sábado, 23 de agosto de 2014
sábado, agosto 23, 2014
Jamais Desista
I Crônicas 2:1-55 - AS RAÍZES, A EXTENSÃO E A ORDEM DO POVO DE DEUS
Até o capítulo 9, estaremos na:
Parte I – AS GENEALOGIAS DO POVO DE DEUS –
1:1 a 9:34.
Como havíamos dito, além de revelarem os
privilégios e as responsabilidades daqueles que regressaram do exílio e
explicar a eleição e a organização do povo de Deus ao longo da História, elas –
as genealogias do povo de Deus - também preservam, de certa forma, a mensagem
messiânica originada lá em Gn 3:15 quando Deus falou à serpente.
Assim, essa Parte I foi dividida em três:
A. As raízes de Israel – 1:1 a 2:2 – concluiremos agora. B. A extensão e a
ordem do povo de Deus – 2:3 a 9:1ª – iniciaremos neste capítulo. C. A
continuidade de Israel – 9:1b a 34.
A. As raízes de Israel – 1:1 a 2:2 - continuação.
O verso 1 e 2 deste capítulo fala dos
filhos de Israel e os cita, sendo eles 12:
1. Rúben
2. Simeão
3. Levi
4. Judá
5. Issacar
6. Zebulom
7. Dã
8. José
9. Benjamim
10. Naftali
11. Gade
12. Aser
São eles as 12 tribos dos quais geraram os
77 que foram para o Egito em busca de pão e lá foram recepcionados por José que,
esperando por eles pela providência divina, os acolheu em Gosén e lá cresceram
e se multiplicaram a ponto de tornarem-se numerosa multidão, que na época do
êxodo já havia mais ou menos 5 milhões de pessoas.
Como cresceu o povo de Deus vindo de Abraão
e de Sara que geraram Isaque em sua velhice, tendo Sara uns 90 anos e Abraão
uns 100 anos. Quem diria que dali sairia uma grande multidão?
Deus tinha prometido para Abraão que sua descendência
seria tão numerosa como os grãos de areia da terra ou como os números de
estrelas nos céus – Gn 22:17.
Todos eles tem a sua importância e geraram
ilustres homens de Deus em suas épocas, mas Judá, o quarto, possuía a semente
messiânica, aquela semente que Deus estava preservando desde Gênesis e iria até
Jesus Cristo, o Messias.
B. A extensão e a ordem do povo de Deus – 2:3 a 9:1a.
Conforme a BEG, o escritor apresenta um registro
extenso sobre Judá – 2:3 a 4:23. Ele tinha citado tudo numa certa ordem até o
presente momento e interrompe essa ordem das tribos apresentadas em 2:1,2 para
colocar Judá em primeiro lugar.
A prioridade de Judá reflete a importância do
trono de Davi para a esperança de bênçãos da comunidade pós-exílio. O texto
sobre os descendentes de Judá segue um padrão quiásmico[1] –
A B C D D’C’ B’ A’.
(A)
as famílias judaicas (2:3-9)
(B) os descendentes de Rão (2:10-17)
(C) os descendentes
de Calebe (2:18-24)
(D)
os descendentes de Jerameel (2:25-33)
(D') detalhes adicionais sobre os descendentes de Jerameel (2:34-41)
(C’) informações complementares sobre
os descendentes de Calebe (2:42-55)
(B') mais detalhes sobre os
descendentes de Rão depois de Davi (3:1-24)
(A)
detalhes adicionais sobre as famílias judaístas (4:1-23)
Depois são feitos registros mais curtos
sobre Simeão, Rúben, Gade e a meia tribo de Manassés – 4:24 a 5:26.
Na sequência, apresenta um registro extenso
sobre Manassés, Efraim e Manassés e Aser – 7:1-40 – e conclui com um registro
intenso sobre Benjamim – 8:1 a 9:1a.
As listas não se concentram apenas nas
pessoas das tribos, mas também em várias de suas posses territoriais. Esse arranjo
revela o zelo do cronista pela expansão que poderia ocorrer na comunidade
pós-exílio de modo a incluir todas as tribos e seus territórios.
A preocupação do cronista é de resgatar
toda a história e todos os fatos visando uma unidade dos filhos de Israel que
passarão ainda pelos domínios dos gregos e dos romanos, preparando assim o
terreno para a manifestação do Messias que estava próxima.
Tudo estava sendo preparado na história, na
geografia, na política, nas línguas com o grego e o latim, nas artes, ciência,
etc... Logo, logo o Filho de Deus estaria vindo ao mundo!
E os tempos presentes? Não será do mesmo
modo sendo preparado para a segunda vinda do Senhor?
Na linhagem dos filhos de Davi dá para
notar da parte do cronista mais interesses em Perez e seu filho Hezrom que são
os antepassados de Davi. Veja que dos versos 9 ao 17, o cronista interrompe a
ordem dos filhos de Judá como estes são apresentados no v. 9 e coloca Rão em
primeiro lugar a fim de dar proeminência à linhagem de Davi.
