Estamos
vendo o livro de Neemias nessa Parte III e este é nossa mapinha de leitura:
Parte
III. O REGRESSO DE NEEMIAS E A RECONSTRUÇÃO DO MURO – 1:1 a 7:3.
B.
A reconstrução do muro – 2:11 a 7:3.
Como
já dissemos, Neemias se dedicou a reconstruir os muros de Jerusalém visando não
apenas à estabilidade política, mas também a criação de uma cidade santa para o
templo de Deus.
Essa
parte “B” foi, assim, dividia em oito etapas para melhor compreendermos o
assunto da reconstrução de Neemias: 1. A reconstrução é proposta – 2:11-18 – já
vimos. 2. Oposição externa - 2:19-20 – já vimos. 3. A reconstrução é iniciada -
3:1-32 – já vimos. 4. Mais oposições externas - 4:1-15 – já vimos. 5. A
reconstrução tem continuidade - 4:15-23 – já vimos. 6. Oposições internas - 5:1-19
– já vimos. 7. Oposição final - 6:1-14 – veremos agora. 8. A reconstrução é
concluída - 6:15-7:3 – veremos e encerraremos agora.
7. Oposição final -
6:1-14.
Neemias
aqui está tratando do último estágio das oposições enfrentadas (cap. 2; 4; 5 e
agora no 6) e o muro está perto de sua conclusão.
Sambalate,
novamente, e Tobias, Gesem, o árabe, e o resto dos nossos inimigos novamente é
citado como tendo ouvido que a obra de reconstrução dos muros estava muito
adiantada, inclusive com as suas brechas tampadas, faltando apenas agora a
coloção das portas.
O
fato é que essa frase “tendo ouvido...” dá continuidade à série de frases semelhantes
e procura trazer o leitor de volta ao assunto principal de Ne 1:1-7.3, do qual as
oposições internas do capítulo 5:1-19, foi uma digressão.
O
conflito se intensifica até chegar ao seu clímax quando o muro está
praticamente pronto. A última tentativa de interromper o trabalho tem três
objetivos:
(1)fazer
mal (vs. 2-4).
(2)amedrontar
(vs. 5-9).
(3)desacreditar
(vs. 10-13).
O
mesmo está tentando Satanás fazer com a evangelização, com a entrega da
mensagem de Deus, que não pode ser de jeito nenhum aprisionada. Ali, ele
procurava atingir Neemias; hoje, tenta atingir cada crente na face da terra,
pois sabe que a obra que Deus colocou nas suas mãos não pode ser impedida, mas
ele sempre tentará.
Quando
Jesus Cristo subiu aos céus, levou cativo o cativeiro, e deu dons aos homens –
Ef 4:8 – e, tendo despojado os principados e potestades, os exibiu publicamente
e deles triunfou na mesma cruz – Cl 2:15.
Agora,
todo o poder lhe foi entregue e ele sabe disso que pouco tempo lhe resta e ele
irá perseguir os filhos da mulher procurando impedir a obra de Deus – agora,
não a reconstrução dos muros da cidade – a proclamação da Palavra de Deus. Veja
o que diz o texto de Mateus, o último capítulo, quando Jesus fala aos seus
discípulos e a nós.
Mateus 28:18 E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo:
É-me dado todo o poder no céu e na terra.
Mateus 28:19 Portanto ide, fazei discípulos de todas as
nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;
Mateus 28:20 Ensinando-os a guardar todas as coisas que
eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a
consumação dos séculos. Amém.
Sabendo
disso, ele procura fazer mal, amedontrar e desacreditar os evangelistas. Ele
pode até tentar fazer calar e aprisionar os corpos de Paulos e Silas, mas
somente aprisionará os seus corpos, pois a Palavra de Deus não pode ser
aprisionada jamais.
Sambalate
estava intencionalmente decidido a matar e a parar a obra que Neemias empreendia,
por isso tanto insistia com ele para que atendesse aos seus chamados
persistentes.
Neemias
sempre lhe dava a mesma resposta e dizia estar ocupado com a reconstrução e que
não haveria motivos para ir até ele.
