terça-feira, 27 de janeiro de 2015
terça-feira, janeiro 27, 2015
Jamais Desista
Isaías 61:1-11 - ISAÍAS PROCLAMA O ANO ACEITÁVEL DO SENHOR
Em nossa leitura, meditação e reflexão, capítulo
por capítulo, nós nos encontramos aqui no capítulo 61 e nas seguintes partes:
D. O caminho de arrependimento e
restauração que Israel precisava percorrer para poder desfrutar da restauração
(56:1 – 66:24).
2. O arrependimento que leva à
restauração (59:1-66:24).
a. Arrependimento e resposta 1 -
59:1-63:6
(2) A resposta de salvação de
Deus (59:14-63:6) - continuação.
Como já dissemos, até 63:6, finalizando
essa seção primeira “a. Arrependimento e Salvação 1”, veremos como será a
resposta de salvação de Deus. Tendo levado os leitores a confessarem o seu
pecado, Isaías agora lhes assegura que Deus responderia à sua situação
deplorável e libertaria Israel do exílio.
Também dividimos essa seção “(2)” em quatro
partes: a. O mal será vencido – 59:14 – 60:22 – já vimos; b. A proclamação do ano aceitável do Senhor – 61:1-11 – veremos agora; c. A gloriosa Jerusalém
futura – 62:1-12; e, d. Julgamento das nações – 63:1-6.
É importante frisar que desde o primeiro
verso do capítulo 60 até ao verso 6, do capítulo 63, magníficas profecias sobre
o futuro dourado de Jerusalém encontram o seu cumprimento hoje na Jerusalém
celestial (isto é, na "Jerusalém lá de cima" Gl 4:26) e terão o seu
cumprimento definitivo nos novos céus e na nova terra, quando Cristo voltar (Ap
21:1-27). Que dia glorioso não será esse dia?
b. A proclamação do ano aceitável do Senhor – 61:1-11.
Isaías 61 é a proclamação do ano aceitável
do Senhor. Ele continua a relatar de que maneira o Senhor responderia ao
arrependimento do seu povo (59:1 – 63:6). O tempo do favor de Deus chegará para
o seu povo quando o Senhor o tirar do exílio e conceder bênçãos sem precedente.
O Espirito – 11:2; 42:1; 48:16; Lc 3:22 -
do SENHOR Deus, literalmente, "o Mestre, o Senhor" (25:7-8; 50:4)
está sobre mim. Assim proclamou Jesus Cristo, no Novo Testamento - ao ler o
texto sagrado das Escrituras quando lhe foi dada oportunidade na sinagoga. O
grande Filho de Davi, a quem o Novo Testamento identifica como sendo Jesus (Lc
4:17-21), o qual está associado a uma aliança eterna (vs. 8; 42:6; 49:8). Esse
Servo, Jesus Cristo, é o mesmo descrito em 42:1; 49:1; 50:4; 52:13. Ele se
referiria a Deus como Mestre (vs. 1; 50:4), que receberia o Espírito (vs. 1; 42:1),
traria cura e libertação (vs. 1-3; 42:7; 49:9; 50:4; 53:4) e proclamaria o ano
do Senhor (vs. 3; 49:8). Com exceção de Eliseu (I Re 19:16), as Escrituras
registram a unção apenas de reis e sumos sacerdotes (45:1).
Ele foi ungido para pregar e pregar as boas-novas,
o evangelho. A proclamação do evangelho:
·
É
uma mensagem de boa-nova por causa do favor do Senhor (vs. 2; 52:7) aos mansos
e aos quebrantados e contritos do coração. Àqueles que esperam confiantemente
em Deus apesar das dificuldades do presente tempo (11:3-5).
·
É
uma proclamação de libertação, como no ano do Jubileu (Lv 25:10), aos cativos, àqueles
que estavam em cativeiro no exílio (58.6; 51:14), aos algemados, aos cegos - Septuaginta
(a tradução grega do AT) traz a palavra "cegos" que é a fonte para Lc
4:18.
·
É
o anúncio pregado – vs. 2 – sobre o ano aceitável do SENHOR. O ano aceitável
(ou do favor) de Deus é a base para a proclamação das boas-novas. Em última
instância, a razão para o favor de Deus está no ministério de Jesus Cristo (Mt
11:5; Lc 4:18; 7:22; At 10:38). Todos os que proclamam salvação por meio da fé
em Jesus Cristo dão continuidade ao seu ministério (At 26.18).
·
É
também o dia da vingança de Deus - além do ano aceitável, também será o dia da
vingança do Senhor. A nova era de restauração é não apenas a era de salvação,
mas também de julgamento. Em termos do cumprimento dessas esperanças no Novo
Testamento, a primeira vinda de Cristo enfatizou a cura, enquanto a sua segunda
vinda enfatizará tanto o julgamento quanto a cura (I Ts 1:7-10).
