustiça mencionados em
8.17.
O Senhor estava mesmo decidido a não
poupá-los, nem se compadecer e sobre as suas próprias cabeças trazer-lhes seus
próprios caminhos e péssimas escolhas.
O homem que estava vestido de linho e que
tinha o tinteiro à sua cintura voltou com a resposta dele dizendo que tinha
tudo feito como o Senhor tinha mesmo ordenado.
Chegai, vós,
os intendentes da cidade,
cada
um com as suas armas destruidoras na mão.
Ez 9:2 E eis
que vinham seis homens do caminho da porta superior,
que
olha para o norte, e cada um com a sua arma
de
matança na mão;
e entre eles
um homem vestido de linho,
com
um tinteiro de escrivão à sua cintura.
E entraram, e
se puseram junto ao altar de bronze.
Ez 9:3 E a
glória do Deus de Israel se levantou
do
querubim sobre o qual estava,
e
passou para a entrada da casa;
e
clamou ao homem vestido de linho,
que trazia o
tinteiro de escrivão à sua cintura.
Ez 9:4 E disse-lhe o Senhor:
Passa pelo
meio da cidade, pelo meio de Jerusalém,
e
marca com um sinal as testas dos homens que suspiram
e
que gemem por causa de todas as abominações
que
se cometem no meio dela.
Ez 9:5 E aos
outros disse ele, ouvindo eu:
Passai
pela cidade após ele, e feri;
não
poupe o vosso olho, nem vos compadeçais.
Ez 9:6 Matai
velhos, mancebos e virgens, criancinhas e mulheres,
até
exterminá-los; mas não vos chegueis
a
qualquer sobre quem estiver o sinal;
e
começai pelo meu santuário.
Então
começaram pelos anciãos que estavam diante da casa.
Ez 9:7 E
disse-lhes:
Profanai
a casa, e enchei os átrios de mortos; saí.
E
saíram, e feriram na cidade.
Ez 9:8
Sucedeu pois que, enquanto eles estavam ferindo,
e
ficando eu sozinho, caí com o rosto em terra,
e
clamei, e disse:
Ah Senhor
Deus! destruirás todo o restante de Israel,
derramando
a tua indignação sobre Jerusalém?
Ez 9:9 Então me disse:
A culpa da
casa de Israel e de Judá é grandíssima,
a
terra está cheia de sangue,
e
a cidade cheia de injustiça; pois eles dizem:
O
Senhor abandonou a terra;
o
Senhor não vê.
Ez 9:10
Também, quanto a mim, não pouparei nem me compadecerei;
sobre
a cabeça deles farei recair o seu caminho.
Ez 9:11 E eis
que o homem que estava vestido de linho,
a
cuja cintura estava o tinteiro,
tornou
com a resposta, dizendo:
Fiz
como me ordenaste.
A oportunidade tinha sido dada ao povo de
Israel e de Jerusalém, mas tinham desperdiçado e feito as suas próprias
escolhas. O Senhor nada mais estava fazendo do que retornar as consequências
devidas de seus atos tresloucados contra eles mesmos.
Vemos aqui neste capítulo que Deus se
importa sim com nossas vidas e com a forma como estamos vivendo. Desprezar a
justiça e a verdade e do povo se beneficiar ou viver sem regras desrespeitando
o próximo é uma grande afronta a Deus que não deixará o pecado impune.
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No entanto, lembre-se de juntar Cl 3:17 com 1 Co 10:31 :
devemos tudo fazer para a glória de Deus e em nome de Jesus! Deus o abençoe.