segunda-feira, 18 de março de 2013
segunda-feira, março 18, 2013
Jamais Desista
Salmo 60: 1-12 - ORAÇÃO EM TEMPOS DE GUERRA
Outro
dos salmos de Davi feito, conforme título do salmo, para o músico-chefe de
Susã-eduth, Michtam de Davi, para ensinar, quando ele lutou com os sírios da
Mesopotâmia, e com os sírios de Zobá, e quando Joabe voltou, e feriu 12.000
edomitas no vale do Sal.
Davi
entende que tudo vem de Deus e é por ele controlado. Davi crê na soberania de
Deus e na sua providência. Por isso que começa seu salmo com um lamento por
algum tipo de perda. Ele não somente atribui a vitória a Deus, como atribui a
Deus também a derrota.
É
preciso cuidado para não confundirmos as coisas, principalmente quando digo que
tanto a vitória quanto a derrota vieram de Deus como se nada pudessem fazer ou
tivesse significado sendo os homens marionetes nas mãos de um deus estranho. Eu
não disse isso.
Eu
disse que tudo vem de Deus, inclusive as nossas derrotas. Quando ele não sai
com nossos exércitos, a derrota é certa. No entanto, ele está nos controlando?
Não, não está! Somos os únicos responsáveis e seremos punidos por isso. Por
todos os nossos atos haveremos de dar contas a Deus.
Como
então iremos convencer Deus a sair com nossos exércitos sempre? Ora é somente
SEMPRE estarmos em completa obediência a ele.
No
comentário de Calvino, apenas na sua introdução, há um aprofundamento da
contextualização deste salmo e a boa explicação de suas razões.
Para o músico-chefe de Shushan-eduth, Michtam de Davi,
ensinar; quando ele se esforçou com os sírios da Mesopotâmia, e com os sírios
de Zoba, e quando Joabe voltou, e feriu os edomitas no vale do sal, doze mil.
Da primeira parte deste título, falei em outro lugar,
e não insisto em mais do que repetir, que Shushan-eduth, o lírio de testemunho,
ou de beleza, parecem ter sido as primeiras palavras de Uma canção que era
comummente conhecida na época. É adicionado, para ensinar; e isso, como alguns
pensaram, porque o salmo foi dado aos levitas, para que pudessem aprender. Mas
outros rejeitaram muito bem essa idéia, pois não podemos supor que um título,
que seja igualmente aplicável a todos os salmos, teria sido usado aqui como um
termo de distinção. Mais provavelmente, ele aponta para uma determinada
instrução ou doutrina, que seria ensinada pelo seguinte salmo. Podemos supor
que Davi, que ganhou tantas vitórias decisivas, mas ainda não teve a satisfação
de ver o reino finalmente se estabelecer sob ele, emprega a palavra para
denotar que ele tinha uma lição especial para impor, o que era o dever de todos
que até então se opuseram a ele para pôr fim às facções e, depois de tais
evidências convincentes, reconheceram que ele era seu rei divinamente
designado. Que experimente, pelo menos, como se ele tivesse dito, provar que a
soberania que mantenho se encontra com a aprovação de Deus, coroada, como é,
aos olhos de todos, com tantos tokens de seu favor. O salmo é descrito como
sendo uma espécie de canção de triunfo para vitórias obtidas sobre os sírios e
outras nações aliadas. Como os judeus consideram a Mesopotâmia e outros países
serem incluídos na Síria, que eles chamam de Aram, eles são forçados
posteriormente a distingui-lo em partes diferentes, pois aqui encontramos a
Síria Naharim colocada para a Mesopotâmia, que alguns dos latinos chamaram de
Interamis (ou entre dois rios), seguindo a etimologia grega; Para a Mesopotâmia
em grego, significa entre dois rios, isto é, entre o Tigres e o Eufrates. Em
seguida, temos a Síria Soba mencionada, que alguns consideraram em boas bases
para ser Sophene, porque adjacente à margem do Eufrates; e disse Davi (2 Samuel
8: 3) ter ferido Rehob, rei de Soba, quando ele foi para recuperar sua
fronteira no rio. Na mesma passagem, lemos sobre uma terceira Síria, a de
Damasco, mais próxima da Judéia, e quase tocada nela. A Síria é, em outros
lugares da Escritura, representada ainda mais extensa, e tem epítetos anexados
a ela de acordo com os diferentes territórios que devem ser apontados. Como
Davi teve guerra com a parte mais adjacente da Síria e derrotou o exército que
saiu dela para a assistência dos amonitas, pode-se perguntar por que ele fala
apenas dos habitantes da Mesopotâmia e Soba. Eu acho provável que ele
especifique as nações mais distantes, como sendo a mais formidável, e
oferecendo uma prova mais ilustre do favor Divino que acompanhou seus braços.
