sábado, 2 de maio de 2015
sábado, maio 02, 2015
Jamais Desista
Ezequiel 33:1-33 - O VERDADEIRO ATALAIA - A RESPONSABILIDADE INDIVIDUAL - A PRESUNÇÃO E O CASTIGO DE ISRAEL.
Para nos situarmos na leitura e não
perdemos nosso foco, estamos estudando o livro de Ezequiel composto de 48
capítulos.
Já vimos:
·
Os
oráculos de advertência sobre a destruição de Jerusalém (caps. 1-24) – preocupação
do profeta com o passado e com o presente de Jerusalém.
·
Uma
seção de oráculos contra outras nações (caps. 25-32) – com foco na destruição
de outras nações.
E agora, entraremos na terceira e
última parte de nossa divisão proposta para o livro de Ezequiel (com foco nas
futuras bênçãos de restauração que Judá gozaria após o exílio):
Parte III - FUTURAS BÊNÇÃOS PARA JUDÁ E JERUSALÉM (31.1-48.35).
Ezequiel explicou que, depois que o exílio
chegasse ao fim, o templo e Jerusalém seriam gloriosamente restaurados e o povo
de Deus seria reunido e abençoado como nunca antes. Seriam as futuras bênçãos
para Judá e Jerusalém.
Esta parte III, seguindo a estruturação
proposta pela BEG, também dividiremos em duas partes principais: A. A queda e a
restauração de Judá (33.1-39.29); e B. A visão de Jerusalém restaurada
(40.1-48.35).
A. A queda e a restauração de Judá (33.1-39.29).
Deste até o capítulo 39, estaremos vendo a
queda e a restauração de Judá. Ezequiel desenvolverá o tema do futuro de Judá
após o exílio em oito seções principais, que serão nossas subdivisões: 1.
Ezequiel novamente vocacionado como atalaia (33.1-20) – veremos agora; 2. A queda de
Judá e dois grupos de israelitas (33.21-33) – veremos agora; 3. Pastores do passado e do futuro (34.1-31); 4. A
condenação de Edom (35.1-15); 5. Urna profecia aos montes de Israel (36.1-38);
6. A ressurreição dos ossos secos (37.1-14); 7. Junção de dois pedaços de
madeira (37.15-28); e, 8. Vitória na batalha futura (38.1-39.29).
1. Ezequiel novamente vocacionado como atalaia (33.1-20).
Até o versículo 20, veremos novamente um
novo comissionamento na vida de Ezequiel como atalaia.
Ezequiel indicou a sua nova vocação
repetindo dois temas importantes de uma porção anterior:
(1)
A
reiteração do seu chamado como atalaia (vs. 1-9; cf.3.16-21).
O
Senhor se dirige a ele novamente dizendo que o constituíra atalaia sobre à casa
de Israel. A Ezequiel é explicado melhor e com ênfase a respeito do seu papel
como atalaia vs. 1-9.
Esse
papel envolvia responsabilidade por aqueles a quem ele ministrava e o dever de
adverti-los a respeito de um risco iminente. A não proclamação dessa
advertência o tornaria responsável pelas mortes que dela resultassem.
Se a admoestação fosse ignorada,
Ezequiel seria isentado de culpa. Era inimaginável que os moradores de uma
cidade ignorassem os gritos de advertência de um atalaia, apesar disso, a
palavra de Ezequiel foi amplamente desprezada (3.6-7; cf. Is 22.1-14).
Dos
versos 18 ao 21, do capítulo 3 e aqui, no capítulo 33, Deus explica bem em
detalhes o seu papel profético, de arauto do Senhor, de pregador do evangelho a
toda criatura. Ezequiel não tinha liberdade de escolha, mas era chamado a
pregar a palavra de Deus avisando ao justo e avisando ao ímpio, dos desvios
comportamentais que trariam sobre eles as consequências devidas de seus atos
tresloucados.
