Estamos vendo o Evangelho de Mateus escrito
com o propósito de inspirar os cristãos ao serviço grato e fiel de promover o
reino de Deus ao apresentar Jesus como o tão esperado rei e apresentar o reino
que ele trouxe como o cumprimento do plano da redenção de Deus. Estamos agora
na parte VI, veremos o capítulo 23.
VI. AS MUDANÇAS DO REINO (19.1-25.46) - continuação.
As ações de Jesus, suas parábolas e
respostas a desafios revelaram que o seu reino traz mudanças extraordinárias na
crença e nas práticas do povo de Deus. Jesus condenou fortemente líderes
religiosos de Israel por causa de sua hipocrisia e advertiu-os quanto ao
julgamento divino.
Os caps. 19-25 focalizam essas mudanças
ocasionadas pela vinda do reino em Cristo. O material foi também dividido em
duas seções, seguindo a BEG: A. Narrativa: parábolas e "ais"
(19.1-23.39) – estamos vendo e B.
Sermão: o julgamento do reino (24.1-25.46).
A. Narrativa: parábolas e "ais" (19.1-23.39) - continuação.
Como já dissemos, os caps. 19-23 registram
a última viagem de Jesus para a Galileia e a sua entrada em Jerusalém antes da
sua crucificação. Essa passagem enfatiza reações divergentes aos ensinos de
Jesus - tanto aceitação quanto rejeição.
Jesus está criticando aqueles que são
religiosos e atam fardos pesados aos fieis com obrigações e compromissos que o
Senhor não pediu. Ele afirma que eles são falsos porque não vivem o que pregam,
nem pregam o que vivem. Pelo teor dessas advertências, podemos reparar que
Jesus estava indignado com tanta hipocrisia. Cuidado pastores!
Alguns consideram esse capítulo como um
outro sermão (perfazendo o número total de seis em vez dos cinco que já falamos)
ou como parte do sermão escatológico nos caps. 24-25.
Entretanto, conforme a BEG, o cap. 23 não
termina com "Quando Jesus acabou de proferir estar palavras” - ou uma frase
semelhante - que conclui os outros sermões (veja 7.28; 11.1; 13.53; 19.1;
26.1). Além disso, diferente dos outros sermões, a última parte desse sermão é
dirigida aos inimigos de Jesus.
De preferência, o cap. 23 deveria ser visto
como parte de uma narrativa, demonstrando a atividade profética de Jesus fazer
advertências aos líderes infiéis de Israel (23.13). Ele está relacionado com o sermão
seguinte, o qual nos dá a razão para a queda de Jerusalém, que é anunciada na
linguagem de profecia de julgamento do Antigo Testamento.
Jesus está se dirigindo à multidão e também
aos seus discípulos dizendo que eles (escribas e fariseus) haviam se apropriado
da posição de autoridade de Moisés – vs. 2. No grego, "assentado no lugar
de Moisés".
No entanto, o discurso deles não era
condizente com a prática, pois diziam algo e faziam outra coisa. Eles eram hipócritas
e não deveriam ser imitados em suas ações odiosas, feitas com uma única
finalidade: impressionar o próximo, mas não andar reto diante de Deus.
Adoravam que as pessoas os chamassem de
mestres, de guias e, futuramente, de pai, mas Jesus os advertiu dizendo que a
ninguém sobre a terra deveriam chamar de vosso pai, obviamente não se referindo
ao seu progenitor.
Os judeus não chamavam seus mestres que
estavam vivos de "pai", mas se referiam aos mestres venerados de
gerações mais antigas como "pais". Nenhum mestre terreno de nenhuma
idade é o progenitor do verdadeiro entendimento espiritual; esse papel pertence
somente ao próprio Deus.
Jesus concluiu seu raciocínio com a máxima
de que quem quiser ser o maior, que seja, dentre eles, o menor, pois quem a si
mesmo se exaltar, será humilhado, mas o que se humilhar, será exaltado – vs. 11
e 12.