Ao que parece, o cronista obteve essa
informação genealógica do texto de Rt 4:18-22. Esse interesse particular
demonstrado por Davi vem mesmo dos tempos dos juízes quando sinais foram
deixados em relação à rejeição dos benjamitas a favor dos de Judá. Em Samuel e
em Reis isso fica ainda muito mais claro.
Assim como a linhagem de Rão deu origem a
Davi, o monarca, a linhagem de Calebe deu origem a Bezalel, o supervisor da
construção do tabernáculo no tempo de Moisés (Ex 31.1-5:35.30-36.7). A
proximidade entre a família monárquica (vs. 10-17) e a família do artesão do
tabernáculo reflete o interesse conjunto do cronista pelo trono de Davi e pela
adoração no templo no período posterior ao exílio.
Quanto a Etã, Hemã, Calcol e Dara – vs 6 –
são sábios tradicionais com os quais Salomão é comparado em I Rs 4.31: E era ele ainda mais sábio do que todos os
homens, e do que Etã, ezraíta, e Hemã, e Calcol, e Darda, filhos de Maol; e
correu o seu nome por todas as nações em redor.
I
Cr 2:1 Estes são os filhos de Israel:
Rúben,
Simeão, Levi, Judá, Issacar e Zebulom;
I
Cr 2:2 Dã, José e Benjamim, Naftali, Gade e Aser.
I Cr 2:3 Os filhos de Judá foram Er, e
Onã, e Selá,
estes
três lhe nasceram da filha de Suá, a cananéia;
e
Er, o primogênito de Judá, foi mau aos olhos do SENHOR,
pelo
que o matou.
I
Cr 2:4 Porém Tamar, sua nora, lhe deu à luz Perez e Zerá;
todos
os filhos de Judá foram cinco.
I
Cr 2:5 Os filhos de Perez
foram
Hezrom e Hamul. I Cr 2:6 E os filhos de Zerá:
Zinri,
e Etã, e Hemã, e Calcol, e Dara:
cinco
ao todo.
I
Cr 2:7 E os filhos de Carmi foram Acar,
o perturbador de Israel, que
pecou no anátema.
I Cr 2:8 E o filho de Etã foi
Azarias.
I
Cr 2:9 E os filhos de Hezrom, que lhe nasceram,
foram Jerameel, e Rão, e
Quelubai.
I Cr 2:10 E Rão gerou a
Aminadabe,
e Aminadabe gerou a Naassom,
príncipe
dos filhos de Judá.
I Cr 2:11 E
Naassom gerou a Salma,
e Salma gerou a
Boaz.
I Cr 2:12 E Boaz gerou a Obede,
e Obede gerou a
Jessé.
I Cr 2:13 E Jessé gerou a
Eliabe, seu primogênito,
e Abinadabe, o segundo, e
Siméia, o terceiro.
I Cr 2:14
Natanael, o quarto, Radai, o quinto.
I
Cr 2:15 Ozem, o sexto, Davi, o sétimo.
I Cr 2:16 E foram suas irmãs
Zeruia e Abigail;
e foram os filhos
de Zeruia:
Abisai
e Joabe, e Asael, três.
I Cr 2:17 E Abigail deu à luz a
Amasa;
e o pai de Amasa
foi Jeter, o ismaelita.
I
Cr 2:18 E Calebe, filho de Hezrom, gerou filhos de Azuba,
sua
mulher, e de Jeriote;
e
os filhos desta foram estes:
Jeser,
Sobabe, e Ardom.
I
Cr 2:19 E morreu Azuba; e Calebe tomou para si a Efrate,
da
qual lhe nasceu Hur.
I
Cr 2:20 E Hur gerou a Uri, e Uri gerou a Bezaleel.
I
Cr 2:21 Então Hezrom coabitou com a filha de Maquir,
pai
de Gileade, e, sendo ele de sessenta anos,
a
tomou; e ela deu à luz a Segube.
I
Cr 2:22 E Segube gerou a Jair;
e
este tinha vinte e três cidades na terra de Gileade.
I
Cr 2:23 E Gesur e Arã tomaram deles as aldeias de Jair,
e
Quenate, e seus lugares, sessenta cidades;
todos
estes foram filhos de Maquir, pai de Gileade.
I
Cr 2:24 E, depois da morte de Hezrom, em Calebe de Efrata,
Abia,
mulher de Hezrom, deu à luz a Asur, pai de Tecoa.
I
Cr 2:25 E os filhos de Jerameel, primogênito de Hezrom,
foram
Rão, o primogênito, Buna, Orem, Ozem e Aías.
I
Cr 2:26 Teve também Jerameel ainda outra mulher
cujo
nome era Atara; esta foi a mãe de Onã.
I
Cr 2:27 E foram os filhos de Rão, primogênito de Jerameel:
Maaz,
Jamim, e Equer.
I
Cr 2:28 E foram os filhos de Onã:
Samai
e Jada; e os filhos de Samai: Nadabe e Abisur.
