Estamos no capítulo 4 e até o capítulo 9,
estaremos na:
Parte I – AS GENEALOGIAS DO POVO DE DEUS –
1:1 a 9:34.
Estamos vendo nesta primeira parte, como já
falamos anteriormente, que além de revelarem os privilégios e as
responsabilidades daqueles que regressaram do exílio e explicar a eleição e a
organização do povo de Deus ao longo da História, elas – as genealogias do povo
de Deus - também estariam preservando, de certa forma, a mensagem messiânica
originada lá em Gn 3:15 quando Deus falou à serpente.
A Parte I, como já vimos, foi dividida em
três: A. As raízes de Israel – 1:1 a 2:2 – já vista. B. A extensão e a ordem do
povo de Deus – 2:3 a 9:1a – estamos vendo ela agora. C. A continuidade de
Israel – 9:1b a 34.
B. A extensão e a ordem do povo de Deus – 2:3 a 9:1a - continuação.
Como já vimos, essa passagem abrange
pessoas proeminentes de todas as tribos, exceto das tribos de Dã e de Zebulom.
Com destaque, em primeiro lugar para o registro dos descendentes de Judá, por
causa do reino e por causa também do Messias.
Nesse capítulo serão apresentados os
descendentes de Judá.
Dos versos 1 ao 23, onde o cronista se volta
às informações adicionais sobre os clãs judaístas. Nomes pessoais e de clãs são
misturados com nomes de lugares, sendo que alguns destes se encontram além das
fronteiras do território pós-exílio. Essa seção trata de Perez (vs. 1-20) e
Selá (vs. 21-23), filhos de Judá.
Dentro da seção que trata de Perez,
encontraremos nos versos de 9 a 10 a história de Jabes, em exemplo bem sucinto
de piedade extraordinária na linhagem judaísta.
O seu nascimento deve ter sido muito
difícil e com dores sua mãe lhe deu a luz, por isso que lhe deu esse nome de Jabes.
Diz também as Escrituras que ele foi o mais ilustre de todos os seus irmãos,
mas não explica o que fez, nem como viveu.
A sua vida de oração foi ouvida e ele invocou
ao Senhor manifestando o seu desejo:
·De
ser muitíssimo abençoado.
·De
ter os seus termos ampliados.
·De
ter a mão de Deus com ele.
·De
Deus não permitir que o mal o afligisse
A
benção decorrente da confiança depositada em Deus era um tema muito importante
em Crônicas:
·I
Cr 5:18 a 22; 17:16 a 27; 21:1 a 22:1;
·II
Cr 6: 12 a 42; 7:11 a 16; 13:14; 14:11 a 13; 18:31; 20:5 a 30; 30:18 a 20;
32:20 a 24; 33:12 a 13.
Por
isso que também incentivava e ensinava à nova geração, àaqueles que estavam
vindo dos seus cativeiros.
Aqui as bênçãos estavam relacionadas à
expansão geográfica e territorial – vs 10 -, vitória e segurança por meio da
oração. Jabes era assim esse exemplo para todos.
Desde esse verso o 24 até o final do próximo
capítulo 5, verso 26, são apresentados relatos curtos sobre Simeão – 4:24-43 –,
sobre Rúben – 5:1-10 –, Gade – 5:11-17 – e resumos de todas as tribos da
Transjordânia – 5:18-22 - e da meia tribo de Manassés – 5:23-26.
A razão para ela vir citada bem próxima de Judá
era porque Simeão era estreitamente relacionada com a tribo de Judá – GN 34:25-31;
49:5-12; Js 19:1-9; Jz 1:3. Desta forma, dividiu-se essa parte em três.
Dos versos 24 ao 27, a genealogia
propriamente dita. Dos versos 28 ao 33, informações geográficas importantes. Já
dos versos 34 ao 43, notas históricas sobre a expansão territorial. Sobre esta
tribo há ainda outros registros importantes em Gn 46:10; Ex 6:15; Nm 26:12-14.
E assim, o cronista vai acrescentando mais
material à linhagem do povo eleito restabelecendo nele os vínculos perdidos por
causa de seus desterros.
I Cr 4:1 Os filhos de Judá foram:
Perez,
Hezrom, Carmi, Hur, e Sobal.
I
Cr 4:2 E Reaías, filho de Sobal gerou a Jaate,
e
Jaate gerou a Aumai e a Laade;
estas
são as famílias dos zoratitas.
I
Cr 4:3 E estes foram os filhos do pai de Etã:
Jizreel,
Isma e Idbas; e era o nome de sua irmã Hazelelponi.
I
Cr 4:4 E mais Penuel, pai de Gedor, e Ezer, pai de Husá;
estes
foram os filhos de Hur, o primogênito de Efrata,
pai
de Belém.
I
Cr 4:5 E tinha Asur, pai de Tecoa, duas mulheres: Helá e Naará.
I
Cr 4:6 E Naará deu à luz a Auzão, e a Hefer, e a Temeni,
e
a Haastari; estes foram os filhos de Naará.
I
Cr 4:7 E os filhos de Helá: Zerete, Izar e Etnã.
I
Cr 4:8 E Coz gerou a Anube e a Zobeba e as famílias de Aarel,
filho
de Harum.
I
Cr 4:9 E foi Jabez mais ilustre do que seus irmãos;
e
sua mãe deu-lhe o nome de Jabez, dizendo:
Porquanto
com dores o dei à luz.
I
Cr 4:10 Porque Jabez invocou o Deus de Israel,
dizendo:
Se
me abençoares muitíssimo,
e
meus termos ampliares,
e
a tua mão for comigo,
e
fizeres que do mal não seja afligido!