Em seguida, Jesus proclama uma série de “Ais”,
na verdade, aqui, sete deles. Lucas (Lc 11.37-54) registra uma proclamação anterior
de seis "ais".
Essa série de sete 'ais' era um
pronunciamento profético, pois envolvia a instauração de ação judicial por
parte de Deus (a rib) contra o seu
povo e o anúncio da realização iminente das maldições da aliança.
Compare com os 'ais' proclamados por Isaías
(Is 5.8-23); com os cinco proclamados por Habacuque (Hc 2.6.20); e outros por Isaías,
Jeremias, Ezequiel e outros profetas menores.
Esses oráculos não são vingativos, mas
originaram-se da preocupação de Deus pelo seu povo e do seu desejo de que eles
se arrependam (cf. vs. 37-39).
O primeiro “Ai”, como os demais, estava
direcionado aos hipócritas - escribas e fariseus -, que gostavam de se sentar
na cadeira de Moisés, mas que fechavam o reino a quem queria entrar,
principalmente, ao afastar as pessoas de Cristo e de sua justiça. Os discípulos
deveriam fazer o contrário, pelo uso das chaves do evangelho (veja 16.19).
O segundo “Ai” era porque eles devoram as
casas das viúvas e, para disfarçar, faziam longas orações. Por isso, seriam
castigados mais severamente.
O terceiro “Ai” era porque percorriam terra
e mar para fazer um convertido e, quando conseguiam, o tornavam duas vezes mais
filho do inferno do que eles. Os prosélitos ao farisaísmo (não somente
judaísmo) eram convertidos ao legalismo e, desse modo, impedidos de receber a
justiça que é pela fé.
O terceiro “Ai” era porque diziam ‘Se
alguém jurar pelo santuário, isto nada significa; mas se alguém jurar pelo ouro
do santuário, está obrigado por seu juramento’. Compare com 5.33-37. O casuísmo
do juramento se assemelha a crianças que juram enquanto cruzam seus dedos atrás
das costas. Esse truque não torna uma promessa ou um juramento menos
obrigatório aos olhos de Deus. Deus quer a verdade em todas as nossas palavras (5.37).
O quarto “Ai” era porque eles davam o
dízimo da hortelã, do endro e do cominho, mas tinham negligenciado os preceitos
mais importantes da lei: a justiça, a misericórdia e a fidelidade. Eles deveriam
praticar estas coisas, sem omitir aquelas. Jesus os comparou a guias cegos que coavam
o mosquito, mas que engoliam o camelo.
O menor dos animais impuros era o mosquito.
Já o camelo era maior dos animais impuros. No aramaico, isso também envolve um
jogo de palavras: “Você filtra um mosquito (qanla’), mas engole um camelo (gamla’)”.
O quinto “Ai” era porque eles limpavam o
exterior do copo e do prato, mas por dentro eles estavam cheios de ganância e
cobiça.
O sexto “Ai” era porque eles eram como
sepulcros caiados: bonitos por fora, mas por dentro estavam cheios de ossos e
de todo tipo de imundície, ou seja, pareciam justos ao povo, mas por dentro estavam
cheios de hipocrisia e maldade.
Por fim, o sétimo “Ai” era porque eles
edificavam os túmulos dos profetas e adornavam os monumentos dos justos e se
achavam melhores do que seus pais, pois se tivessem vivido naquela época,
seriam muito diferentes. No entanto, ao falarem dessa forma, condenavam-se a si
mesmos.
Jesus conclui seus sete “Ais” aqui os
chamando de serpentes, de raça de víboras. Como eles mesmos estavam enchendo a
taça da ira de Deus com sua hipocrisia, mentira e engano, como poderiam escapar
da condenação do inferno? – vs. 33.
Para provar o que Jesus disse, ele mesmo
enviaria (compare com Lc 11.49, em que "Deus em sua sabedoria” (ou “a
sabedoria de Deus”) envia. Jesus cumpre o papel dessa sabedoria), doravante,
profetas, sábios e escribas e eles iriam fazer bem pior que os seus pais.
