Nós
nos encontramos na última parte (Judá e Israel reunificados) de quatro no total
pela qual dividimos I e II Crônicas.
I.
As genealogias do povo de Deus – 1:1 a 9:34 – já vista.
II.
O reino unido – 9:35 a II Cr 9:31 – já vista.
III.
O reino dividido – 10:1 a 28:27 – já vista.
IV.
O reino unificado – 29:1 a 36:23 – estamos em estudo.
Repetimos
a informação que doravante, tudo agora seria em conjunto e não mais
provenientes de duas regiões com dois poderes. As experiências de bênçãos e
provações, exílio e livramento, seriam agora experiências conjuntas de um povo
reunificado, em torno de um só templo.
Esta
última parte IV de I e de II de Crônicas
está sendo, didaticamente, dividida em seis partes.
A. O reinado de
Ezequias – 29:1 a 32:33 – concluiremos agora.
B.
O reinado de Manassés – 33:1-20.
C.
O reinado de Amon – 33:21-25.
D.
O reinado de Josias – 34:1 a 35:27.
E.
Os últimos anos – 36:1-14.
F.
Dificuldades, exílio e esperança – 36:15-23.
A. O reinado de
Ezequias – 29:1 a 32:33 – em conclusão.
O
cronista, como já vimos, dedica mais atenção a Ezequias do que a qualquer outro
rei, com exceção de Davi e Salomão.
No
presente capítulo 32, veremos a tentativa de invasão de Senaqueribe, a doença
de Ezequias e, finalmente a sua morte.
Um
excelente rei tinha se levantado desde Davi e Salomão cuja marca registrada era
a sua confiança em Deus. Ezequias é conhecido como o homem ou o rei que
confiava em Deus. Meu sonho nessa terra era também ser reconhecido pela geração
presente, pois ainda estou vivo, e pela vindoura, como o homem – empregado dos
Correios – que confiava em Deus.
Dos
versos 1 ao 31, a BEG, chama essa parte de “As incoerências do rei Ezequias
durante a invasão assíria” – o cronista ilustra a bênção e a recompensa
concedidas por Deus a Ezequias ao livrá-lo da invasão – vs 1 ao 23 -, curar a
sua enfermidade e perdoá-lo pelo seu orgulho – vs 24 ao 26 – e ao lhe dar
riqueza – vs 27 ao 31. O comentário, da BEG, desse trecho, termina dizendo: “Esses
versículos revelam as incoerências de Ezequias.”. Quais incoerências?
Uma
divisão interessante do capítulo, a mesma que se encontra na própria BEG, com
suas partes paralelas e textos de apoio em Isaias, poderia ser assim:
1.Ezequias
prepara-se para resistir a Senaqueribe – vs. 1 ao 8, com textos paralelos em II
Rs 18:13-18 e apoio em Is 36:1-3.
2.Senaqueribe
afronta a Ezequias e ao Senhor – vs. 9 ao 20, com texto paralelo em II Re
18:19-37 e apoio em Is 36:4-22.
3.A
destruição do exército dos assírios – vs. 21 ao 23, com texto paralelo em II Re
19:35-37 e apoio em Is 37: 36-38.
4.A
doença de Ezequias – vs. 24 ao 31, com texto paralelo em II Re 20:1-11 e apoio
em Is 38:1-8.
5.A
morte de Ezequias – vs. 32 e 33, com texto paralelo em II Re 20:2021.
Nós
estaremos seguindo a narração dos fatos conforme Reis, mas ajustados para
Crônicas – (seria uma juntada dos textos). O texto em Reis é mais profundo, mas
Crônicas sempre traz alguns acréscimos e retiradas visando sempre incentivar e
apoiar a população do pós-exílio.
A invasão de Judá
por Senaqueribe.
Já
se havia passado alguns anos do exílio de Israel, mais precisamente, 10 anos,
se contados a partir do cerco de Israel, e Senaqueribe, rei da Assíria subiu
contra as cidades fortificadas de Judá e as tomou. Este tinha substituído a
Sargão II, em 705 a.C.
