Estamos no último capítulo, de nossa quinta
parte, de nossa divisão proposta de dezoito delas, nos baseando na estruturação
apresentada pela BEG. Estamos no capítulo 10.
V. O TEMPLO (7.1-10.25).
Estamos vendo agora como Jeremias rejeitou
a suposição geral de que o templo protegeria Jerusalém da destruição.
E para melhorar nossa compreensão,
dividimos essa série de discursos de Jeremias em três seções: A. O templo de
Salomão e Siló – 7:1 – 8:3 – já vimos;
B. Os pecados e julgamentos de Judá – 8:4 – 9:26 – já vimos; e, C. A idolatria ou o Senhor – 10:1-25 – veremos e concluiremos agora.
C. A idolatria ou o Senhor – 10:1-25.
Nos próximos vinte e cinco versículos,
deste capítulo, estaremos vendo a idolatria ou o Senhor, ou o contraste entre
um e outro. Esse material trata do pecado da idolatria, um tema apropriado no
contexto da confiança hipócrita de Judá no templo como garantia de proteção
(veja o cap. 7). Ao mesmo tempo em que esperavam que a Casa de Deus os mantivesse
seguros, os judaítas corrompiam o seu culto com a idolatria.
Já começa o primeiro versículo chamando a
atenção da casa de Israel para estarem atentos à Palavra do Senhor que sempre
exige de nós uma resposta, uma decisão ou uma escolha. Quando Deus fala, não é qualquer
um a falar, mas o próprio Deus e isso pode trazer consigo sérias consequências,
principalmente quando a negligenciamos.
O Senhor não é como somos nós que até
esquecemos de nossas juras e palavras, mas o Senhor é fiel e não tem ninguém
por inocente diante dele.
É o Senhor quem está a dizer, por isso que
diz “Assim diz o Senhor”. Não era para
Israel aprender com as nações as suas manias e caminhos. Eles viviam observando
sinais nos céus e com isso dando a entender que seriam capazes de grandes
coisas.
A adoração dos corpos celestes era proibida
e nada poderia nem acrescentar, nem subtrair a ninguém coisa alguma. O espanto
ou terror caracteriza a adoração a falsos deuses, mais para incutir e difundir
a cultura do medo pela manipulação de forças ocultas e secretas.
A adoração de corpos celestes envolve
certos medos específicos decorrentes da possibilidade de fenômenos
extraordinários. A teologia da criação apresentada na Bíblia elimina esses
medos ao mostrar que tais ocorrências são apenas manifestações da ordem criada
por Deus (Gn 1; Is 40.26).
A Bíblia chama tais costumes de vaidade! Aqui,
esse termo usado em outras passagens de Jeremias para se referir a ídolos,
transmite a ideia de vazio (2.5).
Os que fabricam ídolos se esquecem de que
são eles que cortam, que dão forma e que manipulam a madeira os levando por um
caminho de completa insensatez idolátrica (Is 44.9-20). Eles, ainda para
melhorarem suas imagens de nada, as revestem de prata e de ouro (vs. 9).
Eles são como espantalhos – vs. 5 - no
milharal. O Senhor adverte seu povo para não temê-los nem terem qualquer
reverência a tais objetos que tem o poder de tornarem nulos também os que os
adoram, não por que emanam deles poder, mas por causa do torpor que invade a
alma do adorador de ídolos.
A quem devemos temer então? A resposta está
no verso 6 e 7: ao Senhor que fez tanto os céus como a terra e tudo o que neles
há. Pois somente ele é digno, grande e ninguém há que a ele se assemelhe. Ele
mesmo não deixou forma alguma dele para nós, justamente para evitar esse apego
idolátrico de nossa alma caída e insensata.
Na Bíblia, o temor de Deus – vs. 7 - envolve,
com frequência, mais do que o medo do julgamento divino. Inclui espanto,
reverência, honra e adoração em resposta à majestade e santidade de Deus (SI
2.11-12).
O Senhor é o Rei das nações. Uma resposta à
soberania atribuída a falsas divindades como, por exemplo, Bel-Marduque da
Babilônia (cf. Is 43.15; 46.1). A quem se poderia comparar o Senhor nas nações?