Se
o muro estava sendo reconstruído, Judá tinha um histórico de rebelião contra os
seus governantes e, ainda, Neemias era um líder de grande competência que amava
a sua terra natal, o temor e a acusação deles de revolta era bem plausível, por
isso que insistiam nisso. No entanto, era a inveja o que mais os motivava a
procurar desanimá-los e mesmo subjugá-los.
Por
fim, pela quinta vez, Sambalate envia o seu moço com uma carta aberta, não
selada – toda carta naquela época costumava ser selada. O propósito da carta
era, a primeira vista, atemorizar o povo. Na verdade, porém, tinha como
objetivo maior impedir que a reconstrução do muro fosse concluída.
Neemias
em mais uma das suas curtas orações pede a Deus que fortaleça a sua mão para
justamente continuar a obra que tanto tentavam impedir. Quem dera fôssemos
assim com a obra que temos de fazer de evangelização no mundo todo!
Tobias
e Sambalate estavam mesmo decididos a executarem o mal contra Neemias. Como seus
mensageiros e ameaças não tinham dado certo, nem a carta tinha alcançado seu
objetivo, eles usaram de um um falso profeta, provavelmente subornado por eles,
para mentirem a Neemias e o conduzirem
ao templo.
O
inimigo estava apostando na ingenuidade do homem de Deus que poderia cair em
seus laços por causa de seu temor e reverência às coisas do Senhor e devido à sua simplicidade,
mas este, como nos orientou o próprio Senhor, era de fato símplice como a
pomba, mas astuto como a serpente.
Neemias
é o sucessor de Zorobabel e aquele que estava dando continuidade às obras. Se Neemias
caísse em seus laços, seria possível que pudesse buscar asilo no pátio do
templo (Ex 21:12-14), mas, uma vez que não era sacerdote, não podia entrar no
templo propriamente dito (Nm 18:7).
A
razão para essa manobra é revelada no v. 13. Mais uma vez, a coragem de Neemias
fica evidente. Neemias percebeu que Semaías era um falso profeta porque o seu
conselho contrariava à lei (Dt 13:1-5).
A
manobra final visava amedrontar Neemias e levá-lo a tomar atitudes pecaminosas
que destruiriam a sua reputação e, por fim, garantiriam que o muro não fosse
concluído.
Pela
terceira vez ele usa, em oração, a expressão "lembra-te" e também vemos
aqui que é a sua segunda oração imprecatória uma vez que, nesse caso, a
lembrança – vs 14 - é para executar julgamento.
8. A reconstrução é
concluída - 6:15-7:3.
A
despeito de todas as provocações e ameaças, Neemias permaneceu firme em seu
propósito e a reconstrução é concluída. Apesar da forte oposição, o muro ao
redor de Jerusalém foi completado com sucesso.
Na
verdade, esse versículo constitui a conclusão da seção anterior iniciada no v.
1, com o v. 16 introduzindo o episódio final de Ne 1.1-7.3. As últimas seis
tentativas de interromper o trabalho haviam fracassado.
A
conclusão da obra se deu em 25 de elul, após 52 dias (4 x 13 dias) de grande
trabalho e concentração, aproximadamente em agosto-setembro de 445 a.C.
A frase “ouvindo-o todos os nossos inimigos” gera
uma expectativa nos leitores de mais conflito, mas, em vez disso, diz-nos a
BEG, Neemias prossegue relatando a resolução do caso: os inimigos cessaram suas
tentativas de interromper o trabalho.
Ne
6:1 Sucedeu que, ouvindo Sambalate, Tobias, Gesem, o árabe,
e o resto dos nossos inimigos,
que eu tinha edificado o muro,
e que nele já não
havia brecha alguma,
ainda
que até este tempo não tinha posto
as
portas nos portais,
Ne 6:2 Sambalate e Gesem
mandaram dizer-me:
Vem, e
congreguemo-nos juntamente nas aldeias,
no
vale de Ono. Porém intentavam fazer-me mal.
