Deus estava falando com Jó corrigindo-o e
convocando-o a um serviço fiel. Podemos reparar que Deus nem menciona o assunto
do seu sofrimento, muito menos dá uma resposta à pergunta que os seus
conselheiros e o próprio Jó consideram tão importante – a razão para o seu
sofrimento.
A lição que fica e que já falamos disso é
que a confiança em Deus e a gratidão decorrentes devem estar impregnadas em
nossas mentes e corações independentemente de quaisquer fatos, sejam eles bons
ou não, quer tenham ou não explicações.
A parte “C” foi também dividida: 1. O
primeiro discurso de Deus – 38:1 a 40:2 – estamos concluindo. 2. A humildade de
Jó – 40:3-5 – veremos agora. 3. O segundo discurso de Deus – 40:6 a 41:34 – iniciaremos
neste capítulo. 4. O arrependimento de Jó – 42:1-6.
1. O primeiro discurso de Deus – 38:1 a 40:2 - continuação.
Os versos 1 e 2 deste capítulo são um
resumo do primeiro discurso de Deus que deve ser comparado com a sua respectiva
abertura em 38:2. Ambas as partes se referem às declarações infelizes feitas
por Jó durante os seus momentos de dúvida. Por pura graça e misericórdia, Deus
poupava Jó, apesar de tudo.
2. A humildade de Jó – 40:3-5.
Reparem no que diz em primeiro lugar Jó
para Deus quando Deus lhe passa um corretivo dizendo que seria falta de
sabedoria querer, imaginar, mesmo pensar, quanto mais agir contendendo contra o
Todo-Poderoso.
Deus ainda diz mais: quem argui assim a
Deus, responda por isso.
A ação de Jó estava ali exposta por Deus,
contender! O objeto de sua ação para quem ele se voltava em contenda era Senhor
que aqui se manifesta como o Todo-Poderoso, ou seja, o Deus Onipotente.
O resultado analisado por Deus de tal
atitude é falta de sabedoria, ou seja, insensatez. Ao se pronunciar contra Jó,
Deus estava se pronunciando contra todos os homens que passam ou não por tais
situações.
Jamais poderemos nos igualar com Deus e colocá-lo
num lugar de disputa conosco, em igualdade ou em proximidade. A imanência de
Deus é um ato seu de misericórdia para conosco e não uma desculpa nossa para o
nivelarmos aos nossos conceitos.
Deus também é transcendente de forma a
jamais alcançarmos ele em seus atributos, quer seja eles comunicáveis, quer não
sejam. Quando nos referirmos a Deus, devemos em primeiro lugar colocá-lo e considerá-lo
acima de quaisquer suspeitas.
Não podemos negociar com Deus em questões
de justiça, de bondade, de juízo, de amor, de verdade. Seja Deus sempre “imexível”,
intocável, superior, acima de quaisquer suspeita.
Deus estava ensinando isso para Jó, para
mim e para você humano, filo de Adão, quer seja joio, quer seja trigo.
A resposta de Jó foi incrível. Jó parece
esquecer sua obsessão pela sua justificação e se humilha temerosamente diante
de Deus. A primeira palavra que saiu da boca dele foi uma confissão do que ele
era e a partir daquilo, ele mesmo insinuava, todo o resto. Ele estava
confessando que era, no mínimo, maligno e descabida toda sua fala. Disse Jó de si
mesmo: eu sou vil!
É o reconhecimento claro e evidente de que
ele era pecador, tinha um coração perverso de natureza – Depravação Total – e,
portanto, precisava da misericórdia, do amor e do perdão de Deus para, no
mínimo, continuar ali ouvindo Deus falar.
Novamente, reforço: Deus nunca explicou
nada, não estava explicando nada e não explicará nada do por que Jó estava
passando por tudo aquilo. Isso é importante de sabermos, principalmente por
causa de nossa natureza investigativa que quer de todo jeito encontrar razões.
O recado claro de Deus para Jó, em primeiro
lugar e para nós, em segundo plano, era para
confiarmos nele de todo CAFE – isso mesmo: Coração, Alma, Forças e
Entendimento!
Jó até tinha razão por algumas de suas queixas
e por defender a sua consciência pela qual não se sentia acusado, mas ele já
estaria passando dos limites e para sustentar suas justificativas, agora iria
partir para acusações – vs8 -, o que bem percebeu Eliú, o mais jovem e mais
sábio deles e repreendeu Jó.
3. O segundo discurso de Deus – 40:6 ao 41:37.
Do vs 6 a 41:34, teremos o segundo discurso
de Deus, no qual ele começa do mesmo jeito do primeiro (40:6,7 com 38:1-3). Não
obstante, uma nova linha de raciocínio aborda o problema de Jó com a justiça de
Deus em julgar os ímpios.