Percebendo
o perigo do cerco de Judá, Ezequias reúne mensageiros para irem ao encontro de
Senaqueribe para pagar tributos a fim de ficar livre. O rei assírio diz o valor
dos tributos que seria de trezentos talentos de prata e trinta de ouro.
Ezequias,
inadvertidamente, indo contra a sua fé e confiança característica dele, usa os
recursos do tesouro do templo e do palácio para pagá-lo. Ao fazer isso se fez
igual aos reis que o antecederam Asa – I RE 15:18 – e seu próprio pai, Acaz –
II Re 16:8-9. Essa talvez tenha sido uma de suas incoerências comentada ao
analisar o trecho dos vs 1 ao 31, na BEG.
Nos
anais de Senaqueribe, conforme BEG, constam uma campanha contra a Fenícia, Judá
e cidades da Filístia e o Egito. Ele declara ter tomado 46 cidades e muitos
vilarejos. Também se orgulha de ter prendido Ezequias em Jerusalém, como “um
pássaro na gaiola”, mas os mesmos registros não declaram que tenha conquistado
Jerusalém. Em seus anais também constam que Ezequias lhe enviou um grande
tributo.
A
partir do verso 17, em Reis 18, começa a descrição do ataque à Jerusalém, onde
Senaqueribe a sitiou fazendo a destruição de Ezequias parecer inevitável.
Estudiosos
do assunto, afirmam que essa investidura de Senaqueribe tenha se dado uns 12 a
13 anos depois de sua primeira investida contra Ezequias. O fato é que Ezequias
enviou o tributo a ele, mas não abdicou, como era o costume dos reis assírios
fazer com os reis que eles dominavam de alguma forma.
Rabsaqué,
da parte do rei da Assíria, começa a afrontar tanto a Ezequias quanto ao Senhor
– vs II Re 18:19 a 26. E o tema da afronta é, principalmente, a confiança no
Senhor é inútil diante dos assírios.
O
rei Ezequias estava sendo afrontado justamente no ponto que ele era a
referência conhecida de homem que confiava em Deus.
Naquele
momento pediram a Rabsaqué para falar em
aramaico somente para que não caísse no ouvido do povo, pois eles lhes falavam
em judaico.
Foi
então que Rabsaqué ficou ainda mais ousado e atrevido e falava em judaico
abertamente para que todos ouvissem e ficassem atemorizados com os assírios.
A
sua afronta atingiu o ápice quando disse em alto e bom som que como eram eles,
os deuses das nações que não puderam livrá-los de suas mãos, tal seria para o
Senhor ser impossível o seu socorro – vs II Re 18: 33 a 35.
O
povo ficou calado e nada respondeu, pois assim tinha ensinado o rei Ezequias
para que ficassem calados. Todos estavam apavorados, em pânico, em panos de
saco e cinzas, com suas vestes rasgadas e humilhando-se diante do Senhor.
Para
um rei cuja bandeira dele era a confiança em Deus, agora havia uma situação que
exigiria dele total confiança no Senhor, pois Senaqueribe estava ali em cerco a
Jerusalém pronto para a devorar e nada parecia que pudesse ser feito para
impedir o grande massacre.
Ezequias
como bom servo do Senhor buscando uma saída resolve fazer uma consulta ao
Senhor por meio do seu servo, seu profeta, Isaias.
Da
parte do rei Ezequias se levantaram alguns para falar com ele e solicitar que
lhes falasse somente em aramaico, mas ai é que Rabsaqué falou com mais ousadia
e atrevimento contra os que o ouviam na língua judaica, sem nenhum temor.
O
rei Ezequias tinha orientado aos seus súditos que nada respondessem e assim foi
ele buscar ajuda com o profeta de Deus, da época, Isaias. A pergunta de seu
coração era: o que iremos fazer?
