O pecado é coisa séria e exige sangue para expiação.
O sangue é a vida que está presenta na criatura. O pecado, então, gera a morte!
Deveria ser a morte do próprio pecador, mas Deus ainda lhe dá uma chance ou
diversas, mas ao custo de outras vidas, de outros sangues.
O pecado afasta a pessoa de Deus e cria uma barreira
instransponível que impede a pessoa de se achegar a Deus. A solução para isso
está no sangue, na vida.
Deus é o autor da vida! Não existe vida fora de
Deus! Deus não criou seres autônomos com capacidade de terem vida
independentemente de Deus. Toda vida de toda carne pertence a Deus. Todas as
vidas são de Deus.
Se todo pecado exige sangue para expiação, Deus
perdoa pecados?
Recentemente ouvi meu amigo dizer que o que o levou
a fé reformada foi o Pr. Joel que quando dava aula no seminário colocou uma
frase no quadro negro que o fez refletir e de tanto estudar, tornou-se um
teólogo reformado.
A frase era: “DEUS NÃO PERDOA PECADO”[1].
Estamos acostumados a pensar em Deus como sendo bom e nos esquecemos de que
este Deus que além de bom é também justo. Como conciliar a bondade, ou o amor
de Deus com sua justiça?
Este Deus justo não considera pecadinho e pecadão,
mas a alma que pecar, essa morrerá. Veja Ezequiel 18:4 Eis que todas as almas são minhas; como a alma do pai, também a alma do
filho é minha; a alma que pecar, essa morrerá. E o que diz também Paulo em Romanos
6:23? porque o salário do pecado é a morte,
mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor.
Não existe arrependimento e pedido de perdão tão
convincente que faça Deus perdoar. Se houvesse, porque teria morrido Cristo
Jesus?
O pecado gera uma dívida que tem que ser paga
inevitavelmente. Perdoar a culpa do culpado, mesmo estando o pecador
arrependido e tendo pedido perdão com todas as suas forças, é tão errado quanto
punir o inocente ou inocentar o culpado: uma tremenda injustiça!
Deus não faz vistas grossas aos pecados do pecador
arrependido, por isso proveu-lhe a possibilidade do perdão por meio do derramamento
do sangue, da vida.
O sacrifício é expiatório, feito no lugar do pecador
com o custo de outra vida. No entanto, o sangue de animais, conforme o escritor
de Hebreus, não pode aperfeiçoar para sempre o ofertante. Foi necessário um
sacrifício perfeito e este se deu na pessoa de Jesus Cristo.
Hebreus 9:9É
isto uma parábola para a época presente; e, segundo esta, se oferecem tanto
dons como sacrifícios, embora estes, no tocante à consciência, sejam
ineficazes paraaperfeiçoaraquele que presta culto,
Hebreus 10:1 Porque tendo a lei a sombra dos bens
futuros, e não a imagem exata das coisas, nunca, pelos mesmos sacrifícios que
continuamente se oferecem cada ano, pode aperfeiçoar os que a eles se chegam.
Hebreus 10:2 Doutra maneira, teriam deixado de se
oferecer, porque, purificados uma vez os ministrantes, nunca mais teriam
consciência de pecado.
Hebreus 10:3 Nesses sacrifícios, porém, cada ano se faz
comemoração dos pecados,
Hebreus 10:4 Porque é impossível que o sangue dos touros
e dos bodes tire os pecados.
Hebreus 10:5 Por isso, entrando no mundo, diz:
Sacrifício e oferta não quiseste, Mas corpo me preparaste;
Hebreus 10:6 Holocaustos e oblações pelo pecado não te
agradaram.
Hebreus 10:7 Então disse: Eis aqui venho (No princípio
do livro está escrito de mim), Para fazer, ó Deus, a tua vontade.
Hebreus 10:8 Como acima diz: Sacrifício e oferta, e
holocaustos e oblações pelo pecado não quiseste, nem te agradaram (os quais
se oferecem segundo a lei).
Hebreus 10:9 Então disse: Eis aqui venho, para fazer, ó
Deus, a tua vontade. Tira o primeiro, para estabelecer o segundo.
Hebreus 10:10 Na qual vontade temos sido santificados
pela oblação do corpo de Jesus Cristo, feita uma vez.
Então, na verdade, os nossos pecados não foram
perdoados, mas rigorosamente punidos na Pessoa de Jesus. Deus não perdoou a
nossa dívida, mas Jesus pagou-a por nós e para nós. (Rm. 8.1; Jo. 3.16).
Tenho de concluir que o texto DEUS NÃO PERDOA
PECADOS é certo! Todo pecado é punido e o custo de todo pecado é a morte!
