Jefté era homem valoroso, mas filho de uma
prostituta. Seu pai fora Gileade que gerara outros filhos com sua mulher e
estes discriminando Jefté, o expulsaram de sua terra dizendo que ele não
herdaria nada da casa de seu pai.
Jefté foge e habita em Tobe e homens levianos se
juntam a ele por um determinado tempo.
Nada se sabe de seu pai e sua mãe lhe dando proteção
ou educação e realmente não deve ter sido fácil ter a história que ele tinha e
conviver com isso, com essa rejeição e esse passado. Eu aqui me lembro de
Victor Emil Frankl, judeu, que passou pelo holocausto na Segunda Guerra Mundial
e sobreviveu que disse – e aprendeu isso enquanto viveu por três anos num campo
de concentração nazista - que o homem é puxado por valores e não por impulso.
O passado, o meio, a história de alguém, suas
experiências ao longo da vida, as circunstâncias que enfrenta não moldam o
caráter de ninguém, mas sim os seus valores, nos quais acredita. Meu pai foi
outro exemplo que eu atribuo de homem honesto, apesar de uma infância cruel e
perseguidora por causa de seu padrasto que o odiava.
Ambos tiveram tudo para se tornarem marginais e
seguidores de tudo o que não presta, mas vejo em ambos homens de valor, ou
valorosos. Assim, parecia ser Jefté, embora toda a sua vida, desde a infância
fora conturbada.
Quantas não foram as humilhações e perseguições que
não sofrera este filho de uma prostituta? E como veio a se tornar valoroso numa
terra de ninguém onde homens levianos a ele se ajuntaram?
O fato é que os anciãos de Israel, gananciosos,
estavam enfrentando problemas muito graves com os filisteus e os amonitas e
tinham buscado ao Senhor por causa da grande perseguição que sofriam.
Foi o Senhor quem levantou Jefté para os liderar e
vencer os inimigos de Israel. Os anciãos de Gileade o buscaram e com ele
negociaram para que, se vencesse, torna-se o líder deles. Eles a princípio
negociaram com Jefté para se tornar ele, se vencesse, o chefe deles, mas Jefté,
muito sagaz, acordou com eles não o tornar-se somente chefe, mas o cabeça ou o
chefe tribal – como se fosse um rei.
De um simples acordo verbal, agora estavam já
celebrando um pacto na presença do Senhor em Mizpa – vs. 10 - já tornando-se
assim o chefe de todos eles. O acordo estava condicionado a sua vitória, mas já
estavam celebrando isso como fato.
Foi também em Mizpa, anos depois, que Saul foi
proclamado rei diante do Senhor – I Sm 10:17.
Como líder deles e chefe, Jefté questiona a razão
dos amonitas estarem indo contra Israel e eles respondem dizendo que isso se
deu na ocasião quando Israel foi libertado do Egito e ao sair e subir do Egito
tomou a terra desde Amon até ao Laboque e ainda até ao Jordão. Eles estavam
querendo a devolução da terra conquistada.
No entanto, Jefté dá a eles uma aula de história e
mostra como conquistaram a terra que agora lhes pertencia tendo o Senhor
dado a eles e que não iriam devolver.
Jefté conhecia a história e parece que conhecia o Senhor e suas conquistas e como
tinha sido com Israel desde o Egito até o presente momento.
Jefté disse que estava inocente, que não tinha
pecado contra eles e apelou para o Senhor ser o árbitro e juiz entre os filhos
de Israel e os filhos de Amon, no entanto, o rei dos filhos de Amon não deu
ouvidos à mensagem que Jefté lhes enviará e a batalha irá começar.
No vs. 29 está escrito que por conta disso o
Espírito do Senhor se apossou de Jefté e este saiu furioso para desbaratar o
inimigo. A vitória era certa, mas Jefté não se conteve e teve de fazer um voto
pelo qual muito se arrependerá.
Não sou contra os votos e eles geralmente são feitos
em momentos de grande importância ou aflição, no entanto, há momentos que é
melhor estar de boca fechada e não votar, mas se votar, então que se cumpram os
votos feitos.
