Estamos vendo a décima sexta parte, de
nossa divisão proposta de dezoito delas, nos baseando na estruturação
apresentada pela BEG. Estamos no capítulo 44.
XVI. DEPOIS DA QUEDA (40.1-45.5) - continuação.
Como já dissemos, desde o capítulo 40 até
ao capítulo 45, estaremos vendo uma sequência de acontecimentos importantes que
ocorreram depois da queda de Jerusalém, onde três temas são focalizados de
maneira específica e os usaremos como divisão proposta dessa parte: A.
Acontecimentos associados a Gedalias (40.1-41.10) – já vimos; B. A fuga de Jeremias para o Egito (41.11-44.30) – concluiremos agora; e, C. A promessa de
Deus a Baruque (45.1-5).
B. A fuga de Jeremias para o Egito (41.11-44.30) - continuação.
Também já vimos que do verso 41.11 até o 44.30,
estaremos vendo a fuga de Jeremias para o Egito. Jeremias é levado para o Egito
por sobreviventes judaítas da região que fugiram para escapar de possíveis
represálias dos babilônios. No Egito, Jeremias profetiza e transmite uma
mensagem de julgamento contra o povo de Judá pelo seu repetido envolvimento com
a idolatria durante esse período (44.1-30).
No verso primeiro, o anúncio de que mais
uma vez veio a Jeremias a palavra do Senhor cujo público alvo dessa vez eram
todos os judeus que habitavam na terra do Egito em Migdol, em Tapanes, em
Mênfis, e no país de Patros.
A palavra dizia nos versos dois e três que
eles tinham visto todo o mal que Deus enviara a Jerusalém por causa da teimosia
de seus corações que insistiam com os deuses das outras nações, se esquecendo
do Deus vivo e verdadeiro.
Deus tinha avisado da destruição iminente e
que era para eles se arrependerem, mas não o ouviram, antes se tornaram piores
ainda agravando mais e mais a situação deles. Apesar disso, Deus em sua
infinita graça e misericórdia lhes havia enviado os seus servos e os seus
profetas para anunciar a eles claramente que não fizessem aquilo que o Senhor
odiava, o qual era também o culto idólatra a outros deuses. No entanto, não se
inclinaram, não se arrependeram e não se converteram de suas maldades pelo que
se derramou a sua indignação e a sua ira fazendo das cidades de Judá e de
Jerusalém um deserto e uma desolação, como facilmente se poderia notar.
A pergunta do profeta era porque eles
estavam agindo assim de forma a continuamente estarem buscando o fim deles
mesmos a ponto de não ficar mais resto algum deles – vs. 7. Jeremias falava de
uma possível ameaça de que as excelentes predições de 5.10; 23.3, dos
remanescentes, poderiam não se cumprir.
A exortação era para que eles prestassem
mais atenção e não provocassem à ira o Senhor seguindo e indo após outros
deuses que nem são deuses, pois as consequências poderiam ser muito terríveis.
Jeremias desejava que o povo se lembrasse
não apenas das maldades, mas também do julgamento resultante. A lembrança de
julgamentos anteriores poderia incentivar o povo a obedecer. Compare com o uso
do julgamento do Reino do Norte como advertência a Judá antes de sua queda em
2Rs 17.18-20.
Dos versos 11 ao 14, Jeremias continua
exortando e falando das terríveis consequências das quais eles haveriam de
passar, ou seja, seriam destruídos pela fome, pela peste e pela espada, de modo
que todos fossem dizimados, sem haver quem pudesse retornar, senão um pequeno
pugilo deles, ou seja, um tão pequena quantidade (de alguma coisa) que se pode
pegar com o polegar, o indicador e o dedo médio; uma pitada, mãozada, punhado.
No verso 15, uma resposta da parte dos
homens que sabiam que suas mulheres queimavam incenso a outros deuses, ousada e
atrevida da parte deles anunciando claramente que não teriam a mínima intenção
de obedecerem ao que Jeremias falava – vs. 16.
Eles ainda anunciaram que fariam isso mesmo
queimariam incenso à rainha dos céus e lhe ofereceriam libações como seus pais fizeram e bem assim
seus reis, príncipes e o resultado era fartura de pão e prosperidade sem haver
mal algum sobre eles.
Fica claro que as mulheres exerciam um
papel importante no culto a essa deusa pagã – vs. 19. Elas mesmas confessaram
que assim faziam com a anuência e a participação explícita dos homens, seus
maridos.
Na mente deles, as tragédias e problemas
que estavam enfrentando era devido ao fato de terem negligenciado o culto à
rainha dos céus e não ao fato de terem rejeitado ao Senhor.
Jeremias fala em nome do Senhor e prega a
sua palavra àqueles que seguiam a rainha dos céus, ou seja toda a população. Ele
explica que as desgraças atuais eram devidas ao fato de eles terem rejeitado ao
Senhor e terem ido adorarem outros deuses. Ele deixa isso muito claro.