Vejamos, em forma segmentada, o anexo pastoral do
Pastor Hernandes Dias Lopes, muito rico em seu conteúdo e apresentado de forma
muito clara que contribuirá para melhoria de nosso entendimento com relação à
salvação, à justificação e à glorificação:
A salvação na
perspectiva do tempo
A
salvação
é obra de Deus
e não do homem.
É salvação do pecado
e não no pecado.
É salvação pela graça divina
e não pelo mérito humano.
É recebida pela fé
e não pelas obras.
A
salvação
foi planejada na eternidade,
é executada na história
e será consumada no segunda vinda de Cristo.
A
salvação pode ser analisada na perspectiva do tempo.
Quanto ao passado
já fomos salvos, já fomos salvos da
condenação do pecado;
quanto ao presente
estamos sendo salvos, estamos sendo
salvos
do
poder do pecado;
e quanto ao futuro
seremos salvos, seremos salvos da
presença do pecado.
Em primeiro lugar,
quanto à justificação
já
fomos salvos
A
justificação
é um ato
e não um processo.
É feita fora de nós
e não em nós.
Acontece no tribunal de Deus
e não em nosso coração.
Pela
justificação,
Deus nos declara justos
em vez de nos tornar justos.
A
justificação
é completa
e não possui graus.
Todos os salvos
estão
justificados de igual forma.
A
justificação
é um ato legal e forense.
Com
base na justiça de Jesus,
o Justo,
Deus justifica
o injusto
sem deixar de ser justo.
Seria injusto
Deus justificar o injusto.
Porém, Deus,
é justo
e o justificador
do que crê.
Isso, porque Deus satisfez sua justiça
quando entregou seu Filho,
o Advogado Justo,
para sofrer as penalidades
que nós deveríamos sofrer.
Deus fez cair sobre ele
a iniquidade de todos nós.
Agradou a Deus
moê-lo.
Jesus foi traspassado
pelos nossos pecados.
Ele foi feito pecado
por nós.
Ele bebeu,
sozinho,
todo o cálice cheio da ira de Deus
contra nós,
pois éramos filhos da ira.
Pela morte de Cristo
a lei foi cumprida
e a justiça foi satisfeita,
de tal maneira que, agora,
Deus pode ser
justo
e justificador.
Deus considerou satisfatório
o sacrifício substitutivo do seu Filho
e nos declarou quites com sua justiça.
Já não pesa mais nenhuma condenação
sobre aqueles que estão em Cristo Jesus,
pois o próprio Jesus
é a nossa justiça.
Em segundo lugar,
quanto à santificação
estamos sendo salvos.
A
salvação
já está consumada
pelo sacrifício perfeito
e irrepetível de Cristo.
Diante
do tribunal de Deus
já estamos salvos.
Nossos
pecados passados, presentes e futuros
já foram tratados na cruz de Cristo.
Porém,
quanto ao processo da santificação,
estamos sendo transformados
de glória em glória
na imagem de Cristo.
Agora,
Deus está trabalhando em nós,
formando em nós o caráter de seu Filho.
Se
a justificação
é um ato,
a
santificação
é um processo
que começa na regeneração
e só terminará na glorificação.
Se
a justificação não tem graus,
a santificação tem.
Nem
todos os salvos
estão na mesma escala de crescimento
rumo à maturidade.
Precisamos,
dia a dia,
negarmo-nos a nós mesmos.
Precisamos
de alimento sólido
e de exercício contínuo,
a fim de fortalecermos as musculaturas
da nossa alma.
Se
Cristo
é o nosso substituto na justificação,
ele
é
o nosso modelo na santificação.
Em terceiro lugar,
quanto à glorificação
seremos salvos.
A
salvação
é um fato pretérito,
uma realidade presente
e uma garantia futura.
Todos
aqueles que foram conhecidos por Deus de antemão,
foram também predestinados,
chamados,
justificados
e glorificados.
Muito
embora a glorificação
seja um fato consumado nos decretos de Deus,
há de historificar-se apenas na segunda
vinda de Cristo.
Nós,
que já fomos salvos
da condenação do pecado
e estamos sendo salvos
do poder do pecado,
seremos, então,
salvos da presença do pecado.
Receberemos
um corpo
imortal, incorruptível, poderoso, glorioso e
celestial,
semelhante ao corpo da glória de Cristo.
Quando
Cristo voltar,
em sua majestade
e glória,
os mortos em Cristo
ressuscitarão primeiro
e os que estiverem vivos,
serão transformados
e arrebatados
para encontrarem o Senhor Jesus nos
ares,
e assim estaremos para sempre com o
Senhor.
Essa
expectativa bendita
não é apenas uma vaga esperança,
mas uma certeza inabalável.
