sábado, 18 de abril de 2015
sábado, abril 18, 2015
Jamais Desista
Ezequiel 19:1-14 - CANTO FÚNEBRE PARA REIS DE ISRAEL.
I. JULGAMENTO SOBRE JUDÁ E
JERUSALÉM (1.1-24.27).
B. A segunda série de visões, a
vocação, os atos simbólicos e os discursos relacionados de Ezequiel
(8.1-24.27).
3. Discursos relacionados (12.21-24.27)
- continuação.
h. Canto fúnebre para os reis de Israel (19.1-14).
Veremos, em seguida, neste capítulo até o
vs. 14, o canto fúnebre para os reis de Israel. Ezequiel apresenta uma alegoria
em forma de poesia hebraica, normalmente utilizada para cantos fúnebres ou
lamentos.
Esse tipo de poesia tem um ritmo ou métrica
especial que os ouvintes identificariam imediatamente. Ezequiel usa esse mesmo
ritmo em 26.17-18; 27.12-19; 28.12-19; 32.2-8.
Foi dito a Ezequiel no primeiro versículo
que ele levantasse uma lamentação sobre os príncipes de Israel falando da leoa
que foi mãe deles no meio dos leõezinhos onde criou os seus filhotinhos.
A nação de Israel ou a cidade de Jerusalém era
tida como mãe em SI 87.5; Is 49.21; 50.1, 54.1; Cl 4.26-27. Fora ela que havia
produzido esses filhotes de leão/reis.
A figura do leão era frequentemente
associada ao reinado davídico (Gn 49.9; 1Rs 10.20; Mq 5.8). O Novo Testamento
aguardava ansiosamente o aparecimento do Leão da tribo de Judá para
restabelecer os estágios finais do reino de Deus (Ap 5.5).
Ela, leoa, criou um de seus filhotinhos, provavelmente
Jeoacaz, filho de Josias, que reinou apenas três meses antes de ser levado para
o Egito como cativo do Faraó Neco em 609 a.C. (2Rs 23.30-35; 2Cr 36 2-4).
Ele reinou pouco tempo, mas aprendeu a apanhar
presas e a devorar homens. As nações ouviram falar dele, mas ai ele foi
apanhado na cova delas e foi levado com ganchos à terra do Egito.
Então, vendo que havia esperado em vão pelo
seu filhotinho levado cativo e assim com ele toda esperança, tomou outro de
seus filhotinhos – vs. 5 - provavelmente Joaquim.
Ezequiel não inclui qualquer menção de
Jeoaquim em seu livro. Segundo Reis não menciona exílio para Jeoaquim (2Rs
23.36-24.7; cf. 2Cr 36.5-8); aparentemente, ele morreu em Jerusalém.
Igualmente ao outro leãozinho, o primeiro,
que foi deportado para o Egito, este aprendeu também a apanhar presas e a devorar
homens. Ele fez grandes devastações nos seus palácios, destruiu cidades,
assolou a terra por causa do som de seu rugido.
Acabou despertando o furor das pessoas das províncias
ao seu redor e estenderam sobre ele a rede e foi também apanhado na cova delas,
onde com ganchos foi aprisionado numa jaula.
A ira de Nabucodonosor caiu sobre Joaquim
por causa da rebelião do seu pai, Jeoaquim. Ezequiel descreve a deportação de
Joaquim em 597 a.C., depois de um reinado de apenas três meses (2Rs 24.8-1 6;
2Cr 36.9-10); Joaquim ficou preso na Babilônia até o reinado de Evil-Merodaque
(562-560 a.C.; 2Rs 25.27-30).
A leoa que gerou esses dois filhotinhos que
teve esses destinos, agora é comparada a uma videira arruinada que havia sido
plantada junto às águas, tendo de tudo para crescer e tornar-se uma linda
videira, cheia de cachos de bons frutos.
Ela, no entanto, encheu-se de ramos por
causa das muitas águas e até tinha uma vara forte para governador e assim
elevou-se a sua estatura entre os espessos ramos e foi observada na sua altura
com a multidão de seus ramos até que foi arrancada com furor e lançada por
terra onde um vento oriental secou o seu fruto – vs. 12; 17.9-10.
O vento oriental era um instrumento da
vontade de Deus (Êx 10.13; 14.21; SI 78.26; Os 13.15; Jn 4.8). Aqui, trata-se
de uma ilustração para se referir a Nabucodonosor e os babilônios que saquearam
a Terra Prometida e subjugaram o povo.
Ez 19:2 e
dize:
Que
de leoa foi tua mãe entre os leões!
Deitou-se
no meio dos leõezinhos, criou os seus cachorros.
Ez 19:3 Assim
criou um dos seus cachorrinhos,
o
qual, fazendo-se leão novo, aprendeu a apanhar a presa;
e
devorou homens.
Ez 19:4 Ora
as nações ouviram falar dele;
foi
apanhado na cova delas; e o trouxeram com ganchos
à
terra do Egito.
Ez 19:5
Vendo, pois, ela que havia esperado,
e
que a sua esperança era perdida,
tomou
outro dos seus cachorros,
e
fê-lo leão novo.
Ez 19:6 E
este, rondando no meio dos leões,
veio
a ser leão novo, e aprendeu a apanhar a presa;
e
devorou homens.
Ez 19:7 E
devastou os seus palácios, e destruiu as suas cidades;
e
assolou-se a terra, e a sua plenitude,
por
causa do som do seu rugido.
Ez 19:8 Então
se ajuntaram contra ele
as
gentes das províncias ao redor;
estenderam
sobre ele a rede;
e
ele foi apanhado na cova delas.
Ez 19:9 E com
ganchos meteram-no numa jaula,
e
o levaram ao rei de Babilônia; fizeram-no entrar
nos
lugares fortes, para que se não ouvisse mais
a
sua voz sobre os montes de Israel.
Ez 19:10 Tua
mãe era como uma videira plantada junto às águas;
ela
frutificou, e encheu-se de ramos,
por
causa das muitas águas.
Ez 19:11 E
tinha uma vara forte para cetro de governador,
e
elevou-se a sua estatura entre os espessos ramos,
e
foi vista na sua altura
com
a multidão dos seus ramos.
Ez 19:12 Mas
foi arrancada com furor,
e
lançada por terra; o vento oriental secou o seu fruto;
quebrou-se
e secou-se a sua forte vara;
o
fogo a consumiu.
Ez 19:13 E
agora está plantada no deserto,
numa
terra seca e sedenta.
Ez 19:14 E
duma vara dos seus ramos saiu fogo
que
consumiu o seu fruto, de maneira
que
não há mais nela nenhuma vara forte
para
servir de cetro para governar.
Essa
é a lamentação, e servirá de lamentação.
De onde se encontrava, junto às muitas
águas, agora estava no deserto, longe de água, numa terra seca e sedenta. Até de
uma de suas varas de seu ramo saiu fogo que consumiu o seu fruto de tal modo
que não restou nenhuma vara forte para servir de cetro para governar novamente.
Então ele pede que se encerre o lamento
iniciado no verso primeiro.
O reino de Judá terminou quando a vinha foi
arrancada (v. 12) e nenhum galho foi deixado a partir do qual se pudesse
modelar um cetro real (v. 14). Sobre o galho como um símbolo do rei messiânico,
veja a nota sobre 17.22. Compare com a pregação de João Batista (Lc 3.9).
...
0 comentários:
Postar um comentário
Fique à vontade para tecer seus comentários.
No entanto, lembre-se de juntar Cl 3:17 com 1 Co 10:31 :
devemos tudo fazer para a glória de Deus e em nome de Jesus! Deus o abençoe.