O livro de I e II de Crônicas foi escrito –
desconhece-se o autor, embora a tradição judaica atribua ela a Esdras e a
Neemias que os teriam redigido na época um pouco depois da libertação dos
exilados da Babilônia (538 a.C.) - para orientar a restauração do reino depois
do exílio, enfatizando especialmente a unidade de Israel, o rei, o templo e as
bênçãos e as maldições imediatas da aliança.
São verdades fundamentais que se sobressaem
no livro, bem capturado pela Bíblia de Estudo de Genebra - BEG, a qual
estaremos nos orientando por seus comentários: - o povo de Deus tem nos reinos
unidos de Davi e de Salomão o modelo sobre como buscar as bênçãos divinas. – o destino
de cada geração de Israel era determinado pela fidelidade aos ideais de Deus
quanto à monarquia, ao templo e à unidade do seu povo. – as gerações futuras do
povo de Deus devem aprender, por meio da história de Israel, as prioridades e
os padrões de fidelidade esperados delas.
A origem do nome desses livros
provavelmente veio de Lutero que ao estudar as Escrituras, concluiu junto com
Jerônimo que I e II Crônicas era uma espécie de complemento das histórias de
Samuel e de Reis. Ou seja, alguns textos da Septuaginta – a tradução grega do
AT – chamavam esse complemento de “as coisas omitidas”, assim Lutero as chamou
de “a crônica de toda a história sagrada”. Daí seu nome atual “Crônicas” a qual
se dividiu em I e II.
Ao redigir I e II Crônicas, o cronista se
valeu de diversas fontes escritas, entre elas:
Baseia-se em diversos textos bíblicos. Usa extensivamente Samuel e Reis e segue partes do Pentateuco, Juízes, Rute, Salmos, (Isaías, Jeremias e Zacarias.
Cita várias fontes reais que são desconhecidas: "história do rei Davi" (27.24), "Livro da História dos Reis" (2Cr 24.27), "Livro [História] dos Reis de Israel" (9.1; 2Cr 20.34), 'Livro da História dos Reis de Judá e Israel" (2Cr 16.11; 25.26; 28.26; 32.32) e "Livro da História dos Reis de Israel e Judá" (2Cr 27.7; 35.27; 36.8).
Refere-se explicitamente a várias fontes proféticas: os escritos de Samuel (29.29), Natã (2Cr 9.29), Gade (29.29), Aías (2Cr 9.29), Ido (2Cr 9.29; 12.15; 13.22), Semaías (2Cr 12.15), Isaías (2Cr 26.22) e "videntes" anônimos (2Cr 33.19).
O estilo e o conteúdo de várias passagens também sugerem que o cronista usou fontes não especificadas.
Fonte: BEG.
Iremos também seguir a divisão de capítulos
proposta pela BEG para termos um referencial de qualidade em nossos estudos e
reflexões.
Parte I – AS GENEALOGIAS DO POVO DE DEUS –
1:1 a 9:34.
Parte II – O REINO UNIDO – 9:35 a II CR
9:31.
Parte III – O REINO DIVIDIDO – 10:1 a 28:27.
Parte IV – O REINO UNIFICADO – 29:1 a 36:23.
I Crônicas 1:1-54 - GENEALOGIAS - A SEMENTE MESSIÂNICA
Parte I – AS GENEALOGIAS DO POVO DE DEUS – 1:1 a 9:34.
Além de revelarem os privilégios e as
responsabilidades daqueles que regressaram do exílio e explicar a eleição e a
organização do povo de Deus ao longo da História, elas também preservam, de
certa forma, a mensagem messiânica originada lá em Gn 3:15 quando Deus falou à
serpente.
Nada terá sentido algum se não for essa
linhagem messiânica que sai de Adão, passa por Sete, depois Enos e segue até
Abraão, Davi e acaba em Cristo. São 77 gerações desde o primeiro Adão até ao
último Adão, conforme vemos a genealogia de Cristo no Evangelho de Lucas.
O cronista irá descrever a separação de
Israel dentre as nações da terra pela escolha soberana de Deus, a organização
determinada por Deus para o seu povo e a continuidade do seu povo eleito por
meio daqueles que haviam regressado do exílio.
Nunca é tarde para recordar que a questão
do exílio se deu pela insistente desobediência do povo de Deus e o seu regresso,
por pura graça, misericórdia e fidelidade de Deus que iria trazer a semente
messiânica prometida em Gênesis.