E
Deus lhe concedeu o que lhe tinha pedido.
I
Cr 4:11 E Quelube, irmão de Suá, gerou a Meir;
este
é o pai de Estom. I Cr 4:12 E Estom gerou a Bete-Rafa,
a
Pasea, e a Teina, pai de Ir-Naás;
estes
foram os homens de Reca.
I
Cr 4:13 E foram os filhos de Quenaz: Otniel e Seraías;
o
filho de Otniel: Hatate. I Cr 4:14 E Meonotai gerou a Ofra,
e
Seraías gerou a Joabe, pai dos do vale dos
artífices;
porque os dali eram artífices.
I
Cr 4:15 E foram os filhos de Calebe, filho de Jefoné:
Iru,
Elá e Naã; e o filho de Elá: Quenaz.
I
Cr 4:16 E os filhos de Jealelel: Zife, Zifa, Tiria
e
Asareel.
I
Cr 4:17 E os filhos de Ezra: Jeter, Merede, Efer, e Jalom;
e
teve mais a Miriã, e Samai, e Isbá, pai de Estemoa.
I
Cr 4:18 E sua mulher, Judia, deu à luz a Jerede,
pai
de Gedor, e a Héber, pai de Socó,
e
a Jecutiel, pai de Zanoa;
e
estes foram os filhos de Bitia, filha de Faraó,
que
Merede tomou.
I
Cr 4:19 E foram os filhos da mulher de Hodias, irmã de Naã:
Abiqueila,
o garmita, Estemoa, o maacatita.
I
Cr 4:20 E os filhos de Simeão: Amom, Rina, Bene-Hanã, e Tilom;
e
os filhos de Isi: Zoete e Bene-Zoete.
I Cr 4:21 Os filhos de Selá, filho de
Judá:
Er,
pai de Leca, e Lada, pai de Maressa,
e
as famílias da casa dos que fabricavam linho fino,
em
casa de Asbéia.
I
Cr 4:22 Como também Joquim, e os homens de Cozeba,
e
Joás, e Sarafe (que dominaram sobre os moabitas),
e
Jasubi-Leém; porém estas coisas já são antigas.
I
Cr 4:23 Estes foram oleiros, e habitavam nas hortas e nos cerrados;
estes
ficaram ali com o rei na sua obra.
I Cr 4:24 Os filhos de Simeão foram
Nemuel, Jamim, Jaribe, Zerá, e Saul,
I
Cr 4:25 Cujo filho foi Salum, de quem foi filho Mibsão,
de
quem foi filho Misma.
I
Cr 4:26 E os filhos de Misma foram:
Hamuel,
de quem foi filho Zacur, de quem foi filho Simei.
I
Cr 4:27 E Simei teve dezesseis filhos, e seis filhas, porém seus irmãos
não
tiveram muitos filhos; e toda a sua família não se
multiplicou
tanto como as dos filhos de Judá.
I
Cr 4:28 E habitaram em Berseba, e em Moladá, e em Hazar-Sual,
I
Cr 4:29 E em Bila, e em Ezém, e em Tolade,
I
Cr 4:30 E em Betuel, e em Hormá, e em Ziclague,
I
Cr 4:31 E em Bete-Marcabote, e em Hazar-Susim,
e
em Bete-Biri, e em Saaraim;
estas
foram as suas cidades, até que Davi reinou.
I Cr 4:32 E foram as suas
aldeias:
Etã,
Aim, Rimom, Toquém, e Asã, cinco cidades,
I
Cr 4:33 E todas as suas aldeias, que estavam em redor
destas
cidades, até Baal. Estas foram as suas
habitações
e suas genealogias.
I
Cr 4:34 Porém Mesobabe, e Janleque e Josa, filho de Amazias,
I
Cr 4:35 E Joel, e Jeú, filho de Josibias, filho de Seraías,
filho
de Asiel,
I
Cr 4:36 E Elioenai e Jaacobá, Jesoaías, Asaías,
Adiel,
Jesimiel, Benaias,
I
Cr 4:37 E Ziza, filho de Sifi, filho de Alom, filho de Jedaías,
filho
de Sinri, filho de Semaías;
I
Cr 4:38 Estes, registrados por seus nomes, foram príncipes
nas
suas famílias; e as famílias de seus pais se
multiplicaram
abundantemente.
I
Cr 4:39 E chegaram até à entrada de Gedor, ao oriente do
vale,
a buscar pasto para os seus rebanhos.
I
Cr 4:40 E acharam pasto fértil e terra espaçosa, e quieta, e
descansada;
porque os de Cão haviam habitado ali antes. I Cr 4:41 Estes, pois, que estão descritos por
seus
nomes, vieram nos dias de Ezequias, rei de
Judá,
e derrubaram as tendas e habitações dos que se acharam ali, e as destruíram
totalmente até o dia de
hoje, e habitaram em seu
lugar;
porque
ali havia pasto para os seus rebanhos.
I
Cr 4:42 Também deles, dos filhos de Simeão,
quinhentos
homens foram às montanhas de Seír;
levaram
por cabeças a Pelatias, e a Nearias,
e
a Refaías, e a Uziel, filhos de Isi.
I
Cr 4:43 E feriram o restante dos que escaparam dos amalequitas, e habitaram ali até o dia de hoje.
A história dessa forma está sendo
preservada e registrada para a posteridade a fim de ser consultada e formar a
base e a cultura da nação pós-exílio.
Desde Moisés, passando por Josué, depois os
juízes, Eli, Samuel, Saul, Davi, Salomão o povo vivia unido, mas em Roboão se
separaram e depois cada um foi para um exílio, agora estavam retornando para
formar uma nação unida, mas não sem sequelas.
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