Nos
versos 7 e 8, ele animou o povo, conforme está registrado em II Cr 32, com as
seguintes palavras:
·Esforçar-se.
·Ter
bom ânimo.
·Não
temer.
·Nem
se espantar.
üPor
causa do rei da Assíria.
üPor
causa de toda a multidão que estava com ele.
Ele
explica o porquê:
·Por
que há um maior conosco do que com ele, pois com ele estaria o braço de carne,
mas conosco o SENHOR nosso Deus:
üPara
nos ajudar.
üPara
guerrear por nós.
Com
isso, o povo descansou nas palavras de Ezequias, rei de Judá. Ou seja, vamos
fazer a nossa parte com fé e confiança em Deus, que Deus fará a sua parte para
nos ajudar e para ainda guerrear por nós! Este é o Senhor que Davi imortalizou
na frase quando foi enfrentar o gigante Golias dizendo DO SENHOR É A BATALHA!
Há
determinados momentos em nossas vidas que nos encontramos numa situação sem
saída e com o inimigo nos cercando por todos os lados não deixando a nós saída
alguma e pior, ainda nos afrontando em nosso ser, em nossas crenças e contra o
nosso Deus que, pela sua graça e misericórdia, resolvemos seguir.
Assim
se encontrava Israel, sem saída! A perspectiva boa naquele momento era uma
morte rápida. O terror tomava conta de todos e o pavor da morte estava
estampado em cada rosto.
Como todos sabemos a ressurreição de Cristo é o
pilar de sustentação do cristianismo. Sem ressurreição, diz Paulo, “comamos e bebamos, porque amanhã morreremos”
(I Co 15:32). Ele disse isso no capítulo 15 de Primeira aos Coríntios que fala,
justamente, da ressurreição de Cristo.
Isaias também fala em “comamos e bebamos, porque amanhã morreremos” (Is 22:13), mas
referindo-se ao povo de Jerusalém, por parte de alguns deles, que ao invés de
se humilharem como pedia o Senhor, diante do exército de Senaqueribe que os
ameaçava, resolveram fazer uma espécie de banquete de despedida, já que iriam
morrer mesmo.
A sentença de morte estava sobre eles e por medo da
morte ou para recepcioná-la uma vez que seria inevitável, resolveram
banquetearem-se até a morte.
Do mesmo modo, Paulo, pelo Espírito Santo captou
isso no povo que está escravo do pecado por medo da morte. Já que vamos mesmo
morrer, por que conservarmos nossa fidelidade a Deus? Vamos comer! Vamos beber!
Que venha a morte!
Paulo no capítulo 15 de I Coríntios destaca a
importância vital da ressurreição de Cristo. Sem ela, não há cristianismo. Sem
ela, do que adiantou eles lutarem contras as bestas feras e enfrentarem a
sentença de morte dia após dia?
O
medo da morte os escravizava à morte pelo fim da esperança, mas a ressurreição
de Cristo nos liberta da morte para uma nova esperança em Cristo Jesus.
Eles
estavam sem esperança e não criam numa saída, por isso se desesperaram da vida
a ponto de quer se entregar à morte como uma espécie de despedida, mas havia um
socorro da parte de Deus para eles!
Ezequias
foi buscar essa esperança com Isaías, com lágrimas, humilhando-se diante de seu
Deus – VS 20.
Em
Crônicas, o cronista não entra muito em detalhes, mas logo vai encerrando o
assunto dessa invasão dizendo que Deus ouviu a oração e agiu pelo povo,
destruindo os assírios – vs 21 ao 23.
Em
sua oração a Deus motivada pelo recebimento de uma carta com mais afrontas, ele
a apresenta a Deus e começa a orar exaltando em primeiro lugar Deus como aquele
que está assentado entre os querubins e que é o Deus de todos os reinos e que
foi o que criou os céus, a terra e tudo o que neles há.
Em
seguida, roga a Deus que preste atenção na afronta e na ousadia deste homem que
não parece ter temor algum e cujo objetivo seria mesmo afrontar como se ele
fosse o deus da terra.
