quinta-feira, 23 de julho de 2015
quinta-feira, julho 23, 2015
Jamais Desista
Zacarias 6 1-15 - A OITAVA E ÚLTIMA VISÃO DAQUELA NOITE.
I. AS PROFECIAS COM APLICAÇÃO IMEDIATA (1.1 -8.23) – continuação.
Como já dissemos, desde o primeiro
versículo até o capítulo oito, estamos vendo as profecias que foram entregues
aos primeiros a retomarem do exílio, enquanto lutavam com o desafio de
reconstruir o templo.
Assim, foi dividida essa parte em cinco
seções: A. Título (1.1) – já vimos;
B. Mensagem Inicial (1.2-6) – já vimos;
C. Ai oito visões noturnas (1.7-6.8) – estamos
vendo; D. A coroação de Josué (6.9-15) –
veremos agora; e, E. A transformação de Jerusalém (7.1-8.23).
C. Ai oito visões noturnas (1.7-6.8) – continuação.
Como já falamos, essas são as oito visões
noturnas que Zacarias recebeu a respeito do que Deus faria com relação às
dificuldades que os que retornaram enfrentariam.
Destarte, dividimos a seção “C” em 8
também: 1. O homem entre as murteiras (1.7-17) – já vimos; 2. Os quatro chifres e os quatro ferreiros (1.18-21) – já vimos; 3. Um homem com um cordel
de medir (2.1-13) – já vimos; 4. As
vestes limpas para o sumo sacerdote (3.1-10) – já vimos; 5. O candelabro de ouro e as duas oliveiras (4.1-14) – já vimos; 6. O rolo voante (5.1-4) – já vimos; 7. A mulher dentro do efa
(5.5-11) – já vimos; 8. Os quatro
carros e o sumo sacerdote (6.1-8) –
veremos agora.
8. Os quatro carros e o sumo sacerdote (6.1-8).
Essa é a sua oitava e última visão daquela
noite, a visão dos quatro carros e do sumo sacerdote.
Essa visão dos quatro carros corresponde
aos quatro cavalos da primeira visão (1.7-17). Os quatro carros simbolizam 'os
quatro ventos do céu' (vs. 5). Conforme a BEG, é improvável que a ordem e a cor
dos cavalos tenham algum significado especial. O autor de Apocalipse lançou mão
da figura dessas visões para retratar os quatro cavaleiros (Ap 6.1-6).
Essa seção descreve os bem-sucedidos
movimentos dos carros de guerra celestiais numa posição que mantinha em
segurança os que retornaram do exílio dos ataques dos inimigos do norte.
Zacarias olhou e viu diante dele quatro
carruagens que vinham saindo de duas montanhas de bronze. A figura usada pelo
profeta assemelha-se às imagens das montanhas do antigo Oriente Próximo que formam
os pilares dos portões para o céu.
Na primeira visão, os cavaleiros deixaram a
presença de Deus (1.10). Aqui, os carros são emissários do julgamento de Deus
que emergem de montanhas de bronze. É plausível que as montanhas de bronze
correspondam aos pilares de bronze do templo (1 Rs 7.13-22).
A ordem e as cores dos cavalos todos
vigorosos são as seguintes:
·
À
primeira estavam atrelados cavalos vermelhos.
·
À
segunda, cavalos pretos.
·
À
terceira, cavalos brancos.
·
À
quarta, cavalos malhados.
Zacarias, curioso, pergunta ao anjo que
estava falando com ele o que representariam esses cavalos todos atrelados e
vigorosos e o anjo lhe respondeu que se tratavam dos quatro os quatro ventos,
ou espíritos (NVI) do céu que acabavam de sair da presença do Soberano da
terra.
Como a palavra 'vento" também pode significar
'espirito’, Zacarias pode ter usado intencionalmente essa ambiguidade para
declarar que como os ventos cobrem a terra, assim os anjos divinos cobrem a
terra com a presença de Deus.
Cada um deles puxando as suas respectivas
carruagens ia para uma direção dos pontos cardinais para percorrerem a terra –
vs. 7. Os cavalos impetuosos retratam a proximidade do julgamento divino. Deus
ordenou que voltassem e percorressem a terra.
O destaque ficou para os cavalos pretos que
iam em direção à terra do norte. O norte, aqui, representa a maior ameaça da
época contra Israel: o Império Persa. A geografia de Canaã fazia com que
qualquer ataque vindo do leste tivesse de ser feito pelo norte. Assim, um
ataque do Império Persa viria do norte.
O anjo lhe disse que aqueles que foram para
a terra do norte deram repouso ao seu Espírito. Essa expressão também pode ser
traduzida como 'meu espírito", fazendo referência a um ser angelical. A
ideia é que os carros chegaram e garantiram a segurança de Israel no norte da
sua fronteira.
D. A coroação de Josué (6.9-15).
Essa seção fala dos resultados da segurança
que Deus garantiu à comunidade restaurada: a coroação simbólica de Josué, o sumo
sacerdote.
A partir do verso 9, o Senhor ordena ao seu
profeta para tomar prata e ouro dos exilados Heldai, Tobias e Jedaías que
chegaram da Babilônia e no mesmo dia ir à casa de Josias, filho de Sofonias que
faria uma coroa para ser colocada na cabeça do sumo sacerdote de Josué, filho
de Jeozadaque.
Seria para entregar a palavra de Deus para
ele dizendo que ele seria o Renovo e que ele sairia de seu lugar para construir
o templo do Senhor - vs. 12. Como acontece com muitas das profecias de
Zacarias, o contexto imediato deixa claro que o termo se refere a Josué.