Como eles queimaram incenso, e pecaram
contra o Senhor, não obedecendo à voz do Senhor, nem andando na sua lei, nos
seus estatutos e nos seus testemunhos (as estipulações da aliança mosaica - Dt
11.1,32; 12.1) por isso é que tinha vindo todo este mal, como estavam
testemunhando eles, em fuga no Egito – vs. 23.
Dos versos de 24 ao 30, Jeremias continua
seu sermão profético e duro de ser transmitido que ia de encontro ao que
desejava e esperava o povo.
Ele apresenta o Senhor como um Deus que
doravante estaria agindo contra eles por causa das escolhas malignas de seus
corações apodrecidos.
No verso 26, acontece, inclusive, um
juramento da parte de Deus de que nunca mais seria pronunciado o seu nome pela
boca de nenhum homem de Judá em toda a terra do Egito, que diria: Como vive o
Senhor Deus!
O Senhor passaria a velar por eles para o
mal, e não para o bem, para que fossem consumidos todos os homens de Judá que
estavam na terra do Egito, pela espada e pela fome, até que de todo se acabassem
– vs. 27.
Jr 44:1 A palavra que veio a Jeremias,
acerca de
todos os judeus, que habitavam na terra do Egito,
em
Migdol, em Tapanes, em Mênfis, e no país de Patros:
Jr 44:2 Assim diz o Senhor dos
exércitos, Deus de Israel:
Vós vistes
todo o mal que fiz cair sobre Jerusalém,
e
sobre todas as cidades de Judá;
e
eis que elas são hoje uma desolação,
e
ninguém nelas habita;
Jr 44:3 por
causa da sua maldade que fizeram, para me irarem,
indo
queimar incenso, e servir a outros deuses,
a
quem eles nunca conheceram, nem eles, nem vós,
nem
vossos pais.
Jr 44:4
Todavia eu vos enviei persistentemente todos os meus servos,
os
profetas, para vos dizer:
Ora,
não façais esta coisa abominável que odeio!
Jr 44:5 Mas
eles não escutaram, nem inclinaram os seus ouvidos,
para
se converterem da sua maldade,
para
não queimarem incenso a outros deuses.
Jr 44:6 Pelo
que se derramou a minha indignação e a minha ira,
e
acendeu-se nas cidades de Judá, e nas ruas de Jerusalém;
e
elas tornaram-se em deserto e em desolação,
como
hoje se vê.
Jr 44:7
Agora, pois, assim diz o Senhor, Deus dos exércitos,
Deus
de Israel:
Por que
fazeis vós tão grande mal contra vós mesmos,
para
desarraigardes o homem e a mulher,
a
criança e o que mama, dentre vós,
do meio de
Judá, a fim de não vos deixardes
ali
resto algum;
Jr
44:8 irando-me com as obras de vossas mãos,
queimando
incenso a outros deuses
na
terra do Egito,
aonde vós
entrastes para lá peregrinardes,
para que
sejais exterminados,
e para que
sirvais de maldição e de opróbrio
entre
todas as nações da terra?
Jr 44:9
Esquecestes já as maldades de vossos pais,
as
maldades dos reis de Judá,
as
maldades das suas mulheres, as vossas maldades
e
as maldades das vossas mulheres,
cometidas
na terra de Judá e nas ruas de Jerusalém?
Jr 44:10 Não
se humilharam até o dia de hoje,
nem
temeram, nem andaram na minha lei,
nem
nos meus estatutos, que pus diante de vós
e
diante de vossos pais.
Jr 44:11 Portanto assim diz o Senhor dos
exércitos, Deus de Israel:
Eis que eu
ponho o meu rosto contra vós para mal,
e
para desarraigar todo o Judá.
Jr 44:12 E
tomarei os que restam de Judá,
os
quais puseram o seu rosto para entrar na terra do Egito,
a
fim de lá peregrinarem, e todos eles serão consumidos;
na
terra do Egito cairão;
à espada, e
de fome serão consumidos;
desde
o menor até o maior morrerão
à
espada e de fome;
e
tornar-se-ão um espetáculo de execração,
de
espanto, de maldição e de opróbrio.
Jr 44:13 Pois
castigarei os que habitam na terra do Egito,
como
castiguei Jerusalém, com a espada, a fome e a peste.
Jr 44:14 De
maneira que, da parte remanescente de Judá que entrou
na
terra do Egito a fim de lá peregrinar,
não
haverá quem escape e fique para tornar à terra
de
Judá,
à qual era
seu grande desejo voltar, para ali habitar;
mas não
voltarão, senão um pugilo de fugitivos.