Essa Parte I será também dividida em três:
A. As raízes de Israel – 1:1 a 2:2. B. A extensão e a ordem do povo de Deus – 2:3
a 9:1a. C. A continuidade de Israel – 9:1b a 34.
A. As raízes de Israel – 1:1 a 2:2.
Aqui o Cronista parece se valer de Gn
5:1-32 e passa rapidamente pela história que antecede o dilúvio, mencionando
apenas alguns representantes proeminentes da linhagem messiânica escolhida.
Por meio dos filhos de Noé, o cronista
mostra como Deus escolheu algumas nações e não outras. A sua escolha é soberana
e não baseada em obras. Os filhos de Noé são considerados individualmente: Jafé
– vs 5-7; Cam – vs 8-16; e Sem – vs 17-27.
Todos nós descendemos hoje ou de Noé, ou de
seus filhos, Sem, Cam ou Jafé. A Bíblia não relata que haja outros filhos de
Noé, mas a possibilidade existe, uma vez que ambos eram sadios e nenhuma menção
há de que tinham cessado os tempos e as estações para produzirem novos filhos.
Valendo-se seletivamente de Gn 10:1-32, o
cronista coloca a linhagem messiânica no final. Dentre os descendentes de Noé,
somente a descendência de Sem, que são os semitas, se encontrava numa relação
especial de aliança com Deus – Gn 9:24.
Além dos descendentes pertencentes à
linhagem da aliança, o cronista fala de descendentes paralelos que por uma
razão ou outra se aproximavam muito deles quase que querendo mesmo ocupar seus
lugares e obter suas bênçãos e promessas. São eles os descendentes de Cam e
Jafé, de Ismael, de Abraão com Quetura, de Esaú, de Seir e os reis e príncipes
de Edom.
I Cr 1:1 Adão, Sete, Enos,
I
Cr 1:2 Cainã, Maalaleel, Jerede,
I
Cr 1:3 Enoque, Metusalém,
Lameque,
I
Cr 1:4 Noé, Sem, Cão e Jafé.
I
Cr 1:5 Os filhos de Jafé foram:
Gomer,
Magogue, Madai, Javã, Tubal, Meseque e Tiras.
I
Cr 1:6 E os filhos de Gomer:
Asquenaz,
Rifate, Togarma.
I Cr 1:7 E os filhos de Javã:
Elisá,
Társis, Quitim e Dodanim.
I
Cr 1:8 Os filhos de Cão:
Cuxe,
Mizraim, Pute e Canaã.
I
Cr 1:9 E os filhos de Cuxe eram:
Seba,
Havilá, Sabtá, Raamá e Sabtecá;
os
filhos de Raamá: Sebá e Dedã.
I
Cr 1:10 E Cuxe gerou a Ninrode,
que
começou a ser poderoso na terra.
I
Cr 1:11 E Mizraim gerou aos ludeus e aos anameus
e
aos leabeus e aos naftueus,
I
Cr 1:12 E aos patruseus e aos caslueus
(dos
quais procedem os filisteus)
e
aos caftoreus.
I
Cr 1:13 E Canaã gerou a Sidom seu primogênito, e a Hete,
I
Cr 1:14 E aos jebuseus e aos amorreus e aos girgaseus,
I
Cr 1:15 E aos heveus e aos arqueus e aos sineus,
I
Cr 1:16 E aos arvadeus e aos zemareus
e
aos hamateus.
I
Cr 1:17 E foram os filhos de Sem:
Elão,
Assur, Arfaxade, Lude, Arã, Uz, Hul, Geter e Meseque.
I
Cr 1:18 E Arfaxade gerou a Selá e Selá gerou a Éber.
I
Cr 1:19 E a Éber nasceram dois filhos:
o
nome de um foi Pelegue, porquanto nos
seus
dias se repartiu a terra,
e
o nome de seu irmão era Joctã.
I
Cr 1:20 E Joctã gerou a Almoda, a Selefe, a Hazarmavé,
e
a Jerá, I Cr 1:21 E a Hadorão, a Usal, e a Dicla,
I
Cr 1:22 E a Obal, a Abimael, a Sebá,
I
Cr 1:23 E a Ofir, a Havilá, e a Jobabe:
todos
estes foram filhos de Joctã.
I
Cr 1:24 Sem, Arfaxade, Selá, I Cr 1:25 Éber, Pelegue, Reú,
I
Cr 1:26 Serugue, Naor, Terá,
I
Cr 1:27 Abrão, que é Abraão.
