Como já dissemos, Atos foi escrito para
orientar a igreja em sua missão permanente por meio do relato de como o
Espírito Santo capacitou os apóstolos para propagar o testemunho de Cristo ao
mundo gentio. Estamos no capítulo 8, da parte III.
Breve síntese do capítulo 8
O capítulo 8 começa dizendo que Saulo
consentia na morte de Estêvão e mais do que isso perseguia zelosamente à
igreja. Se Paulo foi o que foi para o cristianismo, como não era eficaz a
perseguição de Saulo aos irmãos?
Como é misteriosa a obra de Deus! Em
Jerusalém somente ficou a liderança porque o restante dos crentes foram
dispersos e, indo pelo caminho, pregavam a palavra por toda a parte.
A partir do verso 5, Lucas começa a narrar
uma parte da história de Filipe que pregava/evangelizava sobre o reino de Deus
e sobre o nome de Jesus, batizava os que criam e, diz a Bíblia, multidões
atendiam unânimes as coisas que dizia e assim ouviam e viam os sinais que ele
operava.
O que Filipe fazia? (Ir – pregar –
evangelizar – curar - batizar); o que Filipe pregava? (O reino de Deus – o nome
de Jesus); o que a multidão ouvia e via? (A palavra de Deus, sinais, milagres e
prodígios).
Vejamos o presente capítulo com mais
detalhes, conforme ajuda da BEG:
III. O TESTEMUNHO APOSTÓLICO NA JUDEIA E EM SAMARIA (8.1-11.18).
A perseguição causou o deslocamento do
testemunho apostólico de Jerusalém para a Judeia e Samaria, como Jesus havia
ordenado.
Quanto a isso, dois acontecimentos importantes
possibilitaram que o testemunho dos apóstolos se propagasse geograficamente: a
conversão de Paulo ao Cristianismo e o crescimento espiritual de Pedro (isto é,
o seu entendimento de que os cristãos gentios tinham tanto direito às promessas
de Deus quanto os cristãos judeus).
Doravante, do primeiro verso, aqui, até o
capítulo 11, estaremos vendo esse testemunho apostólico na Judeia e em Samaria.
Jesus ordenou a seus apóstolos que fossem testemunhas na Judeia e em Samaria
(1.8).
Lucas passa a registrar a segunda fase do
ministério apostólico (primeira fase: 3.1-7.60; terceira fase: 13.1-28.31).
Para melhor entendimento, dividiremos esta
parte III em seis seções: A. O testemunho se propaga (8.1-40) – veremos agora; B. A conversão de Paulo e
o crescimento da igreja (9.1-31); C. O testemunho continua a se propagar
(9.32-43); D. O testemunho alcança os gentios de Samaria (10.1-11.18); E. A
igreja em Antioquia da Síria (11.19-30); e, F Perseguição e julgamento em
Jerusalém (12.1-25).
A. O testemunho se propaga (8.1-40).
A igreja em Jerusalém sofreu nova
perseguição e muitos cristãos deixaram a cidade, levando o evangelho de Cristo
com eles. Lucas relata vários exemplos dessa difusão do evangelho na Judeia e
em Sararia.
Embora houvesse a difusão do evangelho, Saulo,
porém, assolava a igreja. O verbo grego 'assolar' tem um significado
considerável, refletindo não apenas perseguição ideológica como também
violência física por meio de torturas.
Com essa terrível perseguição, zelosa ao
extremo, muitos cristãos foram dispersos e ao serem espalhados, espalhavam
também a palavra da pregação. A perseguição fez com que o evangelho se
propagasse rapidamente (11.19).
Um desses homens que saíram pregando foi
Filipe que realizava grandes sinais miraculosos e o povo lhe deu atenção
máxima. Também ocorria que muitos espíritos imundos saiam das pessoas, dando
gritos, e muitos paralíticos e mancos eram curados. Ele estava pregando em fuga
na cidade de Samaria.
Isso despertou a curiosidade de um grande
mago da região, Simão. Simão o mágico (também conhecido como Simão Mago) é
mencionado com frequência em escritos antigos do período pos-neotestamentário e
na literatura extra bíblica antiga como sendo um arqui-inimigo da igreja e
líder do movimento herético dos agnósticos.
