INSCREVA-SE!

sábado, 11 de outubro de 2014

A IGREJA EXISTE POR CAUSA DO LÍDER OU O LÍDER É LEVANTADO POR CAUSA DA IGREJA?

O povo ou a igreja de Deus não existe por causa do líder, ou seja, o líder somente é levantado por causa do povo de Deus e não o povo de Deus é que é levantado por causa do líder.


Examinando as Escrituras, vemos que Deus levantou em seu devido tempo grandes líderes que se perpetuaram por causa de suas lideranças eficazes e eficientes.
Podemos perceber claramente que o líder de sucesso na Bíblia sempre foi aquele que quase chegou a dar a sua vida e sacrificar tudo pelo bem-estar do povo de Deus ao qual estavam responsáveis.
Por exemplo, Moisés. Ele chegou a pedir a Deus que riscasse seu nome do Livro da Vida ao interceder pelos teimosos israelitas - Agora, pois, perdoa-lhe o pecado; ou, se não, risca-me, peço-te, do livro que escreveste.  Êxodo 32:32. Por mais de uma vez intercedeu por eles correndo riscos de sofrer severas consequências. Por amor a este povo de Deus, acabou pecando contra Deus e não pode entrar na Terra Prometida.
Davi, outro exemplo, intercedeu pelo povo chegando a pedir a Deus que o juízo que estava destruindo o povo de Deus por mãos de um grande anjo com uma espada nas mãos se voltasse para ele e não para o povo. (II Sm 24:17).
Salomão quando recebeu a visitação de Deus em seus sonhos, mostrou a Deus seu grande amor e preocupação com o povo de Deus ao dizer-lhe que era uma criança e não saberia se conduzir para julgar o povo de Deus com justiça. Deus se agradou tanto de que ele pensasse mais no povo de Deus do que em si mesmo que não somente atendeu a sua oração e seus pedidos como lhe concedeu sabedoria, riquezas e fama. (I Re 3)
Jesus Cristo, o maior de todos os exemplos bíblicos, deu a sua vida pelo povo de Deus para resgatá-los das garras da morte. Ele amou tanto a igreja que deu a sua vida por ela. Também disse que ninguém tem maior amor do que esse de dar a sua vida pela vida de seus amigos – Jo 15:13. Foi ainda Cristo que disse que ele era o verdadeiro pastor que dá a sua vida por suas ovelhas! (Jo 10:11).
Outro exemplo, o apóstolo dos gentios, Paulo de Tarso, disse que estava se gastando e ainda se gastaria mais ainda pelo povo de Deus – II Co 12:15. Também dizia que se angustiava muito até que Cristo Jesus fosse formado em cada um de nós – Gl 4:19.
Então, pastor, reverendo, bispo, apóstolo, presbítero, ungido, líder como anda e de que forma está cuidando do rebanho que Deus colocou em suas mãos para cuidar, alimentar, pastorear e tirar os carrapichos? E você líder que é conhecido pelo seu nome, como se a obra e o ministério fosse de fato seu e não do Senhor, como está a sua agenda para as ovelhas?
Será que o ministério que Deus nos confiou, de fato é nosso ministério?
A igreja não existe por causa do líder, nem foi criado para o líder, antes o líder é que é levantado, por Deus, por causa da igreja.
SOBRE OS PASTORES
Jeremias 23:1 Ai dos pastores que destroem e dispersam as ovelhas do meu pasto! - diz o SENHOR.
Ezequiel 34:2 Filho do homem, profetiza contra os pastores de Israel; profetiza e dize-lhes: Assim diz o SENHOR Deus: Ai dos pastores de Israel que se apascentam a si mesmos! Não apascentarão os pastores as ovelhas?
SOBRE AS OVELHAS
Ezequiel 34:17 E quanto a vós, ó ovelhas minhas, assim diz o Senhor DEUS: Eis que eu julgarei entre ovelhas e ovelhas, entre carneiros e bodes.
Ezequiel 34:18 Acaso não vos basta pastar os bons pastos, senão que pisais o resto de vossos pastos aos vossos pés? E não vos basta beber as águas claras, senão que sujais o resto com os vossos pés?
Ezequiel 34:19 E quanto as minhas ovelhas elas pastarão o que haveis pisado com os vossos pés, e beberão o que haveis sujado com os vossos pés.
Ezequiel 34:20 Por isso o Senhor DEUS assim lhes diz: Eis que eu, eu mesmo, julgarei entre a ovelha gorda e a ovelha magra.
Ezequiel 34:21 Porquanto com o lado e com o ombro dais empurrões, e com os vossos chifres escorneais todas as fracas, até que as espalhais para fora.
Ezequiel 34:22 Portanto livrarei as minhas ovelhas, para que não sirvam mais de rapina, e julgarei entre ovelhas e ovelhas.

Que nossos líderes se despertem e busquem em Deus sabedoria, inteligência e amor para doarem – Mt 10:8 - ao corpo de Cristo a sua atenção, serviço, dedicação e alimentos sólidos que vão cooperar para que as ovelhas – Gl 4:19 - cresçam de forma sadia, madura, equilibrada e preparada para a presente geração corrompida.
...

0 comentários:

Postar um comentário

Fique à vontade para tecer seus comentários.
No entanto, lembre-se de juntar Cl 3:17 com 1 Co 10:31 :
devemos tudo fazer para a glória de Deus e em nome de Jesus! Deus o abençoe.