Ao perseguir os cristãos, os fariseus
descrentes se identificariam com os seus antepassados assassinos. Observe que
Jesus disse: "Zacarias,... a quem mataste” (ênfase acrescentada).
Jesus estava prevendo o que fariam e que
isso os fariam participantes e sobre eles recairiam o sangue de todos os justos
desde Abel até Zacarias.
Abel foi a primeira pessoa a ser morta por
causa da justiça (Gn 4.8). A identificação de Zacarias é problemática, e todas
as soluções sugeridas apresentam dificuldades.
As melhores possibilidades são, conforme a
BEG:
(1)O
profeta Zacarias (Zc 1.1) que foi o 'filho de BarAquias", mas de cujo
martírio não ternos conhecimento.
(2)Zacarias
filho de Baruque, que foi morto pelos zelotes e foi mencionado por Josefo
(Guerras judaicas 4.334-44). Ele foi morto na área do templo, mas provavelmente
não entre o santuário e o altar.
(3)O
filho de Joiada, o último mártir mencionado no Antigo Testamento de acordo com
a organização da Bíblia dos hebreus (2Cr 24.20-22), que foi morto no pátio do
templo por ordem de Joaz. Se não fosse pelas palavras "filho de BarAquias",
essa última opção seria a mais provável, uma vez que a frase 'do justo Abel
até... Zacarias se referiria ao primeiro e ao último mártires do cânon
hebraico. É remotamente possível que as palavras “filho de Baraquias" seja
uma inserção da parte dos copistas antigos (Lc 11.51 não as inclui) ou de que Joiada
era, na verdade, o avô de Zacarias e que seu pai era um Baraquias não
mencionado em Crónicas.
A punição que eles experimentaram foi provavelmente
a destruição de Jerusalém e do templo em 70 d.C. (24.34).
Em seguida, por causa das palavras dos “Ais”,
Jesus faz um lamento sobre Jerusalém. Compare com Dt 32.11; Sl 36.7: 91.4. Jesus
se esforçou e quis reunir os seus filhos, como a galinha reúne os seus
pintinhos debaixo das suas asas, mas eles não quiseram. Portanto, doravante, as
suas casas ficariam desertas – vs. 38.
Então ele declara que, desde aquele momento,
não mais o veriam até que viessem a dizer ‘Bendito é o que vem em nome do Senhor’
– vs. 39. Ou seja, precisariam se arrepender e se voltar para Cristo para terem
seus pecados perdoados e poderem ser aceitos como filhos de Deus, por meio do
Cristo Jesus.
A BEG explica que isso está relacionado à
segunda vinda (26.29,64). O Messias de Israel não será visto pela Israel não
arrependida até que ele venha novamente em glória e toda língua o confesse como
Senhor (Fp 2.10-11).
Mt 23:1 Então, falou Jesus às multidões
e aos seus discípulos:
Mt 23:2 Na
cadeira de Moisés,
se
assentaram os escribas e os fariseus.
Mt 23:3 Fazei
e guardai, pois,
tudo
quanto eles vos disserem,
porém
não os imiteis nas suas obras;
porque
dizem
e
não fazem.
Mt 23:4 Atam
fardos pesados
[e difíceis
de carregar]
e os põem
sobre os ombros dos homens;
entretanto,
eles mesmos nem com o dedo querem movê-los.
Mt 23:5
Praticam, porém, todas as suas obras
com
o fim de serem vistos dos homens;
pois
alargam os seus filactérios
e
alongam as suas franjas.
Mt
23:6 Amam o primeiro lugar nos banquetes
e
as primeiras cadeiras nas sinagogas,
Mt
23:7 as saudações nas praças
e
o serem chamados mestres pelos homens.
Mt 23:8 Vós,
porém, não sereis chamados mestres,
porque
um só é vosso Mestre,
e
vós todos sois irmãos.
Mt 23:9 A
ninguém sobre a terra chameis vosso pai;
porque
só um é vosso Pai,
aquele
que está nos céus.
Mt 23:10 Nem
sereis chamados guias,
porque
um só é vosso Guia, o Cristo.
