Estamos na décima parte, de nossa divisão
proposta de dezoito delas, nos baseando na estruturação apresentada pela BEG.
Estamos no capítulo 19.
X. DEUS COMO OLEIRO (18.1-20.18) - continuação.
Como já dissemos, estamos vendo Jeremias
transmitindo lições aprendidas na casa do oleiro. O tema central é o Senhor
trabalhando como um oleiro.
Essa parte foi dividida em cinco seções: A.
Na casa do oleiro (18.1-17) – já vista;
B. Oposição a Jeremias (18.18-23) – já
vista; C. A quebra simbólica da botija (19.1-15) – veremos agora; D. Mais oposição a Jeremias (20.1-6); e, E. O
lamento de Jeremias (20.7-18).
C. A quebra simbólica da botija (19.1-15).
Estamos aqui vendo a quebra da botija ou a
quebra simbólica da botija. Deus instruiu Jeremias a comprar uma botija e destruí-la
para ilustrar a destruição que estava preste a sobrevir a Jerusalém e ao
templo.
O Senhor lhe dirige a palavra dando claras
instruções – vs. 1 - para a compra de uma botija de oleiro à semelhança da
botija que ele acabara de presenciar o oleiro consertar uma vez que quando observava
ela se desfez e Deus aproveitou para dizer a ele, Jeremias, que assim também
poderia fazer conosco.
Jeremias foi orientado pelo Espírito Santo
a ir ao vale do filho de Hinom, que está à entrada – vs. 2 - da Porta do Oleiro,
ou da Porta Harsite. Era esta a porta da cidade que dava para o lado sul.
Possivelmente, a Porta do Monturo (Ne 2.13).
Seria nesse lugar que Jeremias deveria
dizer-lhes as palavras do Senhor. A palavra era destinada aos reis e a todos os
moradores de Jerusalém. Era uma palavra muito dura e que dizia que o Senhor
faria vir aquele lugar uma tão terrível calamidade que iria ela retinir-lhes
aos ouvidos.
Palavras semelhantes às de 2Rs 21.12, uma
passagem que também trata do julgamento de Judá e Jerusalém pelas mãos dos
babilônios. Estão em vista aqui o caráter público do julgamento.
A razão para isso era que teriam deixado ao
Senhor e ainda profanado o lugar com queimas de incensos a outros deuses que
jamais conheceram nem eles, nem seus pais, nem os eis de Judá.
Também edificaram altos a Baal para
queimarem seus filhos em sacrifícios que jamais passou pelo pensamento do
Senhor pedir isso ao seu povo.
Era isso a assimilação cultural da época e
a imitação de outras nações as quais deveriam eles ter subjugado e não agora
estarem sendo levados cativos.
Em consequência o Senhor iria julgar aquela
terra e fazer caíremà espada, sendo seus
cadáveres entregues às aves dos céus e aos animais da terra
(espada-aves-animais).
O Senhor faria da cidade um lugar de
espanto e de assobios por causa de suas pragas que lembrariam a todos o quanto
aquela cidade tinha se desviado do Senhor e feito escolhas erradas.
Assim como ofereceram seus filhos em sacrifícios,
o Senhor os levaria a comer as carnes de seus filhos e filhas e cada um do seu
próximo. O canibalismo ocorreu durante o cerco de 586 a.C. (Lm 2.20), mas
também antes disso (2Rs 6.28-29) e depois, no cerco romano a Jerusalém em 70
d.C.
A que situação, sem o Senhor, podemos
chegar? Em minhas oportunidades de aconselhamentos, eu logo falo, para chocar
mesmo, com quem estou dirigindo as palavras: - Que tal retirarmos Deus de nosso
cenário? Se assim o fizermos, estaremos livres para fazermos o que bem
entendermos sem nos preocuparmos com qualquer coisa. Ou seja, Fulano está nos
chateando? Matemo-lo e depois o cozinhemos. Ai a pessoa fica sem graça e
entende que não há como retirar Deus do cenário e tem agora de se curvar às
suas leis e mandamentos.
