INSCREVA-SE!

sábado, 22 de março de 2014

Juízes 17:1-13 - UM LEVITA ABANDONA O SENHOR PARA MINISTRAR PERANTE ÍDOLOS.

Créditos da imagem: http://slideplayer.com.br/slide/1250480/
Nós estamos seguindo a estruturação dada pela BEG para a divisão didática de nosso livro de Juízes que ocupa três grandes partes:
1.     A CONQUISTA INCOMPLETA – 1:1 – 2:5. (já vista).
2.     OS CICLOS DOS DOZE JUÍZES – 2:6 – 16:31. (já vista).
3.     OS ERROS DOS LEVITAS – 17:1 – 21:25. (veremos, a partir de agora)
Tanto a conquista incompleta da Terra Prometida quanto os doze ciclos dos juízes nós já vimos e agora iremos encerrar o livro indo para sua terceira e última parte.
3. OS ERROS DOS LEVITAS – 17:1 – 21:25.
Até o presente momento nada tinha dado certo na vida dos filhos de Israel depois da morte de seus grandes líderes que começaram tudo isso: Moisés e seu substituto, Josué.
O livro de Juízes vem demonstrando claramente esse fracasso de Israel como se fosse preparado para introduzir a figura do rei em Israel.
Veja o vs. 6, muito comprometedor, que anunciava claramente e explicava a razão desse fracasso: “Naqueles dias não havia rei em Israel; cada um fazia o que parecia bem aos seus olhos.”.
E agora surge no cenário os levitas como aqueles que poderiam dar um jeito na situação, mas o fato será que não conseguirão conduzir a nação à retidão e o fato óbvio é que Israel precisará de um rei piedoso.
Esta terceira e última parte será dividida, também seguindo a BEG, em duas subpartes que terão suas próprias subdivisões. A. Um levita e a idolatria em Israel – 17:1 – 18:31. B. Um levita e a violência em Israel – 19:1 – 21:25.
Vejamos, então, essa primeira parte dos levitas com a idolatria, sendo primeiro com a casa de Mica – cap. 17 - e depois com os danitas – cap. 18.
A. Um levita e a idolatria em Israel – 17:1 – 18:31.
Mica era um efraimita que contratou um levita para começar sua própria forma de culto ilegítimo.
Na narrativa, Mica e sua mãe cometem diversos pecados e transgressões à lei violando a aliança com Deus, como, por exemplo, consagrar a prata para fazer um ídolo, mandar fazer uma estola sacerdotal, ordenar o filho de Mica para o sacerdócio.
Para eles, era normal e até imaginavam estarem servindo ao Senhor como dissera a mãe de Mica no vs. 3 quando ela disse que iria dedicar ao Senhor aquele dinheiro e aquela prata para fazer uma imagem de escultura.
Por melhor que fosse sua intenção, a consagração da prata violava drasticamente o segundo mandamento – Dt 5:8. Não teriam eles conhecimento da lei ou não havia quem os ensinassem para assim, nesciamente procederem?
Para tudo o que fosse feito, por falta de uma autoridade fiel à aliança, a justificativa caia no vs. 6 de que naquele tempo não havia rei em Israel e cada um fazia o que bem entendia e achava certo.
Em um determinado dia, Mica fica feliz por ver passando por ali um moço de Belém de Judá, da tribo de Judá, que era levita, e peregrinava ali na sua região e ia por ai, onde achasse que seria melhor para ele.
Mica o recepciona, foi gentil com ele, lhe mostra suas coisas e suas estolas sacerdotais e seus deuses de prata e o convence a abandonar o Senhor para servir como sacerdote contratado por ele em sua casa.
A herança dos levitas consistia em servir ao Senhor no lugar de sua habitação, o tabernáculo. Ele devia saber disso, mas aceita o convite, o pagamento e o tratamento recebido. Mica o tinha chamado de pai – sentido religioso.
O ambiente acolhedor para o sacerdote levita encobre a terrível apostasia e a idolatria dessa casa. Um levita havia abandonado o Senhor para ministrar perante ídolos!
Jz 17:1 E havia um homem da montanha de Efraim, cujo nome era Mica.
Jz 17:2 O qual disse à sua mãe:
                As mil e cem moedas de prata que te foram tiradas,
                               por cuja causa lançaste maldições,
                                               e de que também me falaste,
                               eis que esse dinheiro está comigo; eu o tomei.
Então lhe disse sua mãe:
                Bendito do SENHOR seja meu filho.
                Jz 17:3 Assim restituiu as mil e cem moedas de prata à sua mãe;
                               porém sua mãe disse:
                Inteiramente tenho dedicado este dinheiro da minha mão ao SENHOR,
                               para meu filho fazer uma imagem de escultura
                                               e uma de fundição; de sorte que agora
                                                               to tornarei a dar.
                Jz 17:4 Porém ele restituiu aquele dinheiro à sua mãe;
                               e sua mãe tomou duzentas moedas de prata,
                                               e as deu ao ourives, o qual fez delas uma imagem
                                                               de escultura e uma de fundição,
                                                                              que ficaram em casa de Mica.
                Jz 17:5 E teve este homem, Mica, uma casa de deuses;
                               e fez um éfode e terafins, e consagrou um de seus filhos,
                                               para que lhe fosse por sacerdote.
Jz 17:6 Naqueles dias não havia rei em Israel;
                cada um fazia o que parecia bem aos seus olhos.
Jz 17:7 E havia um moço de Belém de Judá, da tribo de Judá, que era levita,
                e peregrinava ali. Jz 17:8 E este homem partiu da cidade
                de Belém de Judá para peregrinar onde quer que achasse conveniente.
                Chegando ele, pois, à montanha de Efraim, até à casa de Mica,
                               seguindo o seu caminho,
                Jz 17:9 Disse-lhe Mica:
                               Donde vens?
                E ele lhe disse:
                               Sou levita de Belém de Judá, e vou peregrinar
                                               onde quer que achar conveniente.
                Jz 17:10 Então lhe disse Mica:
                               Fica comigo, e sê-me por pai e sacerdote;
                                               e cada ano te darei dez moedas de prata,
                                                               e vestuário, e o sustento. E o levita entrou.
                Jz 17:11 E consentiu o levita em ficar com aquele homem;
                               e o moço lhe foi como um de seus filhos.
                Jz 17:12 E Mica consagrou o levita, e aquele moço
                               lhe foi por sacerdote; e esteve em casa de Mica.
                Jz 17:13 Então disse Mica:
                               Agora sei que o SENHOR me fará bem;
                                               porquanto tenho um levita por sacerdote.
Até que ponto são inocentes Mica, sua mãe, o sacerdote levita que abandonou o Senhor para ministrar a ídolos? Não conheciam a lei e os profetas? Ou conheciam, mas desprezaram e fizeram pouco caso de suas histórias e vida?
Israel realmente estava numa situação lamentável e triste de se ver e o apelo era para um rei que liderasse e ensinasse todo o povo e o conduzisse novamente à aliança com o Senhor.

