INSCREVA-SE!

sexta-feira, 26 de abril de 2013

Salmo 99: 1-9 - A SANTIDADE DE DEUS

Aqui estamos com mais um salmo que fala da realeza do nosso Deus o comparando a um rei que governa tudo em cujo centro de seu governo está a justiça. Deus é a própria justiça que somente existe porque Deus é e sempre será, como sempre foi. Por isso é que temos seu governo centrado na justiça.
O salmista começa falando da realeza do nosso Deus porque simplesmente ele reina! Deus é rei e digno de ser adorado. Dizer e afirmar de Deus que ele é rei é o mesmo que dizer que ele é soberano sobre a terra, os céus e sobre tudo o que neles há. Como rei que governa seu reino, o que pode fugir de seu controle, em seu reino? Há porventura outro rei e reino dentro do reino de nosso Deus único?
Em seguida, fala da grandeza do Senhor em Sião e como ele está elevado acima de todos os montes. Qual monte seria mais elevado do que o Senhor? Não há nenhum mais elevado e mais portentoso do que ele que está acima de todos os povos.
Eu costumo em minhas discussões santas com Deus, se é que assim posso dizer, que eu jamais vencerei um pleito com ele e sempre terei de recuar por maior e mais forte que seja o meu arrazoado diante de Deus. Eu já começo meu pleito dizendo a ele: - tudo bem, eu sempre estarei errado diante de ti, Senhor quando a ti me opuser por qualquer motivo.
Por isso, dê-me um coração sensato, humilde para que eu não deixe a teimosia e a ingratidão se aproveitarem desse momento para me levarem a viagens pelas quais irei me arrepender amargamente. Aí, então dou graças a Deus e já vou me acalmando e buscando o Senhor nas mínimas coisas, até encontrá-lo.
Então o salmista fala do seu poder, da justiça, da equidade, do juízo e diante de tudo isso, nos pede para exultar e se alegrar e adorar o Rei do Universo que a sua glória está em todo lugar.
Calvino em sua introdução faz comentários dizendo tratar-se de um salmo que fala da realeza de um grande rei, Deus.
Este salmo difere daqueles que o precedem em um aspecto, que fala do reino de Deus, e as bênçãos consequentes sobre ele, como confinadas na Judéia; e, em vez disso, invoca a posteridade de Abraão, em distinção das nações vizinhas, para louvar a Deus pelo privilégio de sua adoção.
Salmos 99:1 Reina o SENHOR;
tremam os povos.
Ele está entronizado
acima dos querubins;
abale-se a terra.
Sl 99:2 O SENHOR
é grande em Sião
e sobremodo elevado
acima de todos os povos.
Sl 99:3 Celebrem eles
o teu nome
grande e tremendo,
porque é santo.
Sl 99:4 És
rei poderoso
que ama a justiça;
tu firmas
a equidade,
executas
o juízo
e a justiça em Jacó.
Sl 99:5 Exaltai ao SENHOR,
nosso Deus,
e prostrai-vos
ante o escabelo de seus pés,
porque ele é santo.
Sl 99:6 Moisés e Arão,
entre os seus sacerdotes,
e, Samuel,
entre os que lhe invocam o nome,
clamavam ao SENHOR,
e ele os ouvia.
Sl 99:7 Falava-lhes na coluna de nuvem;
eles guardavam os seus mandamentos
e a lei que lhes tinha dado.
Sl 99:8 Tu lhes respondeste,
ó SENHOR, nosso Deus;
foste para eles
Deus perdoador,
ainda que tomando vingança dos seus feitos.
Sl 99:9 Exaltai ao SENHOR,
nosso Deus,
e prostrai-vos
ante o seu santo monte,
porque santo é o SENHOR,
nosso Deus.
É por isso que devemos exaltar e nos prostramos ante seu nome. É por isso que meus pleitos com o Senhor começam em minha mente com a certeza de que se estou, por algum motivo, contra o Senhor, já estou de todo errado.

Esse rei que reina está voltando com disse que voltaria. Enquanto isso não acontece, virando uma página da história do homem, aconselho você que se arrependa e se volte para Deus por que ele é rico em misericórdia, graça e amor. Você quer evidências de que ele existe? Eu vou te dar uma: daqui há pouco você terá de ir ao banheiro aliviar o seu ventre... Estando lá e sentado se aliviando, aproveite para meditar no que você é. Ao se levantar, dê graças a Deus que te abriu os seus olhos.
A Deus toda glória! p/ Daniel Deusdete – 
http://www.jamaisdesista.com.br

...


0 comentários:

Postar um comentário

Fique à vontade para tecer seus comentários.
No entanto, lembre-se de juntar Cl 3:17 com 1 Co 10:31 :
devemos tudo fazer para a glória de Deus e em nome de Jesus! Deus o abençoe.