quinta-feira, 19 de março de 2015
quinta-feira, março 19, 2015
Jamais Desista
Jeremias 46:1-28. PROFECIA CONTRA AS NAÇÕES - O EGITO.
Estamos começando a décima sétima parte – a
penúltima -, de nossa divisão proposta de dezoito delas, nos baseando na
estruturação apresentada pela BEG. Estamos no capítulo 46.
XVII. ORÁCULOS CONTRA AS NAÇÕES (46.1-51.64).
Jeremias anunciou uma série de profecias
contra outras nações. Muitas já haviam se cumprido, mostrando que as outras predições
também se cumpririam. Essa seção do livro de Jeremias, de 46.1 a 51.64, é
constituída de uma série de mensagens de julgamento contra nações vizinhas.
Para melhor compreensão de nosso estudo,
dividiremos esta penúltima parte em 9 seções: A. Contra o Egito (46.1-28); B.
Contra a Filístia (47.1-7); C. Contra Moabe (48.1-47); D. Contra Amom (49.1-6);
E. Conta Edom (49.7-22); E. Contra Damasco (49.23-27); G. Contra as tribos
árabes (49.28-33); H. Contra Elão (49.34-39); I. Contra a Babilônia
(50.1-51.64).
A. Contra o Egito (46.1-28).
Nesse capítulo, dos versos 1 aos 28,
veremos as predições de Jeremias do julgamento contra o Egito que se cumpriram
pelas mãos dos babilônios antes da redação desse livro.
O primeiro verso começa falando das
palavras que vieram a Jeremias sobre as nações e elas começam do o Egito.
Foi na cidade de Carquemis que uma das
batalhas decisivas da antiguidade foi travada. Nela, a Babilônia derrotou o
Egito (605 a.C.), acabando com a reivindicação de posse dos egípcios sobre
Canaã e a Síria (Arã). Isso se deu no quarto de Jeoaquim - 36.1; 45.1. A
supremacia da Babilônia sobre o Egito foi crucial para Judá em seus últimos anos.
No verso 3, o profeta escarnece dos
egípcios ao dizer a eles que preparassem o escudo e se vestissem de couraças. Essas
injunções dirigidas ao Egito escarneciam de suas pretensões militares.
Ele continua no verso 4 a falar para eles
se prepararem e se aparelharem para a guerra, mas o profeta os via espantados e
de costas voltadas, estando os seus heróis abatidos, fugindo, correndo
velozmente sem olharem para trás, cheios de terrores por todos os lados.
No entanto, eles não podiam fugir e junto à
borda do rio Eufrates – vs. 6 - ou seja, em Carquemis (vs. 2), eles tropeçavam
e caiam.
Alguém vinha subindo como o Nilo e chamava
a atenção, pois era semelhante às águas do Nilo e parecia que ia dominar toda a
terra.
O Egito achava que poderia cobrir a terra,
destruir a cidade e os que nela habitavam – vs. 8. Até os etíopes e os de Pute
que manejavam bem o escudo e os de Lude que eram hábeis com o arco se ajuntavam
ao Egito. A presença de mercenários desses locais na Grécia e na África, indicava
o poder do Egito.
A verdade era que aquele dia era diferente,
pois era o dia do Senhor Deus dos exércitos, o dia da vingança, de sacrifício e
a espada já sentia embriagada do cheiro do sangue que derramaria.
O profeta continua sua zombaria e escárnio
falando a Gileade – vs. 11 – para tomar o bálsamo que debalde servirá por causa
de suas muitas feridas incuráveis. Era essa, chamada aqui de virgem, filha do
Egito, uma imagem de vulnerabilidade e inocência que também podia ser empregada
com ironia. Veja o seu uso com referência a Israel em 14.17; 18.13.
Seria ali na terra do Norte, junto ao rio
Eufrates que o Senhor dos exércitos haveria de ter um grande sacrifício. Era
essa a palavra que estava vindo a Jeremias para anunciá-la no Egito. Quem
traria essa espada e morte e destruição seria Nabucodonosor, rei da Babilônia
que estava prestes a ferir o Egito.
Jeremias deveria anunciar essa palavra no
Egito e ali no Egito ele se encontrava, pois tinha sido raptado por Joanã,
filho de Careá, que achava que estaria indo para o Egito para se proteger da
Babilônia e escapar do juízo terrível de Deus. Ele deveria anunciar isso no
Egito, proclamar em Migdol; proclamar também em Mênfis, e em Tapanes; dizer:
Apresenta-te, e prepara-te; porque a espada devorará o que está ao redor de ti
– vs. 14.