·
É
uma ordenança acerca dos que choram, pranteiam, se angustiam para que se lhes
deem grinalda, óleo de alegria e vestes de louvor. Os tristes seriam consolados
por causa da ordem acerca dos que choram em Sião e em vez de cinzas que trazem
o significado de dor, separação e fim das coisas, receberá uma grinalda e no
lugar do pranto, óleo de gozo, de alegria, como aquele derramado pelo anfitrião
sobre o seu convidado (Sl 23:5; 43:7; Lc 7:46) e vestes de louvor no lugar do
espírito angustiado.
Com a força e a proclamação e a pregação do
evangelho, eles seriam fortalecidos para – vs. 4 – edificarem as antigas
ruínas, restaurar as cidades assoladas, levantar as desolações de outrora e de
muitas gerações. Foi assim que foi necessário o levantamento de grandes líderes
à época para conduzirem o povo do pós-exílio, entre eles Esdras e Neemias. Eles
enfrentaram lutas externas e internas, mas foram firmes e não desistiram.
Tanto judeus (58:12) quanto gentios (60:10),
juntos, acreditando num mesmo Senhor e com um mesmo propósito.
No verso 5, estrangeiros estariam
apascentando os rebanhos de Israel e lavrando os seus vinhedos enquanto o povo
de Deus estaria sendo chamado de sacerdotes e ministros de Deus que comeriam as
riquezas das nações. A extensão dos privilégios sacerdotais seria extensível a
todo o povo de Deus (66:21; I Pe 2:5,9; Ap 1:6; 5.10).
Hoje somos sacerdotes e ministros de Deus
na pregação do Evangelho a toda criatura – Mc 16:15. Todos os que estão em
Cristo Jesus são sacerdotes e ministros de Deus prontos e preparados para a
missão do evangelho.
A vergonha e a afronta experimentadas no
exílio – vs. 7 - daria lugar à dupla honra, à exultação da porção recebida, a
posse de tudo em dobro, mas a alegria seria perpétua, eterna, jamais seria
tirada deles novamente, para sempre.
Isto tudo porque o Senhor ama o juízo, aborrece
o roubo e toda injustiça; além do que, fielmente lhes daria sua recompensa e
ainda com eles faria aliança eterna – vs. 8. Recompensa do quê? O que fariam
para serem recompensados tão grandemente?
Na era da restauração, as bênçãos da
aliança seriam estendidas aos filhos, como sempre foram na história bíblica (Ex
20:6; recomendamos ver na BEG, o quadro 'As principais alianças na
Bíblia", em Gn 9). Eles seriam reconhecidos como descendência bendita do
Senhor, uma alusão à promessa feita a Abraão (41:8; 51:2; Gn 12:3).
A descendência bendita do Senhor é o
conjunto de todos os crentes salvos para sua glória que forma a igreja gloriosa
que faz nosso espírito se regozijar muito no Senhor e nossa alma se alegrar nele
sobremaneira – vs. 10.
A explicação de tanto regozijo e alegria
são as vestes de salvação e o manto da justiça à semelhança da grinalda do
noivo e dos enfeites e joias da noiva. Jamais poderíamos com nossas obras nos
vestir semelhantemente de forma a agradar nosso Pai e nosso Senhor.
Foi necessário passarmos pela morte e dela
liberto, pela palavra da salvação, ressuscitarmos para uma nova vida e uma nova
esperança.
O tempo presente é um tempo ingrato, pois
temos de enfrentar situações tão delicadas geradas pelo pecado tanto nosso
quanto dos nossos, às vezes, dos melhores amigos ou dos que nos são íntimos, às
vezes do inimigo e do invejoso. O fato é que o tempo presente é um tempo
difícil que pode trazer danos irreparáveis em nossos corações senão tivermos
maturidade suficiente para entendermos que somos do Senhor e temos a vida
eterna.
Enfrentamos tantas contradições! Oxalá fossem
apenas dos outros, mas o pior é que são muitas das vezes geradas por nós
mesmos.
Vale a pena vivermos o presente tempo? Bem,
a vida é um dom de Deus que nos deu para certos propósitos; no entanto, há situações
ou circunstâncias que faz nossa vida se tornar insuportável. Eu chamo tais
coisas de fatores desmotivadores da vida no presente século.
São os Fatores Desmotivadores À Nossa Vida -
FDANV - aqui nesta terra: acidentes, tragédias, violência, terrorismo,
ignorância, falsidade, egoísmo, engano, traição, preconceito, assaltos, roubos
e furtos, mentira, malignidade, abuso, exploração do próximo, ... a lista é bem
grande, mas já dá para sentir que tudo isso é desagradável.