I
Cr 2:29 E o nome da mulher de Abisur era Abiail,
que
lhe deu a Abã e a Molide.
I
Cr 2:30 E foram os filhos de Nadabe, Selede e Apaim;
e
Selede morreu sem filhos.
I
Cr 2:31 E o filho de Apaim foi Isi; e o filho de Isi, Sesã.
E
o filho de Sesã, Alai.
I
Cr 2:32 E os filhos de Jada, irmão de Samai,
foram
Jeter e Jônatas; e Jeter morreu sem filhos.
I
Cr 2:33 E os filhos de Jônatas foram:
Pelete
e Zaza; estes foram os filhos de Jerameel.
I
Cr 2:34 E Sesã não teve filhos, mas filhas;
e
tinha Sesã um servo egípcio, cujo nome era Jará.
I
Cr 2:35 Deu, pois, Sesã sua filha por mulher
a
Jará, seu servo; e lhe deu à luz a Atai.
I
Cr 2:36 E Atai gerou a Natã,
e
Natã gerou a Zabade.
I
Cr 2:37 E Zabade gerou a Eflal,
e
Eflal gerou a Obede.
I
Cr 2:38 E Obede gerou a Jeú,
e
Jeú gerou a Azarias.
I
Cr 2:39 E Azarias gerou a Helez,
e
Helez gerou a Eleasá.
I
Cr 2:40 E Eleasá gerou a Sismai,
e
Sismai gerou a Salum.
I
Cr 2:41 E Salum gerou a Jecamias,
e
Jecamias gerou a Elisama.
I
Cr 2:42 E foram os filhos de Calebe, irmão de Jerameel,
Messa,
seu primogênito (este foi o pai de Zife),
e
os filhos de Maressa, pai de Hebrom.
I
Cr 2:43 E foram os filhos de Hebrom:
Coré,
Tápua, Requém e Sema.
I
Cr 2:44 E Sema gerou a Raão, pai de Jorqueão;
e
Requém gerou a Samai.
I
Cr 2:45 E foi o filho de Samai, Maom;
e
Maom foi pai de Bete-Zur.
I
Cr 2:46 E Efá, a concubina de Calebe, deu à luz
a
Harã, a Mosa, e a Gazez;
e
Harã gerou a Gazez.
I
Cr 2:47 E foram filhos de Jadai:
Regém,
Jotão, Gesã, Pelete, Efá e Saafe.
I
Cr 2:48 De Maaca, concubina,
Calebe
gerou a Seber e a Tiraná.
I
Cr 2:49 E a mulher de Saafe, pai de Madmana,
deu
à luz a Seva, pai de Macbena e pai de Gibeá;
e
foi a filha de Calebe, Acsa.
I
Cr 2:50 Estes foram os filhos de Calebe, filho de Hur,
o
primogênito de Efrata:
Sobal,
pai de Quiriate-Jearim,
I
Cr 2:51 E Salma, pai dos belemitas,
Harefe,
pai de Bete-Gader.
I
Cr 2:52 E foram os filhos de Sobal, pai de Quiriate-Jearim:
Haroé
e metade dos menuítas.
I
Cr 2:53 E as famílias de Quiriate-Jearim foram os jitreus,
e
os puteus, e os sumateus, e os misraeus;
destes
saíram os zorateus, e os estaoleus.
I
Cr 2:54 Os filhos de Salma foram Belém e os netofatitas,
Atarote,
Bete-Joabe, e metade dos manaatitas, e os zoritas.
I
Cr 2:55 E as famílias dos escribas que habitavam em Jabez
foram
os tiratitas, os simeatitas e os sucatitas;
estes
são os queneus, que vieram de Hamate,
pai
da casa de Recabe.
Quanto aos queneus, esses estrangeiros eram
parentes de Moisés por matrimônio e se tornaram parte de Judá – Jz 1:16; 4:11.
Assim, o cronista os inclui como membros legítimos do povo de Deus.
Tudo isso nada mais é do que a graça e a
misericórdia de Deus preservando as coisas e reconstruindo a história de seu
povo que dali sairia o Messias esperado e desejado desde o princípio das
coisas.
[1] Quiasmo ou
Quiasma (em grego: χιάζω, chiátsō, "formar como a letra Χ") é uma
figura de linguagem ou uma figura de música em que elementos são dispostos de
forma cruzada. O nome se deriva da letra grega X (Chi), e é em latim chiasmus,
como ainda hoje no inglês, alemão e outras línguas, e sofreu uma alteração no
português por causa da pronúncia do italiano, que pronuncia o ch como k.
Exemplo:
A "Torna
insensível o coração deste povo,
B
endurece-lhe os ouvidos
C e
fecha-lhe os olhos,
C’ para
que não venha ele a ver com os olhos,
B’ a ouvir
com os ouvidos
A’ e a
entender com o coração, e se converta e seja salvo." (Is 6:10)
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No entanto, lembre-se de juntar Cl 3:17 com 1 Co 10:31 :
devemos tudo fazer para a glória de Deus e em nome de Jesus! Deus o abençoe.