Uma
vez avisado o ímpio e avisado o justo, o restante do que acontecesse, não seria
demandado de Ezequiel, mas daquele que ouviu a palavra de Deus; caso contrário,
de Ezequiel seriam cobradas as consequências.
Como
já dissemos, não é nada fácil o papel do pregador. O melhor a fazer é não reter
a palavra de Deus, mas entregá-la assim que a recebe.
(2)
A
ênfase sobre a doutrina da responsabilidade moral individual (vs.10-20; cap.
18).
E
quanto à responsabilidade moral de cada um de nós? Seria ela consequência do
comportamento santo ou não de nossos pais?
De
jeito nenhum. Cada um de nós é responsável pelos seus próprios atos e não pelos
atos de seus pais e filhos. Acusar o Senhor de injustiça é como dar um tiro no
próprio pé ao dar o primeiro passo e um segundo tiro no outro pé ao tentar dar
o segundo. Isso é insano!
Cada
um de nós será julgado segundo os nossos próprios caminhos com as seguintes
vantagens ou perigos. A palavra é muito clara.
Se
alguém que está vivendo em pecado se converter e deixar o pecado, desse pecado,
o Senhor não se lembrará mais, mas somente da justiça que ele vier a praticar
doravante.
O
contrário também é valido e muito válido.
Se
alguém que está vivendo em santidade se cansar disso e deixar a santidade, dessa
santidade, o Senhor não se lembrará mais, mas somente do pecado que ele vier a
praticar doravante.
Veja
o verso 18 e 19, como isso é claro: Quando
o justo se apartar da sua justiça, praticando a iniquidade, morrerá nela; e,
quando o ímpio se converter da sua impiedade, e praticar a retidão e a justiça,
por estas viverá.
Vejam
que apelo forte o apelo do verso 11 que praticamente introduz esse assunto da responsabilidade
individual: Vivo eu, diz o Senhor Deus, que
não tenho prazer na morte do ímpio, mas sim em que o ímpio se converta do seu
caminho, e viva. Convertei-vos, convertei-vos dos vossos maus caminhos; pois,
por que morrereis, ó casa de Israel?
Os exilados ouviram as notícias da
destruição de Jerusalém (vs. 21); o restante das declarações de Ezequiel sobre
Jerusalém antecipava a sua restauração.
2. A queda de Judá e dois grupos de israelitas (33.21-33).
Veremos neste restante do capítulo 33 a queda
de Judá e os dois grupos de israelitas.
A destruição de Jerusalém deixou dois
grupos distintos aos quais Ezequiel deveria dirigir-se:
·
Aqueles
que continuavam a viver nas ruínas.
·
Os
que estavam no exílio.
Aos olhos de Deus, nenhum dos dois grupos
procedia corretamente.
A palavra anunciando a queda da cidade viera
a Ezequiel por meio de alguém que tinha escapado. Ezequiel a registrou, como de
costume, incluindo as datas, foi no ano duodécimo ano do cativeiro, no décimo
mês e no quinto dia.
Jerusalém foi destruída pelo fogo no
undécimo ano do reinado de Joaquim (2Rs 23.8-9; Jr 52.12).
Conforme a BEG, se as notícias não alcançaram
os exilados até o décimo mês do duodécimo ano, isso significa que levou um ano
e meio para que elas chegassem — muito mais do que o necessário para cobrir a
distância entre as duas cidades (cf. Ez 7.9); menos que seis meses seria muito
mais provável.
Assim, muitos preferem seguir o registro de
alguns textos hebraicos e de uma antiga tradução siríaca nos quais é dito que
as notícias chegaram aos exilados no undécimo ano ao invés de duodécimo: a
diferença das duas traduções se resume numa simples consoante hebraica.
Ezequiel narra como foi aquele seu dia
antes de receber a notícia e ele diz que pela manhã a sua boca tinha se abrido
e na tarde, sobre ele esteve a mão do Senhor, antes de receber o que lhe trazia
a notícia.