I
Cr 1:28 Os filhos de Abraão foram:
Isaque
e Ismael.
I
Cr 1:29 Estas são as suas gerações:
o
primogênito de Ismael foi Nebaiote,
e,
depois, Quedar, Adbeel, Mibsão,
I
Cr 1:30 Misma, Dumá, Massá, Hadade, Tema,
I
Cr 1:31 Jetur, Nafis e Quedemá;
estes
foram os filhos de Ismael.
I
Cr 1:32 Quanto aos filhos de Quetura,
concubina
de Abraão, esta deu à luz a Zinrã,
a
Jocsã, a Medã, a Midiã, a Jisbaque
e
a Suá; e os filhos de Jocsã foram
Seba
e Dedã.
I Cr 1:33 E os
filhos de Midiã:
Efá,
Efer, Enoque, Abida e Elda;
todos
estes foram filhos de Quetura.
I
Cr 1:34 Abraão, pois, gerou a Isaque;
e
foram os filhos de Isaque: Esaú e Israel.
I
Cr 1:35 Os filhos de Esaú:
Elifaz,
Reuel, Jeús, Jalão e Coré.
I
Cr 1:36 Os filhos de Elifaz:
Temã,
Omar, Zefi, Gaetã, Quenaz, Timna
e
Amaleque.
I
Cr 1:37 Os filhos de Reuel:
Naate,
Zerá, Samá e Mizá.
I
Cr 1:38 E os filhos de Seir:
Lotã,
Sobal, Zibeão, Aná, Disom, Eser e Disã.
I
Cr 1:39 E os filhos de Lotã: Hori e Homã; e a irmã
de
Lotã foi Timna.
I
Cr 1:40 Os filhos de Sobal eram Alvã,
Manaate,
Ebal, Sefi e Onã;
e
os filhos de Zibeão eram Aiá e Aná.
I
Cr 1:41 O filho de Aná foi Disom;
e
os filhos de Disom foram Hanrão, Esbã,
Itrã
e Querã.
I
Cr 1:42 Os filhos de Eser eram:
Bilã,
Zaavã e Jaacã;
os
filhos de Disã eram: Uz e Arã.
I Cr 1:43 E estes são os reis que
reinaram na terra de Edom,
antes
que reinasse rei sobre os filhos de Israel:
Bela,
filho de Beor, e era o nome da sua cidade Dinabá.
I
Cr 1:44 E morreu Bela, e reinou em seu lugar
Jobabe, filho de Zerá, de Bozra.
I
Cr 1:45 E morreu Jobabe, e reinou em seu lugar Husão,
da
terra dos temanitas.
I
Cr 1:46 E morreu Husão, e reinou em seu lugar Hadade,
filho
de Bedade; este feriu os midianitas no campo de Moabe;
e
era o nome da sua cidade Avite.
I
Cr 1:47 E morreu Hadade, e reinou em seu lugar Samlá,
de
Masreca.
I
Cr 1:48 E morreu Samlá, e reinou em seu lugar Saul,
de
Reobote, junto ao rio.
I
Cr 1:49 E morreu Saul, e reinou em seu lugar Baal-Hanã,
filho
de Acbor.
I
Cr 1:50 E, morrendo Baal-Hanã,
Hadade
reinou em seu lugar;
e
era o nome da sua cidade Paí;
e
o nome de sua mulher era Meetabel,
filha
de Matrede, filha de Me-Zaabe.
I
Cr 1:51 E, morrendo Hadade, foram príncipes em Edom
o
príncipe Timna, o príncipe Alva, o príncipe Jetete,
I
Cr 1:52 O príncipe Oolibama, o príncipe Elá,
o
príncipe Pinom, I Cr 1:53 O príncipe Quenaz,
o
príncipe Temã, o príncipe Mibzar,
I
Cr 1:54 O príncipe Magdiel, o príncipe Irã,
estes
foram os príncipes de Edom.
Com as Crônicas, agora iremos completar as
histórias já narradas e comentadas em Samuel e em Reis acrescentando detalhes
do pós exílio, onde o templo estará sendo preparado para ser restaurado para a
recepção do Messias, da semente messiânica, do escolhido, do filho da promessa,
do descendente que irá esmagar a cabeça da serpente e esta, e não os seus
descendentes, lhe ferirá seu calcanhar.
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