Ne 6:3 E enviei-lhes mensageiros
a dizer:
Faço uma grande
obra, de modo que não poderei descer;
por
que cessaria esta obra, enquanto eu a deixasse,
e
fosse ter convosco?
Ne 6:4 E do mesmo modo enviaram
a mim quatro vezes;
e da mesma forma
lhes respondi.
Ne 6:5 Então Sambalate ainda
pela quinta vez me enviou seu servo
com uma carta
aberta na sua mão;
Ne 6:6 E na qual estava escrito:
Entre os gentios
se ouviu, e Gesem diz:
Tu
e os judeus intentais rebelar-vos,
então
edificas o muro; e tu te farás rei deles
segundo
estas palavras;
Ne
6:7 E que puseste profetas, para pregarem de ti
em
Jerusalém, dizendo:
Este
é rei em Judá; de modo que o rei o ouvirá,
segundo
estas palavras; vem, pois, agora,
e
consultemos juntamente.
Ne 6:8 Porém eu mandei
dizer-lhe:
De tudo o que
dizes coisa nenhuma sucedeu; mas tu,
do
teu coração, o inventas.
Ne 6:9 Porque todos eles
procuravam atemorizar-nos, dizendo:
As suas mãos
largarão a obra, e não se efetuará.
Agora,
pois, ó Deus, fortalece as minhas mãos.
Ne 6:10 E, entrando eu em casa
de Semaías, filho de Delaías,
o filho de
Meetabel (que estava encerrado), disse ele:
Vamos
juntamente à casa de Deus,
ao
meio do templo, e fechemos as portas do templo;
porque
virão matar-te; sim, de noite virão
matar-te.
Ne 6:11 Porém eu disse:
Um homem como eu
fugiria? E quem há, como eu, que entre
no
templo para que viva?
De
maneira nenhuma entrarei.
Ne 6:12 E percebi que não era
Deus quem o enviara;
mas esta profecia
falou contra mim, porquanto Tobias
e
Sambalate o subornaram.
Ne 6:13 Para isto o subornaram,
para me atemorizar,
e para que assim
fizesse, e pecasse, para que tivessem alguma
causa
para me infamarem, e assim me vituperarem.
Ne 6:14 Lembra-te, meu Deus, de
Tobias e de Sambalate,
conforme a estas
suas obras, e também da profetiza Noadia,
e
dos mais profetas que procuraram atemorizar-me.
Ne 6:15 Acabou-se, pois, o muro
aos vinte e cinco do mês de Elul;
em cinqüenta e
dois dias.
Ne 6:16 E sucedeu que, ouvindo-o
todos os nossos inimigos,
todos os povos
que havia em redor de nós temeram,
e
abateram-se muito a seus próprios olhos;
porque reconheceram
que o nosso Deus fizera esta obra.
Ne 6:17 Também naqueles dias
alguns nobres de Judá escreveram
muitas cartas que
iam para Tobias; e as cartas de Tobias
vinham
para eles.
Ne 6:18 Porque muitos em Judá
lhe eram ajuramentados,
porque era genro
de Secanias filho de Ará; e seu filho Joanã
se
casara com a filha de Mesulão,
filho
de Berequias.
Ne 6:19 Também as suas boas
ações contavam perante mim,
e as minhas
palavras transmitiam a ele;
portanto
Tobias escrevia cartas para me atemorizar.
Nada
melhor do que uma grande obra sendo concluída na presença do Senhor. Até os
seus inimigos reconheceram que realmente não foi uma tarefa simples terminar toda
aquela obra de reforma dos muros em menos de dois meses.
Foram
oposições externas e internas que os obrigaram a trabalhar com uma mão e porem
mãos às armas com a outra. Com um olho fechavam as brechas do muro e os
reparavam e com o outro vigiavam o inimigo.
Sem
dúvida, a obra foi reconhecida como um milagre de Deus, que tinha infundido tal
confiança e persistência nos trabalhos dos judeus.
Deus
está nesse negócio e o melhor a fazermos – posso dizer que pensavam assim os
seus inimigos, é respeitarmos essa grande obra! Em breve, muito breve, o
Messias estaria por ali, naquela cidade, naquele templo.
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