Estamos no capítulo 17/66, na terceira
parte do livro de Isaías, na subparte “B”. Como temos dito, a época corresponde
ao período entre 740 a.C e 686 a.C que se encontra detalhada em II Re 15:1 a
20:21, envolvendo os públicos de Israel e Judá.
Parte III – A RESPOSTA DE ISAÍAS AO JULGAMENTO ASSÍRIO – 7:1
– 39:8.
B. Levante internacional durante o julgamento assírio – 13:1
a 27:13.
1. Oráculos acerca de nações específicas – 13:1 ao 23:18.
Nessa seção “1”, como já dissemos, estamos
apresentando as profecias (oráculos) de Isaías relativas às ações de Deus para
com dez nações específicas que desempenharam papéis importantes durante o
período do julgamento assírio.
Os oráculos também foram igualmente
divididos em 10 partes, envolvendo, portanto, dez nações: a. Babilônia
(Assíria) – 13:1 a 14:27 – já vista.
b. Filístia – 14:28 – 32 – já vista.
c. Moabe – 15:1 – 16:14 – já vista.
d. Damasco – 17:1-14 – veremos agora.
e. A Etiópia e o Egito – 18:1 – 20:6. f. Babilônia – 21:1-10. g. Edom –
21:11-12. h. Arábia – 21:13-17. i. Jerusalém – 22:1-25. j. Tiro – 23:1-18.
d. Damasco – 17:1-14.
Neste capítulo, veremos esse oráculo
referente a Damasco - Capital da Síria e centro comercial das rotas de comércio
da Mesopotâmia para o Egito e a Arábia - que faz alusão à resposta militar
assíria à coalizão sírio-israelita em 734-732 a.C.
Foram nos dias de Peca que o rei da
Assíria, Tiglate-Pileser III, tomou cativos a parte norte do reino de Israel:
Ijom, a Abel-Bete-Maaca, a Janoa, e a Quedes, a Hazor, a Gileade, e a Galiléia,
e a toda a terra de Naftali. Ele ainda saqueou a Síria e capturou a sua capital
Damasco – 16:9. Damasco foi, portanto, tomada por Tiglate-Pileser III em 732
a.C.
As campanhas de Tiglate-Pileser
III (738-732 a.C.)[1]
Em
745 a.C. Tiglate—Pileser III ascendeu ao trono da Assíria. Ele invadiu Israel e
forçou o rei Menaém a renovar o pagamento do tributo (2Rs 15:17-23). Anos mais
tarde, o rei assírio voltou a invadir Israel, tomou terras e cidades e exilou
muitas pessoas.: (Para evitar problemas posteriores, os assírios tinham por
hábito exilar os conquistados, estabelecendo-os em outro país).
Era o começo do juízo de Deus em Israel que
já estava diminuindo o seu território e população. - II Re 15 e também em
Damasco, capital da Síria que se tornaria em um montão de ruínas com cidades
abandonadas – vs 1 e 2.
A fortaleza de Efraim, do vs 3, as
"cidades fortes" (vs. 9) de Israel foram severamente reduzidas em 732
a.C. e destruídas em 722 a.C. ( 9.1).
Os sobreviventes da Síria seriam
extremamente raros, assim como minguaria a glória de Israel, ou seja, tudo o
que tivesse restado seria mínimo em comparação com o antigo esplendor de
Israel. (vs. 4).
O profeta move-se da Síria para o Reino do
Norte de Israel, que havia se aliado fortemente com a Síria. As imagens são de
um corpo subnutrido (vs. 4), ajuntamento de grãos (vs. 5) e as poucas azeitonas
que restam depois que a oliveira foi sacudida (vs. 6). Ou seja, o vendaval
passou e somente deixou para trás o resto que não foi totalmente destruído.
Ainda assim – vs 6 – ficarão nele alguns
rabiscos, os remanescentes de Deus, a oliveira purificada e sacudida. A igreja
provada e aprovada. O vale dos Refains do vs 5 é um vale viçoso a sudoeste de
Jerusalém; é o portal para Sefelá, ou planícies ocidentais (Is 15:8; 18:16; II Sm
5:.18,22; I Cr 14:9).
Será nesse tempo, difícil para os que
sobreviverem e que agora são o resto do que sobrou e foi um dia, que atentará o
homem para o seu Criador! O hebraico faz contraste entre a obra de Deus
("Criador", vs. 7) e os feitos dos seres humanos "obras... o que
fizeram"; vs. 8).
As obras de Deus x as obras dos homens.
