Entramos, neste capítulo, com a segunda parte de
nossa divisão – O TABERNÁCULO CENTRAL – que vai do capítulo 5:1 ao 9:14, onde
há três subdivisões principais.
1.A
importância do tabernáculo – 5:1 ao 6:27.
2.As
ofertas para o tabernáculo – 7:1 a 8:4.
3.Outros
aspectos importantes do tabernáculo – 8:5 ao 9:14.
Começaremos, então, dentro da importância do
tabernáculo, com os seguintes temas: vs. 1 ao 4, a expulsão dos impuros. Vs. 5
ao 10, com os casos de restituição e dos vs. 11 ao 31, com a lei para o caso de
ciúmes. No capítulo 6, veremos os nazireus – vs. 1 ao 21 e fechando esta
primeira parte as bênçãos araônicas do vs. 22 ao 27.
Primeiramente, foram feitas as divisões das tribos
em volta do tabernáculo; depois foram definidas a sua centralidade, os
trabalhos e tarefas; e, agora, Moisés está voltando a instruir sobre a
centralidade do tabernáculo.
Tudo era feito em função dele, do tabernáculo, de forma
que a nação dependia dele e nele havia a presença de Deus que também era algo
teofânico que durou 40 anos. O maná era outro sinal diário bem como também as
roupas e sapatos que cresciam nos pés deles sem ao menos darem fé que isso
acontecia.
Tudo estava sendo cuidado em todos os mínimos
detalhes para que aquele povo pudesse ter o melhor que poderiam ali mesmo
naquele deserto que agora passava a ser a escola deles.
Assim, os casos vistos de impureza não poderiam
estar sendo tolerados ali no meio do povo e próximo ao tabernáculo, deveriam
estar fora do Arraial para observação e cuidado. Havendo a cura, depois do
exame sacerdotal, ele era integrado novamente e poderia participar de tudo.
Devemos entender que ali naquele local as coisas
eram diferentes do normal por ai, principalmente pela forte presença teofânica
de Deus durante todo aquele tempo e devido aos cuidados especiais que Deus
tinha ali com eles.
Os casos de restituição também visavam à
centralidade do tabernáculo e se alguém desfraldava outra pessoa, ela deveria
fazer a restituição com um acréscimo de vinte por cento, o quinto, e realizar
uma oferta pela culpa no tabernáculo. Não tendo a parte lesada condições e não
tendo ainda parentes que pudessem receber a restituição, ela deveria ser
entregue ao sacerdote, em função do representante do Senhor – Lv 5:14 ao 6:7.
Quanto à lei para o caso de ciúmes como assim ficou
conhecida – vs. 29 – somente um sacerdote seguindo um ritual poderia fazer com
que o procedimento tivesse a eficácia necessária. O triste aqui era que o
homem, se não fosse de fato temente a Deus, poderia expor desnecessariamente
sua mulher à vergonha pelo simples fato da existência da dúvida. Isso era muito
triste.
Nm
5:1 E falou o SENHOR a Moisés, dizendo:
Nm 5:2 Ordena aos filhos de
Israel que lancem fora do arraial
a todo o leproso,
e a todo o que padece fluxo,
e a todos os
imundos por causa de contato com algum morto.
Nm 5:3 Desde o homem até a
mulher os lançareis;
fora do arraial
os lançareis; para que não contaminem
os
seus arraiais, no meio dos quais eu habito.
Nm 5:4 E os filhos de Israel
fizeram assim,
e os lançaram
fora do arraial;
como
o SENHOR falara a Moisés,
assim
fizeram os filhos de Israel.
Nm
5:5 Falou mais o SENHOR a Moisés, dizendo:
Nm 5:6 Dize aos filhos de
Israel:
Quando
homem ou mulher fizer algum de todos os pecados humanos,
transgredindo contra o SENHOR,
tal alma culpada é.
Nm
5:7 E confessará o seu pecado que cometeu; pela sua culpa,
fará plena restituição, segundo
a soma total, e lhe acrescentará
a sua quinta
parte, e a dará àquele
contra quem se fez culpado.
Nm 5:8 Mas, se aquele homem não
tiver resgatador,
a quem se
restitua a culpa, então a culpa
que
se restituir ao SENHOR será do sacerdote,
além do carneiro da expiação
pelo qual por ele se fará expiação.
Nm 5:9 Semelhantemente toda a
oferta de todas as coisas santificadas
dos filhos de
Israel, que trouxerem ao sacerdote,
será
sua.
Nm 5:10 E as coisas santificadas
de cada um serão suas;
o que alguém der
ao sacerdote será seu.
