Não
sei quem é o autor deste salmo, nem Calvino comenta sobre isso, conforme sua
introdução, abaixo. O autor começa convocando toda a terra a aclamar a Deus.
Ora, para mim, quem faz isso é o Espírito Santo. O convite então é dele, do
Espírito de Deus, que a todos convida a aclamar a Deus e a salmodiá-lo dando
glórias ao seu louvor.
O
que diremos a Deus? O salmista propõe louvar a Deus pelos seus tremendos feitos
e pela grandeza do seu poder uma vez que até os inimigos se mostram submissos.
Aqui, vejo o salmista exaltando a Deus como soberano e providente que participa
de nossa história e faz justiça diante dos homens. Há aqueles que vivem
impiamente e que se vão aparentemente numa boa, mas Deus prometeu o fim deles.
Neste
belo salmo, o salmista louva a Deus, ora a ele, exalta e conclama todos a
também contemplarem a Deus. Também se lembra dos grandes feitos de Deus e assim
faz para nós, adoradores de Deus, um modelo para seguirmos. Obrigado Senhor
pelas Escrituras que meditando nela nos tornamos sábios e aperfeiçoados no seu
temor.
Daqui
há pouco Jesus estará voltando. Saudades de nosso povo que Deus nos deu para
crescermos juntos e enfrentarmos os “midianitas”. Deus irá aceitar de nossas
mãos nossos sacrifícios e votos e nos mostrar e revelar a sua vontade.
Juízes 6:13 Respondeu-lhe Gideão: Ai, senhor meu! Se o
SENHOR é conosco, por que nos sobreveio tudo isto? E que é feito de todas as
suas maravilhas que nossos pais nos contaram, dizendo: Não nos fez o SENHOR
subir do Egito? Porém, agora, o SENHOR nos desamparou e nos entregou nas mãos
dos midianitas.
Juízes 13:23 Porém sua mulher lhe disse: Se o SENHOR nos
quisera matar, não aceitaria de nossas mãos o holocausto e a oferta de
manjares, nem nos teria mostrado tudo isto, nem nos teria revelado tais
coisas.
No
comentário de Calvino, em sua introdução, encontramos: o salmista, talvez,
celebrando em nome da igreja uma libertação particular onde inclui as muitas
misericórdias que Deus sempre tem conferido ao seu povo escolhido. Ele entende
que suas provações e sofrimentos serviram para prova-lo como a prata é provada
no fogo para tirar-lhe as impurezas. No final, ele parece falar de si próprio,
individualmente, e aduzi-lo como prova de sua integridade, por isso Deus o
tinha ouvido, uma vez que Deus não se faz aceitável ao ímpio.
Por ter havido uma libertação em particular, pode aqui
o salmista estar comemorando em nome da Igreja. Ele inclui as múltiplas e
diversas misericórdias que Deus sempre conferiu ao seu povo escolhido. Enquanto
ele toma nota da interposição divina em seu favor, em uma crise de grande
misericórdia e angústia, ele o sugere como matéria de conforto sob julgamento,
que sua sujeição à tirania de seus inimigos foi projetada para prová-los como
prata no forno. No final, ele parece falar de si mesmo individualmente, e aduz
como prova de sua integridade, que Deus o ouviu, uma vez que Deus não aceita
aos ímpios.
Ao músico-chefe, a Canção de um Salmo.
Sl 66:1
Aclamai a Deus,
Toda
a terra.
Sl 66:2
Salmodiai a glória do seu nome,
dai
glória ao seu louvor.
Sl 66:3
Dizei a Deus:
Que
tremendos são os teus feitos!
Pela
grandeza do teu poder,
a ti se mostram submissos os teus
inimigos.
Sl
66:4 Prostra-se toda a terra perante ti,
canta salmos a ti;
salmodia o teu nome.
Sl
66:5 Vinde e vede as obras de Deus:
tremendos feitos para com os filhos dos
homens!
Sl 66:6 Converteu o mar em terra seca;
atravessaram
o rio a pé;
ali, nos alegramos nele.
Sl
66:7 Ele, em seu poder,
governa eternamente;
os
seus olhos
vigiam as nações;
não se exaltem os rebeldes.
Sl
66:8 Bendizei,
ó povos, o nosso Deus;
fazei
ouvir
a voz do seu louvor;
Sl 66:9 o que preserva com vida a nossa
alma
e não permite que nos resvalem os
pés.
Sl
66:10 Pois tu, ó Deus,
nos provaste;
acrisolaste-nos
como se acrisola a prata.
Sl
66:11 Tu
nos deixaste cair na armadilha;
oprimiste as nossas costas;
Sl 66:12 fizeste que os homens cavalgassem
sobre a nossa cabeça;
passamos pelo fogo e pela água;
porém, afinal,
nos trouxeste para um lugar espaçoso.
Sl
66:13 Entrarei na tua casa
com holocaustos;
pagar-te-ei
os meus votos,
Sl 66:14 que proferiram os meus lábios,
e que, no dia da angústia,
prometeu a minha boca.
Sl
66:15 Oferecer-te-ei
holocaustos de vítimas cevadas,
com aroma de carneiros;
imolarei
novilhos com cabritos.
Sl 66:16
Vinde,
ouvi,
todos
vós que temeis a Deus,
e
vos contarei
o que tem ele feito por minha alma.
Sl
66:17 A ele clamei com a boca,
com a língua o exaltei.
Sl
66:18 Se eu no coração contemplara a vaidade,
o Senhor não me teria ouvido.
Sl
66:19 Entretanto,
Deus me tem ouvido
e me tem atendido a voz da oração.
Sl
66:20 Bendito seja Deus,
que não me rejeita a oração,
nem aparta de mim a sua graça.
Outra palavra de poder e de graça. Um convite maravilhoso
encerrando este salmo direcionado a todos os que temem a Deus por que ele tem
feito muitos benefícios. Aquele que convida tem prazer em contar aos outros os
grandes benefícios de Deus.
Deus não rejeita a minha oração nem aparta de mim a sua graça;
assim, Deus tem ouvido a minha voz e atendido a minha oração. No entanto, se
tivesse o salmista contemplado a vaidade, o que seria dele? E se nós
contemplarmos também a vaidade, seremos ouvidos? Eis ai o segredo para então
sermos atendidos: longe de nós toda vaidade!
Fique à vontade para tecer seus comentários. No entanto, lembre-se de juntar Cl 3:17 com 1 Co 10:31 : devemos tudo fazer para a glória de Deus e em nome de Jesus! Deus o abençoe.
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