Jefté com tudo conquistado e com a vitória certa e
cheio do Espírito parte para luta, mas não se contenta com isso apenas e faz um
voto louco e oferece em holocausto àquele ou àquela que primeiro lhe sair ao
encontro em sua volta da vitória certa. Ele esperava que isso fosse um animal,
mas não foi.
Ele venceu os amonitas e Deus foi com ele em tudo e
deu o Senhor vitória e livramento aos filhos de Israel. Jefté volta vitorioso e
alegre, exultante com os resultados e com a conquista até que vê vindo ao seu
encontro, sem malícia, alegre com o retorno do pai e cheia de vida, a sua bela
filha.
O mundo de Jefté acabou ali naquele momento e
lamentou seu voto feito. Voto de tolo. Voto insensato, voto impensado. Que isso
sirva para você não fazer votos assim.
Ao contrário dos deuses pagãos, diz a BEG, Deus não
deveria ser adorado com sacrifícios humanos – Dt 32:17; Sl 106:37, 38. O voto
imprudente de Jefté mostra como lhe faltava fé para liderar; sem essa fé, sua
casa não seria estabelecida.
O fato é que Jefté fora mesmo rejeitado pelo Senhor
e poderia ter sido diferente, mas seu ponto culminante e final contra ele mesmo
foi seu voto insensato.
É muito triste essa história. O leitor até fica
torcendo para ele se sair bem por causa de seu passado e por causa de tanto o
que sofreu, mas fracassou e foi rejeitado. Na verdade, seu coração não estava
com o Senhor, se tivesse, nada disso teria acontecido.
Achei muito bem elaborada a explicação da BEG a qual
passo a transcrever abaixo que muita luz trará ao assunto complicado desse voto
e decisão de Jefté que o arruinou para sempre:
“11.35 rasgou as suas vestes. Um sinal de luto. passaste a ser... calamidade. Literalmente, "tu me
afligiste". Jefté teve pena não só de sua filha, mas de si mesmo. fiz voto. Apesar de Jefté ter feito um
voto, a maioria dos estudiosos considera que o seu ato foi impróprio. Trata-se
de uma questão complicada. A Lei (Lv 18.21; 20.2) e os profetas (Jr 19.5; Ez
20.30-31; 23.37,39) condenam o sacrifício humano, especialmente no contexto da
idolatria. Na verdade, essa prática repreensível era uma abominação promovida
pelo culto ao deus Quemos, o deus contra o qual Jeito estava lutando (veja o vs..
21). Ao mesmo tempo, a Lei também exigia que todo filho primogênito e todo
animal primogênito fosse entregue ao Senhor. A maioria dos animais primogênitos
devia ser sacrificada, mas os filhos primogênitos deviam ser resgatados (Êx
13.2,12-15). Fica implícito que os sacrifícios de resgate pelos filhos eram
substitutivos, indicando que o sacrifício humano era o conceito do qual essa
prática havia derivado. O sacrifício humano só é visto como algo aceitável aos
olhos de Deus no sacrifício de Jesus na cruz, o que o Senhor tinha em mente
quando instituiu o sistema de sacrifícios, em seguida à queda. Os atos de Jefté
devem ser julgados segundo as leis referentes aos votos. Salvo poucas exceções,
os votos precipitados (Nm 30) e até mesmo os votos feitos em decorrência de um
engano (vs. 9) devem ser honrados. É difícil saber exatamente quais eram as opções
de Jefté. É possível que pudesse resgatar sua filha com outro sacrifício. Nesse
caso, seus atos foram claramente repreensíveis. No entanto, caso o resgate não
fosse uma opção, devido ao seu voto insensato ele se viu obrigado a oferecer um
sacrifício de natureza condenável ou a quebrar um juramento feito a Deus. 11.39 o qual lhe fez. Alguns estudiosos
sugerem que Jefté não sacrificou a filha, mas apenas a consagrou ao Senhor. Apesar
da sutileza dos termos usados, parece mais apropriado entender que Jefté
ofereceu sua filha como holocausto. Não se tratava de uma questão de celibato,
mas sim, de sacrifício.”