Nós
que fomos escolhidos na eternidade
e chamados eficazmente no tempo,
seremos
recebidos na glória!
No presente
capítulo estamos vendo a oferta pelos pecados que vai ainda até 5:13. Reparem
que ele inicia o seu texto dizendo – vs. 2 - aos leigos: “Quando alguém
pecar...”. Era o pecado que tornava a pessoa inapropriada para estar na
presença de Deus e a oferta pelos pecados visava tratar desse aspecto do
pecado, purificando o pecador e o santuário para, dessa forma, restabelecer o
relacionamento com Deus.
Lv
4:1 Falou mais o SENHOR a Moisés, dizendo:
Lv 4:2 Fala aos filhos de
Israel, dizendo:
Quando uma alma
pecar, por ignorância,
contra
alguns dos mandamentos do SENHOR,
acerca
do que não se deve fazer,
e
proceder contra algum deles;
Lv 4:3 Se o sacerdote ungido
pecar para escândalo do povo,
oferecerá ao
SENHOR, pelo seu pecado, que cometeu,
um
novilho sem defeito, por expiação do pecado.
Lv 4:4 E trará o
novilho à porta da tenda da congregação,
perante
o SENHOR, e porá a sua mão sobre
a
cabeça do novilho,
e
degolará o novilho perante o SENHOR.
Lv 4:5 Então o sacerdote ungido
tomará do sangue do novilho,
e o trará à tenda
da congregação;
Lv 4:6 E o sacerdote molhará o
seu dedo no sangue,
e daquele sangue
espargirá sete vezes perante o SENHOR
diante
do véu do santuário.
Lv 4:7 Também o sacerdote porá
daquele sangue sobre
as pontas do
altar do incenso aromático,
perante
o SENHOR que está
na
tenda da congregação;
e todo o restante
do sangue do novilho derramará
à
base do altar do holocausto,
que
está à porta da tenda da congregação.
Lv 4:8 E tirará toda a gordura
do novilho da expiação;
a gordura que
cobre a fressura, e toda a gordura
que
está sobre a fressura,
Lv 4:9 E os dois
rins, e a gordura que está sobre eles,
que
está junto aos lombos,
e o redenho de
sobre o fígado, com os rins, tirá-los-á,
Lv 4:10 Como se
tira do boi do sacrifício pacífico;
e
o sacerdote os queimará sobre
o
altar do holocausto.
Lv 4:11 Mas o
couro do novilho, e toda a sua carne,
com
a sua cabeça e as suas pernas,
e
as suas entranhas, e o seu esterco,
Lv 4:12 Enfim, o
novilho todo levará fora do arraial
a
um lugar limpo, onde se lança a cinza,
e
o queimará com fogo sobre a lenha;
onde
se lança a cinza se queimará.
Lv 4:13 Mas, se toda a
congregação de Israel pecar por ignorância,
e o erro for
oculto aos olhos do povo,
e se fizerem contra alguns dos
mandamentos do SENHOR,
aquilo que não se
deve fazer, e forem culpados,
Lv 4:14 E quando o pecado que
cometeram for conhecido,
então a
congregação oferecerá um novilho,
por
expiação do pecado, e o trará diante
da
tenda da congregação,
Lv 4:15 E os
anciãos da congregação porão as suas mãos
sobre
a cabeça do novilho perante o SENHOR;
e
degolar-se-á o novilho perante o SENHOR.
Lv 4:16 Então o
sacerdote ungido trará do sangue do novilho
à
tenda da congregação,
Lv 4:17 E o
sacerdote molhará o seu dedo naquele sangue,
e
o espargirá sete vezes perante o SENHOR,
diante
do véu.
Lv 4:18 E daquele
sangue porá sobre as pontas do altar,
que
está perante a face do SENHOR,
na
tenda da congregação;
e
todo o restante do sangue derramará
à
base do altar do holocausto,
que
está diante da porta da tenda da congregação.
Lv 4:19 E tirará
dele toda a sua gordura, e queimá-la-á
sobre
o altar; Lv 4:20 E fará a este novilho,
como
fez ao novilho da expiação;
assim lhe fará, e
o sacerdote por eles fará propiciação,
e
lhes será perdoado o pecado.
Lv 4:21 Depois
levará o novilho fora do arraial,
e
o queimará como queimou o primeiro novilho;
é
expiação do pecado da congregação.
Lv 4:22 Quando um príncipe
pecar, e por ignorância proceder
contra algum dos
mandamentos do SENHOR seu Deus,
naquilo
que não se deve fazer, e assim for culpado;
Lv 4:23 Ou se o pecado que
cometeu lhe for notificado,
então trará pela
sua oferta um bode tirado das cabras,
macho
sem defeito;
Lv 4:24 E porá a sua mão sobre a
cabeça do bode,
e o degolará no
lugar onde se degola o holocausto,
perante
a face do SENHOR;
expiação
do pecado é.