Naquele primeiro discurso, Deus tinha se
revelado como o Senhor da natureza onde Jó tinha sido intimado a ver Deus como
o Criador e aqui, no segundo, ele é o Senhor do reino moral, o Salvador.
Os versos de 8 ao 14 se constituem num
prólogo para as descrições dos monstros espantosos, o hipopótamo e o crocodilo.
Enfatizam o poder de Deus sobre as forças poderosas do mal – vs 14. Deve-se
concluir, diz a BEG, que esses monstros representam essas forças.
No entanto, veremos no vs 11, do próximo
capítulo que a despeito dessas forças e de seu poder, ele, Deus, é soberano
sobre tudo o que está debaixo dos céus.
Deus continua a falar a Jó e a repreendê-lo
por seu comportamento. Jó irá demonstrar ter um coração arrependido e se
voltará para Deus não endurecendo o seu coração, mas se arrependendo e sendo
curado.
Jó 40:1 Respondeu mais o SENHOR a Jó,
dizendo:
Jó
40:2 Porventura o contender contra o Todo-Poderoso é sabedoria?
Quem
argui assim a Deus, responda por isso.
Jó 40:3 Então Jó respondeu ao SENHOR,
dizendo:
Jó
40:4 Eis que sou vil;
que
te responderia eu?
A
minha mão ponho à boca.
Jó
40:5 Uma vez tenho falado, e não replicarei;
ou
ainda duas vezes, porém não prosseguirei.
Jó 40:6 Então o SENHOR respondeu a Jó de
um redemoinho, dizendo:
Jó
40:7 Cinge agora os teus lombos como homem;
eu
te perguntarei, e tu me explicarás.
Jó
40:8 Porventura também tornarás tu vão o meu juízo,
ou
tu me condenarás, para te justificares?
Jó
40:9 Ou tens braço como Deus,
ou
podes trovejar com voz como ele o faz?
Jó
40:10 Orna-te, pois, de excelência e alteza;
e
veste-te de majestade e de glória.
Jó
40:11 Derrama os furores da tua ira,
e
atenta para todo o soberbo, e abate-o.
Jó
40:12 Olha para todo o soberbo, e humilha-o,
e
atropela os ímpios no seu lugar.
Jó
40:13 Esconde-os juntamente no pó;
ata-lhes
os rostos em oculto.
Jó
40:14 Então também eu a ti confessarei
que
a tua mão direita te poderá salvar.
Jó
40:15 Contemplas agora o beemote, que eu fiz contigo,
que
come a erva como o boi.
Jó
40:16 Eis que a sua força está nos seus lombos,
e
o seu poder nos músculos do seu ventre.
Jó
40:17 Quando quer, move a sua cauda como cedro;
os
nervos das suas coxas estão entretecidos.
Jó
40:18 Os seus ossos são como tubos de bronze;
a
sua ossada é como barras de ferro.
Jó
40:19 Ele é obra-prima dos caminhos de Deus;
o
que o fez o proveu da sua espada.
Jó
40:20 Em verdade os montes lhe produzem pastos,
onde
todos os animais do campo folgam.
Jó
40:21 Deita-se debaixo das árvores sombrias,
no
esconderijo das canas e da lama.
Jó
40:22 As árvores sombrias o cobrem, com sua sombra;
os
salgueiros do ribeiro o cercam.
Jó
40:23 Eis que um rio transborda, e ele não se apressa,
confiando
ainda que o Jordão se levante até à sua boca.
Jó
40:24 Podê-lo-iam porventura caçar à vista de seus olhos,
ou
com laços lhe furar o nariz?
As forças do mal não são as forças, como se
forças fossem, autônomas e capazes de fazer dano de qualquer jeito, podendo
inclusive surpreender a Deus.
Nos filmes, a fortaleza do bem é sempre
segura e praticamente inexpugnável até que surge do meio deles mesmos um dos
seres que, contrariado por algum motivo, resolve abrir as brechas da fortaleza
para o inimigo e com ele aliançar-se.
Então, começa-se uma verdadeira guerra
entre o bem e o mal, onde quase sempre o bem triunfa no final, embora possa
perder muitas batalhas no caminho.
Em Jó, Deus é soberano absoluto e está
acima dessas forças, como veremos no próximo capítulo.
Obrigada pela maravilhosa explicação! Deus te abençoe em sabedoria e entendimento!
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1 comentários:
Obrigada pela maravilhosa explicação! Deus te abençoe em sabedoria e entendimento!
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No entanto, lembre-se de juntar Cl 3:17 com 1 Co 10:31 :
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