Ele
reconhece que os assírios foram instrumentos de Deus para juízo de muitas
nações e que eles acabaram por fazer um importante papel eliminando e
humilhando esses deuses das outras nações que não são deuses, antes objetos de
adoração criados pelo próprio homem.
Finaliza
sua oração pedindo um livramento da morte certa a fim de que todos os reinos da
terra saibam que há um Senhor nos céus que ouve as nossas orações e que é fiel
e guarda a sua aliança e exerce sua misericórdia e graça na vida daqueles que
lhe são fieis, como Davi o foi.
Ele
procurou pelo servo de Deus que lhe deu uma palavra profética em meio ao caos
total da desgraça iminente ou da morte certa e já anunciada.
Senaqueribe
não iria entrar na cidade, nem uma flecha se quer seria disparada contra
Jerusalém e da mesma forma que veio, voltaria por causa de um rumor que lhe
chegaria aos ouvidos o obrigando a partir imediatamente. E tem mais, lá em sua
terra teria um encontro terrível com a morte!
Como
falara o homem de Deus assim se sucedeu. Um anjo do Senhor, naquela mesma
noite, feriu a 185.000 assírios e eles morreram obrigando Senaqueribe a voltar
urgente para a Assíria e lá chegando, enquanto estava a adorar seu deus
Nisroque que não é Deus, seus próprios filhos Adrameleque e Sarezer o feriram à
espada matando-o. Seu outro filho Esar-Hadom reinou doravante em seu lugar.
Teria
sido melhor para ele não ter afrontado ao Deus de Israel. Ai dos que contendem
com o Senhor!
I Samuel
2:10Os
quecontendemcom
o SENHOR são quebrantados; dos céus troveja contra eles. O SENHOR julga as
extremidades da terra, dá força ao seu rei e exalta o poder do seu ungido.
Salmos 35:1Contende, SENHOR, com os quecontendemcomigo;
peleja contra os que contra mim pelejam.
Isaías
41:11Eis
que envergonhados e confundidos serão todos os que estão indignados contra
ti; serão reduzidos a nada, e os quecontendemcontigo perecerão.
Isaías
49:25Mas
assim diz o SENHOR: Por certo que os presos se tirarão ao valente, e a presa
do tirano fugirá, porque eu contenderei com os quecontendemcontigo
e salvarei os teus filhos.
Jeremias
18:19Olha
para mim, SENHOR, e ouve a voz dos quecontendemcomigo.
Melhor
e mais fácil não contender com o Senhor, por que quem somos nós para irmos
contra aquele que nos dá a vida?
Que
ruína na vida deste homem Senaqueribe que seus próprios filhos conspiraram
contra ele para tomarem o seu reino e assumir o poder de governar a Assíria.
Dois
filhos o mataram e um terceiro reinou em seu lugar. Há poucos instantes estava
ele cercando e zombando de Jerusalém. É Deus quem nos livra do inimigo e
permite que vivamos mais um tempo para sua glória, honra e louvor.
Ezequias
foi livrado dos Assírios diante da morte certa e iminente porque buscou a Deus,
se humilhou, ouviu o homem de Deus e apresentou a Deus a sua oração, ou seja,
ele confiou piamente em Deus para o socorrer.
A
ideia que se tem é que a ordem dos acontecimentos bíblicos esteja na forma
cronológica, mas aqui, nesse caso, cremos que não, conforme se estuda o texto e
as pistas que nele se encontram.
Muito
provavelmente essa situação de enfermidade e a próxima de visitação babilônica
tenha se dado em 702 a.C., antes da invasão assíria à Judá que culminou com a
morte de Senaqueribe.
O
fato é que Ezequias estava enfermo e um dos sintomas era uma úlcera – vs 7 – no
entanto, ninguém sabe que doença mortal era aquele do rei.