O gnosticismo ensina que o ser humano
alcança a salvação por meio de conhecimentos secretos a respeito de Deus, e não
pelo mérito da morte substitutiva de Cristo em favor dos pecadores.
Justino Mártir (m. 165 d.C.), que era ele
mesmo um samaritano, afirmou que a maioria dos samaritanos considerava Simão
como um deus supremo (chamavam-no de "o Grande Poder'; vs. 10).
Irineu (m. c. 202 d.C.), que escreveu
extensivamente contra o gnosticismo em Contra Heresias, indicou que Simão era
um dos fundadores da heresia gnóstica.
O livro apócrifo de Atos de Pedro (datado
do século 2 d.C.) descreve os ensinamentos e os poderes de Simão.
Embora esse Simão do vs. 9 possa se referir
a outra pessoa, os pais da igreja consideraram os dois como sendo o mesmo
indivíduo e o contexto de 8.9-11 (que descreve o seu caráter e a sua atitude de
samaritano) certamente favorece essa conclusão.
O próprio Simão abraçou a fé; e, tendo sido
batizado, creu e passou a seguir Filipe, por onde quer que ele andasse. À luz
da informação na nota sobre o vs. 9, essa fé de Simão baseava-se provavelmente
num conhecimento superficial e não numa verdadeira aceitação de Jesus, pois o
seu interesse estava nos 'sinais e grandes milagres' que Pedro fazia e não num
compromisso genuíno com Jesus.
Como havia muita gente que tinha abraçado a
fé, enviaram para lá tanto Pedro quanto João e estes, quando chegaram, oraram
pelos crentes para que recebessem o Espírito Santo – vs. 15.
Os cristãos samaritanos, até aquele momento,
não haviam recebido evidência do derramamento do Espírito Santo, algo
característico do período neotestamentário.
Como consequência da fé em Cristo, o
Espirito Sano veio habitar com eles (Rm 8.9), mas os apóstolos lhes impuseram
as mãos para que houvesse um derramamento especial do Espírito.
No entanto, o registro não explica em
detalhes qual foi a manifestação que o Espírito Santo realizou entre eles (p.
ex., falar em línguas, dom da profecia, etc.).
O fato claro era que o Espírito Santo ainda
não havia descido sob nenhum deles, pois apenas tinham sido batizados em água
no nome do Senhor Jesus.
Esse segundo batismo ocorreu nesse momento
porque os apóstolos haviam inaugurado uma segunda fase geográfica na propagação
do evangelho à medida que se deslocavam para Samaria (8.1 - 11.18).
O procedimento normal do Novo Testamento é
apenas um batismo a ser realizado em nome do Pai, do filho e do Espírito Santo
(Mt 28.19).
Outras demonstrações extraordinárias do
Espírito ocorreram em outros momentos:
üAt
2, quando do primeiro derramamento.
üAqui,
quando Pedro chegou a Samaria;
ü10.44,
quando Pedro pregou pela primeira vez aos gentios.
ü19.4-7,
quando Paulo chegou a Éfeso.
Em cada caso, pelo menos um dos apóstolos
estava presente, indicando que o derramamento extraordinário do Espírito
inaugurava um novo estágio do sucesso missionário do testemunho apostólico.
Ora – vs. 17 - Pedro e João lhes impunham
as mãos, e eles recebiam o Espírito Santo. Isso chamou a atenção de Simão que
viu e gostou e desejou o mesmo poder para ele, estando disposto a pagar para
obtê-lo. Óbvio que algo acontecia que deixava claro a todos que eles estavam
recebendo o Espírito Santo pela imposição das mãos dos apóstolos.
Foi ele mesmo que disse a Pedro e a João:
"Deem-me também este poder, para que
a pessoa sobre quem eu impuser as mãos receba o Espírito Santo". (vs.
19).
Pedro, diante da oferta dele, responde
rispidamente e com energia: 'Sejam destruídos tu e o teu dinheiro' (cf. Mt
7.13; Ap 17.8).