Os capítulos seguinte servirão para demonstrar o sistema falido em Israel com os levitas que estavam, no momento, como aqueles que iriam substituir os juízes em Israel e levarem o povo de volta ao Senhor.
A Deus toda glória! p/ Daniel Deusdete – 
http://www.jamaisdesista.com.br
...

9 comentários:

o q me admira e vermos nesta passagem os levitas q ensinavam sobre o senhor se vendiam por dinheiro e isso acontece hoje.tem misericórdia senhor daqueles q te servem fielmente.crismacleiton

Veja quanta abobrinha,fornecida por uma simples pergunta.Como pode ser Levita se o tal fulano era da tribo de Juda....Fico assombrado ao ver os ensinamentos desses Pastorzinhos formados nessa ditas Faculdadizinhas do interior querendo explicar o inexplicavel.....Lembrete Queridos Pastorzinhos, experimente fazer um curso adequado,onde de fato se aprende,sem lero lero,sem aboborologia e etc. Se quiser e tiver interesse vc pode fazer...lembrando que nao es para qualquer um,pois es muito duro...Ah! vc non pagara nada ,entonces josemariareis@live.com,nome do curso(Joelhologia) abc

Oi Diego Reis, boa tarde.

Obrigado pela oportunidade de explicar. Perdoe-me se não ficou claro. Com a colaboração de pessoas amantes da verdade, chegaremos à Verdade.

Repare que o trecho bíblico diz exatamente isso:

"7 E havia um moço DE BELÉM DE JUDÁ, DA TRIBO DE JUDÁ, que era levita, e peregrinava ali" (G.N. - https://www.bibliaonline.com.br/acf/jz/17 - Almeida Corrigida e Revisada Fiel - pt)

Quanto a esse termo "Da família ou da tribo de Judá" pode realmente trazer alguma confusão se o termo se refere ao "jovem" ou se refere a Belém, ou se não devia, como em alguns MSS e versões (LXX., Cod. B, and Syriac), ter sido omitido.

O mais correto para mim é que o jovem era mesmo da tribo de Judá ou pertencente a ela; não de nascimento, porque era levita; mas por sua habitação e ministério. Pois os levitas se dispersavam entre todas as tribos; e a sorte deste homem (muito provavelmente um neto de Moisés) caiu na tribo de Judá; no entanto, há quem entenda que houve um tempo em que o "levita" era o título oficial de quem recebeu a formação de um sacerdote, independentemente da tribo a que pertencia por nascimento (McNeile).

Há muito o que estudar e muito o que aprender. Estamos fazendo as duas coisas: estudando, aprendendo e compartilhando o que sabemos. Se você pode agregar valor de conteúdo ao presente texto, fico muito grato.

Como dizem as Escrituras: "Não repreendas o escarnecedor, para que não te odeie; repreende o sábio, e ele te amará.Dá instrução ao sábio, e ele se fará mais sábio; ensina o justo e ele aumentará em entendimento." - Provérbios 9:8,9

Finalizo dizendo que somente podemos dar do que recebemos; se nada temos, nada podemos ofertar. Todas as críticas e correções serão sempre bem-vindas; o restante, entregamos a Deus nosso justo juíz. Abcs

Gostei! Muito esclarecedor. Glória Deus!

Melhor resposta, parabéns...

Resposta com muita classe cristã. Deus abençoe esse resposta clássica de um verdadeiro crente.

Postar um comentário

Fique à vontade para tecer seus comentários.
No entanto, lembre-se de juntar Cl 3:17 com 1 Co 10:31 :
devemos tudo fazer para a glória de Deus e em nome de Jesus! Deus o abençoe.