Estamos vendo o livro de Esdras-Neemias e
essa é a Parte IV de nosso mapinha de leitura:
Parte IV – O REGRESSO DOS
EXILADOS E A RECONSTRUÇÃO DA COMUNIDADE – 7:4 a 13:31.
B. A reconstrução da comunidade
7:73b a 13:31.
Como já dissemos, o povo de Deus não é
formado apenas das construções físicas, com seus templos, suas cidades, seus
comércios, seus muros, sua segurança. O povo também precisava ser restaurado,
renovado, reformado, principalmente em sua aliança com Deus, de modo a
constituir uma comunidade santa.
Esse aspecto do programa de restauração que
vai até o final do livro de Neemias foi igualmente dividido, didaticamente, em
três partes principais, conforme vimos fazendo seguindo a BEG:
1.A
renovação dos compromissos pactuais (7:73b-10.39) – encerraremos neste capítulo.
2.A
dedicação do muro (11:1-12:47).
3.A
reforma do povo (13:1-31).
Vejamos então o desenrolar dessa história
de Neemias.
1.A
renovação dos compromissos pactuais (7:73b-10:39) - continuação.
Fiel às orientações da lei de Moisés,
Neemias dirigiu o povo na renovação da aliança, ou seja dos seus compromissos
pactuais através de três passos:
O povo não apenas orou pedindo socorro, mas
também ratificaram o juramento, o seu compromisso de guardar todas as
estipulações da aliança.
O vs 38, do capítulo 9, o último versículo
explica que por causa de tudo isso – a confissão dos pecados que eles narraram no
capítulo 9 –, eles, os príncipes, os levitas e os sacerdotes:
·Estabeleceram
aliança.
·Escreveram-na.
·Selaram-na.
Na relação dos que assim fizeram essa
aliança não consta – não se sabe o motivo – o sacerdote Esdras, embora este
tenha desempenhado um importante papel em Neemias 8. Talvez Azarias seja uma
variante de pronúncia do nome Esdras.
O que se depreende do texto é que o seu
trabalho foi concluído com êxito, pois vemos já em 9:3 que o próprio povo já
estava lendo e compreendendo a lei.
A lista dos que selaram, em sua maior
parte, são de pessoas desconhecidas o que vem reforçar um tema central em
Esdras-Neemias que é a participação do povo de Deus como um todo e não apenas
os grandes líderes.
O restante do povo, inclusive mulheres e
filhos e filhas, todos os que tinham saber e entendimento – vs 28 e 29 -, fez o
juramento de obediência a todas as suas estipulações, renovando assim a aliança.
Eles, no vs 29, firmemente aderiram ou seja
ratificaram a renovação da aliança de andarem na Lei de Deus, que foi dada por
meio de Moisés, dando um destaque especial à proibição dos casamentos mistos
por causa da transgressão que cometeram e que tinha marcado a nação.
Dos versos 30 ao 32, eles se comprometeram,
em aliança, jurando solenemente, a procederem segundo a Lei de Deus dada por
meio de Moisés, servo de Deus para porem em prática todos os preceitos,
decretos e ordens do Senhor.
Com ênfase na Lei da segregação em assuntos
matrimoniais – vs 31; Ed9 -; a Lei do sábado como sinal da aliança – vs 32 -; a
Lei do jubileu ou do perdão periódico de dívidas, visando à justiça social – vs
32.
Além disso ainda se comprometeram – vs 32
ao 39 – com preceitos cultuais, resumidos em tributos: primícias, dízimos e
outras ofertas – Lv 27:30-33; Nm 18; Ex 44:30.
Ne 10:1 E os que selaram foram:
Neemias,
o governador, filho de Hacalias, e Zedequias,
Ne
10:2 Seraías, Azarias, Jeremias, Ne 10:3 Pasur, Amarias,
Malquias,
Ne 10:4 Hatus, Sebanias, Maluque,
Ne 10:5 Harim, Meremote,
Obadias, Ne 10:6 Daniel,
Ginetom,
Baruque, Ne 10:7 Mesulão, Abias, Miamim,
Ne 10:8 Maazias, Bilgai,
Semaías;
estes
eram os sacerdotes.
Ne
10:9 E os levitas:
Jesuá,
filho de Azanias, Binui, dos filhos de Henadade,
Cadmiel,
Ne 10:10 E seus irmãos: Sebanias, Hodias, Quelita,
Pelaías,
Hanã, Ne 10:11 Mica, Reobe, Hasabias, Ne 10:12
Zacur,
Serebias, Sebanias, Ne 10:13 Hodias, Bani e Beninu.
Ne
10:14 Os chefes do povo:
Parós,
Paate-Moabe, Elão, Zatu, Bani, Ne 10:15 Buni,
Azgade,
Bebai, Ne 10:16 Adonias, Bigvai, Adim,
Ne
10:17 Ater, Ezequias, Azur, Ne 10:18 Hodias, Hasum,
Bezai,
Ne 10:19 Harife, Anatote, Nebai, Ne 10:20 Magpias,
Mesulão,
Hezir, Ne 10:21 Mesezabeel, Zadoque, Jadua,
Ne
10:22 Pelatias, Hanã, Anaías, Ne 10:23 Oséias,
Hananias,
Hassube, Ne 10:24 Haloés, Pilha, Sobeque,
Ne
10:25 Reum, Hasabná, Maaséias, Ne 10:26 E Aías, Hanã,
Anã,
Ne 10:27 Maluque, Harim e Baaná.
