domingo, 14 de fevereiro de 2016
domingo, fevereiro 14, 2016
Jamais Desista
I Timóteo 4 1-16 - O PERIGO DAS DROGAS - A DROGA DA IGNORÂNCIA BÍBLICA.
Como já dissemos, Paulo escreveu essa epístola para orientar Timóteo em
sua oposição aos falsos mestres em Éfeso. Estamos no capítulo 4/6.
Breve
síntese do capítulo 4.
São conselhos, advertências e exortações que
Paulo transmite a Timóteo principalmente contra os que apostatarão da fé e
darão crédito a espíritos enganadores e a ensinos de demônio. O selo deles é a
mentira, o engano e a ilusão que o incauto se deixa levar.
Ser bom ministro de Cristo significa estar
comprometido com a palavra que Deus nos deu para nos alimentar e nos guiar.
Nela encontraremos a boa doutrina que Timóteo estava seguindo.
É preciso tomar muito cuidado para não trocar
as Escrituras por experiências, sinais, milagres e maravilhas que vão além da
Bíblia e tornam as pessoas dependentes delas. Não é somente a droga que causa
dependência, mas a droga da ignorância bíblica que leva muitos a buscarem a
Deus onde ele não está, nem estará nunca.
Vejamos o presente capítulo com mais
detalhes, conforme ajuda da BEG:
IV. A FALSA DOUTRINA E O ASCETISMO (4.1-5.2).
Paulo desafiou o ascetismo legalista dos
falsos mestres explicando como todas as coisas foram criadas para o nosso
proveito.
A falsa doutrina em Éfeso tinha muitas
dimensões. Nesse ponto, Paulo tocou na inclinação de pelo menos alguns para o
ascetismo, a negação dos prazeres físicos. Sua discussão se divide em uma
exposição da falsa doutrina (4.1-5) e a importante responsabilidade de Timóteo
(4.6-5.2). Elas formarão a seguinte divisão proposta, conforme a BEG: A. A
falsa doutrina (4.1-5) – veremos agora;
e, B. A responsabilidade de Timóteo (4.6 - 5.2) – começaremos a ver agora.
A. A falsa doutrina (4.1-5).
Retornando à sua preocupação principal
(1.3-20), Paulo continuou o seu ataque aos falsos mestres e aos ensinos deles.
Paulo começa o capítulo com, provavelmente,
uma revelação específica que o Espírito Santo concedeu a alguém, talvez ao
próprio Paulo (At 20.22-31; cf. 21.11) de que nos últimos tempos - isso não se
refere a um período imediatamente antes da segunda vinda de Cristo. Pelo contrário,
mantendo-se coerente com a perspectiva geral do Novo Testamento, essa é a era
que foi instaurada com a primeira vinda de Cristo e será concluída com a sua
segunda vinda (At 2.17; Hb 1.2; 1 Pe 1.20; 1Jo 2.18; cf. 2Tm 3.1; a BEG
recomenda a leitura e a reflexão em seu excelente artigo teológico "O
plano das eras", em Hb 7) – alguns abandonariam a fé e seguiriam espíritos
enganadores e doutrinas de demônios.
Paulo entendia que toda a era do Novo
Testamento seria caracterizada por falsas doutrinas e que isso seria muito
danoso a igreja fazendo muitos apostatar e seguir demônios - uma referência aos
falsos mestres que tinham se levantado dentro da igreja.
Os seus ensinamentos, oriundos de homens
hipócritas, que teriam a consciência cauterizada, proibiriam o casamento e exigiriam
abstinência de alimentos.
Os falsos mestres promoviam um rigoroso
estilo de vida de autonegação (cf. Cl 2.20-23). Parecia que os efésios haviam
sucumbido ao ensino helenístico de que, uma vez que o mundo material é perverso,
a pessoa espiritualizada deveria evitá-lo.
Parece que os falsos mestres tinham distorcido
a lei do Antigo Testamento para que apoiasse seus pontos de vista (1.7). Paulo
já havia afirmado e falado sobre o casamento em 3.2,12 e, agora, o argumento
seguinte seria focado nos alimentos.
