Estamos continuando a ver o tema, bem extenso, do
detalhamento das condições da aliança – são 15 capítulos que vai do 12:1 até o
capítulo 26:15. Em cada capítulo, estamos vendo algum aspecto que Moisés queria
enfatizar àquela segunda geração preparando eles para a ocupação da Terra
Prometida.
No presente capítulo, 19, o assunto são as cidades
de refúgio e a preocupação com a questão da vingança. Poderemos dividir o
presente capítulo nas seguintes partes: as seis cidades de refúgio – Nm
35:9-15; Dt 4:41-43; os privilégios oferecidos pelas cidades de refúgio com
previsão de ampliação conforme houvesse dilatação dos termos, como jurou Deus
aos pais deles – Nm 35:22-28; a execução do homicida – Nm 35:16:21; e,
finalmente, orientações a respeito dos limites e das testemunhas, que também
estão ligados à questão do homicida.
Aqui, Moisés estava falando a eles das três cidades
de refúgio de Canaã, pois as três cidades de refúgio da Transjordânia já haviam
sido instituídas, designadas e separadas – 4:41-43.
A preocupação era a possibilidade de abrigo do
homicida, mas não de qualquer homicida, mas daquele que não tendo a intenção de
matar, acabou matando seu próximo de alguma forma. Essa cidade serviria de
abrigo a ele contra o vingador de sangue que estaria naqueles momentos cego em
busca da vingança sem nem entender o que de fato se sucedeu.
A lei acerca do homicídio culposo – o que mata sem a
intenção de matar – primeiramente foi apresentada em Êx 21:13 e depois, em mais
detalhes, em Nm 35:6-28 e aqui com mais outros detalhes. Números e
Deuteronômio, no entanto, deixam claro que o homicídio doloso – o que tem a
intenção de matar e mata – seria severamente punido com a morte.
Novamente aqui é falado acerca das testemunhas e do
número delas a ser considerado em qualquer litígio. Uma só testemunha não
poderia ser considerada, mas duas ou três. Uma testemunha falsa poderia sofrer
a pena que teria sido aplicada sobre o acusado, caso este tivesse sido
declarado culpado.
A expressão “olho por olho” ocorre três vezes no
Pentateuco – Êx 21:24; Lv 24:20 e Dt 19:21 e revela uma tentativa de busca de
proporcionalidade entre o crime e a pena.
Não tem o significado exato da expressão como se a
agressão fosse a punição. Em Israel não havia cadeias, portanto os casos mais
graves eram punidos com a morte e os menos graves com indenizações e, algumas
vezes, com açoitamentos, limitado a 40 açoites – 25:3; Êx 21:24; Lv 24:20.
Jesus mesmo citou este versículo quando se opôs às
interpretações equivocadas dos hipócritas – Mt 5:38 a 6:2 – que utilizavam essa
prescrição como desculpa pessoal, justamente para a vingança pessoal, a qual
era proibida. A resposta de Cristo foi “volta-lhe também a outra face”.
Dt
19:1 Quando o SENHOR teu Deus desarraigar as nações
cuja terra te dará o SENHOR teu
Deus, e tu as possuíres,
e morares nas
suas cidades e nas suas casas,
Dt 19:2 Três cidades separarás,
no meio da terra que te dará
o SENHOR teu Deus
para a possuíres.
Dt 19:3 Preparar-te-ás o
caminho; e os termos da tua terra,
que te fará
possuir o SENHOR teu Deus, dividirás em três;
e
isto será para que todo o homicida se acolha ali.
Dt 19:4 E este é o caso tocante
ao homicida, que se acolher ali,
para que viva;
aquele que por engano ferir o seu próximo,
a
quem não odiava antes;
Dt 19:5 Como aquele que entrar
com o seu próximo no bosque,
para cortar
lenha, e, pondo força na sua mão com o machado
para
cortar a árvore, o ferro saltar do cabo e ferir o
seu
próximo e este morrer,
aquele
se acolherá a uma destas cidades, e viverá;
Dt 19:6 Para que o vingador do
sangue não vá após o homicida,
quando se
enfurecer o seu coração, e o alcançar, por ser
comprido
o caminho, e lhe tire a vida;
porque não é
culpado de morte, pois o não odiava antes.
Dt 19:7 Portanto te dou ordem,
dizendo:
Três cidades
separarás.