Ne
10:28 E o restante do povo, os sacerdotes, os levitas, os porteiros,
os
cantores, os servidores do templo,
todos
os que se tinham separado dos povos das terras
para
a lei de Deus, suas mulheres, seus filhos e suas filhas,
todos
os que tinham conhecimento e entendimento,
Ne
10:29 Firmemente aderiram a seus irmãos os mais nobres
dentre
eles, e convieram num anátema e num juramento,
de
que andariam na lei de Deus, que foi dada pelo
ministério
de Moisés, servo de Deus;
e
de que guardariam e cumpririam todos os mandamentos
do
SENHOR nosso Senhor, e os seus juízos
e
os seus estatutos;
Ne
10:30 E que não daríamos as nossas filhas aos povos da terra,
nem
tomaríamos as filhas deles para os nossos filhos.
Ne
10:31 E que, trazendo os povos da terra no dia de sábado
qualquer
mercadoria, e qualquer grão para venderem,
nada
compraríamos deles no sábado, nem no dia santificado;
e no sétimo ano
deixaríamos descansar a terra,
e
perdoaríamos toda e qualquer cobrança.
Ne
10:32 Também sobre nós pusemos preceitos,
impondo-nos
cada ano a terça parte de um siclo,
para
o ministério da casa do nosso Deus;
Ne
10:33 Para os pães da proposição, para a contínua
oferta
de alimentos, e para o contínuo holocausto
dos
sábados, das luas novas, para as festas solenes,
para
as coisas sagradas, e para os sacrifícios pelo pecado,
para
expiação de Israel, e para toda a obra
da
casa do nosso Deus.
Ne
10:34 Também lançamos sortes entre os sacerdotes, levitas,
e
o povo, acerca da oferta da lenha que se havia de trazer
à
casa do nosso Deus, segundo as casas de nossos
pais,
a tempos determinados, de ano em ano,
para
se queimar sobre o altar do SENHOR
nosso
Deus, como está escrito na lei.
Ne
10:35 Que também traríamos as primícias da nossa terra,
e
as primícias de todos os frutos de todas as árvores,
de
ano em ano, à casa do SENHOR.
Ne
10:36 E os primogênitos dos nossos filhos, e os do nosso gado,
como
está escrito na lei; e que os primogênitos do nosso gado
e
das nossas ovelhas traríamos à casa do nosso Deus,
aos
sacerdotes, que ministram na casa do nosso Deus.
Ne
10:37 E que as primícias da nossa massa,
as
nossas ofertas alçadas, o fruto de toda a árvore,
o
mosto e o azeite, traríamos aos sacerdotes,
às
câmaras da casa do nosso Deus;
e
os dízimos da nossa terra aos levitas;
e
que os levitas receberiam os dízimos
em
todas as cidades, da nossa lavoura.
Ne
10:38 E que o sacerdote, filho de Arão, estaria
com
os levitas quando estes recebessem os dízimos,
e
que os levitas trariam os dízimos dos dízimos
à
casa do nosso Deus,
às
câmaras da casa do tesouro.
Ne
10:39 Porque àquelas câmaras
os
filhos de Israel e os filhos de Levi devem trazer
ofertas
alçadas do grão, do mosto e do azeite;
porquanto
ali estão os vasos do santuário,
como
também os sacerdotes que ministram,
os
porteiros e os cantores;
e
que assim não desampararíamos a casa do nosso Deus.
Naquela época não existia exposição do
texto bíblico em aparelhos audiovisuais como os projetores de multimídia, nem
havia condições de se fazer cópias ou gravar textos, áudios e vídeos sobre a
Lei.
Um era o que lia e todo o povo ouvia. Assim,
a transmissão da Lei e das histórias era feita com habilidades de oratórias e
pessoalmente, exigindo de todos silêncio e máxima atenção, pois do contrário
teriam perdido o sentido e comprometeria a compreensão do texto lido.
A habilidade de falar, de escrever, de
gravar na memória era muito mais evoluída principalmente por conta da
necessidade. Hoje, tudo está gravado e disponível de tantas formas que nossos dons
e talentos intelectuais se atrofiaram ou mesmo se perderam ao longo dos tempos.
Toda a Bíblia, suas narrativas e forma
literária de se expressar, leva em conta esse detalhe da oralidade e, na
verdade, funciona muito bem, mas exige de nós esforços e muita concentração e
paciência.
Esdras leu. O povo ouviu. Os líderes, os
sacerdotes, os levitas depois ainda explicaram ao povo toda a lei e eles
entenderam. Então confessaram seus pecados, adoraram ao Senhor e renovaram a
aliança diante de Deus e das autoridades civis e religiosas de Judá.
Reparem que haviam poucas ou somente mesmo
o original do texto lido. Todo o processo restante era feito com base na
memória e no intelecto dos mestres da lei.
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