Simão demonstrou, por meio de seus atos e
palavras, que não era um verdadeiro crente em Cristo; ainda era "servo do
pecado" (cf. Rm 6.16; 8.8) e tinha a boca cheia de amargura (cf. Dt 29.18;
Rm 3.14). Uma profissão de fé sem arrependimento indica a ausência de fé verdadeira.
Depois da repreensão de Pedro, ele teve
medo e pediu oração. Pedro e João voltaram para Jerusalém, mas pelo caminho
foram pregando em vários locais dos samaritanos.
Filipe recebe a visita de um anjo do Senhor
que pede a ele para ir para o sul, para uma estrada deserta que descia de
Jerusalém a Gaza. Filipe obedeceu.
No caminho, Filipe encontra um eunuco etíope.
Esse homem era o ministro das finanças da Etiópia, hoje a atual Núbia, uma área
que se estende da atual Assuã, no Egito, até Cartum, no Sudão.
Ele era eunuco, ou seja, um oficial
emasculado da corte real, ou a um alto funcionário do governo, não
necessariamente emasculado. Na Septuaginta (a tradução grega do AT) e em
escritos extra bíblicos, muitas vezes o termo significa um oficial do governo.
Ele era encarregado dos tesouros de Candace,
rainha dos etíopes. O título da rainha-mãe que exercia o governo sobre as
questões seculares em lugar de seu filho que, como filho do sol, era
considerado um ser espiritual e não deveria se envolver com os assuntos
triviais do governo do Estado.
O fato era que aquele eunuco estava vindo a
Jerusalém para adorar a Deus e foi na sua volta para casa, enquanto lia o
profeta Isaías, que surge diante dele Filipe.
Caso o etíope estivesse lendo a passagem
sobre a misericórdia do Senhor para com os eunucos (Is 56.3-5; cf. Dt 23.1),
seria de esperar que também conhecesse a passagem de Is 53.
Foi o próprio Espírito Santo quem disse
para Filipe para se aproximar daquela carruagem e acompanhá-la. Em obediência,
Filipe se aproximou dela e ouviu ele lendo Isaías. Nos tempos antigos, ler em
voz alta era uma prática comum.
Filipe começou uma abordagem com ele e
perguntou se ele entendia o que lia ao que o eunuco disse que não e que
precisava de alguém que explicasse para ele.
Então Filipe, aproveitando a oportunidade, anunciou-lhe
a Jesus. Filipe começou em Is 53 e identificou o servo da passagem com Jesus, o
servo sofredor. Lucas parece sugerir que Filipe utilizou outras passagens do
Antigo Testamento para identificar Jesus como o Messias.
Eles prosseguiam viagem até ao ponto em que
encontraram água pelo caminho e o eunuco manifestou o desejo de ser batizado e
assim foi feito por Filipe. Quando saíram da água, o Espírito do Senhor
arrebatou Filipe repentinamente. O eunuco não o viu mais e, cheio de alegria,
seguiu o seu caminho. Filipe, porém, apareceu em Azoto – vs. 39,40.
Azoto era uma antiga cidade litorânea de
Asdode (1 Sm 5.1), uma das cinco cidades filisteias, localizada cerca de 30 km
ao norte da costa de Gaza e aproximadamente 95 km ao sul de Cesareia.
Filipe pregou o evangelho em todas as
cidades ao longo do litoral até chegar a Cesareia, uma grande cidade marítima
construída por Herodes, o Grande, próxima à Torre de Estratão.
Possuía um porto excelente que Herodes
expandiu para incrementar o tráfego marítimo (21.8) e também serviu de centro
de operações para procuradores romanos tais como Pilatos, Félix (23.23-24.4) e
Festo (25.6).
Filipe pode ter fixado residência em
Cesareia, pois nos anos seguintes ele ainda estava na cidade (21.8).
At 8:1 E Saulo
consentia na
sua morte.
Naquele dia,
levantou-se
grande perseguição contra a igreja em Jerusalém;
e todos, exceto
os apóstolos,
foram
dispersos pelas regiões da Judéia e Samaria.