Para isso ele começa arrazoando que tudo
que Deus criou é bom. Contrário aos falsos mestres, Paulo afirmava a bondade
essencial da criação de Deus (Gn 1). A raça humana foi criada para ser parte do
universo físico da criação, do mesmo modo que fomos criados como corpos
físicos. O usufruto apropriado dessas coisas seria totalmente adequado (6.17).
Assim, nada poderia ser rejeitado, pelo
contrário, aceito e recebido com ações de graça, pois pela palavra de Deus e
pela oração seriam santificados – vs. 5. Paulo não acreditava que toda
atividade possível no mundo físico fosse automaticamente consagrada a Deus. Em
vez disso, cada atividade devia ser pronunciada assim pela Palavra de Deus, e
devia ser dedicada a Deus pela prática da oração, com ações de graça.
B. A responsabilidade de Timóteo (4.6 - 5.2).
Dos vs. 4.6 a 5.2, Paulo fala sobre a
responsabilidade de Timóteo. Tendo exposto a verdade a respeito dos falsos
mestres, Paulo continuou numa série de admoestações a Timóteo em relação à sua
reação a esse problema.
O "bom ministro" deve ser
alimentado continuamente pela verdadeira doutrina.
As tais fábulas profanas e de velhas
caducas deveriam ser rejeitadas. Além disso, deveria ele exercita-se,
pessoalmente, na piedade. Ao longo de toda essa parte, Paulo entreteceu a
disciplina pessoal com as obrigações oficiais.
Essa declaração sobre o corpo de que o
exercício físico é pouco proveitoso indica que Paulo ainda tinha em mente o
ascetismo dos falsos mestres. A disciplina na piedade é de grande valor se
comparada a qualquer negação ou disciplina física.
O corpo, templo do Espírito Santo, deve, de
fato, ser cuidado e devemos lhe dar atenção e buscar a saúde e hábitos
saudáveis, enquanto estivermos nessa vida, mas ele perecerá e se sucumbirá ao
tempo, por isso que seria de pouco proveito qualquer investimento exagerado
nele, como se fosse durar para sempre.
Já a piedade, o exercício nela, é para todo
o sempre e abrange tanto a vida presente quando à futura – vs. 8.
Se trabalhamos e lutamos é porque temos
colocado a nossa esperança no Deus vivo, Salvador de todos os homens. Como em
2.1,4,6; 6.10, "todos" aqui – vs. 10 - significa "todos os tipos
de". A oferta graciosa do evangelho - o chamado ao arrependimento e à
salvação - é estendida a todos os tipos de pessoas (Mt 11.28). Novamente temos
a indicação de leitura da BEG de um excelente artigo teológico "Expiação
limitada", em Jo 10.
De fato ele é o Salvador de todos os
homens, mas em especial dos fiéis. Paulo diminuiu a perspectiva para indicar
que a salvação se estende efetivamente a todos os fiéis (Mt 22.14; Rm 8.30). Eu
tenho dito que o filtro de Deus em relação à humanidade, aos homens, não é sua
condição física, emocional, social, cultural, econômica, mas a sua fé!
Paulo pede a Timóteo que tanto ordene isso,
como também ensine – vs. 11. Sendo assim, que ninguém viesse a desprezá-lo. As
ordens negativas aqui e no vs. 14 podem indicar que Timóteo tendia a ser
acanhado ou tímido.
Além do mais, algumas pessoas na igreja de
Éfeso talvez não tivessem aceitado a sua autoridade. Provavelmente Timóteo
tinha por volta de trinta e poucos anos e, portanto, era mais jovem do que
muitos dos cristãos (e presbíteros) em Éfeso. No entanto, deveria ele torna-se
padrão na pureza. Timóteo deveria estabelecer a sua autoridade sem alardeá-la,
mediante o exemplo de uma vida piedosa (Tt 2.7).
Além do que havia sobre
ele dons derramados pelo Espírito Santo quando ele foi consagrado pela
imposição de mãos dos presbíteros. Assim, deveria ele ser diligente nessas
coisas e os conselhos, orientações e exortações de Paulo iriam ajuda-lo muito
nessa caminhada.