Ezequiel tinha estado silencioso por um
longo período; veja as notas sobre 3.24-27; 24.27. As notícias da destruição de
Jerusalém estavam para alcançar os exilados, e ele podia falar, então Ezequiel
se dirigiu:
(1)
Àqueles
que permaneceram em Judá (vs.23-29).
(2)
Àqueles
que estavam com ele no exílio (vs. 30-33).
Vejamos o que ele pode dizer a cada um, uma
vez que esteve tanto tempo em silêncio.
(1) Àqueles que permaneceram em Judá (vs.23-29).
O verso 23, embora Ezequiel não estivesse
mais em silêncio, fala que a ele veio a palavra do Senhor, dirigindo-se a ele,
como de costume, como filho do homem.
Deus dizia para ele que os moradores
daqueles lugares desertos - aqueles que permaneceram em Judá - afirmavam que se
Abraão que era um só homem e possui a terra, quando mais eles, que são muitos,
não iriam realizar muito mais? Eles até diziam que o céu seria dado a eles por
herança.
No entanto, Deus denuncia a eles, pelo seu
profeta, os seus pecados, como o fato de comerem carne com sangue - uma prática
proibida em Gn 9.4; Lv 17.10; Dt 12.16.23 – inclinarem-se para ídolos,
derramarem sangue, contaminarem a mulher do seu próximo e muitas outras
práticas proibidas na lei.
Eles, na verdade confiavam em suas espadas –
vs. 26 – mas essas não poderiam livrá-los, nem garantir-lhe as vitórias
necessárias. Pelo contrário, Ezequiel deveria dizer-lhes que eles iriam mesmo é
cair à espada e os que estiverem nos campos abertos seriam entregues às feras
para serem devorados. Já os que escapassem da espada e das feras e estivessem
em lugares fortes e em cavernas, a peste os alcançariam – vs. 27.
Com isso a terra seria tornada em desolação
e espanto e os montes de Israel ficariam tão desolados que ninguém passaria por
eles. É neste momento de desolação, de espanto, de terror por causa de todas as
abominações que cometeram, que viriam a saber que o Senhor é Deus – vs. 29.
Bem poderiam saber antes e assim teriam
evitado todo esse mal, mas o fato é que também é assim em nossas vidas e quando
vamos nos lamentar, já é tarde demais.
(2) Àqueles que estavam com ele no exílio (vs. 30-33).
Deus fala para Ezequiel que ele tinha sido
desprezado, mas que agora o povo falava dele junto às paredes e nas portas da
casa e cada um falando ao outro e cada um ao seu irmão convidando e dizendo
para ouvir qual seja a palavra que procedia do Senhor.
Ezequiel tinha sido ignorado e até
ridicularizado, mas agora que os acontecimentos haviam confirmado a verdade de
suas palavras, ele tinha se tornado popular. Mas o povo ainda não estava
ouvindo com o tipo de cuidado que resulta em arrependimento e obediência (vs.
11).
Eles estavam procurando por Ezequiel por
causa da palavra do Senhor, como o povo costuma vir, e se assentavam diante dele
como seu povo, e ouviam as suas palavras, mas não as punham por obra; pois com
a sua boca professavam muito amor, mas o seu coração, ia somente após o lucro.
Não mais o dispensando como um palrador de
parábolas (20.49), os exilados enxergavam Ezequiel como uma fonte de
entretenimento. Ouvi-lo tornara-se um meio de preencher uma tarde ou noite
ociosa. Eles ouviam a sua palavra, mas não a punham por obra.
O verso 33 completa a palavra profética
dizendo que quando isso fosse suceder – e iria se suceder (vs. 27, 28) – saberão,
então, tardiamente, infelizmente, que houve ali no meio deles um profeta, um
ato da graça, da bondade e da misericórdia de Deus que foi mais uma vez
rejeitada e desprezada.