Por outro lado, Zacarias já havia declarado
que Josué e seus companheiros eram símbolos das coisas que haviam de vir (3.8);
ou seja, suas ações, na melhor das hipóteses, marcavam o início das bênçãos e
dos julgamentos que aconteceriam com a vinda do grande filho de Davi.
Assim, não é de admirar que o termo também
se refira ao Messias (veja 3.8). Isaías usou o termo (Is 4.2) e, também,
Jeremias (Jr 23.5-6; 33.15-16), como um título para o descendente davídico que
se assentaria no trono de Davi para governar. Os primeiros intérpretes judeus
também viram a “Renovo” como um título messiânico. O trabalho de Josué (como também
o de Zorobabel) prefigurou a obra de Cristo, nosso Sumo Sacerdote (Hb 4.14;
7.24; 9.11) e Rei (Mt 22.41-46: Hb 1.8).
Seria ele mesmo que sairia de seu lugar e construiria
o templo – vs. 12. Ele mesmo afixará o templo do Senhor, será revestido de
majestade e se assentará em seu trono para governar – vs. 13.
Josué trabalhou ao lado de Zorobabel para
reconstruir o templo. Esse fato prefigurou a obra do messias. Na qualidade de
Rei do povo de Deus, o Messias também construiria o templo. Zacarias encorajou
os judeus de sua época ao mostrar que as ações tomadas naqueles dias anteciparam
e se moveram em direção da plena restauração que aconteceria com o Messias.
O Novo Testamento mostra, conforme a BEG,
que Jesus:
·
Começou
a reconstrução do templo por meio da ressurreição do seu corpo (Mt 12.6; Jo
2.18-21).
·
Continua
a cumpri-la com o Espírito Santo pela igreja (1 Co 3.16-17; 2Co 6.16; Ef 2.19-22).
·
Cumprirá
plenamente com a purificação dos novos céus e da nova terra como o local da habitação
de Deus (Is 65.17; 66.22; II Pe 3.13; Ap 21.1-3, 22).
Zc 6:1 De
novo levantei os meus olhos,
e olhei,
e eis quatro carros que saíam dentre dois montes,
e estes montes eram montes de bronze.
Zc 6:2 No primeiro carro eram cavalos vermelhos,
no segundo carro cavalos pretos,
Zc 6:3 no terceiro carro cavalos brancos,
e no quarto carro cavalos baios com malhas.
Zc 6:4 Então,
dirigindo-me ao anjo que falava comigo, perguntei:
Que são estes, meu senhor?
Zc 6:5
Respondeu-me o anjo:
Estes estão saindo aos quatro ventos do céu,
depois de se apresentarem perante o Senhor de toda a
terra.
Zc 6:6 O carro em que estão os cavalos pretos
sai para a terra do norte,
os brancos
são para o oeste,
e os malhados
para a terra do sul;
Zc 6:7 e os cavalos baios
saíam, e procuravam ir por diante,
para percorrerem a terra.
E ele disse:
de, percorrei a terra.
E eles a percorriam.
Zc 6:8 Então
clamou para mim, dizendo:
Eis que aqueles que saíram para a terra do norte
fazem repousar na terra do norte o meu Espírito.
Zc 6:9 Ainda
me veio a palavra do Senhor, dizendo:
Zc 6:10 Recebe dos que foram levados cativos,
a saber, de Heldai, de Tobias, e de Jedaías,
e vem tu no mesmo dia,
e entra na casa de Josias, filho de Sofonias,
para a qual vieram de Babilônia;
Zc 6:11 recebe, digo, prata e ouro,
e faze coroas, e põe-nas na cabeça do sumo sacerdote
Josué,
filho de Jeozadaque;
Zc 6:12 e fala-lhe, dizendo:
Assim diz o Senhor dos exércitos:
Eis aqui o homem cujo nome é Renovo;
ele brotará do seu lugar,
e edificará o templo do Senhor.
Zc 6:13 Ele mesmo edificará o templo do Senhor;
receberá a honra real,
assentar-se-á no seu trono,
e dominará.
E Josué, o sacerdote, ficará à sua direita;
e haverá entre os dois o conselho de paz.
Zc 6:14 Essas coroas servirão a Helem,
e a Tobias, e a Jedaías, e a Hem, filho de Sofonias,
de memorial no templo do Senhor.
Zc 6:15 E aqueles que estão longe virão,
e ajudarão a edificar o templo do Senhor;
e vós sabereis que o Senhor dos exércitos
me tem enviado a vós;
e isso sucederá,
se diligentemente obedecerdes
a voz do Senhor vosso Deus.
Além de construir o templo, ele seria
revestido de majestade e se assentaria em seu trono para governar e haveria
harmonia entre os dois – vs. 13. A coroa, então, seria para Heldai, Tobias,
Jedaías e Hem, filo de Sofonias como um memorial no templo do Senhor.
Assim, de longe viriam ajuda para a
construção do templo do Senhor. O profetas já haviam estabelecido que os
gentios haveriam de se unir a Israel para servir ao Senhor (p. ex. Is 2.2ss;
19.25). Ageu também indicou que a riqueza dos gentios encheria o templo (Ag
2.7; cf. 1Rs 5).
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No entanto, lembre-se de juntar Cl 3:17 com 1 Co 10:31 :
devemos tudo fazer para a glória de Deus e em nome de Jesus! Deus o abençoe.