Jz
11:1 Era então Jefté, o gileadita, homem valoroso,
porém filho de uma prostituta;
mas Gileade
gerara a Jefté.
Jz 11:2 Também a mulher de Gileade
lhe deu filhos,
e, sendo os
filhos desta mulher já grandes,
expulsaram
a Jefté, e lhe disseram:
Não herdarás na
casa de nosso pai,
porque
és filho de outra mulher.
Jz 11:3 Então Jefté fugiu de
diante de seus irmãos,
e habitou na terra
de Tobe; e homens levianos se ajuntaram
a
Jefté, e saíam com ele.
Jz 11:4 E aconteceu que, depois
de algum tempo,
os filhos de Amom
pelejaram contra Israel.
Jz 11:5 E sucedeu que, como os
filhos de Amom
pelejassem contra
Israel, foram os anciãos de Gileade
buscar
a Jefté na terra de Tobe.
Jz 11:6 E disseram a Jefté:
Vem, e sê o nosso
chefe; para que combatamos
contra
os filhos de Amom.
Jz 11:7 Porém Jefté disse aos
anciãos de Gileade:
Porventura não me
odiastes a mim, e não me expulsastes da
casa
de meu pai? Por que, pois, agora viestes a mim,
quando
estais em aperto?
Jz 11:8 E disseram os anciãos de
Gileade a Jefté:
Por isso tornamos
a ti, para que venhas conosco, e combatas
contra
os filhos de Amom; e nos sejas por chefe
sobre
todos os moradores de Gileade.
Jz 11:9 Então Jefté disse aos
anciãos de Gileade:
Se me levardes de
volta para combater
contra
os filhos de Amom, e o SENHOR mos der
diante
de mim, então eu vos serei por chefe? Jz
11:10 E disseram os anciãos de Gileade a Jefté:
O SENHOR será
testemunha entre nós, e assim o faremos
conforme
a tua palavra.
Jz 11:11 Assim Jefté foi com os
anciãos de Gileade,
e o povo o pôs
por chefe e príncipe sobre si;
e
Jefté falou todas as suas palavras
perante
o SENHOR em Mizpá.
Jz
11:12 E enviou Jefté mensageiros ao rei dos filhos de Amom, dizendo:
Que há entre mim e ti, que
vieste a mim a pelejar
contra a minha
terra?
Jz
11:13 E disse o rei dos filhos de Amom aos mensageiros de Jefté:
É porque, saindo Israel do
Egito, tomou a minha terra, desde
Arnom até
Jaboque, e ainda até ao Jordão:
Restitui-ma
agora, em paz.
Jz
11:14 Porém Jefté prosseguiu ainda em enviar mensageiros
ao rei dos filhos de Amom, Jz
11:15 Dizendo-lhe: Assim diz Jefté:
Israel não tomou,
nem a terra dos moabitas,
nem
a terra dos filhos de Amom.
Jz 11:16 Porque, subindo Israel
do Egito, andou pelo deserto
até ao Mar
Vermelho, e chegou até Cades.
Jz 11:17 E Israel enviou
mensageiros ao rei dos edomitas, dizendo:
Rogo-te que me
deixes passar pela tua terra.
Porém
o rei dos edomitas não lhe deu ouvidos;
enviou também ao
rei dos moabitas, o qual igualmente
não
consentiu; e assim Israel ficou em Cades.
Jz 11:18 Depois andou pelo
deserto e rodeou a terra dos edomitas
e a terra dos
moabitas, e veio do nascente do sol à terra dos
moabitas,
e alojou-se além de Arnom;
porém
não entrou nos limites dos moabitas,
porque
Arnom é limite dos moabitas.
Jz 11:19 Mas Israel enviou
mensageiros a Siom, rei dos amorreus,
rei de Hesbom; e
disse-lhe Israel:
Deixa-nos,
peço-te, passar pela tua terra até ao meu lugar.
Jz 11:20 Porém Siom não confiou
em Israel para este passar
nos seus limites;
antes Siom ajuntou todo o seu povo,
e
se acamparam em Jasa, e combateu contra Israel.