Ez 33:2 Filho
do homem, fala aos filhos do teu povo, e dize-lhes:
Quando
eu fizer vir a espada sobre a terra,
e
o povo da terra tomar um dos seus,
e
o constituir por seu atalaia;
Ez 33:3 se,
quando ele vir que a espada vem sobre a terra,
tocar
a trombeta e avisar o povo;
Ez 33:4 então
todo aquele que ouvir o som da trombeta,
e
não se der por avisado, e vier a espada, e o levar,
o
seu sangue será sobre a sua cabeça.
Ez 33:5 Ele
ouviu o som da trombeta, e não se deu por avisado;
o
seu sangue será sobre ele.
Se,
porém, se desse por avisado, salvaria a sua vida.
Ez 33:6 Mas
se, quando o atalaia vir que vem a espada,
não
tocar a trombeta, e não for avisado o povo,
e
vier a espada e levar alguma pessoa dentre eles,
este
tal foi levado na sua iniqüidade,
mas o seu
sangue eu o requererei da mão do atalaia.
Ez 33:7 Quanto a ti, pois, ó filho do
homem,
eu te
constituí por atalaia sobre a casa de Israel;
portanto
ouve da minha boca a palavra,
e
da minha parte dá-lhes aviso.
Ez 33:8 Se eu disser ao ímpio:
O ímpio,
certamente morrerás;
e
tu não falares para dissuadir o ímpio do seu caminho,
morrerá
esse ímpio na sua iniqüidade,
mas
o seu sangue eu o requererei da tua mão.
Ez 33:9
Todavia se advertires o ímpio do seu caminho,
para
que ele se converta,
e
ele não se converter do seu caminho,
morrerá ele
na sua iniqüidade;
tu,
porém, terás livrado a tua alma.
Ez 33:10 Tu, pois, filho do homem, dize
à casa de Israel:
Assim falais
vós, dizendo:
Visto
que as nossas transgressões e os nossos pecados
estão
sobre nós, e nós definhamos neles,
como
viveremos então?
Ez 33:11 Dize-lhes:
Vivo eu, diz
o Senhor Deus,
que
não tenho prazer na morte do ímpio,
mas
sim em que o ímpio se converta do seu caminho, e viva.
Convertei-vos,
convertei-vos dos vossos maus caminhos;
pois,
por que morrereis, ó casa de Israel?
Ez 33:12 Portanto tu, filho do homem,
dize aos filhos do teu povo:
A justiça do
justo não o livrará no dia da sua transgressão;
e, quanto à
impiedade do ímpio,
por
ela não cairá ele no dia em que se converter
da
sua impiedade;
nem o justo
pela justiça poderá viver no dia em que pecar.
Ez 33:13
Quando eu disser ao justo que certamente viverá,
e
ele, confiando na sua justiça, praticar iniqüidade,
nenhuma
das suas obras de justiça será lembrada;
mas
na sua iniqüidade, que praticou, nessa morrerá.
Ez 33:14
Demais, quando eu também disser ao ímpio:
Certamente
morrerás;
se
ele se converter do seu pecado,
e
praticar a retidão
Ez 33:15 se
esse ímpio, restituir o penhor,
devolver o
que ele tinha furtado,
e andar nos
estatutos da vida,
não
praticando a iniqüidade, certamente viverá,
não
morrerá.
Ez 33:16
Nenhum de todos os seus pecados que cometeu
será
lembrado contra ele;
praticou
a retidão e a justiça, certamente viverá.
Ez 33:17 Todavia, os filhos do teu povo
dizem:
Não é reto o
caminho do Senhor;
mas
o próprio caminho deles é que não é reto.
Ez 33:18
Quando o justo se apartar da sua justiça,
praticando
a iniqüidade, morrerá nela;
Ez 33:19 e,
quando o ímpio se converter da sua impiedade,
e
praticar a retidão e a justiça,
por
estas viverá.