Talvez magos ou encantadores como os que aparecem no livro de Daniel (Dn 2.12)?
Esse versículo contrasta a sabedoria deles com a sabedoria do Senhor (10.12).
No verso 8, a descrição precisa desses
adoradores: embrutecidos e loucos e as suas instruções vazias, ocas e mortas
como um pedaço de pau qualquer. Mais uma vez, o texto apresenta a linguagem
sapiencial. Veja Dt 11.2; Pv 3.11, onde o termo hebraico para
"ensinar" é traduzido como "disciplina". Para
"loucura", veja, por exemplo, Pv 15.2,5,7.
Eles se viram para trazerem de longe todos
os materiais para confecção de seus objetos idolátricos. De Társis, a prata e
de Ufaz, o ouro. A primeira cidade ficava numa região que hoje pertence à
Espanha; a localização da segunda é desconhecida.
Não são quaisquer obras, mas de peritos, de
mãos hábeis que sabem manipular com maestria a prata, o ouro, a madeira, mas
infelizmente para construção de engano que escravizará o povo nas trevas.
No entanto, somente Deus é verdadeiramente
Deus. Somente Deus é um Deus vivo. (Dt 5.26). Somente ele também é o Rei
eterno. (vs. 7; Êx 15.18; 2Sm 7.13). No livro de Samuel, 2Sm 7.13 vemos a declaração
da eternidade do reino de Deus, ainda que o reinado da casa de Davi estivesse
preste a cessar por vários séculos.
No verso 11, uma declaração de julgamento
contra outros deuses é escrita em aramaico talvez visando a um efeito dramático
ou ao uso internacional. (No Antigo Testamento, outras passagens aparecem em
aramaico - Ed 4.80; 6.18; 7.12-26; Dn 2.4-7.28).
Foi somente Deus pelo seu poder, sabedoria
e inteligência que fez todas as coisas. O poder do Deus verdadeiro na criação é
usado nessa argumentação contra os deuses estrangeiros. Para a criação por meio
de sua sabedoria, veja Pv 8.22-31, uma passagem que prefigura Cristo como a
sabedoria preexistente de Deus (Cl 1.15; 2.3).
Ao mencionar, no verso 13, o controle de
Deus sobre os fenômenos da natureza (SI 29.3-4; 135.5-7.), essa declaração
sobre o controle do Senhor sobre a chuva faz frente asserções semelhantes
acerca de Baal, o deus cananeu (veja 1 Rs 17.1).
Apesar disso, apesar de seu domínio e
controle da natureza e de todas as obras de suas mãos, o homem embruteceu,
tonou-se obtuso, cego e semelhante aos objetos de sua adoração. Para onde foi o
conhecimento?
A vaidade soprou e o seu vento os perturbou
a ponto de perderem o sentido e estarem encantados com o engano e a mentira,
mas no dia da visitação, sim nesse dia, perturbar-se-ão e perecerão – vs. 15.
No início das Escrituras o Senhor é
considerado uma "herança" peculiar para os levitas (Nm 18.20). Aqui,
o conceito do Senhor como "porção" ou "herança" – vs. 16 - é
ampliado de modo a abranger a nação como um todo. Juntas, as duas metáforas
revelam o relacionamento entre Deus e Israel na aliança. Quanto ao povo como
"herança" do Senhor, “Porque a
porção do Senhor é o seu povo; Jacó é a parte da sua herança.” - Dt 32.9.
O Senhor pede aos que habitam sitiados para
tirar do chão a sua trouxa, pois ele os arrojará como uma funda e os angustiará
para que sintam o seu terror. Ou seja, o Senhor estaria a ponto de lançá-los
para bem longe, de atirá-los para fora de sua presença para sempre. Aos ímpios,
diz a palavra de Deus, não haverá paz! Mas resta um descanso ainda e devemos nos
esforçar por entrar por ele, em tempo oportuno.
O povo entra em desespero e clama por causa
de sua chaga. Compare com o clamor de
Jeremias em 4.19-21. Aqui, o profeta demonstra predileção pelas metáforas
médicas (6.7; 14.17; 30.12-13,15,17).
