Como já dissemos, Atos foi escrito para
orientar a igreja em sua missão permanente por meio do relato de como o
Espírito Santo capacitou os apóstolos para propagar o testemunho de Cristo ao
mundo gentio. Estamos no capítulo 25, da parte IV.
Breve síntese do capítulo 25
Festo estava querendo se aparecer diante
dos judeus e agradá-los, por isso tinha olhos grandes em Paulo, mas não pela
sua vida, nem pelo que Paulo pregava, mas por interesses.
Quem estava no controle da cidade e tinha
autoridade não estava nem ai para aquele homem que transportava a palavra de
salvação de suas almas. Como pode? Eram desprezadores de bênçãos e
perseguidores de maldições. Assim é a humanidade! Lamentável!
Paulo não entra no jogo dele e apela para
César e para César que tinha apelado é encaminhado. Paulo tinha em mente a
palavra profética que Jesus tinha lhe falado quando o Senhor tinha se posto ao
seu lado, na sua cama, em Atos 23:11, e lhe disse para ter coragem porque iria
dar seu testemunho também em Roma.
Depois de alguns dias chega ali o rei
Agripa e sua mulher Berenice e lá vai Festo se exibir e expõe Paulo, o
espetáculo para eles... Nas palavras de Festo um grande desprezo por Jesus e
pelo Caminho: “... e particularmente a
certo morto, chamado Jesus, que Paulo afirmava estar vivo...”.
Vejamos o presente capítulo com mais
detalhes, conforme ajuda da BEG:
IV. O TESTEMUNHO APOSTÓLICO AOS CONFINS DA TERRA (13.1-28.31) – continuação.
Como já dissemos, Paulo, como testemunha
apostólica de Cristo, sofreu a mesma perseguição que os apóstolos haviam
sofrido antes dele. Em suas três viagens missionárias e em suas prisões, Paulo
levou o evangelho aos confins da terra e foi capacitado poderosamente pelo
Espírito Santo para dar testemunho da verdade e chamar muitos judeus e gentios
à fé.
Essa parte foi dividida em 7 seções: A. A
primeira viagem missionária de Paulo (13.1-14.28) – já vimos; B. O concílio de Jerusalém (15.1-35) – já vimos; C. A segunda viagem
missionária de Paulo (15.36-18.22) – já
vimos; D. A terceira viagem missionária de Paulo (18.23-21.14) – já vimos; E. A detenção, o julgamento e
a prisão de Paulo em Jerusalém (21.15-26.32) – estamos vendo; F A viagem de Paulo a Roma (27.1-28.16); e, G. Os
dois anos do ministério de Paulo na sua prisão domiciliar em Roma (28.17-31).
E. A detenção, o julgamento e a prisão de Paulo em Jerusalém
(21.15-26.32) - continuação.
Como dissemos, veremos até o capítulo 26, a
detenção, o julgamento e a prisão de Paulo na Palestina. Lucas registra como os
judeus incrédulos fizeram falsas acusações contra Paulo quando este retornou a
Jerusalém para celebrar a festa de Pentecostes. Essa série de acontecimentos
mostra que Paulo não foi responsável pela discórdia que ocorreu entre ele e os
judeus incrédulos.
Festo protegeu Paulo enquanto este esteve
sob custódia romana, recusando os pedidos de transferência feitos pelos judeus.
Desse modo, Festo salvou a vida de Paulo, uma vez que este desfrutava de sua
proteção na Cesareia. Festo observou que ele mesmo iria para o seu
quartel-general na Cesareia em breve.
Os judeus queriam Paulo, mas para matá-lo,
por isso insistiam com Festo para o enviarem a Jerusalém. Festo pediu a eles
que fossem lá acusá-lo, primeiramente e se ficasse provado algo contra ele,
poderia ser que conseguissem algum intento.
Eles enviaram alguns judeus que cercaram
Paulo com graves acusações contra ele, mas nada disso podiam provar. A partir
do vs. 8, Paulo faz sua defesa dizendo e afirmando que nada fizera de errado
contra a lei dos judeus, contra o templo ou contra César – vs. 8.
