Como dissemos, o propósito de Apocalipse, conforme a BEG, é estimular a
fidelidade a Cristo em meio ao sofrimento pela afirmação de que Deus governa a
História e certamente a levará a uma gloriosa consumação de julgamento e bênção
em Cristo. Estamos vendo o capítulo 9/22.
Para um maior aprofundamento, vejam o vídeo do capítulo 8/9 explicado
pelo Rev. Leandro Lima - https://youtu.be/aPbGw-Xc77c.
Breve
síntese do capítulo 9.
Estamos aqui agora, na sequência dos toques das trombetas por parte de
cada um dos sete anjos que se acham de pé diante da presença de Deus, na quinta
trombeta com o primeiro ai e também na sexta trombeta.
À medida que João vai narrando, ele também vai nos permitindo uma
pré-visualização das coisas celestes por causa de suas descrições. Há um trono
no céu e alguém sentado nele que é o Pai, isso já deu para perceber. Também há
um altar próximo ao trono que é de outro e que possui quatro ângulos.
Além das coisas que chamam a atenção, há também figuras celestiais e os
santos que são aqueles que morreram em Cristo Jesus e estão diante da presença
de Deus.
Reparem que somente há liberação de poderes ou de anjos poderosos para
danificarem a terra e os homens que nela habitam somente depois dos toques
respectivos de suas trombetas correspondentes.
É como se estivessem a aguardar e prontos a executarem o previsto. Isso
para mim é prova incontestável da soberania de Deus que não somente governa
como é o único governante.
Vejamos o presente capítulo com mais
detalhes, conforme ajuda da BEG:
C. Visões celestiais (4.1-22.5) - continuação.
Como já falamos, dos vs. 4.1 ao 22.5,
estamos vendo essas visões celestiais de João. Por meio de Cristo e seus anjos
(22 8-9,16) João recebeu uma série de sete ciclos de visões:
(1)Sete
selos do rolo (4.1-8.1) – já vimos.
(2)Sete
anjos e trombetas (8.2-11.19) – Estamos
vendo agora.
(3)Sete
histórias simbólicas (12.1-14.20).
(4)Sete
taças de ira (15.1-16.21).
(5)Babilônia
e a igreja (17.1-19.10).
(6)A
batalha final (19.11-21).
(7)O
reino dos santos e o julgamento final (20.1-21.8), seguidos por uma visão da
nova Jerusalém.
Essas visões tinham a intenção de advertir
e encorajar as igrejas ao abrir seus olhos para a realeza e majestade de Deus,
para a natureza da guerra espiritual, o julgamento de Deus sobre o mal e o
resultado do conflito.
(2) O segundo ciclo: Sete anjos com sete trombetas (8.2-11.19) - continuação.
Como já dissemos, com a abertura do sétimo
selo, temos o início de um novo ciclo que vai dos vs. 8.2 ao 11.19 – é o
segundo ciclo: sete anjos com sete trombetas. Sete anjos tocam sete trombetas.
As trombetas põem em movimento sete
julgamentos que levam à segunda vinda, descrevendo o governo de Deus sobre a
História a partir de vários ângulos.
b. Seis anjos tocam suas trombetas (8.7-9.21) – continuação.
Dissemos que dos vs. 8.7 ao 9.21, seis
anjos tocam suas trombetas.
As primeiras quatro pragas das trombetas (vs.
7-12) atacam os quatro aspectos mais importantes da criação:
·Terra.
·Mar.
·Água
fresca.
·Céu
(firmamento).
Depois, veremos que as
quatro primeiras taças afetam as mesmas quatro regiões (16.1-9).
A quinta trombeta – o primeiro ai.
Dos vs. 1 ao 12, veremos a quinta trombeta.
Esse toque põe em movimento um terrível exército de gafanhotos que são ativados
por fontes demoníacas (vs. 1-3).
O conjunto de imagens deriva de Êx 10.13-15
e de JI 2.1-11, em que uma praga de gafanhotos literal prefigura um julgamento
ainda mais devastador vindo de um exército divinamente autorizado (JI 2.11).
Seus poderes aterrorizantes só se comparam aos da besta (13.1-10).
Esses monstros infernais atacam apenas os
ímpios, não os santos (vs. 4). Os ímpios às vezes sofrem nesta vida de uma
maneira que pressagia o seu castigo final (20.11-15).
De acordo com intérpretes idealistas, essa
visão retrata a natureza atormentadora e que causa o próprio fracasso que a
impiedade exerce sobre a alma humana.