No verso 20, a metáfora usa termos de
habitação ao falar de sua tenda destruída e de seus cordões todos rompidos. Os
efeitos trágicos da falta de filhos em geral se tornam um retrato da desolação
do exílio. A fim de deixar esse ponto absolutamente claro, o próprio Jeremias
não poderia ter filhos (16.2).
O tema da insensatez ou da estupidez é aplicado
agora aos líderes em particular (2.8; 10.8; cf.10.14). Os líderes não buscaram
ao SENHOR, mas, antes, recorreram aos encantamentos dos "sábios"
pagãos (8.2; 10.7). Quando os pastores se embrutecem e não buscam ao Senhor, o
resultado jamais pode ser de prosperidade, antes de dispersão do seu rebanho.
Jr 10:1 Ouvi a palavra que o Senhor vos
fala a vós, ó casa de Israel.
Jr 10:2 Assim diz o Senhor:
Não aprendais
o caminho das nações,
nem
vos espanteis com os sinais do céu;
porque
deles se espantam as nações,
Jr 10:3 pois
os costumes dos povos são vaidade;
corta-se
do bosque um madeiro e se lavra com machado
pelas
mãos do artífice.
Jr 10:4 Com
prata e com ouro o enfeitam, com pregos
e
com martelos o firmam, para que não se mova.
Jr 10:5 São
como o espantalho num pepinal, e não podem falar;
necessitam
de quem os leve, porquanto não podem andar.
Não tenhais
receio deles, pois não podem fazer o mal,
nem
tampouco têm poder de fazer o bem.
Jr 10:6 Ninguém
há semelhante a ti, ó Senhor;
és
grande, e grande é o teu nome em poder.
Jr 10:7 Quem
te não temeria a ti, ó Rei das nações?
pois
a ti se deve o temor;
porquanto
entre todos os sábios das nações,
e em todos os
seus reinos ninguém há semelhante a ti.
Jr 10:8 Mas eles todos são
embrutecidos e loucos;
a
instrução dos ídolos é como o madeiro.
Jr 10:9
Trazem de Társis prata em chapas, e ouro de Ufaz,
trabalho
do artífice, e das mãos do fundidor;
seus
vestidos são de azul e púrpura;
obra
de peritos são todos eles.
Jr 10:10 Mas
o Senhor é o verdadeiro Deus;
ele
é o Deus vivo e o Rei eterno,
ao
seu furor estremece a terra,
e
as nações não podem suportar a sua indignação.
Jr 10:11
Assim lhes direis:
Os
deuses que não fizeram os céus e a terra,
esses
perecerão da terra e de debaixo dos céus.
Jr 10:12 Ele
fez a terra pelo seu poder; ele estabeleceu o mundo
por
sua sabedoria e com a sua inteligência estendeu os céus. J r 10:13 Quando ele
faz soar a sua voz,
logo
há tumulto de águas nos céus,
e
ele faz subir das extremidades da terra os vapores;
faz
os relâmpagos para a chuva,
e
dos seus tesouros faz sair o vento.
Jr 10:14 Todo
homem se embruteceu e não tem conhecimento;
da
sua imagem esculpida envergonha-se todo fundidor;
pois
as suas imagens fundidas são falsas,
e
nelas não há fôlego.
Jr 10:15
Vaidade são, obra de enganos;
no
tempo da sua visitação virão a perecer.
Jr 10:16 Não
é semelhante a estes aquele que é a porção de Jacó;
porque
ele é o que forma todas as coisas,
e
Israel é a tribo da sua herança.
Senhor
dos exércitos é o seu nome.
Jr 10:17 Tira
do chão a tua trouxa, ó tu que habitas em lugar sitiado.
Jr 10:18 Pois
assim diz o Senhor:
Eis
que desta vez arrojarei como se fora com uma funda
os
moradores da terra, e os angustiarei,
para
que venham a senti-lo.
Jr 10:19 Ai
de mim, por causa do meu quebrantamento!
a
minha chaga me causa grande dor;
mas
eu havia dito:
Certamente
isto é minha enfermidade, e eu devo suporta-la.