A
sua morte estava decretada e não haveria cura, mas Ezequias orou ao Senhor que
o ouviu e ele foi curado. Em sua oração, depois de receber a notícia do profeta
Isaias, filho de Amoz, que iria morrer, ele lembra ao Senhor os seus feitos de
como andou diante do Senhor escolhendo a fidelidade, a inteireza de coração e o
que era reto aos seus olhos e chorou intensamente.
Não
há nenhum segredo em sua oração de forma alguma. O Senhor não o atendeu por
causa de suas obras, pois obras alguma nos justifica diante dele, uma vez que
todas elas, diante de Deus, são como trapo de imundícia – Is 64:6.
O
dever de andar diante do Senhor escolhendo a fidelidade, a inteireza do coração
e o bom proceder fazendo o que é reto diante de Deus é dever de todos os que
são crentes e temem ao Senhor, sem jamais constituírem-se, na sua execução, em
créditos divinos.
Ezequias
não tinha créditos, nem era justo, mas pecador e homem como nós, como foi Elias
– homem semelhante a nós (Tg 5:17) -, logo Deus ter-lhe ouvido e atendido não
foi devido seus argumentos, nem foi por causa de seu choro e intenso clamor,
mas por causa de seus propósitos.
O
fato é que Deus mandou o profeta recuar e dizer ao “príncipe de meu povo” – vs II
Re 20:5 - se voltar a ele dizendo que tinha visto tanto o seu clamor quanto as
suas lágrimas e que por isso estaria lhe concedendo mais 15 anos.
Ele
pediu e ele chorou por isso. Deus o ouviu e o atendeu. Todos os que pedem e
choram serão ouvidos e atendidos? Por isso que essa situação não faz regra
geral, por isso que Deus atendeu sua oração por causa de seus propósitos.
Deus
poderia curá-lo de diversas formas, mas ensina a Isaias que faça uma pasta de
figos e que por meio dela, passando na úlcera, ele ficaria curado. E de fato foi ele curado daquela forma.
Ainda
Deus estabeleceu um prazo de 3 dias. Ora, Deus mesmo poderia tê-lo curado
instantaneamente, mas escolheu 3 dias para que ele ficasse inteiramente bom.
Se
não bastasse tudo isso, Deus também concedeu a ele um sinal de que ficaria
curado – ora ele já não ficaria curado mesmo? Por que então a necessidade de um
sinal? – e lhe propõe uma manipulação do tempo como sinal.
Ou
viajar para o futuro ou para o passado, conforme fosse a sombra do relógio de
Acaz, para frente ou para trás. Os dois movimentos seriam já extraordinários,
embora não tenha isso percebido Acaz e assim, escolheu voltar e o relógio
recuou dez graus.
Resumidamente:
Ezequias fica mortalmente doente. O profeta Isaias é enviado para avisá-lo de
sua morte certa. Ezequias ora e chora. Deus ouve, o cura e lhe dá mais 15 anos
de vida. Cura-o com remédio. Propõe a ele a escolha de um sinal de que seria
curado e ele escolhe voltar no tempo. Deus faz o relógio de Acaz voltar 10
graus.
Os enviados
babilônicos – II Re 20:12-19.
Por
conta de sua enfermidade, recebe a visita de ilustres homens da Babilônia que
lhe mandaram cartas e o presentearam.
Em
retribuição a sua gentileza, Ezequias, meio inocente e ingênuo, mostra-lhe tudo
o que tem para aqueles enviados.
Isaias
soube do acontecido e o indaga e ele afirma que recebeu e ainda mostrou todos
os seus tesouros e nada lhes ocultou. Movido pelo Senhor, Isaias lhe entrega
uma dura palavra a se cumprir no futuro por causa desse momento.
Tudo
será levado para Babilônia, juntamente com todos os seus filhos para serem
eunucos lá no palácio deles. Ezequias se mostrando egoísta, como todos nós o
somos mesmo, alegrou-se de que tais coisas não se sucederiam enquanto fosse
vivo, mas com os de sua geração, no futuro. Por isso é que disse que boas eram
as palavras do profeta.
