quarta-feira, 17 de dezembro de 2014
quarta-feira, dezembro 17, 2014
Jamais Desista
Isaías 20:1-6 - É DO SENHOR QUE VEM A SALVAÇÃO E NÃO DO EGITO OU DA ETIÓPIA.
Estamos no capítulo 20/66, na terceira
parte do livro de Isaías, na subparte “B”. Como temos dito, a época corresponde
ao período entre 740 a.C e 686 a.C que se encontra detalhada em II Re 15:1 a
20:21, envolvendo os públicos de Israel e Judá.
Parte III – A RESPOSTA DE ISAÍAS AO JULGAMENTO ASSÍRIO – 7:1
– 39:8.
B. Levante internacional durante o julgamento assírio – 13:1
a 27:13.
1. Oráculos acerca de nações específicas – 13:1 ao 23:18.
Nessa seção “1”, como já dissemos, estamos
apresentando as profecias (oráculos) de Isaías relativas às ações de Deus para
com dez nações específicas que desempenharam papéis importantes durante o
período do julgamento assírio.
Os oráculos também foram igualmente
divididos em 10 partes, envolvendo, portanto, dez nações: a. Babilônia
(Assíria) – 13:1 a 14:27 – já vista.
b. Filístia – 14:28 – 32 – já vista.
c. Moabe – 15:1 – 16:14 – já vista.
d. Damasco – 17:1-14 – já vista. e. A
Etiópia e o Egito – 18:1 – 20:6 – concluiremos
agora. f. Babilônia – 21:1-10. g. Edom – 21:11-12. h. Arábia – 21:13-17. i.
Jerusalém – 22:1-25. j. Tiro – 23:1-18.
e. A Etiópia e o Egito – 18:1 – 20:6 - continuação.
Como já dissemos, estamos vendo o quarto
oráculo de Isaías, contra a quarta nação das dez mencionadas, neste caso contra
a Etiópia/Egito, para mostrar as aflições que cairiam sobre elas.
Isaías descreve a destruição de Asdode pelos
assírios (713 a.C.), que os núbios (a Etiópia e o Egito) haviam incentivado a
se rebelar contra a Assíria.
Cientes de que o apoio do Egito não ajudara
em nada a Asdode, Judá estaria sendo ingênua em também confiar no Egito em sua
luta contra os assírios.
Tartã, citado no verso 1, era um dos três
mais graduados oficiais assírios. Foi ele que foi enviado por Sargão,
provavelmente Sargão 11, rei da Assíria (721-705 a.C.), para Asdode, a fim de
guerrear contra ela e prevalecer – vs 1.
Asdode era uma cidade filisteia que se
rebelara contra a Assíria com o incentivo de Shabaka, o rei núbio da 25ª dinastia
do Egito em 713 a.C. e que caiu era 711.
Foram nessas ruínas, dessa cidade, que foram
feitas descobertas arqueológicas onde encontraram uma inscrição citando Sargão
nominalmente.
Nessa época, no ano em que Tartã subjugou
Asdode, nesse mesmo tempo, falou o Senhor a Isaías, filho de Amoz contra o
Egito e a Etiópia e também para Judá.
O Senhor ordenou a Isaías que ficasse parcialmente
vestido, como um cativo indo para o exílio, em sinal do que aconteceria ao
Egito e a Etiópia. Isaías então soltou de seus lombos o pano grosseiro e tirou dos
seus pés os seus calçados. O pano grosseiro, nos ensina a BEG, era uma
vestimenta de luto e jejum (15:3; 22:12; 32:11; 37:1-2; 58:5; Gn 37:24) ou a roupa característica de um
profeta (II Re 1:8; Zc 13:4).
Esse sinal demonstrou que a vitória assíria
sobre o Egito e a Etiópia em 610 a.C, fora um resultado direto do julgamento de
Deus.
Deus chama Isaías de seu servo – vs 3 - querendo
dizer e referenciar a um homem de confiança que fora colocado numa posição elevada
da administração divina.
Outros exemplos interessantes citados pela
BEG:
·
Moisés
foi servo e amigo de Deus – Ex 14:31; Nm 12:7-8; Dt 34:5).