Por esta razão, ele passa sobre as nações mais vizinhas, e menciona aqueles que
estavam situados à distância, cujo terror era conhecido apenas pelo relatório,
e cuja queda era algo inaudito e quase incrivel. Na história inspirada, muitos teriam
sido mortos, (1 Crônicas 18:12), no título deste salmo apenas doze mil; mas a
aparente inconsistência é facilmente explicada. É Abishai quem a história
representa como vencendo as forças, que aqui são dito ter sido derrubado por
Joabe. Devemos considerar que o exército foi dividido entre os dois irmãos.
Abishai sendo inferior em grau e autoridade, não precisamos imaginar que o
louvor da vitória seja atribuído a ele quem era o comandante-chefe, embora
ambos tivessem compartilhado em ganhá-lo; como em 1 Samuel 18: 7, Davi é
descrito como tendo toda a honra da vitória, porque ele era o indivíduo sob os
auspícios dos quais tinha sido cumprido. É provável que cerca de metade do
número mencionado na história caiu durante o noivado principal, e que o resto
tenha fugido do campo, foram colocados à espada por Joabe em seu retiro.
Sl 60:1 Ó
Deus,
tu
nos rejeitaste e nos dispersaste;
tens estado indignado;
oh! Restabelece-nos!
Sl
60:2 Abalaste a terra,
fendeste-a;
repara-lhe as brechas,
pois ela ameaça ruir.
Sl
60:3 Fizeste o teu povo experimentar reveses
e nos deste a beber vinho que atordoa.
Sl
60:4 Deste um estandarte aos que te temem,
para fugirem de diante do arco.
Sl 60:5 Para que os teus amados sejam
livres,
salva com a tua destra
e responde-nos.
Sl 60:6 Falou Deus na sua santidade:
Exultarei;
dividirei Siquém
e medirei o vale de Sucote.
Sl
60:7 Meu é Gileade,
meu
é Manassés;
Efraim
é a defesa de minha cabeça;
Judá
é o meu cetro.
Sl
60:8 Moabe, porém, é a minha bacia de lavar;
sobre
Edom atirarei a minha sandália;
sobre
a Filístia jubilarei.
Sl
60:9 Quem me conduzirá à cidade fortificada?
Quem
me guiará até Edom?
Sl 60:10 Não nos rejeitaste, ó Deus?
Tu não sais,
ó Deus,
com os nossos exércitos!
Sl
60:11 Presta-nos auxílio na angústia,
pois vão é o socorro do homem.
Sl
60:12 Em Deus faremos proezas,
porque ele mesmo calca aos pés os nossos
adversários.
Ele pede auxílio e socorro a Deus, ao único que pode auxiliar
na angústia, calcar aos pés os nossos adversários e nos permitir fazer proezas,
em seu nome. Eu entendo nesse belo salmo que Deus tem compromisso com a minha
pessoa enquanto a minha pessoa tiver compromissos com ele e permanecer fiel, do contrário, Deus não será
conivente com qualquer ato tresloucado de minha parte.
Até o ímpio quando dá ouvidos à obediência e segue a verdade é
beneficiado e mais agraciado. Apesar de tudo, não recebemos tudo o que
merecemos por causa da longanimidade de Deus e
de sua infinita misericórdia que nos estende o manto da sua graça nos
concedendo novas oportunidades todos os dias. Davi sabia disso! E você?
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No entanto, lembre-se de juntar Cl 3:17 com 1 Co 10:31 :
devemos tudo fazer para a glória de Deus e em nome de Jesus! Deus o abençoe.