Dt
19:8 E, se o SENHOR teu Deus dilatar os teus termos, como jurou a teus
pais, e te der toda a terra que
disse daria a teus pais
Dt 19:9 (Quando
guardares todos estes mandamentos,
que hoje te ordeno, para
cumprí-los, amando ao SENHOR teu Deus
e andando nos seus caminhos
todos os dias),
então
acrescentarás outras três cidades além destas três.
Dt
19:10 Para que o sangue inocente não se
derrame
no meio da tua terra, que o
SENHOR teu Deus
te dá por herança, e haja sangue sobre ti. Dt
19:11 Mas, havendo alguém que odeia a seu próximo, e lhe arma
ciladas, e se
levanta contra ele, e o fere mortalmente,
e se acolhe a
alguma destas cidades,
Dt 19:12 Então os anciãos da sua
cidade mandarão buscá-lo;
e dali o tirarão,
e o entregarão na mão do vingador do
sangue,
para que morra.
Dt 19:13 O teu olho não o
perdoará; antes tirarás o sangue inocente
de Israel, para
que bem te suceda.
Dt 19:14 Não mudes o limite do
teu próximo, que estabeleceram os
antigos na tua
herança, que receberás na terra que te dá o
SENHOR
teu Deus para a possuíres.
Dt 19:15 Uma só testemunha
contra alguém não se levantará por
qualquer
iniqüidade, ou por qualquer pecado,
seja
qual for o pecado que cometeu;
pela boca de duas
testemunhas, ou pela boca
de
três testemunhas, se estabelecerá o fato.
Dt 19:16 Quando se levantar
testemunha falsa contra alguém, para
testificar contra
ele acerca de transgressão,
Dt 19:17 Então aqueles dois
homens, que tiverem a demanda,
se apresentarão
perante o SENHOR, diante dos sacerdotes e
dos
juízes que houver naqueles dias.
Dt 19:18 E os juízes inquirirão
bem; e eis que, sendo a testemunha
falsa, que
testificou falsamente contra seu irmão,
Dt
19:19 Far-lhe-eis como cuidou fazer a seu irmão;
e
assim tirarás o mal do meio de ti.
Dt 19:20 Para que os que ficarem
o ouçam e temam,
e nunca mais
tornem a fazer tal mal no meio de ti.
Dt 19:21 O teu olho não
perdoará;
vida por vida,
olho por olho,
dente por dente,
mão por mão,
pé por pé.
A verdadeira interpretação com relação à vingança
foi dada de forma mui profunda pelo próprio Senhor:
Mateus 5:38 Ouvistes que foi dito: Olho por olho, e
dente por dente.
Mateus 5:39 Eu, porém, vos digo que não resistais ao
mal; mas, se qualquer te bater na face direita, oferece-lhe também a outra;
Mateus 5:40 E, ao que quiser pleitear contigo, e
tirar-te a túnica, larga-lhe também a capa;
Mateus 5:41 E, se qualquer te obrigar a caminhar uma
milha, vai com ele duas.
Mateus 5:42 Dá a quem te pedir, e não te desvies
daquele que quiser que lhe emprestes.
Sabem o que mais vejo aqui? O próprio exemplo da
vida de Cristo como exemplo para nós quando se submeteu não ao mal ou foi
bonzinho ou teve aquele amor imbecil, ilógico e sem propósito, mas ao Deus
soberano e onipotente.
Jesus cria, vivia e ensinava piamente que quem
estava no controle da vida dele era Deus por isso é que se sujeitava às
circunstâncias a ponto de passar pelo calvário e lá morrer cumprindo os planos
do Pai Eterno soberano e sábio.
Ele não poderia ter rejeitado tudo aquilo? Ele não
poderia ter dito: tá repreendido!? Ele não poderia ter dito: não aceito isso!?
Ele mesmo não poderia ter dito: sou filho de Deus!? Ele não poderia ele mesmo
fazer descer um raio do céu e consumir a todos os seus inimigos e derrotar toda
circunstância contrária? Sim, poderia, mas resolveu se inclinar ao Pai soberano
e onipotente! Isso sim é exemplo para mim. Aqui eu aprendo que Deus é Deus e
que o resto é baal!
Fique à vontade para tecer seus comentários. No entanto, lembre-se de juntar Cl 3:17 com 1 Co 10:31 : devemos tudo fazer para a glória de Deus e em nome de Jesus! Deus o abençoe.
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