·
Abraão
(Sl 105:42).
·
Jacó
(Ez 28:25).
·
Josué
(Js 24:29).
·
Davi
(37:35; II Sm 3:18; Sl 132:10).
·
O servo sofredor (52:13 – 53:12).
·
Grupo
de pessoas como os profetas (44:26).
·
Israel
restaurado (41:8,9; 42:1,19; 43:10; 44:1-2,21; 45:4; 48:20; 49:3,5-7).
Servir a Deus ou ser chamado e reconhecido
por seu servo é um grande privilégio. Os servos de Deus podem até sofrer nesse
mundo contrário a Deus e aos seus mandamentos e alianças, mas, ao final, lhes
és prometida uma grande herança como servos do Senhor (54:17; 63:17; 65:
8-9,13-15; 66:14).
Isaías, o servo do Senhor, deveria caminhar,
por sinal e prodígio contra o Egito e a Etiópia, desse jeito – parcialmente vestido
ou despido e descalço - por 3 anos – vs 3 - ou, conforme os cálculos hebraicos, por um período
de, pelo menos, uns quatorze meses.
Esse período tanto poderia se referir ao
período da duração do tempo da caminhada dele, como também da duração do tempo
antes que o sinal fosse cumprido.
O sinal profético (8:18; Dt 13:1-2; 28:46;
Jr 32:20) destacava a estupidez de se confiar no Egito e na Etiópia porque
eles, como muitas outras nações, cairiam diante dos assírios.
O rei da Assíria citado no verso 4, foi Esar-Hadorn
que cumpriu essa profecia em 670 a.C. Foi ele quem destruiu a esperança dos
israelitas na Assíria e a glória deles no Egito – vs 5. Se aqueles dois caíram,
o que seria deles diante da Assíria?
Assim, muitas vezes são os nossos olhos
postos na força terrena e no poder das armas ou das obras, mas nem sempre nosso
socorro vem disso, mas do Senhor.
Ezequias começou a confiar na ajuda do
Egito contra os assírios, mas Isaías, por pura graça divina, o persuadiu a
confiar, em vez disso, em Deus (30:1-2; 31:2).
O sinal demonstrado pelo servo do Senhor tinha
o objetivo de levar o povo de Judá a perceber que a coalizão Etiópia/Egito, por
mais que parecesse invencível ou competitiva, era frágil e que seria tolice
confiar no seu poder político ou militar como ajuda contra a Assíria.
Uma vez que o Egito não fora capaz de
resgatar Asdode da Assíria, como alguém poderia esperar escapar do julgamento
de Deus levado a cabo por meio da Assíria?
Is 20:1 No ano em que Tartã, enviado por
Sargom, rei da Assíria,
veio
a Asdode, e guerreou contra ela, e a tomou,
Is
20:2 Nesse mesmo tempo falou o SENHOR
por
intermédio de Isaías, filho de Amós, dizendo:
Vai,
solta o cilício de teus lombos,
e
descalça os sapatos dos teus pés.
E
ele assim o fez, indo nu e descalço.
Is
20:3 Então disse o SENHOR:
Assim
como o meu servo Isaías andou três anos nu
e
descalço, por sinal e prodígio sobre o Egito
e
sobre a Etiópia,
Is
20:4 Assim o rei da Assíria levará em cativeiro os presos do Egito,
e
os exilados da Etiópia, tanto moços como velhos,
nus
e descalços, e com as nádegas descobertas,
para
vergonha do Egito.
Is
20:5 E assombrar-se-ão, e envergonhar-se-ão,
por
causa dos etíopes, sua esperança,
como
também dos egípcios, sua glória.
Is
20:6 Então os moradores desta ilha dirão naquele dia:
Vede
que tal é a nossa esperança,
à
qual fugimos por socorro,
para
nos livrarmos
da
face do rei da Assíria!
Como
pois escaparemos nós?
Como podemos pensar também nós em
escaparmos do juízo de Deus que virá sobre todos os que o rejeitam para sempre?
...
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No entanto, lembre-se de juntar Cl 3:17 com 1 Co 10:31 :
devemos tudo fazer para a glória de Deus e em nome de Jesus! Deus o abençoe.