Em
Crônicas, a ênfase dos relatos está em que Ezequias tinha se exaltado, não
correspondendo ele aos benefícios que o Senhor lhe tinha feito. Sendo que, em consequência,
a ira do Senhor foi direcionada contra Judá e Jerusalém. No entanto, Ezequias e
os habitantes de Jerusalém se humilharam por ter se exaltado o seu coração e a
ira do Senhor não veio contra eles nos dias de Ezequias – vs 25 e 26.
Depois,
o cronista fala das riquezas que o Senhor lhe dera, junto com muitas possessões
– vs 27 a 30.
Já
no vs 31, fala do fato da visita dos embaixadores dos príncipes da Babilônia e que
Deus o tinha desamparado para prová-lo e assim fazer conhecido tudo o que
estava em seu coração.
Quando
Deus nos prova para fazer conhecido o nosso coração seria para Deus tomar
conhecimento disso? Lógico que não! Deus sabe de todas as coisas, mesmo sem nos
provar. No entanto, ele nos prova, mas por quê?
Eu
creio que ele nos prova para nos “A”prova“R”. (Ar + prova = aprovar!) Sendo que
nas provas, nosso corações vem à tona e os pensamentos e ações mais secretas
brotam de nosso interior. Com a prova, que geralmente está relacionada à ausência
ou ao silêncio do Senhor, ficamos como entregues a nós mesmos e ai sim é
revelado todo nosso coração, não para o Senhor conhecê-lo, antes para nós
mesmos conhecermos e assim apresentarmos ao Senhor nossas deficiências e ele
nos curar.
II
Cr 32:1 Depois destas coisas e desta verdade,
veio Senaqueribe, rei da
Assíria, e entrou em Judá,
e acampou-se
contra as cidades fortificadas,
e
intentou apoderar-se delas.
II Cr 32:2 Vendo, pois, Ezequias
que Senaqueribe vinha,
e que estava
resolvido contra Jerusalém,
II Cr 32:3 Teve conselho com os
seus príncipes
e os seus homens
valentes, para que se tapassem as fontes das
águas
que havia fora da cidade; e eles o ajudaram.
II Cr 32:4 Assim muito povo se
ajuntou, e tapou todas as fontes,
como também o
ribeiro que se estendia pelo meio da terra,
dizendo:
Por que viriam os reis da Assíria,
e
achariam tantas águas?
II Cr 32:5 E ele se animou, e
edificou todo o muro quebrado
até às torres, e
levantou o outro muro por fora;
e
fortificou a Milo na cidade de Davi,
e
fez armas e escudos em abundância.
II Cr 32:6 E pôs capitães de
guerra sobre o povo,
e reuniu-os na
praça da porta da cidade,
e
falou-lhes ao coração, dizendo:
II Cr 32:7 Esforçai-vos, e tende
bom ânimo;
não temais, nem
vos espanteis, por causa do rei da Assíria,
nem
por causa de toda a multidão que está com ele,
porque
há um maior conosco do que com ele.
II Cr 32:8 Com ele está o braço
de carne, mas conosco o SENHOR
nosso Deus, para
nos ajudar, e para guerrear por nós.
E o povo
descansou nas palavras de Ezequias, rei de Judá.
II Cr 32:9 Depois disto
Senaqueribe, rei da Assíria,
enviou os seus
servos a Jerusalém (ele porém estava diante
de
Laquis, com todas as suas forças),
a Ezequias, rei de Judá, e a
todo o Judá
que
estava em Jerusalém, dizendo:
II Cr 32:10 Assim diz
Senaqueribe, rei da Assíria:
Em que confiais
vós, para vos deixardes sitiar em Jerusalém?
II Cr 32:11
Porventura não vos incita Ezequias,
para
morrerdes à fome e à sede, dizendo:
O
SENHOR nosso Deus nos livrará
das
mãos do rei da Assíria?