Os poderes do abismo não atacam os santos,
apenas os ímpios. Os historiastas têm geralmente encarado essa visão como uma
descrição da conquista islâmica da Europa ocidental degenerada (612-762 d.C.),
mas essa aplicação seria apenas uma concretização do princípio, e uma
concretização imperfeita.
Os futuristas compreendem a visão como uma
praga sobrenatural de espíritos demoníacos que devem ser soltos na terra pouco
antes da segunda vinda.
O princípio fundamental é o mesmo em todas
as interpretações, e múltiplas aplicações desse princípio são possíveis.
Essa terrível praga durará cinco meses. Uma
nuvem de gafanhotos normal desapareceria após alguns dias. Essa nuvem demoníaca
permanece durante todo o período e gafanhotos podem ser vistos durante todo
esse tempo.
O rei que eles tinham – vs. 11 – se chama o
anjo do Abismo que em hebraico significa Abadom e no grego Apoliom. Ambos os
nomes significam "destruidor". Talvez haja uma alusão irônica a Nero
ou a Domiciano, ambos os quais se consideravam como imitadores do deus grego
Apolo.
A agonia dos ímpios será tão terrível que
pedirão a morte e mesmo a buscarão, mas não a encontrarão – vs. 6. Esse foi o
primeiro “ai”, a quinta trombeta.
A sexta trombeta – o segundo ai.
Dos vs. 13 ao 21, teremos a sexta trombeta.
O Império Romano temia um ataque dos partos, dalém do rio Eufrates, (vs. 14), a
fronteira oriental do império. Mas todos esses temores se tornam ínfimos diante
daquilo que Apocalipse retrata. As ameaças externas sofridas pelo Império
Romano prenunciam o dia final da batalha cósmica (16.14).
Essa passagem é semelhante à de 16.14, mas
as consequências nesse caso são menos graves, e é permitido um tempo para
arrependimento (vs. 18-21).
Quando o sexto anjo tocou a sua trombeta,
João ouvi uma voz que vinha das pontas do altar de ouro que está diante de
Deus. A voz dizia ao sexto anjo que tinha a trombeta: "Solte os quatro
anjos que estão amarrados junto ao grande rio Eufrates" – vs. 13 e 14.
O Antigo Testamento mostra que certos anjos
dominam governos e reinos terrestres (Dn 10.13,20-21). Esses anjos podem estar
mencionados aqui, de modo que forças militares humanas causam as pragas
retratadas nos vs. 16-19.
Também é possível que os exércitos
representem figurativamente calamidades naturais ou sobrenaturais.
Eles eram os quatro anjos, que estavam
preparados para aquela hora, dia, mês e ano, foram soltos para matar um terço
da humanidade – vs. 15.
Com essa soltura, tem-se início uma onda de
destruição envolvendo exércitos numerosos. O número dos cavaleiros que
compunham os exércitos era de duzentos milhões. João destaca que ouviu isso
claramente, o que deve tê-lo impressionado muito.
Quanto a esse grande exército, os cavalos e
os cavaleiros que João viu em sua visão tinham o seguinte aspecto:
üAs
suas couraças eram vermelhas como o fogo, azul-escuras, e amarelas como o
enxofre.
üA
cabeça dos cavalos parecia a cabeça de um leão, e da boca lançavam fogo, fumaça
e enxofre.
Por meio deles, um terço da humanidade foi
morto pelas três pragas de fogo, fumaça e enxofre que saíam das suas bocas.
João ainda informa que o poder dos cavalos estava na boca e na cauda; pois as
suas caudas eram como cobras; tinham cabeças com as quais feriam as pessoas. (Vs.
16-19).
Dos que sobraram, dois terços da
humanidade, não contando os crentes, aqueles selados na fronte, mesmo assim,
apesar das coisas que estavam acontecendo, não se arrependeram. Isso nos lembra
de Faraó que via o poder de Deus e a demonstração de sua força e mesmo assim
não se arrependia, nem buscava o perdão de Deus.
Esse restante da humanidade que não morreu
por essas pragas, tendo conhecimento do juízo de Deus, mas estando endurecidos,
não se arrependeram das obras das suas mãos (vs. 20-21):
üEles
não pararam de adorar os demônios e os ídolos de ouro, prata, bronze, pedra e
madeira, ídolos que não podem ver nem ouvir nem andar.
üDos
seus assassinatos.
üDas
suas feitiçarias.