Nenhum de nós está livre do sol e da chuva
que cai sobre todos “Porque faz que o seu
sol se levante sobre maus e bons, e a chuva desça sobre justos e injustos.”
(Mt 5:45), nem estamos, também, livres do que estou chamando de ‘fatores
desmotivadores de nossa vida aqui nesta terra’. Todos esses males podem vir
sobre qualquer um de nós. No entanto, se estivermos com o Senhor, estaremos
sempre seguros quer sendo a vítima, quer escapando.
Por
isso devemos construir a nossa casa não sobre o barro, mas sobre a Rocha “Todo aquele, pois, que escuta estas minhas
palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua
casa sobre a rocha;” (Mt 7:24) e também devemos juntar os nossos tesouros
não nesta terra, onde a traça roe, a ferrugem corroe e os bandidos roubam, mas
no céu “Não ajunteis tesouros na terra,
onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam; Mas
ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os
ladrões não minam nem roubam” (Mt 6: 19-20).
Is 61:1 O Espírito do Senhor Deus está
sobre mim,
porque o
Senhor me ungiu
para
pregar boas-novas aos mansos;
enviou-me
a
restaurar os contritos de coração,
a proclamar
liberdade aos cativos,
e
a abertura de prisão aos presos;
Is
61:2 a apregoar o ano aceitável do Senhor
e
o dia da vingança do nosso Deus;
a consolar
todos os tristes;
Is 61:3 a
ordenar acerca dos que choram em Sião
que
se lhes dê uma grinalda em vez de cinzas,
óleo de gozo
em vez de pranto,
vestidos de
louvor em vez de espírito angustiado;
a
fim de que se chamem árvores de justiça,
plantação do
Senhor, para que ele seja glorificado.
Is 61:4 E eles edificarão as antigas
ruínas,
levantarão as
desolações de outrora,
e
restaurarão as cidades assoladas,
as
desolações de muitas gerações.
Is 61:5 E
haverá estrangeiros, que apascentarão os vossos rebanhos;
e
estranhos serão os vossos lavradores e os vossos vinheiros. Is 61:6 Mas vós
sereis chamados
sacerdotes
do Senhor,
e
vos chamarão ministros de nosso Deus; comereis as riquezas das nações,
e
na sua glória vos gloriareis.
Is 61:7 Em
lugar da vossa vergonha, haveis de ter dupla honra;
e
em lugar de opróbrio exultareis na vossa porção;
por
isso na sua terra possuirão o dobro,
e
terão perpétua alegria.
Is 61:8 Pois
eu, o Senhor,
amo
o juízo, aborreço o roubo e toda injustiça;
fielmente
lhes darei sua recompensa,
e
farei com eles um pacto eterno.
Is 61:9 E a
sua posteridade será conhecida entre as nações,
e
os seus descendentes no meio dos povos;
todos
quantos os virem os reconhecerão
como
descendência bendita do Senhor.
Is 61:10
Regozijar-me-ei muito no Senhor,
a
minha alma se alegrará no meu Deus,
porque
me vestiu de vestes de salvação,
cobriu-me
com o manto de justiça,
como noivo
que se adorna com uma grinalda,
e como noiva
que se enfeita com as suas jóias.
Is 61:11
Porque, como a terra produz os seus renovos,
e
como o horto faz brotar o que nele se semeia,
assim
o Senhor Deus fará brotar
a
justiça e o louvor perante todas as nações.
Para mim, Deus está e sempre esteve no
controle de tudo, mas isso não me dá o direito de questioná-lo sobre o porquê.
Eu não tenho uma mente onisciente, portanto sou convidado a confiar nele, no
Senhor que é o autor, o doador e também o consumador de toda a vida. Ele sabe o
que faz, sempre sabe e eu sei que ele é amor, sábio e soberano. Eu confio,
embora não entenda todas as coisas. Eu também irei partir desta vida, não sei
quando nem como isso se dará, mas estarei sempre em boas mãos. A Deus toda a
glória! Amém!
Enquanto isso – vs. 11 - como a terra
produz os seus renovos, e como o horto faz brotar o que nele se semeia, assim o
Senhor Deus fará brotar a justiça e o louvor perante todas as nações.
Então nesse dia já não mais nos angustiará
as angústias do presente século, nem os FDANV nos incomodarão mais, para
sempre.
...
1 comentários:
forte
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No entanto, lembre-se de juntar Cl 3:17 com 1 Co 10:31 :
devemos tudo fazer para a glória de Deus e em nome de Jesus! Deus o abençoe.