At 8:2 Alguns homens piedosos
sepultaram
Estêvão
e fizeram
grande pranto sobre ele.
At 8:3 Saulo, porém,
assolava a
igreja,
entrando
pelas casas;
e,
arrastando homens e mulheres,
encerrava-os
no cárcere.
At 8:4 Entrementes, os que foram
dispersos
iam por toda
parte
pregando
a palavra.
At 8:5 Filipe,
descendo à
cidade de Samaria,
anunciava-lhes
a Cristo.
At 8:6 As multidões atendiam,
unânimes,
às
coisas que Filipe dizia,
ouvindo-as
e
vendo os sinais que ele operava.
At
8:7 Pois os espíritos imundos
de
muitos possessos
saíam
gritando em alta voz;
e
muitos paralíticos e coxos
foram
curados.
At 8:8 E houve grande alegria naquela
cidade.
At 8:9 Ora, havia certo homem, chamado
Simão,
que ali
praticava a mágica,
iludindo
o povo de Samaria,
insinuando
ser ele grande vulto;
At
8:10 ao qual todos davam ouvidos,
do
menor ao maior, dizendo:
Este homem é
o poder de Deus,
chamado o
Grande Poder.
At 8:11 Aderiam a ele
porque havia
muito os iludira com mágicas.
At 8:12 Quando, porém, deram crédito a
Filipe,
que os
evangelizava
a
respeito do reino de Deus
e
do nome de Jesus Cristo,
iam
sendo batizados,
assim
homens como mulheres.
At
8:13 O próprio Simão abraçou a fé;
e,
tendo sido batizado,
acompanhava
a Filipe de perto,
observando
extasiado
os sinais e
grandes milagres praticados.
At 8:14 Ouvindo os apóstolos, que
estavam em Jerusalém,
que Samaria
recebera a palavra de Deus,
enviaram-lhe
Pedro e João;
At
8:15 os quais, descendo para lá,
oraram
por eles para que recebessem
o
Espírito Santo;
At
8:16 porquanto não havia ainda descido
sobre
nenhum deles,
mas
somente haviam sido batizados
em o nome do
Senhor Jesus.
At 8:17
Então, lhes impunham as mãos,
e
recebiam estes
o
Espírito Santo.
At 8:18 Vendo, porém, Simão que,
pelo fato de
imporem os apóstolos as mãos,
era
concedido o Espírito [Santo],
ofereceu-lhes
dinheiro,
At 8:19
propondo:
Concedei-me
também a mim este poder,
para
que aquele sobre quem eu impuser as mãos
receba
o Espírito Santo.
At 8:20 Pedro, porém, lhe respondeu:
O teu
dinheiro seja contigo para perdição,
pois
julgaste adquirir, por meio dele,
o
dom de Deus.
At 8:21 Não
tens parte nem sorte neste ministério,
porque
o teu coração não é reto diante de Deus.
At 8:22
Arrepende-te, pois, da tua maldade
e roga ao
Senhor;
talvez
te seja perdoado o intento do coração;
At
8:23 pois vejo que estás em fel de amargura
e
laço de iniqüidade.
At 8:24 Respondendo, porém, Simão lhes
pediu:
Rogai vós por
mim ao Senhor,
para
que nada do que dissestes sobrevenha a mim.
At 8:25 Eles, porém, havendo testificado
e falado a palavra do Senhor,
voltaram para
Jerusalém
e
evangelizavam muitas aldeias dos samaritanos.
At 8:26 Um anjo do Senhor falou a
Filipe, dizendo:
Dispõe-te
e vai para o
lado do Sul,
no
caminho que desce de Jerusalém a Gaza;
este
se acha deserto.
Ele
se levantou e foi.
At 8:27 Eis que um etíope,
eunuco,
alto
oficial de Candace,
rainha
dos etíopes,
o qual era
superintendente de todo o seu tesouro,
que
viera adorar em Jerusalém,
At
8:28 estava de volta
e,
assentado no seu carro,
vinha
lendo o profeta Isaías.
At 8:29 Então, disse o Espírito a
Filipe:
Aproxima-te
desse carro
e
acompanha-o.