Nm
5:11 Falou mais o SENHOR a Moisés, dizendo:
Nm 5:12 Fala aos filhos de
Israel, e dize-lhes:
Quando
a mulher de alguém se desviar, e transgredir contra ele,
Nm 5:13 De maneira que algum
homem se tenha deitado com ela,
e for oculto aos
olhos de seu marido, e ela o tiver ocultado,
havendo-se
ela contaminado,
e contra ela não houver
testemunha, e no feito não for apanhada,
Nm 5:14 E o
espírito de ciúmes vier sobre ele,
e
de sua mulher tiver ciúmes,
por
ela se haver contaminado, ou sobre ele
vier o espírito de
ciúmes, e de sua mulher tiver ciúmes,
não
se havendo ela contaminado,
Nm 5:15 Então aquele homem trará
a sua mulher perante o sacerdote,
e juntamente
trará a sua oferta por ela;
uma décima de efa
de farinha de cevada,
sobre
a qual não deitará azeite,
nem sobre ela
porá incenso, porquanto
é
oferta de alimentos por ciúmes, oferta memorativa,
que
traz a iniqüidade em memória.
Nm 5:16 E o sacerdote a fará
chegar, e a porá perante
a face do SENHOR.
Nm 5:17 E o sacerdote tomará
água santa num vaso de barro;
também tomará o
sacerdote do pó que houver
no
chão do tabernáculo, e o deitará na água.
Nm 5:18 Então o sacerdote
apresentará a mulher perante o SENHOR,
e descobrirá a
cabeça da mulher; e a oferta memorativa,
que é a oferta por ciúmes, porá
sobre as suas mãos,
e a água amarga,
que traz consigo a maldição,
estará
na mão do sacerdote.
Nm 5:19 E o sacerdote a fará
jurar, e dirá àquela mulher:
Se ninguém contigo se deitou, e
se não te apartaste de teu marido
pela imundícia,
destas águas amargas, amaldiçoantes,
serás
livre.
Nm 5:20 Mas, se te apartaste de
teu marido, e te contaminaste,
e algum homem,
fora de teu marido, se deitou contigo,
Nm 5:21 Então o sacerdote fará
jurar à mulher
com o juramento
da maldição; e o sacerdote dirá à mulher:
O SENHOR te ponha por maldição e
por praga no meio do teu povo,
fazendo-te o
SENHOR consumir a tua coxa
e
inchar o teu ventre.
Nm 5:22 E esta
água amaldiçoante entre nas tuas entranhas,
para
te fazer inchar o ventre,
e
te fazer consumir a coxa.
Então a mulher
dirá: Amém, Amém.
Nm 5:23 Depois o sacerdote
escreverá estas mesmas maldições
num livro, e com
a água amarga as apagará.
Nm 5:24 E a água amarga,
amaldiçoante, dará a beber à mulher,
e a água
amaldiçoante entrará nela para amargurar.
Nm 5:25 E o sacerdote tomará a
oferta por ciúmes da mão da mulher,
e moverá a oferta
perante o SENHOR;
e
a oferecerá sobre o altar.
Nm 5:26 Também o sacerdote
tomará um punhado
da oferta
memorativa, e sobre o altar a queimará;
e
depois dará a beber a água à mulher.
Nm 5:27 E, havendo-lhe dado a
beber aquela água, será que,
se ela se tiver
contaminado,
e contra seu
marido tiver transgredido,
a
água amaldiçoante entrará nela para amargura,
e o seu ventre se
inchará, e consumirá a sua coxa;
e aquela mulher
será por maldição no meio do seu povo.
Nm 5:28 E, se a mulher se não
tiver contaminado, mas estiver limpa,
então será livre,
e conceberá filhos.
Nm 5:29 Esta é a lei dos ciúmes,
quando a mulher,
em poder de seu
marido, se desviar e for contaminada;
Nm 5:30 Ou quando sobre o homem
vier o espírito de ciúmes,
e tiver ciúmes de
sua mulher,
apresente
a mulher perante o SENHOR,
e o sacerdote
nela execute toda esta lei.
Nm 5:31 E o homem será livre da
iniqüidade,
porém a mulher
levará a sua iniqüidade.
A lei maior de fato é o amor. Onde há o amor,
prevalece todos os direitos e onde não há, somente os interesses. O homem
poderia expor sua mulher a um vexame enorme pela dúvida oriunda de ciúmes.
Há que se separar então ciúmes dos espíritos de
ciúme. Principalmente porque o primeiro se trata de uma doença do caráter e
fraqueza de personalidade que vê o mal sem nem o mal existir.
Quem trai o outro às escondidas, independentemente
do fato de ser homem ou mulher, é falho de caráter e com certeza deve atrair
sobre si algo maligno nessa relação fora da presença de Deus em meio à
rebeldia.
É desse espírito, creio, que se trata aqui as regras
estabelecidas. Tudo o que está narrado terá então seu cumprimento e o adultério
então que fora praticado feito às ocultas, agora é revelado com uma cruel
maldição.
Fique à vontade para tecer seus comentários. No entanto, lembre-se de juntar Cl 3:17 com 1 Co 10:31 : devemos tudo fazer para a glória de Deus e em nome de Jesus! Deus o abençoe.
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