Lv 4:25 Depois o sacerdote com o
seu dedo tomará
do sangue da expiação, e o porá
sobre as pontas
do altar do
holocausto;
então o restante do seu sangue
derramará
à base do altar
do holocausto.
Lv 4:26 Também queimará sobre o
altar toda a sua gordura
como gordura do
sacrifício pacífico;
assim o sacerdote por ele fará
expiação do seu pecado,
e lhe será
perdoado.
Lv 4:27 E, se qualquer pessoa do
povo da terra pecar por ignorância,
fazendo contra
algum dos mandamentos do SENHOR,
aquilo
que não se deve fazer, e assim for culpada;
Lv 4:28 Ou se o pecado que
cometeu lhe for notificado,
então trará pela
sua oferta uma cabra sem defeito,
pelo
seu pecado que cometeu,
Lv 4:29 E porá a
sua mão sobre a cabeça
da
oferta da expiação do pecado,
e
a degolará no lugar do holocausto.
Lv 4:30 Depois o sacerdote com o
seu dedo tomará do seu sangue,
e o porá sobre as
pontas do altar do holocausto;
e
todo o restante do seu sangue derramará
à
base do altar;
Lv 4:31 E tirará toda a gordura,
como se tira a gordura
do sacrifício
pacífico; e o sacerdote a queimará sobre o altar,
por
cheiro suave ao SENHOR;
e o sacerdote
fará expiação por ela,
e
ser-lhe-á perdoado o pecado.
Lv 4:32 Mas, se
pela sua oferta trouxer uma
cordeira
para expiação do pecado, sem defeito trará.
Lv 4:33 E porá a
sua mão sobre a cabeça da
oferta
da expiação do pecado,
e
a degolará por oferta pelo pecado,
no
lugar onde se degola o holocausto.
Lv 4:34 Depois o sacerdote com o
seu dedo tomará
do sangue da
expiação do pecado,
e
o porá sobre as pontas do altar do holocausto;
então todo o
restante do seu sangue derramará
na
base do altar.
Lv 4:35 E tirará toda a sua
gordura,
como se tira a
gordura do cordeiro do sacrifício pacífico;
e
o sacerdote a queimará sobre o altar,
em cima das
ofertas queimadas do SENHOR;
assim
o sacerdote por ele fará expiação
dos
seus pecados que cometeu,
e
ele será perdoado.
Nesse capítulo vimos o sacrifício pelos pecados por
ignorância dos sacerdotes, de toda a congregação, de um príncipe e de qualquer
pessoa.
Dependendo das posses, a oferta era feita com os
seguintes elementos, novilho, bode, cabra, ovelha, duas rolas ou dois
pombinhos, a décima parte de um efa de flor de farinha – a escolha dependia da
situação econômica do ofertante.
Fique à vontade para tecer seus comentários. No entanto, lembre-se de juntar Cl 3:17 com 1 Co 10:31 : devemos tudo fazer para a glória de Deus e em nome de Jesus! Deus o abençoe.
Em cada capítulo da Bíblia, você encontrará uma narrativa escrita podendo conter gráficos, tabelas, imagens e textos e um link de vídeo dessa postagem no YouTube. Confira!
Colabore: faça sua oferta voluntária! Entre em contato conosco para isso: +55-61-995589682
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Não esqueça de citar a fonte quando for fazer citações, referências em seus posts, pregações e livros. Acompanhe-nos no YouTube e em nossas redes e mídias sociais. Ajude-nos com suas orações!
As mensagens do JAMAIS DESISTA do caminho do Senhor são diárias, inéditas, baseadas na Bíblia e buscando sua conformação máxima à teologia reformada e representam o pensamento do autor na sua contínua busca das coisas pertencentes ao reino de Deus e a sua justiça.
Em cada capítulo da Bíblia, você encontrará uma narrativa escrita - com gráficos, tabelas, imagens e textos - e um link de vídeo dessa postagem no YouTube. Confira!
Paulo Freire – Uma avaliação relâmpago
-
É sempre surpreendente, para mim, ver que a maioria das referências feitas
ao professor Paulo Freire (1921-1997) são benevolentes e eivadas de
admiração. ...
TRANSTORNANDO O CALVINISMO
-
A doutrina Calvinista é a mais bela expressão do ensino bíblico
transmitida a nós pelo seu maior representante - João Calvino. É claro, a
de se ori...
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No entanto, lembre-se de juntar Cl 3:17 com 1 Co 10:31 :
devemos tudo fazer para a glória de Deus e em nome de Jesus! Deus o abençoe.