Diante disso, todos estavam alarmados e os
seus valentes derribados porque o Senhor os abateu e já poderiam visualizar a
derrota que lhes seguiria. Não adiantaria lutar, o tempo já havia passado.
A palavra da vinda dele para juízo era tão
forte que o Senhor a jurou por si mesmo que ele viria. Ele, Deus, se identifica
aqui como o Rei. Para referências a Deus como Rei, veja 8.19; 10.7,10, 48.15;
51.57; Dt 33.5. Nos oráculos contra as nações, a verdadeira realeza é
contrastada com as pretensões fúteis de reis terrenos.
Em seu juramento ele diz que certamente
viria assim como o Tabor estava entre os montes, e como o Carmelo estava junto
ao mar, assim ele viria. Ambos, Tabor e Carmelo, são montes altos no norte de
Israel, sendo este último, associado a uma batalha em Jz 4.6.
Novamente a ameaça de cativeiro e de fogo,
como tinha sido feito e cumprido em Jerusalém. Eles deveriam se prepararem,
pois o destruidor viria e poria a fogo a sua cidade de Mênfis e levaria todos
cativos para a Babilônia.
O Egito é comparado a uma novilha – vs. 20
– muito formosa. Talvez uma alusão à adoração ao touro no Egito, mas do norte viria
uma mutuca, um inseto que pica animais domésticos. Aqui, a mutuca ou tavão referia-se
a Nabucodonosor, que importunaria o Egito.
Até os seus mercenários iriam fugir e
virarem as costas porque também sobre eles viria o dia de suas ruínas e o tempo
da punição de Deus – vs. 21. O povo do norte iria humilhá-los e ainda que
fossem considerados impenetráveis, eles não riam resistir.
Amom de Tebas seria castigado, Faraó e o
Egito, juntamente com todos os seus deuses, reis e os que nele confiavam,
igualmente. Amom era o deus principal do Egito. Nô, ou Tebas, ficava ao sul,
sugerindo uma infiltração profunda dos babilônios no território egípcio impossibilitando
qualquer defesa, reação ou fuga.
o profeta,
acerca das nações.
Jr 46:2 Acerca do Egito:
a respeito do
exército de Faraó-Neco, rei do Egito,
que
estava junto ao rio Eufrates em Carquêmis,
ao
qual Nabucodonosor, rei de Babilônia,
derrotou
no quarto ano de Jeoiaquim,
filho
de Josias, rei de Judá.
Jr 46:3
Preparai o escudo e o pavês, e chegai-vos para a peleja.
Jr 46:4
Aparelhai os cavalos, e montai, cavaleiros!
Apresentai-vos
com elmos;
açacalai
as lanças;
vesti-vos
de couraças.
Jr 46:5 Por
que razão os vejo espantados e voltando as costas?
Os
seus heróis estão abatidos, e vão fugindo,
sem
olharem para trás; terror há por todos os lados,
diz o Senhor.
Jr 46:6 Não
pode fugir o ligeiro, nem escapar o herói;
para
a banda do norte, junto ao rio Eufrates,
tropeçaram
e caíram.
Jr 46:7 Quem
é este que vem subindo como o Nilo,
como
rios cujas águas se agitam?
Jr 46:8 O
Egito é que vem subindo como o Nilo,
e
como rios cujas águas se agitam; e ele diz:
Subirei,
cobrirei a terra;
destruirei
a cidade e os que nela habitam.
Jr 46:9 Subi,
ó cavalos; e estrondeai, ó carros; e saiam valentes:
Cuche
e Pute, que manejam o escudo,
e
os de Lude, que manejam e entesam o arco.
Jr 46:10
Porque aquele dia é o dia do Senhor Deus dos exércitos,
dia
de vingança para ele se vingar dos seus adversários.
A
espada devorará, e se fartará, e se embriagará
com
o sangue deles;
pois o Senhor
Deus dos exércitos tem um sacrifício
na
terra do Norte junto ao rio Eufrates.
Jr 46:11 Sobe
a Gileade, e toma bálsamo,
ó
virgem filha do Egito; debalde multiplicas remédios;
não
há cura para ti.
Jr 46:12 As nações
ouviram falar da tua vergonha,
e
a terra está cheia do teu clamor;
porque
o valente tropeçou no valente e ambos juntos cairam.
Jr 46:13 A
palavra que falou o Senhor a Jeremias, o profeta,
acerca
da vinda de Nabucodonosor, rei de Babilônia,
para
ferir a terra do Egito.