Claro estaria que o homem iria valorizar as obras de seu Criador depois de tudo
isso. Quanto às obras de suas mãos, essas envolviam suas ações devotadas a
deusa Aserá, consorte de El, a qual era uma deusa cananeia da fertilidade; a
adoração a essa deusa envolvia símbolos de fertilidade de bosques sagrados e
postes ídolos (27:9; Êx 34:13; Dt 16:21; Jz 2:13).
O profeta fala de que o homem atentará para
as obras do Criador e não para as do homem – vs. 7.
Precisamos nos dias atuais também
atentarmos para as obras do Criador! Se continuarmos em nossas rebeldias e
buscando a glória dos homens e sendo rebeldes, teremos de ser igualmente
sacudidos até somente sobrar corpo subnutrido (vs. 4), ajuntamento de grãos (vs.
5) e poucas azeitonas que restam depois que a oliveira é sacudida (vs. 6).
Israel havia se afastado de Deus (Dt 4:9,23,31;
8:11,14,18-19; 25:19; 32:18), do Deus da sua salvação, do único Redentor (43:3;
49:26; 62:11), rocha e fortaleza. Somente o Senhor é a força do seu povo (25:4;
27.5) que nem se compara com soluções militares, políticas e religiosas como
aqui fazem referência aos rituais cananeus de fertilidade – vs 10.
No verso 11, vemos, talvez, uma alusão à
prática pagã de forçar o florescimento de plantas em vasos como parte de
rituais de fertilidade. Ainda que desse tudo certo, como esperado, a colheita
voaria no dia da angústia e das dores insofríveis.
Hodiernamente, os homens buscam soluções
científicas para os seus problemas, mas nem sabem que podem estar criando
verdadeiros monstros indomáveis em consequência. Esquecer-se de Deus em prol do
conhecimento achando que dominamos a natureza do Criador é muito temerário.
Eu acho a ciência um braço de Deus enquanto
ela buscar a verdade dos fatos e a explicação dos fenômenos e mesmo o domínio
da natureza naquilo que for possível, mas descartar Deus do processo dessa
busca é dar um tiro nos dois pé precisando caminhar em seguida.
A sentença estava decretada e Deus castigaria
o Reino do Norte por meio dos assírios.
O poder destrutivo das nações que se uniam
aos assírios em sua campanha militar (13.5) é comparado a águas revoltas do
verso 12 e 13. Como rugem as muitas águas, assim rugiriam as nações, no
entanto, Deus interviria e as repreenderia obrigando-as a fugir para bem longe.
Deus é soberano sobre as nações por isso
que reina o Senhor e tremam os povos! Não temos que temer os que matam o corpo
e nada podem mais fazer, mas devemos temer aquele que além de matar pode lançar
no inferno tanto o corpo quanto a alma.
Vejamos a seguinte advertência de Lucas em
seu evangelho:
Lucas 12:4 E digo-vos, amigos meus: Não
temais os que matam o corpo e, depois, não têm mais que fazer.
Lucas 12:5 Mas eu vos mostrarei a quem
deveis temer; temei aquele que, depois de matar, tem poder para lançar no
inferno; sim, vos digo, a esse temei.
Lucas 12:6 Não se vendem cinco passarinhos
por dois ceitis? E nenhum deles está esquecido diante de Deus.
Lucas 12:7 E até os cabelos da vossa cabeça
estão todos contados. Não temais pois; mais valeis vós do que muitos
passarinhos.
Lucas 12:8 E digo-vos que todo aquele que
me confessar diante dos homens também o Filho do homem o confessará diante
dos anjos de Deus.
Lucas 12:9 Mas quem me negar diante dos
homens será negado diante dos anjos de Deus.
Nos versos de Lucas acima, vemos que Deus é
soberano! Que Deus tem controle sobre todas as coisas! Que é a ele a quem
devemos temer e não as nações, o inimigo, o diabo, o ladrão, as forças
espirituais. Por isso que devemos – ordem divina, mandamento – confessar Jesus
Cristo diante dos homens!
Israel, Judá, Síria, Damasco estavam se
esquecendo e rejeitando o conhecimento do Santo, por isso que o mal os afligia
e eles seriam devorados inteiros até somente sobrar o resto do resto, por pura
graça e misericórdia de Deus.
Is 17:1 Peso de Damasco.
Eis
que Damasco será tirada, e já não será cidade,
antes
será um montão de ruínas.
Is
17:2 As cidades de Aroer serão abandonadas;
hão
de ser para os rebanhos que se deitarão
sem
que alguém os espante.