II Cr 32:12 Não é
Ezequias o mesmo que tirou os seus altos
e
os seus altares, e falou a Judá e a Jerusalém,
dizendo:
Diante de um único altar
vos
prostrareis, e sobre ele queimareis incenso?
II Cr 32:13 Não
sabeis vós o que eu e meus pais
fizemos
a todos os povos das terras?
Porventura
puderam de qualquer maneira os deuses
das
nações daquelas terras livrar o seu país
da minha mão?
II Cr 32:14 Qual
é, de todos os deuses daquelas nações
que
meus pais destruíram, o que pode livrar
o
seu povo da minha mão, para que vosso
Deus
vos possa livrar da minha mão?
II Cr 32:15
Agora, pois, não vos engane Ezequias,
nem
vos incite assim, nem lhe deis crédito;
porque
nenhum deus de nação alguma, nem de reino
algum,
pode livrar o seu povo da minha mão,
nem
da mão de meus pais;
quanto
menos vos poderá livrar o vosso Deus
da
minha mão?
II Cr 32:16 Também seus servos
falaram ainda mais
contra o SENHOR
Deus, e contra Ezequias, o
seu servo.
II Cr 32:17 Escreveu também
cartas, para blasfemar do SENHOR
Deus de Israel, e
para falar contra ele, dizendo:
Assim como os
deuses das nações das terras não livraram
o
seu povo da minha mão, assim também
o
Deus de Ezequias não livrará o seu povo
da
minha mão.
II Cr 32:18 E clamaram em alta
voz em judaico contra
o povo de
Jerusalém, que estava em cima do muro,
para
os atemorizar e os perturbar,
para
que tomassem a cidade.
II Cr 32:19 E falaram do Deus de
Jerusalém, como dos deuses dos
povos da terra,
obras das mãos dos homens.
II Cr 32:20 Porém o rei Ezequias
e o profeta Isaías,
filho de Amós,
oraram contra isso, e clamaram ao céu.
II Cr 32:21 Então o SENHOR
enviou um anjo que destruiu
a todos os homens
valentes, e os líderes,
e
os capitães no arraial do rei da Assíria;
e
envergonhado voltou à sua terra;
e, entrando na
casa de seu deus, alguns dos seus próprios
filhos,
o mataram ali à espada.
II Cr 32:22 Assim livrou o
SENHOR a Ezequias,
e aos moradores
de Jerusalém, da mão de Senaqueribe,
rei
da Assíria, e da mão de todos;
e
de todos os lados os guiou.
II Cr 32:23 E muitos traziam a
Jerusalém presentes ao SENHOR,
e coisas
preciosíssimas a Ezequias, rei de Judá, de modo
que
depois disto foi exaltado perante os olhos
de
todas as nações.
II
Cr 32:24 Naqueles dias Ezequias adoeceu mortalmente;
e orou ao SENHOR, o qual lhe
falou, e lhe deu um sinal.
II Cr 32:25 Mas não correspondeu
Ezequias ao benefício
que lhe fora
feito; porque o seu coração se exaltou;
por
isso veio grande ira sobre ele,
e
sobre Judá e Jerusalém.
II Cr 32:26 Ezequias, porém, se
humilhou pela exaltação
do seu coração,
ele e os habitantes de Jerusalém;
e
a grande ira do SENHOR não veio sobre eles,
nos
dias de Ezequias.
II Cr 32:27 E teve Ezequias
riquezas e glória em grande abundância;
proveu-se de
tesouraria para prata, ouro, pedras preciosas,
especiarias,
escudos, e toda a espécie de objetos desejáveis.
II Cr 32:28 Também de armazéns
para a colheita do trigo, e do vinho,
e do azeite; e de
estrebarias para toda a espécie de animais
e
de currais para os rebanhos.
II Cr 32:29 Edificou também
cidades, e possuiu ovelhas
e vacas em
abundância; porque Deus lhe tinha dado
muitíssimas
possessões.