Jr 46:14
Anunciai-o no Egito, proclamai isto em Migdol;
proclamai-o
também em Mênfis, e em Tapanes; dizei:
Apresenta-te,
e prepara-te;
porque
a espada devorará o que está ao redor de ti.
Jr 46:15 Por
que está derribado o teu valente?
Ele
não ficou em pé, porque o Senhor o abateu.
Jr 46:16 Fez
tropeçar a multidão; caíram uns sobre os outros,
e
disseram:
Levanta-te,
e voltemos para o nosso povo,
para
a terra do nosso nascimento,
por
causa da espada que oprime.
Jr 46:17 Clamaram
ali:
Faraó,
rei do Egito, é apenas um som;
deixou
passar o tempo assinalado.
Jr 46:18 Vivo
eu, diz o Rei, cujo nome é o Senhor dos exércitos,
que
certamente como o Tabor entre os montes,
e
como o Carmelo junto ao mar, assim ele vira.
Jr 46:19 Prepara-te
para ires para o cativeiro,
ó
moradora filha do Egito;
porque
Mênfis será tornada em desolação,
e
será incendiada, até que ninguém mais aí more.
Jr 46:20
Novilha mui formosa é o Egito;
mas
já lhe vem do Norte um tavão.
Jr 46:21 Até
os seus mercenários no meio dela
são
como bezerros cevados;
mas
também eles viraram as costas, fugiram juntos,
não
ficaram firmes;
porque veio
sobre eles o dia da sua ruína
e o tempo da sua punição.
Jr 46:22 A
sua voz irá como a da serpente;
porque
marcharão com um exército,
e
virão contra ela com machados, como cortadores de lenha.
Jr 46:23
Cortarão o seu bosque, diz o Senhor,
embora
seja impenetrável;
porque
se multiplicaram mais do que os gafanhotos;
são
inumeráveis.
Jr 46:24 A
filha do Egito será envergonhada;
será
entregue na mão do povo do Norte.
Jr 46:25 Diz
o Senhor dos exércitos, o Deus de Israel:
Eis
que eu castigarei a Amom de Tebas,
e
a Faraó, e ao Egito, juntamente com os seus deuses
e
os seus reis, sim, ao próprio Faraó,
e
aos que nele confiam.
Jr 46:26 E os
entregarei na mão dos que procuram a sua morte,
na
mão de Nabucodonosor, rei de Babilônia,
e
na mão dos seus servos;
mas depois
será habitada, como nos dias antigos,
diz
o Senhor.
Jr 46:27 Mas
não temas tu, servo meu, Jacó, nem te espantes, ó Israel;
pois
eis que te livrarei mesmo de longe,
e
a tua descendência da terra do seu cativeiro;
e
Jacó voltará, e ficará tranqüilo e sossegado,
e
não haverá quem o atemorize.
Jr 46:28 Tu
não temas, servo meu, Jacó, diz o senhor;
porque
estou contigo;
pois
destruirei totalmente todas as nações
para
onde te arrojei;
mas
a ti não te destruirei de todo,
mas
castigar-te-ei com justiça,
e
de modo algum te deixarei impune.
Apesar de serem totalmente destruídos, Deus
ainda garantia que voltariam a ser habitados, como nos dias antigos. O mesmo se
daria para com Jacó, servo do Senhor, e para com Israel também. Deus os
visitaria de longe mesmo, fazendo com que voltassem posteriormente, tranquilos
e sossegados, sem haver quem os atemorizasse novamente.
A palavra profética foi entregue ao Egito,
mas o fecho do capítulo fala de Jacó afirmando que Deus continuaria com eles e
destruiria todas as nações para onde os arrojou. A sua disciplina e correção
teria seu completo fecho sobre aqueles a quem ele amava e tinha escolhido.
Ai das outras nações que poderiam, naqueles
momentos, exagerarem e aproveitarem a oportunidade para excederem os seus
limites. A nação que fosse sábia, sim, deveria aproveitar a oportunidade, mas
com temor e tremor diante de Deus que os vingaria pelos excessos.
...
1 comentários:
Aí de mim, que vivo sem estar preparado para me apresentar ao Senhor.A sua disciplina e correção teria seu completo fecho sobre aqueles a quem ele amava e tinha escolhido.
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No entanto, lembre-se de juntar Cl 3:17 com 1 Co 10:31 :
devemos tudo fazer para a glória de Deus e em nome de Jesus! Deus o abençoe.