Jr 44:15
Então responderam a Jeremias todos os homens
que
sabiam que suas mulheres queimavam incenso
a
outros deuses, e todas as mulheres que estavam
presentes,
uma grande multidão, a saber,
todo
o povo que habitava na terra do Egito, em Patros,
dizendo:
Jr 44:16
Quanto à palavra que nos anunciaste em nome do Senhor,
não
te obedeceremos a ti;
Jr 44:17 mas
certamente cumpriremos toda a palavra
que
saiu da nossa boca, de queimarmos incenso
à
rainha do céu, e de lhe oferecermos libações,
como
nós e nossos pais, nossos reis
e nossos
príncipes, temos feito, nas cidades de Judá,
e
nas ruas de Jerusalém;
então
tínhamos fartura de pão, e prosperávamos,
e
não vimos mal algum.
Jr 44:18 Mas
desde que cessamos de queimar incenso à rainha do céu,
e
de lhe oferecer libações, temos tido falta de tudo,
e
temos sido consumidos pela espada e pela fome.
Jr 44:19 E
nós, as mulheres, quando queimávamos incenso
à
rainha do céu, e lhe oferecíamos libações,
acaso
lhe fizemos bolos para a adorar
e
lhe oferecemos libações sem nossos maridos?
Jr 44:20 Então disse Jeremias a todo o
povo, aos homens e às mulheres,
e a todo o
povo que lhe havia dado essa resposta, dizendo:
Jr 44:21
Porventura não se lembrou o Senhor,
e
não lhe veio à mente o incenso que queimastes nas cidades
de
Judá e nas ruas de Jerusalém, vós e vossos pais,
vossos
reis e vossos príncipes,
como
também o povo da terra?
Jr 44:22 O
Senhor não podia por mais tempo suportar
a
maldade das vossas ações, as abominações que cometestes;
pelo
que se tornou a vossa terra em desolação,
e
em espanto, e em maldição, sem habitantes,
como
hoje se vê.
Jr 44:23
Porquanto queimastes incenso, e pecastes contra o Senhor,
não
obedecendo à voz do Senhor, nem andando na sua lei,
nos
seus estatutos e nos seus testemunhos;
por isso vos
sobreveio este mal, como se vê neste dia.
Jr 44:24
Disse mais Jeremias a todo o povo e a todas as mulheres:
Ouvi
a palavra do Senhor, vós, todo o Judá,
que
estais na terra do Egito.
Jr 44:25 Assim fala o Senhor dos
exércitos, Deus de Israel, dizendo:
Vós e vossas
mulheres falastes por vossa boca,
e
com as vossas mãos o cumpristes, dizendo:
Certamente
cumpriremos os nossos votos que fizemos,
de
queimarmos incenso à rainha do céu
e
de lhe derramarmos libações;
confirmai,
pois, os vossos votos, e cumpri-os!
Jr 44:26
Ouvi, pois, a palavra do Senhor,
todos
os de Judá que habitais na terra do Egito:
Eis que eu
juro pelo meu grande nome, diz o Senhor,
que
nunca mais será pronunciado o meu nome
pela
boca de nenhum homem de Judá
em
toda a terra do Egito, dizendo:
Como
vive o Senhor Deus!
Jr 44:27 Eis
que velarei sobre eles para o mal, e não para o bem;
e
serão consumidos todos os homens de Judá
que
estão na terra do Egito,
pela
espada e pela fome, até que de todo se acabem.
Jr 44:28 E os
que escaparem da espada voltarão da terra do Egito
para
a terra de Judá, poucos em número;
e
saberá todo o resto de Judá que entrou na terra
do
Egito para peregrinar ali,
se subsistirá
a minha palavra ou a sua.
Jr 44:29 E
isto vos servirá de sinal, diz o Senhor,
de
que eu vos castigarei neste lugar,
para
que saibais que certamente subsistirão
as
minhas palavras contra vós para o mal:
Jr 44:30 Assim diz o Senhor:
Eis que eu
entregarei Faraó-Hofra, rei do Egito,
na
mão de seus inimigos,
e
na mão dos que procuram a sua morte;
como
entreguei Zedequias, rei de Judá,
na
mão de Nabucodonosor, rei de Babilônia,
seu
inimigo, e que procurava a sua morte.
Os que sobrassem desse juízo duro contra
eles, pouquíssimos, que poderiam ser contados nos dedos, que retornariam a Judá,
seriam testemunhas da palavra profética do Senhor que ainda lhes daria um
sinal. O sinal está predito nos vs. 29-30 que falam da morte do rei do Egito.
O Faraó Hofra (598-570 A.C.) foi morto por
inimigos num conflito interno pelo poder. Sua morte foi usada como sinal de que
todas as profecias do Senhor contra os judaítas refugiados no Egito se
cumpririam.
Gostei deste estudo pois esclarece e tira dúvidas, obrigado.
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