Mt 23:11 Mas
o maior dentre vós
será
vosso servo.
Mt 23:12 Quem
a si mesmo se exaltar
será
humilhado;
e quem a si
mesmo se humilhar
será
exaltado.
Mt 23:13 Ai
de vós,
escribas
e fariseus, hipócritas,
porque
fechais o reino dos céus diante dos homens;
pois
vós não entrais,
nem
deixais entrar os que estão entrando!
Mt 23:14 [Ai
de vós,
escribas
e fariseus, hipócritas,
porque
devorais as casas das viúvas
e,
para o justificar,
fazeis
longas orações;
por isso,
sofrereis juízo muito mais severo!]
Mt 23:15 Ai
de vós,
escribas
e fariseus, hipócritas,
porque
rodeais o mar e a terra
para
fazer um prosélito;
e,
uma vez feito,
o
tornais filho do inferno
duas
vezes mais do que vós!
Mt 23:16 Ai
de vós,
guias
cegos, que dizeis:
Quem
jurar pelo santuário,
isso
é nada;
mas, se
alguém jurar pelo ouro do santuário,
fica
obrigado pelo que jurou!
Mt
23:17 Insensatos e cegos!
Pois
qual é maior:
o
ouro ou o santuário que santifica o ouro?
Mt
23:18 E dizeis:
Quem
jurar pelo altar,
isso
é nada;
quem, porém,
jurar pela oferta que está sobre o altar
fica
obrigado pelo que jurou.
Mt
23:19 Cegos! Pois qual é maior:
a
oferta ou o altar que santifica a oferta?
Mt 23:20
Portanto,
quem
jurar pelo altar jura por ele
e
por tudo o que sobre ele está.
Mt
23:21 Quem jurar pelo santuário jura por ele
e
por aquele que nele habita;
Mt 23:22 e
quem jurar pelo céu jura
pelo
trono de Deus
e
por aquele que no trono está sentado.
Mt 23:23 Ai
de vós,
escribas
e fariseus, hipócritas,
porque
dais o dízimo
da
hortelã, do endro e do cominho
e tendes
negligenciado os preceitos
mais
importantes da Lei:
a
justiça,
a
misericórdia
e
a fé;
devíeis,
porém, fazer estas coisas,
sem
omitir aquelas!
Mt 23:24
Guias cegos,
que
coais o mosquito
e
engolis o camelo!
Mt 23:25 Ai
de vós,
escribas
e fariseus, hipócritas,
porque
limpais o exterior do copo e do prato,
mas
estes, por dentro,
estão
cheios de rapina
e
intemperança!
Mt
23:26 Fariseu cego,
limpa
primeiro o interior do copo,
para
que também o seu exterior fique limpo!
Mt 23:27 Ai
de vós,
escribas
e fariseus, hipócritas,
porque
sois semelhantes aos sepulcros caiados,
que,
por fora, se mostram belos,
mas
interiormente estão cheios de ossos de mortos
e
de toda imundícia!
Mt
23:28 Assim também vós exteriormente
pareceis
justos aos homens,
mas,
por dentro, estais cheios de hipocrisia
e
de iniqüidade.
Mt 23:29 Ai
de vós,
escribas
e fariseus, hipócritas,
porque
edificais os sepulcros dos profetas,
adornais
os túmulos dos justos
Mt
23:30 e dizeis:
Se
tivéssemos vivido nos dias de nossos pais,
não teríamos
sido seus cúmplices
no
sangue dos profetas!
Mt
23:31 Assim, contra vós mesmos,
testificais
que sois filhos
dos
que mataram os profetas.
Mt 23:32
Enchei vós, pois,
a
medida de vossos pais.
Mt 23:33
Serpentes,
raça
de víboras!
Como
escapareis da condenação do inferno?
Mt 23:34 Por
isso, eis que eu vos envio
profetas,
sábios e escribas.