üDa
sua imoralidade sexual.
üDos
seus roubos.
Isso é uma indicação de que as calamidades
são infligidas com a compreensão — talvez tornada conhecida pelo testemunho
profético em 10.1-11.14 (veremos no próximo capítulo) — de que o arrependimento
do pecado poderia evitar a vinda das calamidades.
Ap 9:1 O quinto anjo tocou a trombeta,
e vi
uma estrela caída do céu na
terra.
E foi-lhe dada a chave do
poço do abismo.
Ap 9:2 Ela abriu o poço do abismo,
e subiu fumaça do poço como
fumaça de grande fornalha,
e, com a fumaceira saída do
poço,
escureceu-se
o sol
e o ar.
Ap 9:3 Também da fumaça saíram gafanhotos para a
terra;
e foi-lhes dado poder
como o que têm os
escorpiões da terra,
Ap 9:4 e foi-lhes dito que não causassem dano
à erva da terra,
nem a qualquer coisa verde,
nem a árvore alguma
e tão-somente aos homens
que não têm
o selo de Deus sobre a
fronte.
Ap 9:5 Foi-lhes também dado, não que os matassem,
e sim que os atormentassem
durante cinco meses.
E o seu tormento era como
tormento
de escorpião quando fere
alguém.
Ap 9:6 Naqueles dias, os homens buscarão a morte
e não a acharão;
também terão ardente desejo de morrer,
mas a morte fugirá deles.
Ap 9:7 O aspecto dos gafanhotos
era semelhante a cavalos preparados para a peleja;
na sua cabeça havia como
que coroas parecendo de ouro;
e o seu rosto era como
rosto de homem;
Ap 9:8 tinham também cabelos, como cabelos de
mulher;
os seus dentes, como dentes
de leão;
Ap 9:9 tinham couraças, como couraças de ferro;
o barulho que as suas asas
faziam
era como o barulho de
carros de muitos cavalos,
quando correm à peleja;
Ap 9:10 tinham ainda cauda, como escorpiões,
e ferrão;
na cauda tinham poder
para causar dano aos
homens,
por cinco meses;
Ap 9:11 e tinham sobre eles, como seu rei,
o anjo do abismo, cujo nome
em hebraico é Abadom,
e em grego, Apoliom.
Ap 9:12 O primeiro ai passou.
Eis que, depois destas coisas,
vêm ainda dois ais.
Ap 9:13 O sexto anjo tocou a trombeta,
e ouvi
uma voz procedente
dos quatro ângulos do altar
de ouro
que se encontra na presença
de Deus,
Ap 9:14 dizendo ao sexto anjo, o mesmo que tem a
trombeta:
Solta os quatro anjos
que se encontram atados
junto ao grande rio Eufrates.
Ap 9:15 Foram, então,
soltos
os quatro anjos que se achavam preparados para
a hora,
o dia,
o mês
e o ano,
para que matassem a terça parte dos homens.
Ap 9:16 O número dos
exércitos da cavalaria
era de vinte mil vezes dez
milhares;
eu ouvi o seu número.
Ap 9:17 Assim, nesta visão,
contemplei
que os cavalos
e os seus cavaleiros tinham
couraças
cor de fogo,
de jacinto
e de enxofre.
A cabeça dos cavalos
era como cabeça de leão,
e de sua boca saía
fogo,
fumaça
e enxofre.
Ap 9:18 Por meio destes
três flagelos, a saber,
pelo fogo,
pela fumaça
e pelo enxofre que saíam da
sua boca,
foi morta a terça parte dos
homens;
Ap 9:19 pois a força dos
cavalos
estava na sua boca
e na sua cauda,
porquanto a sua cauda se
parecia com serpentes,
e tinha cabeça,
e com ela causavam dano.
Ap 9:20 Os outros homens,
aqueles que não foram mortos por esses flagelos,
não se arrependeram das
obras das suas mãos,
deixando de adorar os demônios e os ídolos
de ouro,
de prata,
de cobre,
de pedra
e de pau,
que nem podem ver,
nem ouvir,
nem andar;
Ap 9:21 nem ainda se arrependeram
dos seus assassínios,
nem das suas feitiçarias,
nem da sua prostituição,
nem dos seus furtos.
Reparem que à despeito de quaisquer interpretações possíveis aos juízos
proclamados, não vemos em Apocalipse uma guerra entre o bem e o mal, antes um
Governante e um único Senhor executando juízo e justiça em seu reino.
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