sexta-feira, 18 de março de 2016
sexta-feira, março 18, 2016
Jamais Desista
I Pedro 5 1-14 - O PASTOR DEVE SER O EXEMPLO DO REBANHO.
Como dissemos, a primeira epístola de Pedro
foi escrita para encorajar os cristãos perseguidos e confusos a permanecerem
unidos e firmes na fé. Estamos vendo o capítulo 5/5.
Breve
síntese do capítulo 5.
Ai pastor! Pastores de rebanho do Senhor; pastoreai o rebanho de Deus
que há entre vós não com constrangimento, mas como Deus quer; não por sórdida
ganância, mas de boa vontade; nem como dominadores daqueles que Deus te
confiou, mas como modelos e exemplos do rebanho.
O pastor deve ser o exemplo do rebanho. Para isso foi escolhido, chamado
e capacitado. Se ele não puder olhar para suas ovelhas e disser a elas:
sigam-me como eu sigo a Cristo, este não serve para pastorear ninguém.
O Supremo Pastor está chegando e com ele o galardão! Assim nos ensina
Pedro neste último capítulo:
Vejamos o presente capítulo com mais
detalhes, conforme ajuda da BEG:
IV. O SOFRIMENTO E O SERVIÇO DO CRISTÃO (3.13-5.11) - continuação.
Vimos que Pedro forneceu perspectivas a
respeito das perseguições e sofrimentos de seus leitores; ele explicou as
bases, os motivos e os objetivos de sofrer por ser cristão.
Essa parte IV foi dividida em três partes,
conforme a BEG: A. O sofrimento por causa da retidão (3.13-22) – já vimos; B. O sofrimento pela glória de
Deus (4.1-11) – veremos agora; C. Sofrendo
com Cristo (4.12-19) – veremos agora;
e, D. Os presbíteros e os jovens sofrendo juntos (5.1-11).
D. Os presbíteros e os jovens sofrendo
juntos (5.1-11).
Aparentemente, haviam surgido conflitos na igreja
entre os presbíteros e os jovens à medida que os leitores sofriam. Pedro tratou
dessas questões diretamente.
Primeiro ele apelou aos presbíteros. Embora
Pedro já tivesse mencionado o seu ofício de apóstolo (1.1), aqui ele enfatizou
sua solidariedade e compartilhou autoridade com os líderes das igrejas como uma
maneira de encorajá-los.
O seu apelo foi para que pastoreassem o
rebanho. Essa frase descreve uma das funções de todos os presbíteros. Não é só
o pastor-mestre que deve cuidar do rebanho. A imagem do pastor de ovelhas
sugere cuidado, proteção, disciplina e orientação.
A palavra foi utilizada no Antigo
Testamento como uma metáfora para os líderes de Israel (Ez 34) e por Jesus para
o seu próprio cuidado pela igreja (Jo 10.1-18; cf. 1Pe 2.25) e para a
iniciativa graciosa de Deus em relação aos pecadores (Lc 15.3-7).
A utilização do termo por Pedro recorda a
confirmação de sua própria vocação (Jo 21.15-17). Pedro ao lhes falar para não
serem gananciosos, não estava fazendo uma proibição contra a justa remuneração,
mas contra o amor pelo lucro e ao abuso ao ocupar um cargo de confiança (1Co
9.14; 1Tm 5.17-18).
Os presbíteros não deveriam ser dominadores,
antes tornarem-se modelos do rebanho. Pedro advertiu contra o abuso arrogante
do poder e exortou seu público ao serviço humilde (Mc 10.42-45; Jo 13.1-17; Fp
2.5-11; 1Tm 4.12). Aqui, como em 3.1, o exemplo é a melhor maneira de
influenciar o comportamento de outras pessoas.
Podemos ser presbíteros e pastores com
essas funções e compromissos, mas não devemos nos esquecer de nosso Supremo
Pastor – vs. 4 - Cristo (2.25). O título revela a relação entre a obra e o
cuidado pastoral de Cristo e os dos líderes da igreja. Eles servem como
pastores subordinados que são responsáveis perante o Supremo Pastor.
Em resumo, sua orientação era para:
·
Pastorear
o rebanho de Deus que está aos seus cuidados.