Festo, habilmente e com sutileza, procurou
dissuadir Paulo a ir com eles para Jerusalém, mas como ele era cidadão romano,
Paulo apelou para César.
Percebendo que Festo estava para conceder o
pedido de transferência para Jerusalém, Paulo exerceu seus direitos de cidadão
romano e solicitou ser julgado perante César (Nero), em Roma.
Nesse momento da História, Nero, sob a
benevolente influência do filósofo estoico Séneca, e ainda não havia
demonstrado a sua perversidade contra os cristãos.
Paulo talvez tivesse esperança de poder
dialogar com Nero e fazer com que o Cristianismo fosse declarado oficialmente
como uma religião lícita.
Festo consultou os seus conselheiros e
decidiu que Paulo iria para Roma, para César. Antes disso, alguns dias depois,
veio visitar Festo, o rei Agripa e Berenice.
O rei Agripa era Herodes Agripa II, filho
de Agripa I e neto de Herodes, o Grande. Berenice era a filha mais velha de
Herodes Agripa I. Ficou viúva duas vezes antes de passar a ter um relacionamento
incestuoso com seu irmão Herodes Agripa II.
Apesar do escândalo dessa relação, ela, com
frequência, era apresentada, em ocasiões oficiais, como sendo a rainha de
Herodes (p. ex., vs. 13,23).
Festo explicou a eles o caso de Paulo como
um homem deixado por Félix preso e que era odiado pelos chefes dos sacerdotes e
pelos principais líderes judeus. Eles tinham contra ele, Paulo, fortes
acusações, mas não tinham provas.
O rei Agripa se interessou em ouvir Paulo e
este foi trazido à presença deles. Festo queria um motivo para enviá-lo a Roma
para ser julgado, por isso aproveitou a ocasião da visita do rei e de sua
esposa para pedir ajuda a fim de redigir suas acusações.
Nos vs. 25 e 26, Festo se referiu a Cesar
como "imperador" (do grego sebastos,
correspondente ao latim augustos,
"o venerado”) e "soberano" (do grego kyrios, que significa "senhor”), um termo que passou a ser
usado com muita frequência como um título para César, possivelmente visando
atribuir-lhe qualidades divinas.
At 25:1 Tendo, pois, Festo assumido o
governo da província,
três
dias depois, subiu de Cesareia para Jerusalém;
At
25:2 e, logo, os principais sacerdotes
e
os maiorais dos judeus lhe apresentaram
queixa
contra Paulo
e
lhe solicitavam, At 25:3 pedindo como favor,
em
detrimento de Paulo,
que
o mandasse vir a Jerusalém,
armando
eles cilada para o matarem
na
estrada.
At 25:4 Festo, porém, respondeu achar-se
Paulo detido em Cesareia;
e que ele
mesmo, muito em breve, partiria para lá.
At 25:5 Portanto, disse ele,
os
que dentre vós estiverem habilitados que desçam comigo;
e,
havendo contra este homem qualquer crime, acusem-no.
At 25:6 E, não se demorando entre eles
mais de oito ou dez dias,
desceu
para Cesareia; e, no dia seguinte, assentando-se no tribunal,
ordenou
que Paulo fosse trazido.
At 25:7 Comparecendo este,
rodearam-no
os judeus que haviam descido de Jerusalém,
trazendo
muitas e graves acusações contra ele,
as
quais, entretanto, não podiam provar.
At 25:8 Paulo, porém, defendendo-se,
proferiu as seguintes palavras:
Nenhum
pecado cometi contra a lei dos judeus,
nem
contra o templo,
nem
contra César.
At 25:9 Então, Festo, querendo assegurar
o apoio dos judeus,
respondeu a
Paulo:
Queres
tu subir a Jerusalém e ser ali julgado por mim
a
respeito destas coisas?
At 25:10 Disse-lhe Paulo:
Estou
perante o tribunal de César, onde convém seja eu julgado;
nenhum
agravo pratiquei contra os judeus,
como
tu muito bem sabes.
At
25:11 Caso, pois, tenha eu praticado algum mal ou crime
digno
de morte,
estou
pronto para morrer;
se,
pelo contrário, não são verdadeiras as coisas de que me acusam,
ninguém,
para lhes ser agradável, pode entregar-me a eles.