Não haveria como não ser
diferente o progresso dele, de Timóteo, seguindo Paulo. Nota-se aqui uma
referência ao progresso que Timóteo havia feito na vida espiritual, ao seu
ministério ou a ambos. Repare que esse amadurecimento foi descrito como
"progresso", e não produto do acaso.
A maneira como Paulo
resumiu as suas orientações para Timóteo é indicação do ponto onde os falsos
mestres tinham se desviado e, portanto, onde os cristãos em geral podiam se desviar.
Somente Deus concede a
salvação (1.1; 2.3; 4.10), mas ele fica satisfeito de poder usar o seu povo
como instrumento para levar a salvação a outros.
A salvação não é
concluída quando alguém chega à fé. É certo que a fé traz a justificação e a
certeza da salvação. Mas a fé também dá início a um processo de santificação
que dura a vida inteira, e que não é concluído até que a vida terrena do
cristão termine. A santificação é uma obra de Deus que requer a ação cooperadora
do cristão (Fp 2.12).
I Tm 4:1 Ora, o Espírito afirma expressamente que,
nos últimos tempos,
alguns
apostatarão da fé,
por obedecerem
a espíritos
enganadores
e a ensinos de
demônios,
I Tm 4:2 pela
hipocrisia dos que falam mentiras
e que têm
cauterizada a própria consciência,
I Tm 4:3 que
proíbem o casamento
e exigem
abstinência de alimentos que Deus criou
para serem
recebidos, com ações de graças,
pelos fiéis e
por quantos conhecem
plenamente a
verdade;
I Tm 4:4 pois tudo que Deus criou
é bom,
e, recebido com ações de graças,
nada é recusável, I Tm 4:5 porque,
pela palavra de
Deus
e pela oração,
é santificado.
I Tm 4:6 Expondo estas coisas aos irmãos,
serás bom ministro de Cristo Jesus,
alimentado com
as palavras da
fé
e da boa
doutrina que tens seguido.
I Tm 4:7 Mas rejeita as fábulas profanas e de
velhas caducas.
Exercita-te, pessoalmente, na piedade.
I Tm 4:8 Pois o exercício físico para
pouco é proveitoso,
mas a piedade
para tudo é proveitosa,
porque tem a
promessa da vida
que agora é
e da que há de
ser.
I Tm 4:9 Fiel é
esta palavra e digna de inteira aceitação.
I Tm 4:10 Ora, é para esse fim
que labutamos
e nos esforçamos sobremodo,
porquanto temos
posto a nossa esperança
no Deus vivo,
Salvador de
todos os homens,
especialmente
dos fiéis.
I Tm 4:11 Ordena e ensina estas coisas.
I Tm 4:12 Ninguém despreze a tua
mocidade;
pelo contrário,
torna-te padrão
dos fiéis,
na palavra,
no
procedimento,
no amor,
na fé,
na pureza.
I Tm 4:13 Até à minha chegada, aplica-te
à leitura,
à exortação,
ao ensino.
I Tm 4:14 Não te faças negligente para com o dom
que há em ti,
o qual te foi
concedido mediante profecia,
com a imposição
das mãos do presbitério.
I Tm 4:15 Medita estas coisas
e nelas sê diligente,
para que o teu progresso a todos seja
manifesto.
I Tm 4:16 Tem cuidado
de ti mesmo
e da doutrina.
Continua nestes deveres;
porque, fazendo assim,
salvarás tanto
a ti mesmo
como aos teus
ouvintes.
Paulo estaria indo até Timóteo para lhe ajudar
e fortalecê-lo na sua fé, mas enquanto não chegasse, ele o orienta a aplicar-se
à leitura, à exortação e ao ensino. Podemos perceber continuando a leitura do
capítulo até o seu final o seu cuidado com os verbos que emprega: ler, exortar,
ensinar, meditar, ter cuidado, continuar.
A Deus toda glória! p/ pr. Pr. Daniel
Deusdete.
...
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No entanto, lembre-se de juntar Cl 3:17 com 1 Co 10:31 :
devemos tudo fazer para a glória de Deus e em nome de Jesus! Deus o abençoe.