A
uns matareis e crucificareis;
a
outros açoitareis nas vossas sinagogas
e
perseguireis de cidade em cidade;
Mt
23:35 para que sobre vós recaia
todo
o sangue justo derramado sobre a terra,
desde
o sangue do justo Abel
até
ao sangue de Zacarias, filho de Baraquias,
a
quem matastes entre o santuário e o altar.
Mt 23:36 Em verdade vos digo
que todas
estas coisas hão de vir sobre a presente geração.
Mt 23:37 Jerusalém, Jerusalém,
que matas os
profetas
e
apedrejas os que te foram enviados!
Quantas vezes
quis eu reunir os teus filhos,
como
a galinha ajunta os seus pintinhos debaixo das asas,
e
vós não o quisestes!
Mt 23:38 Eis
que a vossa casa vos ficará deserta.
Mt 23:39 Declaro-vos, pois, que,
desde agora,
já
não me vereis,
até
que venhais a dizer:
Bendito
o que vem em nome do Senhor!
Deus querendo salvar e enviar a salvação,
mas o povo alheio a Deus fazendo coisas inconvenientes e se deixando levar por
outras coisas. Misericórdias!
A seguir, medite no excelente e didático quadro
temático da BEG sobre os partidos religiosos e políticos no ambiente do NT:
PARTIDOS RELIGIOSOS E POLÍTICOS
NO NOVO TESTAMENTO[1]
FARISEUS:
Um
dos principais grupos religiosos dos judeus eram os representantes mais
rigorosos da espiritualidade judaica.
Com a
sua insistência na observância estrita da Lei Mosaica e no respeito às
tradições dos ''pais" (isto é, os antepassados), exerciam forte influência
sobre o povo (Mt 9.11,14; 12.1-2; 15.1-2; 19.3; Lc 18.11.12; At 15.5).
Eles
eram contra Jesus (Mt 9.34; 12.14; 16.1-12; Jo 9.17; 11.47-48,57), mas alguns
deles o trataram com respeito e cordialidade (Lc 7.36-50; 11.37; Jo 3.1;
7.50-51; 19.39-40).
Jesus
reprovava o seu exagerado zelo ritual e o afã de satisfazer os mais
insignificantes aspectos da letra da lei, que muitas vezes fazia com que eles
esquecessem os valores do espírito que a anima (Mc 7.3-4,8-13).
O
apóstolo Paulo foi criado como fariseu (At 23.6; 26.5; Fp 3.5-6) e foi aluno do
renomado mestre fariseu Gamaliel, de Jerusalém (At 22.3).
SADUCEUS
Um
pequeno, mas poderoso grupo religioso dos judeus. Faziam parte desse partido os
sacerdotes e as pessoas ricas e de influência de Jerusalém (At 5.17) e
representavam, de certo modo, a aristocracia de Israel.
Eles
baseavam seus, ensinamentos principalmente nos primeiros cinco livros do Antigo
Testamento. Não acreditavam na ressurreição, no juízo final ou na existência de
anjos (Mt 22.23-33). Os saduceus não se davam bem com os fariseus (Mt 22.23-32;
At 23.6-9), mas algumas vezes se juntaram a eles contra Jesus (Mt 16.1-4).
ESSÉNIOS
Grupo
separatista nascido na época helenística, provavelmente originários dos
fariseus. Eram rigorosos observadores da Lei; consideravam que o sacerdócio era
corrupto e rechaçavam muitas práticas religiosas e o sistema sacrifical
judaico.
Alguns
moravam em cidades, mas a maioria vivia em comunidades, no deserto de En-Gedi.
Os essênios não são mencionados na Bíblia.
ZELOTES
O
nome significa “zeloso", "fanático". Tradicionalmente, tem sido
considerado que os zelotes constituíam um grupo judaico nacionalista que se
rebelou contra Roma. Eram conhecidos também como “cananeus" ou
"nacionalistas".
Simão,
um dos doze discípulos de Jesus, era chamado de “Zelote" (Lc 6.15). Os
zelotes desempenharam um papel muito ativo na rebelião dos anos 66 a 70.