II Cr 32:30 Também o mesmo
Ezequias tapou o manancial
superior das
águas de Giom, e as fez correr por baixo
para
o ocidente da cidade de Davi;
porque
Ezequias prosperou em todas as suas obras.
II Cr 32:31 Contudo, no tocante
aos embaixadores dos príncipes
de Babilônia, que
foram enviados a ele, a perguntarem
acerca
do prodígio que se fez naquela terra,
Deus o
desamparou, para tentá-lo,
para
saber tudo o que havia no seu coração.
II Cr 32:32 Quanto aos demais
atos de Ezequias,
e as suas boas
obras, eis que estão escritos
na
visão do profeta Isaías, filho de Amós,
e no livro dos
reis de Judá e de Israel.
II Cr 32:33 E dormiu Ezequias
com seus pais, e o sepultaram
no mais alto dos
sepulcros dos filhos de Davi;
e
todo o Judá e os habitantes de Jerusalém
lhe
fizeram honras na sua morte;
e
Manassés, seu filho, reinou em seu lugar.
O final do reinado
– II Cr 32:32,33; II Re 20:20-21.
Como
todos os mortais e pecadores, chegou a hora de sua partida e este morre, depois
daqueles 15 anos de sobrevida. Seu filho, Manassés, irá substituí-lo no reinado
de Judá!
Iremos
ver doravante a história de um rei de Judá perverso que nada tinha a ver com
seu pai que fora um bom referencial de rei em Judá. Foi depois de sua doença
que ele gerou a Manassés. E se ele tivesse morrido?
Por
sermos prisioneiros do tempo, não conseguimos entender muitas das coisas de
Deus que é atemporal e vê todas as coisas num único instante, sem passado, sem
futuro, mas tudo em presente.
Fique à vontade para tecer seus comentários. No entanto, lembre-se de juntar Cl 3:17 com 1 Co 10:31 : devemos tudo fazer para a glória de Deus e em nome de Jesus! Deus o abençoe.
Em cada capítulo da Bíblia, você encontrará uma narrativa escrita podendo conter gráficos, tabelas, imagens e textos e um link de vídeo dessa postagem no YouTube. Confira!
Colabore: faça sua oferta voluntária! Entre em contato conosco para isso: +55-61-995589682
Nosso Projeto 1189 no YouTube começou em 21/04/2016 e foi concluído em 23/07/2019.
Não esqueça de citar a fonte quando for fazer citações, referências em seus posts, pregações e livros. Acompanhe-nos no YouTube e em nossas redes e mídias sociais. Ajude-nos com suas orações!
As mensagens do JAMAIS DESISTA do caminho do Senhor são diárias, inéditas, baseadas na Bíblia e buscando sua conformação máxima à teologia reformada e representam o pensamento do autor na sua contínua busca das coisas pertencentes ao reino de Deus e a sua justiça.
Em cada capítulo da Bíblia, você encontrará uma narrativa escrita - com gráficos, tabelas, imagens e textos - e um link de vídeo dessa postagem no YouTube. Confira!
USE O PODER DE DEUS...
-
Como usar o poder de Deus para tomar, e manter, a iniciativa na guerra
contra o mal
Wilbur N. Pickering, ThM PhD
Isaías 47.10: “*Confiaste na tua iniq...
O Nascimento e a Infância de Jesus
-
*O NASCIMENTO E A INFÂNCIA DE JESUS*
Neste breve sumário iremos ver os fatos relacionados com o nascimento de
Jesus. Eles estão ausentes no Evangelho de...
TRANSTORNANDO O CALVINISMO
-
A doutrina Calvinista é a mais bela expressão do ensino bíblico
transmitida a nós pelo seu maior representante - João Calvino. É claro, a
de se ori...
0 comentários:
Postar um comentário
Fique à vontade para tecer seus comentários.
No entanto, lembre-se de juntar Cl 3:17 com 1 Co 10:31 :
devemos tudo fazer para a glória de Deus e em nome de Jesus! Deus o abençoe.