At 8:30 Correndo Filipe,
ouviu-o ler o
profeta Isaías e perguntou:
Compreendes
o que vens lendo?
At 8:31 Ele respondeu:
Como poderei
entender,
se
alguém não me explicar?
E convidou Filipe a subir
e a sentar-se junto a ele.
At 8:32 Ora, a passagem da Escritura que
estava lendo era esta:
Foi levado
como ovelha ao matadouro;
e,
como um cordeiro mudo perante o seu tosquiador,
assim
ele não abriu a boca.
At 8:33 Na
sua humilhação,
lhe
negaram justiça;
quem
lhe poderá descrever a geração?
Porque da
terra a sua vida é tirada.
At 8:34 Então, o eunuco disse a Filipe:
Peço-te que
me expliques a quem se refere o profeta.
Fala
de si mesmo ou de algum outro?
At 8:35 Então, Filipe explicou;
e, começando
por esta passagem da Escritura,
anunciou-lhe
a Jesus.
At 8:36 Seguindo eles caminho fora,
chegando a
certo lugar onde havia água, disse o eunuco:
Eis
aqui água; que impede que seja eu batizado?
At 8:37 [Filipe respondeu:
É lícito,
se
crês de todo o coração.
E, respondendo ele, disse:
Creio que
Jesus Cristo
é
o Filho de Deus.]
At 8:38 Então, mandou parar o carro,
ambos
desceram à água,
e
Filipe batizou o eunuco.
At 8:39 Quando saíram da água,
o Espírito do
Senhor
arrebatou
a Filipe,
não
o vendo mais o eunuco;
e
este foi seguindo o seu caminho,
cheio
de júbilo.
At 8:40 Mas Filipe
veio a
achar-se em Azoto;
e, passando
além,
evangelizava
todas as cidades até chegar a Cesaréia.
Que história bonita a de Filipe. Merece um
estudo sério e dedicado. Poderemos meditar no apoio que enviou os apóstolos à
Samaria ao encaminhar a eles Pedro e João que oravam e ele recebiam o Espírito
Santo; que este fato despertou o desejo de Simão, o mágico, em obter o mesmo
poder para que impondo ele as mãos também recebessem o Espírito Santo; o anjo
que lhe sugeriu evangelizar o eunuco; o Espírito Santo que tele transportou Filipe...
Meu Deus, há tantos mistérios e maravilhas nos teus caminhos....
Muita paz pastor,eu sei que essa pergunta é fora de contexto,mas eu procurei por vários veículos de comunicação a resposta para essa pergunta: qual era a distância de onde Filipe batizou o eunuco até azoto?
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Fique à vontade para tecer seus comentários. No entanto, lembre-se de juntar Cl 3:17 com 1 Co 10:31 : devemos tudo fazer para a glória de Deus e em nome de Jesus! Deus o abençoe.
Em cada capítulo da Bíblia, você encontrará uma narrativa escrita podendo conter gráficos, tabelas, imagens e textos e um link de vídeo dessa postagem no YouTube. Confira!
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Em cada capítulo da Bíblia, você encontrará uma narrativa escrita - com gráficos, tabelas, imagens e textos - e um link de vídeo dessa postagem no YouTube. Confira!
Paulo Freire – Uma avaliação relâmpago
-
É sempre surpreendente, para mim, ver que a maioria das referências feitas
ao professor Paulo Freire (1921-1997) são benevolentes e eivadas de
admiração. ...
TRANSTORNANDO O CALVINISMO
-
A doutrina Calvinista é a mais bela expressão do ensino bíblico
transmitida a nós pelo seu maior representante - João Calvino. É claro, a
de se ori...
1 comentários:
Muita paz pastor,eu sei que essa pergunta é fora de contexto,mas eu procurei por vários veículos de comunicação a resposta para essa pergunta: qual era a distância de onde Filipe batizou o eunuco até azoto?
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Fique à vontade para tecer seus comentários.
No entanto, lembre-se de juntar Cl 3:17 com 1 Co 10:31 :
devemos tudo fazer para a glória de Deus e em nome de Jesus! Deus o abençoe.