HERODIANOS
Judeus
que preferiam ser governados por um descendente do rei Herodes, o Grande, em
vez de um governador romano, como Pôncio Pilatos (Mt 22.16; Mc 3.6; 12.13).
O
nome também podia se referir à pessoa que estavam a serviço de Herodes.
NICOLAÍTAS
Seguidores
de uma seita herética que perturbavam as igrejas de Éfeso e de Pérgamo. Comiam alimentos
sacrificados a idolos e entregavam-se aos prazeres carnais (Ap 2.6-15).
SAMARITANOS
Pessoas
nascidas em Sarnaria, região que ficava entre a Judeia e a Galileia. Os
samaritanos não reconheciam outra autoridade doutrinal além dos livros da Lei
(o Pentateuco).
Por
causa de tudo isso, os judeus não aceitaram como legitimo o culto dos
samaritanos, que, para eles, eram praticamente pagãos.
Eles
se negavam, portanto, a ter com os samaritanos qualquer tipo de relacionamento
ou trato (Mt 10.5; Lc 9.52-53; 17.15-18; Jo 4.7-9,20; 8.48).
ESCRIBAS OU MESTRES DA LEI
Os
escribas, mestres da Lei ou rabinos, formavam um grupo profissional e não um
partido.
Não
pertenciam, em geral, à classe sacerdotal, mas eram influentes e chegaram a
gozar de elevada consideração como intérpretes das Escrituras e dirigentes do
povo.
Esses
homens esclareciam dúvidas sobre o que as Escrituras hebraicas querem dizer,
citando opiniões dos famosos mestres judeus do passado (Mt 2.14; 5.20; 7.29;
15.1-2; 22.25; Mc 1.22; Lc 7.30: 10.25: 11.45-46,52; At 5.34).
Maravilhoso ensinamento,Amado Irmão, que o nosso amado Pai conceda mais sabedoria ao Pastor Irmão.
Postar um comentário
Fique à vontade para tecer seus comentários. No entanto, lembre-se de juntar Cl 3:17 com 1 Co 10:31 : devemos tudo fazer para a glória de Deus e em nome de Jesus! Deus o abençoe.
Em cada capítulo da Bíblia, você encontrará uma narrativa escrita podendo conter gráficos, tabelas, imagens e textos e um link de vídeo dessa postagem no YouTube. Confira!
Colabore: faça sua oferta voluntária! Entre em contato conosco para isso: +55-61-995589682
Nosso Projeto 1189 no YouTube começou em 21/04/2016 e foi concluído em 23/07/2019.
Não esqueça de citar a fonte quando for fazer citações, referências em seus posts, pregações e livros. Acompanhe-nos no YouTube e em nossas redes e mídias sociais. Ajude-nos com suas orações!
As mensagens do JAMAIS DESISTA do caminho do Senhor são diárias, inéditas, baseadas na Bíblia e buscando sua conformação máxima à teologia reformada e representam o pensamento do autor na sua contínua busca das coisas pertencentes ao reino de Deus e a sua justiça.
Em cada capítulo da Bíblia, você encontrará uma narrativa escrita - com gráficos, tabelas, imagens e textos - e um link de vídeo dessa postagem no YouTube. Confira!
Paulo Freire – Uma avaliação relâmpago
-
É sempre surpreendente, para mim, ver que a maioria das referências feitas
ao professor Paulo Freire (1921-1997) são benevolentes e eivadas de
admiração. ...
TRANSTORNANDO O CALVINISMO
-
A doutrina Calvinista é a mais bela expressão do ensino bíblico
transmitida a nós pelo seu maior representante - João Calvino. É claro, a
de se ori...
2 comentários:
Só observando foram oito "ais" e não sete.
Maravilhoso ensinamento,Amado Irmão, que o nosso amado Pai conceda mais sabedoria ao Pastor Irmão.
Postar um comentário
Fique à vontade para tecer seus comentários.
No entanto, lembre-se de juntar Cl 3:17 com 1 Co 10:31 :
devemos tudo fazer para a glória de Deus e em nome de Jesus! Deus o abençoe.