Is
17:3 E a fortaleza de Efraim cessará, como também
o
reino de Damasco e o restante da Síria;
serão
como a glória dos filhos de Israel,
diz
o SENHOR dos Exércitos.
Is
17:4 E naquele dia será diminuída a glória de Jacó,
e
a gordura da sua carne ficará emagrecida.
Is
17:5 Porque será como o segador que colhe a cana do trigo
e
com o seu braço sega as espigas;
e
será também como o que colhe espigas no vale de Refaim.
Is
17:6 Porém ainda ficarão nele alguns rabiscos,
como
no sacudir da oliveira:
duas
ou três azeitonas na mais alta ponta dos ramos,
e
quatro ou cinco nos seus ramos mais frutíferos,
diz
o SENHOR Deus de Israel.
Is
17:7 Naquele dia atentará o homem para o seu Criador,
e
os seus olhos olharão para o Santo de Israel.
Is
17:8 E não atentará para os altares, obra das suas mãos,
nem
olhará para o que fizeram seus dedos,
nem
para os bosques, nem para as imagens.
Is
17:9 Naquele dia as suas cidades fortificadas serão como
lugares
abandonados, no bosque ou sobre o cume
das
montanhas, os quais foram abandonados
ante
os filhos de Israel; e haverá assolação.
Is
17:10 Porque te esqueceste do Deus da tua salvação,
e
não te lembraste da rocha da tua fortaleza,
portanto farás plantações
formosas,
e
assentarás nelas sarmentos estranhos.
Is
17:11 E no dia em que as plantares as farás crescer,
e
pela manhã farás que a tua semente brote;
mas
a colheita voará no dia da angústia
e
das dores insofríveis.
Is
17:12 Ai do bramido dos grandes povos que bramam
como
bramam os mares, e do rugido das nações que rugem
como
rugem as impetuosas águas.
Is
17:13 Rugirão as nações, como rugem as muitas águas,
mas
Deus as repreenderá e elas fugirão para longe;
e
serão afugentadas como a pragana dos montes
diante
do vento, e como o que rola levado pelo tufão.
Is
17:14 Ao anoitecer eis que há pavor,
mas
antes que amanheça já não existe;
esta
é a parte daqueles que nos despojam,
e
a sorte daqueles que nos saqueiam.
Se fossem inteligentes e prestassem bem atenção,
eles não precisariam temer os assírios que era como um mar revolto ou como um
moderno tsunami de grau bem elevado, mas a Deus que controla todas as coisas.
Isaías enxergava tudo isso e pregava a
palavra de Deus ao povo de Judá e aos de Damasco. O Senhor protegeria Judá
punindo tantos os sírios quanto o Reino do Norte.
Fique à vontade para tecer seus comentários. No entanto, lembre-se de juntar Cl 3:17 com 1 Co 10:31 : devemos tudo fazer para a glória de Deus e em nome de Jesus! Deus o abençoe.
Em cada capítulo da Bíblia, você encontrará uma narrativa escrita podendo conter gráficos, tabelas, imagens e textos e um link de vídeo dessa postagem no YouTube. Confira!
Colabore: faça sua oferta voluntária! Entre em contato conosco para isso: +55-61-995589682
Nosso Projeto 1189 no YouTube começou em 21/04/2016 e foi concluído em 23/07/2019.
Não esqueça de citar a fonte quando for fazer citações, referências em seus posts, pregações e livros. Acompanhe-nos no YouTube e em nossas redes e mídias sociais. Ajude-nos com suas orações!
As mensagens do JAMAIS DESISTA do caminho do Senhor são diárias, inéditas, baseadas na Bíblia e buscando sua conformação máxima à teologia reformada e representam o pensamento do autor na sua contínua busca das coisas pertencentes ao reino de Deus e a sua justiça.
Em cada capítulo da Bíblia, você encontrará uma narrativa escrita - com gráficos, tabelas, imagens e textos - e um link de vídeo dessa postagem no YouTube. Confira!
Paulo Freire – Uma avaliação relâmpago
-
É sempre surpreendente, para mim, ver que a maioria das referências feitas
ao professor Paulo Freire (1921-1997) são benevolentes e eivadas de
admiração. ...
TRANSTORNANDO O CALVINISMO
-
A doutrina Calvinista é a mais bela expressão do ensino bíblico
transmitida a nós pelo seu maior representante - João Calvino. É claro, a
de se ori...
0 comentários:
Postar um comentário
Fique à vontade para tecer seus comentários.
No entanto, lembre-se de juntar Cl 3:17 com 1 Co 10:31 :
devemos tudo fazer para a glória de Deus e em nome de Jesus! Deus o abençoe.