quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016
quarta-feira, fevereiro 03, 2016
Jamais Desista
I Tessalonicenses 1 1-10 - VOCÊ ESTÁ PRONTO PARA O RETORNO DE CRISTO?
Paulo escreveu essa epístola para assegurar
aos cristãos tessalonicenses do amor que ele tinha por eles e instruí-los a
respeito da importância de viver para Cristo e entender corretamente as etapas
do seu retorno. Estamos no capítulo 1/5.
Breve
síntese do capítulo 1.
Nesta epístola, Paulo, Silvano e Timóteo é que se dirigem à igreja dos
Tessalonicenses visando levar-lhes uma palavra de esperança sobre a vinda de
Jesus que estaria muito próxima. Estando próxima a sua vinda, muita coisa teria
de ser diferente, principalmente no comportamento diante das coisas do mundo.
Assim eles lhes falam que devemos agradecer a Deus pela fidelidade de
seu povo; que os cristãos devem ser elogiados por essa demonstração de
fidelidade; que os cristãos devem viver de maneira a agradarem a Deus; que os
que morreram em Cristo hão de ressuscitar na volta de Jesus; e, que os cristãos
devem sempre estar prontos para o retorno de Cristo.
Vejamos o presente capítulo com mais
detalhes, conforme ajuda da BEG:
I. SAUDAÇÃO (1.1).
Paulo identificou-se e cumprimentou os
tessalonicenses. Paulo se apresentou e também os seus companheiros e dirigiu-se
aos tessalonicenses.
Silvano – vs. 1 – é a forma latina do nome
"Silas", pelo qual ele às vezes é chamado. Silvano foi um profeta da
igreja de Jerusalém incumbido de acompanhar Paulo e Barnabé até Antioquia para
transmitir a decisão do concílio de Jerusalém (At 15.22,27,32,40) com respeito
às expectativas dos gentios na igreja (At 15.13-21).
Ele foi escolhido por Paulo para ser seu
companheiro na segunda viagem missionária.
Timóteo, era filho de pai grego e de uma
devota judia cristã, era no tempo dessa epístola um novato na missão cristã.
Paulo e Silvano haviam convocado o jovem, mas altamente considerado, discípulo
para o ministério deles cerca de um ano antes em Listra (At 16.1).
Essa expressão “em Deus Pai e no Senhor
Jesus Cristo” – vs. 1 - aponta para uma intimidade singular entre o Pai e o Filho,
de modo que pode ser dito que a igreja está "em" ambos.
Como de costume a saudação deles envolvia a
graça e a paz tanto da parte de Deus como do Senhor Jesus Cristo.
II. HISTÓRIA (1.2-3.13).
Paulo tratou de diversos aspectos do seu
relacionamento com os tessalonicenses: ele agradeceu a Deus pelos
tessalonicenses porque eles tinham tido fé e não tinham esquecido o seu
ministério exemplar entre eles.
Paulo explicou como ele ansiava por ver os
tessalonicenses e como o relato positivo de Timóteo o havia encorajado. Paulo
orava para que Deus lhe desse a oportunidade de visitá-los novamente e que
continuasse a abençoar os tessalonicenses.
Paulo iniciou o corpo principal dessa
epístola com reflexões históricas Ele se concentrou em três áreas: seus
agradecimentos a Deus (1.2-2.16), uma explicação do motivo pelo qual ele havia
se ausentado dos tessalonicenses (2.17-3.10) e sua oração em favor deles
13.11-131. Elas formarão a divisão proposta pela BEG: A. A ação de graças de
Paulo pelos tessalonicenses (1.2-2.16) – veremos agora; B. A explicação a
respeito da ausência de Paulo (2.17-3.10); e, C. A oração de Paulo (3.11-13).
A. A ação de graças de Paulo pelos tessalonicenses (1.2-2.16).
Dos vs. 1.2 ao 2.16, estaremos vendo a ação
de graças de Paulo pelos tessalonicenses.