Jz 11:21 E o SENHOR Deus de
Israel deu a Siom,
com todo o seu
povo, na mão de Israel, que os feriu;
e Israel tomou
por herança toda a terra dos amorreus
que
habitavam naquela região.
Jz 11:22 E por herança tomaram
todos os limites dos amorreus,
desde Arnom até
Jaboque, e desde o deserto até ao Jordão.
Jz 11:23 Assim o SENHOR Deus de
Israel desapossou os amorreus
de diante do seu
povo de Israel; e os possuirias tu?
Jz 11:24 Não possuirias tu
aquilo que Quemós, teu deus,
desapossasse de
diante de ti?
Assim possuiremos nós todos
quantos o SENHOR nosso Deus
desapossar de
diante de nós.
Jz 11:25 Agora, pois, és tu
ainda melhor do que Balaque,
filho de Zipor, rei
dos moabitas?
Porventura contendeu ele em
algum tempo com Israel,
ou pelejou alguma
vez contra ele?
Jz 11:26 Enquanto Israel habitou
trezentos anos em Hesbom
e nas suas vilas,
e em Aroer e nas suas vilas,
em
todas as cidades que estão ao longo de Arnom,
por
que o não recuperastes naquele tempo?
Jz 11:27 Tampouco pequei eu
contra ti! Porém tu usas mal comigo em
pelejar contra
mim; o SENHOR, que é juiz,
julgue
hoje entre os filhos de Israel
e
entre os filhos de Amom.
Jz
11:28 Porém o rei dos filhos de Amom não deu ouvidos
às palavras que Jefté lhe
enviou.
Jz
11:29 Então o Espírito do SENHOR veio sobre Jefté,
e atravessou ele por Gileade e
Manassés,
passando por
Mizpá de Gileade, e de Mizpá de Gileade
passou
até aos filhos de Amom.
Jz 11:30 E Jefté fez um voto ao
SENHOR, e disse:
Se totalmente
deres os filhos de Amom na minha mão,
Jz 11:31 Aquilo
que, saindo da porta de minha casa,
me
sair ao encontro, voltando eu dos filhos de Amom
em
paz, isso será do SENHOR,
e
o oferecerei em holocausto.
Jz 11:32 Assim Jefté passou aos
filhos de Amom,
a combater contra
eles; e o SENHOR os deu na sua mão.
Jz 11:33 E os feriu com grande
mortandade, desde Aroer até chegar a
Minite, vinte
cidades, e até Abel-Queramim;
assim
foram subjugados os filhos de Amom
diante
dos filhos de Israel.
Jz 11:34 Vindo, pois, Jefté a
Mizpá, à sua casa,
eis que a sua
filha lhe saiu ao encontro com adufes
e
com danças; e era ela a única filha;
não
tinha ele outro filho nem filha.
Jz 11:35 E aconteceu que, quando
a viu, rasgou as suas vestes,
e disse: Ah!
filha minha, muito me abateste,
e
estás entre os que me turbam!
Porque
eu abri a minha boca ao SENHOR,
e
não tornarei atrás.
Jz 11:36 E ela lhe disse:
Meu pai, tu deste
a palavra ao SENHOR, faze de mim
conforme
o que prometeste;
pois
o SENHOR te vingou dos teus inimigos,
os
filhos de Amom.
Jz 11:37 Disse mais a seu pai:
Conceda-me isto:
Deixa-me por dois
meses que vá, e desça pelos montes,
e
chore a minha virgindade,
eu
e as minhas companheiras.
Jz 11:38 E disse ele:
Vai. E deixou-a
ir por dois meses; então foi ela com as suas
companheiras, e
chorou a sua virgindade pelos montes.
Jz 11:39 E sucedeu que, ao fim
de dois meses, tornou ela para seu pai,
o qual cumpriu
nela o seu voto que tinha feito;
e
ela não conheceu homem;
e daí veio o
costume de Israel,
Jz
11:40 Que as filhas de Israel iam de ano em ano
lamentar,
por quatro dias, a filha de Jefté,
o
gileadita.
A história de Jefté ainda não acabou e continuará no
próximo capítulo, sendo ele o oitavo juiz sobre Israel.
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