Apelo
para César.
At 25:12 Então, Festo, tendo falado com
o conselho, respondeu:
Para
César apelaste, para César irás.
At 25:13 Passados alguns dias,
o
rei Agripa e Berenice chegaram a Cesareia a fim de saudar a Festo.
At 25:14 Como se demorassem ali alguns
dias,
Festo
expôs ao rei o caso de Paulo, dizendo:
Félix
deixou aqui preso certo homem,
At
25:15 a respeito de quem os principais sacerdotes
e
os anciãos dos judeus apresentaram queixa,
estando
eu em Jerusalém,
pedindo
que o condenasse.
At
25:16 A eles respondi que não é costume dos romanos
condenar
quem quer que seja,
sem
que o acusado tenha presentes
os
seus acusadores e possa defender-se
da
acusação.
At
25:17 De sorte que, chegando eles aqui juntos,
sem
nenhuma demora,
no
dia seguinte, assentando-me no tribunal,
determinei
fosse trazido o homem;
At
25:18 e, levantando-se os acusadores,
nenhum
delito referiram dos crimes
de
que eu suspeitava.
At
25:19 Traziam contra ele algumas questões referentes
à
sua própria religião
e
particularmente a certo morto, chamado Jesus,
que
Paulo afirmava estar vivo.
At
25:20 Estando eu perplexo quanto ao modo
de
investigar estas coisas,
perguntei-lhe
se queria ir a Jerusalém para ser ali
julgado
a respeito disso.
At
25:21 Mas, havendo Paulo apelado para que ficasse
em
custódia para o julgamento de César,
ordenei
que o acusado
continuasse
detido até que eu o enviasse a César.
At 25:22 Então, Agripa disse a Festo:
Eu
também gostaria de ouvir este homem.
Amanhã,
respondeu ele, o ouvirás.
At 25:23 De fato, no dia seguinte,
vindo
Agripa e Berenice, com grande pompa,
tendo
eles entrado na audiência
juntamente
com oficiais superiores e homens
eminentes
da cidade,
Paulo
foi trazido por ordem de Festo.
At 25:24 Então, disse Festo:
Rei
Agripa e todos vós que estais presentes conosco,
vedes
este homem, por causa de quem toda a multidão
dos
judeus recorreu a mim
tanto
em Jerusalém como aqui,
clamando
que não convinha que ele vivesse mais.
At 25:25 Porém eu achei que ele nada
praticara passível de morte;
entretanto,
tendo ele apelado para o imperador,
resolvi
mandá-lo ao imperador.
At 25:26 Contudo, a respeito dele,
nada tenho de
positivo que escreva ao soberano;
por
isso, eu o trouxe à vossa presença
e,
mormente, à tua, ó rei Agripa, para que, feita a argüição,
tenha
eu alguma coisa que escrever;
At
25:27 porque não me parece razoável remeter um
preso
sem mencionar, ao mesmo tempo,
as acusações
que militam contra ele.
De um lado estava o rei e sua esposa, com
grande pompa, oficiais superiores, homens eminentes da cidade e do outro, estava
Paulo sendo trazido pela ordem de Festo. Buscava Festo algo que escrever para
não enviar Paulo a César sem motivos. A vida, a salvação, ali nas mãos de Paulo
sendo totalmente desprezada...
Atos 13:40 Notai, pois, que não vos sobrevenha o que está dito nos
profetas:
Atos 13:41 Vede, ó desprezadores, maravilhai-vos e desvanecei, porque eu
realizo, em vossos dias, obra tal que não crereis se alguém vo-la contar.
Obs.: O texto acima foi elaborado com base na Bíblia de Estudo de Genebra - disponível em nossa loja nas cores preta, vinho ou azul. Valor promocional R$ 145,00 (fev/2019 - preço sujeito a variações, conforme o mercado). Adquira conosco e ganhe um ebook da série Projeto 1189. Código: BRINDE_BEG. Envie-nos um email com o comprovante de sua compra na Semeadores: contato@ossemeadores.com.br.
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