No verso dez, o Senhor fala para Jeremias
quebrar a botija que ele orientou ele a comprar – vs. 1. Este ponto culminante
da cena é mais um ato profético simbólico à semelhança do cinto de 13.1-11. Uma
vez que não era mais maleável o vaso (contrastar com 18.4), o jarro só servia
para ser quebrado (Sl 2.9).
Jr 19:1 Assim disse o Senhor:
Vai,
e compra uma botija de oleiro,
e
leva contigo alguns anciãos do povo
e
alguns anciãos dos sacerdotes;
Jr
19:2 e sai ao vale do filho de Hinom,
que
está à entrada da Porta Harsite,
e
apregoa ali as palavras que eu te disser;
Jr 19:3 e dirás:
Ouvi
a palavra do Senhor, ó reis de Judá, e moradores de Jerusalém.
Assim
diz o Senhor dos exércitos, o Deus de Israel:
Eis
que trarei sobre este lugar uma calamidade tal
que
fará retinir os ouvidos de quem quer que
dela
ouvir.
Jr
19:4 Porquanto me deixaram, e profanaram este lugar,
queimando
nele incenso a outros deuses,
que
nunca conheceram, nem eles nem seus pais,
nem
os reis de Judá;
e
encheram este lugar de sangue de inocentes.
Jr
19:5 E edificaram os altos de Baal, para queimarem
seus
filhos no fogo em holocaustos a Baal;
o
que nunca lhes ordenei, nem falei,
nem
entrou no meu pensamento.
Jr
19:6 Por isso eis que dias vêm, diz o Senhor,
em
que este lugar não se chamara mais Tofete,
nem
o vale do filho de Hinom,
mas
o vale da matança.
Jr
19:7 E tornarei vão o conselho de Judá e de Jerusalém
neste lugar, e os
farei cair à espada diante de seus
inimigos
e pela mão dos que procuram tirar-lhes
a
vida. Darei os seus cadáveres por pasto
as
aves do céu e aos animais da terra.
Jr
19:8 E farei esta cidade objeto de espanto e de assobios;
todo
aquele que passar por ela se espantará,
e
assobiará, por causa de todas as suas pragas.
Jr
19:9 E lhes farei comer a carne de seus filhos,
e
a carne de suas filhas, e comerá cada um a carne
do
seu próximo, no cerco e no aperto em que
os
apertarão os seus inimigos,
e
os que procuram tirar-lhes a vida.
Jr 19:10 Então quebrarás a botija à
vista dos homens que foram contigo,
Jr
19:11 e lhes dirás:
Assim
diz o Senhor dos exércitos:
Deste
modo quebrarei eu a este povo,
e
a esta cidade, como se quebra o vaso do oleiro,
de
sorte que não pode mais refazer-se;
e
os enterrarão em Tofete, porque não haverá outro
lugar
para os enterrar.
Jr
19:12 Assim farei a este lugar e aos seus moradores,
diz
o Senhor; sim, porei esta cidade como Tofete.
Jr
19:13 E as casas de Jerusalém, e as casas dos reis de Judá,
serão
imundas como o lugar de Tofete,
como
também todas as casas, sobre cujos terraços
queimaram
incenso a todo o exército dos céus,
e
ofereceram libações a deuses estranhos.
Jr 19:14 Então voltou Jeremias de
Tofete, aonde o tinha enviado o Senhor
a
profetizar; e pôs-se em pé no átrio da casa do Senhor,
e
disse a todo o povo:
Jr
19:15 Assim diz o Senhor dos exércitos, o Deus de Israel:
Eis
que trarei sobre esta cidade, e sobre todas as suas
cercanias,
todo o mal que pronunciei contra ela,
porquanto
endureceram a sua cerviz,
para
não ouvirem as minhas palavras.
Depois de quebrar e falar as duras palavras
da quebra do vaso que não permite conserto, no verso 11, há um reforço dessa
sentença uma vez que o povo estava endurecido pelo pecado. Judá não podia ser
moldado novamente, mas apenas destruído.
Uma vez destruídos, seriam enterrados em
Tofete. Josias havia profanado Tofete – 2Rs 23.10 – que está no Vale de Hinom. Em
Tofete, como já salientado, crianças eram sacrificadas no vale do Filho de
Hinom, fora de Jerusalém.
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