·
Olhar
por ele, não por obrigação, mas de livre vontade, como Deus quer.
·
Não
fazer isso por ganância, mas com o desejo de servir.
·
Não
agir como dominadores dos que lhes foram confiados, mas como exemplos para o
rebanho.
·
Estarem
atentos e vigilantes, pois quando se manifestar o Supremo Pastor, receberemos a
imperecível coroa da glória.
Depois ele exorta aos que são mais jovens –
vs. 5 – para que se sujeitem aos mais velhos. Literalmente
"presbíteros", a mesma palavra grega usada no vs. 1 no sentido
técnico de ocupar um cargo. Aqui, é provável que a palavra tenha uma referência
mais ampla (cf. 1Tm 5.1).
E como deveriam fazer isso?
·
Sujeitando-se
aos mais velhos.
·
Sendo
todos humildes uns para com os outros, porque "Deus se opõe aos
orgulhosos, mas concede graça aos humildes".
·
Humilhando-se
debaixo da poderosa mão de Deus, para que ele os exalte no tempo devido.
·
Lançando
sobre ele toda a sua ansiedade, porque ele tem cuidado de vocês.
·
Sendo
sóbrios e vigilantes por causa do diabo, nosso inimigo que anda ao redor como
leão, rugindo e procurando a quem possa devorar.
O
diabo, vosso adversário. A palavra grega traduzida "inimigo" ou
"adversário" era usada para um oponente num processo, e
"diabo" (em grego diabolos) foi utilizado na Septuaginta (a tradução
grega do AT) para traduzir o hebraico "satanás", que significa
"adversário", "caluniador" ou "acusador" (Jó
1.6-12; Zc 3.1-2; cf. Ap 12.9-10).
A
frase revela a fonte última por trás de todas as perseguições. A BEG recomenda
seu excelente artigo teológico "Demônios", em I Co 10. O leão é
também uma imagem, talvez emprestada dos salmos, onde os inimigos do salmista e
os ímpios são descritos desse modo (p. ex., SI 7.2; 10.9-10). A metáfora
transmite a força e o poder destruidor do diabo e acentua a necessidade da
vigilância por parte dos cristãos.
Embora
a morte e a ressurreição de Cristo tenham limitado severamente o poder de
Satanás, ele ainda não foi domado.
·
Também
resistindo ao diabo por permanecermos firmes na fé, sabendo que outros irmãos
no mundo estão passando pelos mesmos sofrimentos.
Pedro
esperava que seus leitores não pensassem que estavam sozinhos em seus sofrimentos.
Antes do retorno de Cristo, os cristãos deveriam esperar sofrer todos os tipos
de sofrimento por todo o mundo. O sofrimento é uma certeza para a igreja (Jo
15.20; 2Tm 3.12).
No entanto, não estamos mesmo sozinhos,
pois o Deus de toda a graça foi quem nos chamou para a sua glória (oh glória!)
eterna em Cristo Jesus (o objetivo do eterno e efetivo plano de Deus para os cristãos
é a glorificação deles - Rm 8.28-30; 2Co 4.17; 2Tm 2.10).
Todas as bênçãos da graça de Deus nesta
vida e na próxima virão para os cristãos por meio da união com Cristo. A BEG
recomenda aqui seu excelente artigo teológico "A união com Cristo",
em Gl 6.
Como seus pensamentos voltaram para o retorno
de Cristo e para as grandes bênçãos que virão para a igreja naquele tempo,
Pedro encerrou essa parte com uma doxologia.
Depois de havermos sofrido durante pouco de
tempo, nos restaurará, nos confirmará, nos dará forças e nos porá sobre firmes
alicerces. Repare o que acontece depois que passamos por essas pequenas tribulações:
·
Restauração.
·
Confirmação.
·
Forças.
·
Ajustes
- nos colocando sobre firmes alicerces.
Dos vs. 12 ao 14, Paulo encorajou seus
leitores com diversas saudações pessoais e uma bênção. Pedro encerrou a
epístola mencionando vários dos seus amigos e com uma bênção para seus
leitores.
Ele cita Silvano, literalmente "por
Silvano", uma provável referência ao Silas de At 15.40, companheiro de
Paulo na sua segunda viagem missionária.