Jr 10:20 A
minha tenda está destruída,
e
todas as minhas cordas estão rompidas;
os
meus filhos foram-se de mim, e não existem;
ninguém
há mais que estire a minha tenda,
e
que levante as minhas cortinas.
Jr 10:21 Pois
os pastores se embruteceram,
e
não buscaram ao Senhor;
por
isso não prosperaram,
e todos
os seus rebanhos se acham dispersos.
Jr 10:22 Eis
que vem uma voz de rumor,
um
grande tumulto da terra do norte,
para
fazer das cidades de Judá uma assolação,
uma
morada de chacais.
Jr 10:23 Eu
sei, ó Senhor, que não é do homem o seu caminho;
nem
é do homem que caminha o dirigir os seus passos.
Jr 10:24
Corrige-me, ó Senhor, mas com medida justa;
não
na tua ira, para que não me reduzas a nada.
Jr 10:25
Derrama a tua indignação sobre as nações
que
não te conhecem, e sobre as famílias que não invocam
o
teu nome; porque devoraram a Jacó;
sim,
devoraram-no e consumiram-no,
e assolaram a
sua morada.
Dos versos 23 ao 25, encerrando o presente
capítulo e a parte V, Jeremias entendendo a situação grave, ora pedindo justiça
divina contra aqueles que atacariam Judá e Jerusalém.
Esse tipo de declaração do verso 23 de que
ele sabe que não é do homem o seu caminho, nem daquele que caminha, o dirigir
os seus passos, faz parte da tradição da literatura sapiencial da Bíblia (Pv
16.9).
Esse último versículo – vs. 25 - é bastante
parecido com SI 79.6-7 e pode ser uma citação do mesmo. No entanto, nesse novo
contexto, talvez a sua motivação não seja tão pura quanto à do salmo.
Apesar de o capítulo enfatizar a semelhança
moral de Judá com as nações, termina (ironicamente) com a súplica de Judá para
que o Senhor derrame a sua ira sobre as nações. Essa oração foi respondida no
seu devido tempo.
Fique à vontade para tecer seus comentários. No entanto, lembre-se de juntar Cl 3:17 com 1 Co 10:31 : devemos tudo fazer para a glória de Deus e em nome de Jesus! Deus o abençoe.
Em cada capítulo da Bíblia, você encontrará uma narrativa escrita podendo conter gráficos, tabelas, imagens e textos e um link de vídeo dessa postagem no YouTube. Confira!
Colabore: faça sua oferta voluntária! Entre em contato conosco para isso: +55-61-995589682
Nosso Projeto 1189 no YouTube começou em 21/04/2016 e foi concluído em 23/07/2019.
Não esqueça de citar a fonte quando for fazer citações, referências em seus posts, pregações e livros. Acompanhe-nos no YouTube e em nossas redes e mídias sociais. Ajude-nos com suas orações!
As mensagens do JAMAIS DESISTA do caminho do Senhor são diárias, inéditas, baseadas na Bíblia e buscando sua conformação máxima à teologia reformada e representam o pensamento do autor na sua contínua busca das coisas pertencentes ao reino de Deus e a sua justiça.
Em cada capítulo da Bíblia, você encontrará uma narrativa escrita - com gráficos, tabelas, imagens e textos - e um link de vídeo dessa postagem no YouTube. Confira!
USE O PODER DE DEUS...
-
Como usar o poder de Deus para tomar, e manter, a iniciativa na guerra
contra o mal
Wilbur N. Pickering, ThM PhD
Isaías 47.10: “*Confiaste na tua iniq...
Paulo Freire – Uma avaliação relâmpago
-
É sempre surpreendente, para mim, ver que a maioria das referências feitas
ao professor Paulo Freire (1921-1997) são benevolentes e eivadas de
admiração. ...
TRANSTORNANDO O CALVINISMO
-
A doutrina Calvinista é a mais bela expressão do ensino bíblico
transmitida a nós pelo seu maior representante - João Calvino. É claro, a
de se ori...
0 comentários:
Postar um comentário
Fique à vontade para tecer seus comentários.
No entanto, lembre-se de juntar Cl 3:17 com 1 Co 10:31 :
devemos tudo fazer para a glória de Deus e em nome de Jesus! Deus o abençoe.