Paulo apreciava muitíssimo o que Deus havia
feito na vida dos cristãos tessalonicenses. Ele refletiu a respeito da fé, do
amor e da esperança deles (1.2-10); a experiência de primeira mão que eles
haviam tido do seu ministério (2.11-12) e a maneira ávida em que eles haviam
recebido a Palavra de Deus (2.13-16). Também elas formarão nossa divisão
proposta, conforme a BEG: 1. A fé, o amor e a esperança deles (1.2-10) – veremos agora; 2. A lembrança deles do
ministério de Paulo (2.1-12); e, 3. A recepção deles da Palavra de Deus
(2.13-16).
1. A fé, o amor e a esperança deles (1.2-10).
Dos vs. de 1 a 10, vemos a tríade preferida
de Paulo: a fé, o amor e a esperança; aqui manifestada pelos tessalonicenses.
Paulo agradeceu ao Senhor pelos vários aspectos do comportamento exemplar dos
tessalonicenses.
Paulo se lembrava de continuamente, diante
de Deus e Pai, o que eles tinham demonstrado:
ü
O
trabalho que resulta da fé.
A
fé dos tessalonicenses, evidentemente um dos principais interesses de Paulo, é
citada novamente nos vs. 8; 3.2, 5-7,10; 5.8.
ü
O
esforço motivado pelo amor.
O
amor deles era demonstrado especialmente pela cordialidade com que recebiam os
itinerantes (vs. 9). Paulo elogiou o amor deles novamente em 4.9-10, onde
afirmou que eles tinham sido "por Deus instruídos que deveis amar-vos uns
aos outros" (vs. 9).
ü
A
perseverança proveniente da esperança em nosso Senhor Jesus Cristo.
Paulo
se referiu à esperança dos tessalonicenses quanto ao retorno do Senhor Jesus, o
qual um dia os libertaria de suas preocupações presentes e da ira de Deus que
se aproximava.
Com relação à tríade formada pela fé, pelo
amor e pela esperança, veja 5.8 (veja também Rm 5.2-5; 1Co 13.13; Cl 5.5-6; Cl
1.4-5; Hb 6.10-12; 10.22-24; 1Pe 1.3-8,21-22).
Paulo fala da escolha deles no vs. 4 - a
eleição é um tema de ambas as epístolas aos tessalonicenses (I Ts 5.9; 2Ts
2.13). Paulo não teve medo de expressar a certeza da eleição feita por Deus a
essa jovem congregação composta predominantemente de gentios.
Ele via neles o fruto da graça eletiva de
Deus, manifestada aqui na resposta divinamente efetuada à pregação do evangelho
e no progresso de santificação que eles haviam demonstrado desde o início.
Deus os tinha escolhido e essa era a
convicção de Paulo por causa da forma que o evangelho chegou a eles. Não somente
em palavras, mas em poder, no Espírito Santo e em plena convicção – vs. 5.
Eles tinham percebido que os
tessalonicenses tinham se tornado imitadores deles e do Senhor. Os cristãos
tessalonicenses haviam se tornaram imitadores dos missionários e do Senhor no
sentido de que, a despeito da tribulação, recebiam a Palavra do evangelho com a
alegria que vem somente do Espírito Santo.
O Espírito desempenha um papel
especialmente notável de sustentar o cristão que sofre perseguição por causa de
Cristo (Mt 10.19-20; I Pe 4.12-14).
Tão bom foi o desempenho deles que agora
Paulo os estava chamando de modelo para os da Macedônia e da Acaia.
Paulo estava escrevendo da Acaia, depois de
haver atravessado a Macedônia e ido através de Atenas a Corinto.
Ao longo de sua viagem, ele descobriu que
os cristãos que encontrava sabiam não apenas de seus feitos em Tessalônica, mas
também tinham ouvido falar da fé dos tessalonicenses.
Os cristãos tessalonicenses, embora ainda
crianças em Cristo, haviam se tornado exemplos de fé, amor e esperança para
outros.