As palavras "por Silvano" não
identificam precisamente o papel de Silvano. Silvano pode ter sido simplesmente
o portador da epístola, ou pode ter agido como um secretário, talvez até
ajudado Pedro a rascunhar a carta.
Aquela que está em Babilônia – vs. 13 - provavelmente
é uma referência à igreja em Roma. O seu filho na fé Marcos é o João Marcos de
Atos (At 12.12,25; 13.5,13; 15.37-39). De acordo com Papias (c. 60-130 d.C.),
Marcos trabalhou junto com Pedro e obteve muito das informações para o seu
Evangelho do apóstolo Pedro.
Ele finalmente manda que todos se saúdem
com o ósculo de amor. O ósculo era, e ainda é, uma forma comum de cumprimento
no Oriente Próximo (Lc 15.20), correspondendo ao moderno aperto de mãos do
mundo ocidental. Para esses cristãos, essa forma cultural deveria ser um sinal
visível do amor e a união deles. Compare com o "ósculo santo" de
Paulo (Rm 16.16; 1Ts 5.26).
I Pe 5:1 Rogo, pois, aos presbíteros que há entre vós,
eu, presbítero como eles,
e testemunha dos sofrimentos de Cristo,
e ainda co-participante da glória que há de ser
revelada:
I Pe 5:2 pastoreai o
rebanho de Deus que há entre vós,
não por constrangimento,
mas espontaneamente,
como Deus quer;
nem por sórdida ganância, mas de boa vontade;
I Pe 5:3 nem como
dominadores dos que vos foram confiados,
antes, tornando-vos modelos
do rebanho.
I Pe 5:4 Ora, logo que o Supremo Pastor se manifestar,
recebereis a imarcescível coroa da glória.
I Pe 5:5 Rogo igualmente aos jovens:
sede submissos aos que são mais velhos;
outrossim, no trato de uns
com os outros,
cingi-vos todos de
humildade,
porque Deus resiste aos
soberbos,
contudo, aos humildes concede a sua graça.
I Pe 5:6 Humilhai-vos, portanto, sob a poderosa mão de Deus,
para que ele, em tempo oportuno, vos exalte,
I Pe 5:7 lançando sobre ele
toda a vossa ansiedade,
porque ele tem cuidado de
vós.
I Pe 5:8 Sede sóbrios e vigilantes.
O diabo, vosso adversário,
anda em derredor, como leão
que ruge
procurando alguém para
devorar;
I Pe 5:9 resisti-lhe firmes
na fé,
certos de que sofrimentos
iguais aos vossos
estão-se cumprindo na vossa
irmandade espalhada
pelo mundo.
I Pe 5:10 Ora, o Deus de toda a graça,
que em Cristo vos chamou à sua eterna glória,
depois de terdes sofrido
por um pouco,
ele mesmo vos há de
aperfeiçoar,
firmar,
fortificar
e fundamentar.
I Pe 5:11 A ele seja o domínio,
pelos séculos dos séculos. Amém!
I Pe 5:12 Por meio de Silvano, que para vós outros é fiel irmão,
como também o considero,
vos escrevo resumidamente,
exortando e testificando,
de novo,
que esta é a genuína graça
de Deus;
nela estai firmes.
I Pe 5:13 Aquela que se encontra em Babilônia,
também eleita, vos saúda,
como igualmente meu filho
Marcos.
I Pe 5:14 Saudai-vos uns aos outros
com ósculo de amor.
Paz a todos vós
que vos achais em Cristo.
Você gostaria de ser aperfeiçoado, firmado, fortificado e solidamente
fundamentado em Deus? Ora é o Deus da graça que em Cristo Jesus nos chama para
a sua eterna glória, depois de termos sofrido um pouco, que isso fará! Então...
relaxa!
A Deus toda glória! p/ pr. Pr. Daniel
Deusdete.
...
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2 comentários:
Excelente estudo,glórias a Deus :)
Obrigado... Deus e bom!
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No entanto, lembre-se de juntar Cl 3:17 com 1 Co 10:31 :
devemos tudo fazer para a glória de Deus e em nome de Jesus! Deus o abençoe.