Ez 33:20
Todavia, vós dizeis:
Não
é reto o caminho do Senhor.
Julgar-vos-ei
a cada um conforme os seus caminhos,
ó
casa de Israel.
Ez 33:21 No ano duodécimo do nosso
cativeiro, no décimo mês,
aos cinco
dias do mês,
veio
a mim um que tinha escapado de Jerusalém, dizendo:
Caída
está a cidade.
Ez 33:22 Ora
a mão do Senhor estivera sobre mim pela tarde,
antes
que viesse o que tinha escapado;
e
ele abrirá a minha boca antes que esse homem viesse ter
comigo
pela manhã;
assim se
abriu a minha boca, e não fiquei mais em silêncio.
Ez 33:23 Então veio a mim a palavra do
Senhor, dizendo:
Ez 33:24
Filho do homem, os moradores destes lugares
desertos
da terra de Israel costumam dizer:
Abraão era um
só, contudo possuiu a terra;
mas
nós somos muitos;
certamente
nos é dada a terra por herança.
Ez 33:25 Dize-lhes portanto:
Assim diz o
Senhor Deus:
Comeis
a carne com o seu sangue,
e
levantais vossos olhos para os vossos ídolos,
e
derramais sangue!
porventura
haveis de possuir a terra?
Ez 33:26 Vós
vos estribais sobre a vossa espada;
cometeis
abominações,
e
cada um contamina a mulher do seu próximo!
e
haveis de possuir a terra?
Ez 33:27 Assim lhes dirás:
Assim disse o
Senhor Deus:
Vivo
eu, que os que estiverem em lugares desertos
cairão
à espada,
e o que estiver no campo aberto
eu
o entregarei às feras para ser devorado,
e os que
estiverem em lugares fortes e em cavernas
morrerão
de peste.
Ez 33:28 E
tornarei a terra em desolação e espanto,
e
cessará a soberba do seu poder;
e
os montes de Israel ficarão tão desolados
que
ninguém passará por eles.
Ez 33:29
Então saberão que eu sou o Senhor,
quando
eu tornar a terra em desolação e espanto,
por
causa de todas as abominações que cometeram.
Ez 33:30 Quanto a ti, ó filho do homem,
os filhos do
teu povo falam de ti junto às paredes
e
nas portas das casas;
e fala um com
o outro, cada qual a seu irmão, dizendo:
Vinde,
peço-vos, e ouvi qual seja a palavra
que
procede do Senhor.
Ez 33:31 E
eles vêm a ti, como o povo costuma vir,
e
se assentam diante de ti como meu povo,
e
ouvem as tuas palavras,
mas não as
põem por obra;
pois
com a sua boca professam muito amor,
mas
o seu coração vai após o lucro.
Ez 33:32 E
eis que tu és para eles como uma canção de amores,
canção
de quem tem voz suave,
e
que bem tange;
porque ouvem
as tuas palavras,
mas
não as põem por obra.
Ez 33:33
Quando suceder isso (e há de suceder),
saberão
que houve no meio deles um profeta.
Estamos precisando de atalaias no século
XXI que tenham coragem de denunciar o pecado e anunciar o ano aceitável do
Senhor. Jesus está voltando e todos são unânimes em dizer que o tempo está
chegando velozmente.
O desejo do coração de Deus é que cada um
de nós se converta de seus maus caminhos e viva a vida que ele nos prometeu com
abundância – Jo 10.10 -, por meio de seu Filho amado.
O apelo duplo para que o povo se converta –
vs. 11 – é de arrepiar! Convertei-vos, convertei-vos porque haveríeis de morrer
ó povos dessa geração do século XXI?
...
1 comentários:
Òtimo estudo :)
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No entanto, lembre-se de juntar Cl 3:17 com 1 Co 10:31 :
devemos tudo fazer para a glória de Deus e em nome de Jesus! Deus o abençoe.