Esses versículos – vs. 9 e 10 - são
semelhantes à pregação de Paulo em Atenas (At 17.29-31). Ao pregar para os
judeus, Paulo poderia pressupor a existência do verdadeiro Deus e a autoridade
das Escrituras no Antigo Testamento e, a partir daí, prosseguir proclamando a
vinda do Messias prometido de Deus.
Aos gentios não instruídos na fé de Israel,
Paulo enfatizava a necessidade de dois comportamentos:
(1) Reconhecer o Deus verdadeiro e
vivo, e ao mesmo tempo abandonar os ídolos mortos de divindades não existentes.
(2) Preparar-se para a vinda do
julgamento universal de Deus a ser executado por Jesus Cristo, o Deus-homem,
que morreu e ressuscitou de entre os mortos (4.6; At 17.29-31).
Ambas as ênfases carregam um apelo urgente
à conversão.
É dos céus - veja 4.16 (veja também At
1.11; Fp 3.20; 2Ts 1.7) – que devemos esperar a Jesus, que nos livrará da ira
vindoura.
Jesus morreu para nos livrar da antiga ira
de Deus, mas a importância total dessa obra salvadora não será manifestada até
o dia do julgamento.
Então, mediante a intercessão de Cristo, os
cristãos serão poupados da condenação e punição de seus pecados que eles
mereceriam.
à igreja dos
Tessalonicenses
em Deus Pai
e no Senhor Jesus Cristo,
graça
e paz a vós outros.
I Ts 1:2 Damos, sempre, graças a
Deus
por todos vós,
mencionando-vos em nossas
orações
e, sem cessar,
I Ts 1:3
recordando-nos,
diante do nosso Deus e Pai,
da operosidade da vossa fé,
da abnegação do vosso amor
e da firmeza da vossa
esperança
em nosso Senhor Jesus
Cristo,
I Ts 1:4 reconhecendo, irmãos, amados de Deus,
a vossa eleição,
I Ts 1:5 porque o nosso evangelho
não chegou até vós tão-somente em palavra,
mas, sobretudo,
em poder,
no Espírito Santo
e em plena convicção,
assim como sabeis ter sido o nosso procedimento
entre vós
e por amor de vós.
I Ts 1:6 Com efeito,
vos tornastes imitadores nossos
e do Senhor,
tendo recebido a palavra,
posto que em meio de muita
tribulação,
com alegria do Espírito
Santo,
I Ts 1:7 de sorte que vos tornastes o modelo
para todos os crentes
na Macedônia
e na Acaia.
I Ts 1:8 Porque de vós repercutiu
a palavra do Senhor
não só na Macedônia e Acaia,
mas também por toda parte
se divulgou
a vossa fé para com Deus,
a tal ponto de não termos necessidade
de acrescentar coisa
alguma;
I Ts 1:9
pois eles mesmos, no tocante a nós, proclamam
que repercussão teve o
nosso ingresso no vosso meio,
e como, deixando os ídolos,
vos convertestes a Deus,
para servirdes o Deus vivo
e verdadeiro
I Ts 1:10 e para aguardardes dos céus
o seu Filho, a quem ele
ressuscitou
dentre os mortos, Jesus,
que nos livra da ira
vindoura.
Nas escritas de Paulo, mesmo tendo sido feita em conjunto como se
percebe a sua introdução (Paulo, Silvano e Timóteo), sempre poderemos notar o
zelo que tinha pelo evangelho e como ele fazia grandes esforços para divulgá-lo.
Repetindo o que disse ontem: “Como
é gostoso e bom vermos a preocupação de Paulo com a Palavra de Deus! Isso me
anima a pregar, a falar do mistério de Cristo. Que zelo e convicção de seu
chamado ele transmite para nós. Aquele seu convencimento me alcança aqui há
mais de 2000 anos de distância dele. Incrível!”.
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A Deus toda glória! p/ pr. Pr. Daniel Deusdete.
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No entanto, lembre-se de juntar Cl 3:17 com 1 Co 10:31 :
devemos tudo fazer para a glória de Deus e em nome de Jesus! Deus o abençoe.