INSCREVA-SE!

quarta-feira, 15 de abril de 2015

Ezequiel 16:1-63 - EZEQUIEL FAZ UMA ANÁLISE PROFUNDA DE JERUSALÉM DESDE O SEU NASCIMENTO.

Para nos situarmos na leitura e não perdemos nosso foco, estamos estudando o livro de Ezequiel composto de 48 capítulos. Veja em nosso mapa de leitura, a seguir, que ainda estamos no primeiro capítulo “I”, agora na segunda parte “B”, na terceira seção “3”, alínea “e”, estamos no capítulo 16:
I. JULGAMENTO SOBRE JUDÁ E JERUSALÉM (1.1-24.27).
B. A segunda série de visões, a vocação, os atos simbólicos e os discursos relacionados de Ezequiel (8.1-24.27).
3. Discursos relacionados (12.21-24.27) - continuação.
e. Jerusalém como uma criança e uma prostituta (16.1-63).
Neste longo capítulo de 63 versículos, estaremos vendo Jerusalém como uma criança indesejada, o seu resgate e, por fim, ela como prostituta.
Ezequiel contou a história de uma criança não desejada, o seu resgate, o seu casamento e a infidelidade dela. Oseias, também, usou o casamento como urna analogia do relacionamento de aliança entre Deus e Israel (Os 1-3), e essa mesma analogia foi também usada no Novo Testamento (Ef 5.22-33; Ap 19.7; 21.2,9).
O discurso de Ezequiel parece possuir um tom judicial; ele relata a acusação de Deus contra a nação desde os tempos mais antigos até os seus dias.
E a palavra de Deus continua, invariavelmente, vindo ao filho do homem, dizendo para ele conhecer a Jerusalém e aos seus atos abomináveis.
Ele começa falando da origem da cidade. Jerusalém tinha uma origem pagã; seus habitantes anteriores aos israelitas eram descritos alternativamente como amorreus, cananeus, jebuseus e heteus (v 45; Gn 10.15-16; Js 10.5; Jz 19.11-12; 2Sm 5.6).
Nesse sentido, a cidade não era diferente dos próprios patriarcas que descendiam de arameus pagãos (Dt 26.25, Js 24.14).
Ele descreve o dia de seu nascimento como um filho indesejado ou como um que está para ser lançado fora, para ver a morte e não ter continuidade a sua vida, Ninguém teve o mínimo cuidado com ela e foi lançada fora no campo, pois dela sentiram nojo;
Ela foi abandonada para morrer. De acordo com os documentos do antigo Oriente Próximo, o abandono ou a exposição de crianças aos elementos da natureza eram práticas comuns no mundo antigo, especialmente quando essas crianças eram indesejadas, deformadas ou doentias. Em Israel, essas atrocidades eram condenadas.
Quem a viu abandonada e lhe prestou socorro porque dela se apiedou foi o Senhor e assim ele lhe deu os primeiros cuidados para que crescesse.
Ele a fez multiplicar-se como o renovo do campo e ela começou a crescer. A criança indesejada cresceu até atingir formosa maturidade. O desenvolvimento dos seios (Ez 23.3) e dos pelos pubianos assinalava a sua puberdade; mais tarde ela atingiu a idade própria para casar-se e foi ficando formosa, atraente e desejável.
Novamente o Senhor passando por ela a viu agora na sua fase de amores e toda oferecida aos seus admiradores. O que o Senhor estendeu sobre ela o seu manto e cobriu a sua nudez.
O fato de um homem cobrir a mulher com o seu manto simbolizava o casamento (Rt 3.9). A mulher permaneceria coberta para todos, exceto para o seu marido (cf. Dt 22.30 onde a frase "profanar o leito de seu pai" significa literalmente "levantar a aba do manto de seu pai").
Após isso entrou em aliança com ela por meio de seu juramento e firmou-se um pacto. Provavelmente urna alusão à formulação básica do relacionamento da aliança "serei o vosso Deus, e vós sereis o meu povo" - Lv 2612; Jr 7.12, 11 14; 30.22; Ez 36.28; Os 1.9. (Para uma melhor compreensão da questão do juramento divino, veja Gn 15.7-21; 26.3; Dt 1.18.).
Dos versos de 9 ao 14, ele vai dizer que cuidou e amparou dela a ponto de ela se tornar rainha. A enjeitada recebeu todo o cuidado que lhe faltara por ocasião do nascimento e muito mais. Sua vida, sua posição na vida, sua saúde e beleza derivavam-se todas da dádiva graciosa daquele que a havia escolhido. Seria interessante, nesse momento, compare esse texto com Ap 17.4.
Dos versos de 15 ao 19, ela, confiando em sua formosura, se deixou corromper-se e se prostituiu. Tudo que a rainha havia recebido do seu amoroso marido e rei foi utilizado em malícia e promiscuidade. Contraste "e passaste a ser minha" (v. 8) com "para seres dele" (v. 15).
As atitudes dela demonstram a irracionalidade do pecado. Não poderia haver nenhuma razão válida para esse tipo de comportamento (veja Dt 6.10-12).
De tudo que lhe foi dado, ela usou não para se conservar, nem para se manter íntegra, mas para se exibir e atrair amantes. Até mesmo o pão, a flor de farinha, o azeite e o mel pois diante dela em cheiro suave, mas não para o Senhor.
Se não bastasse isso tudo, ainda os filhos dela com o Senhor foram lançados em sacrifícios para serem devorados pelas chamas. Em Jerusalém essas práticas estavam associadas ao vale de Hinom, ao sul da cidade. (Sobre o sacrifício de crianças em Israel e nas nações vizinhas, veja o v. 36; 20.31; Gn 22.2,13; Lv 18.21; 20.2-5; Dt 12.31; 18 10; 2Rs 16.3; 17.17; 21.6; 23.10; 2Cr 28.3; 33.6; Sl 106.37-38; Jr 32.35; Mq 6.7).
Ainda não satisfeita com suas prostituições e sacrifícios e amantes construiu uma câmara abobadada e lugares altos em todas as praças para se fazer mais abominável a sua formosura. Começou a alargar os seus passos para se envolver com quem por ela passava e foi se prostituindo. Prostituiu-se com os egípcios, com os assírios e nem assim se fartou em seus desejos, pelo contrário sua alma parecia querer mais e mais o pecado.
O mesmo se dá com quem flerta com o pecado e se deixa envolver-se achando que será somente aquela vez. O envolvimento acaba levando a pessoa a se afundar cada vez mais. Quem deu o seu dedinho mínimo ao diabo, logo terá os outros dedos envolvidos, um a um e depois a mão, antebraço, braço, tronco, cabeça e todo o corpo envolvido com o inferno.
E o que dizer daqueles que querem apenasmente dar uma “experimentadinha” para saber como é e depois sair fora? Cuidado!
Você nunca experimentou uma droga? - Não experimente!
Você nunca experimentou sexo antes do casamento? - Não experimente!
Você nunca experimentou álcool - Não experimente!
Você nunca experimentou sexo proibido por Deus: com animais, entre pessoas do mesmo sexo, com vegetais, sozinho, etc.? - Não experimente!
Você nunca experimentou algo proibido por Deus? - Não experimente!
Tira isso da sua cabeça!
Você não estará perdendo nada!
Quem experimenta, abre uma porta, uma porta que não precisava de jeito algum de ser aberta, uma porta que poderá te aborrecer para sempre, uma porta que poderá ser a tua ruína - uma porta que não precisava de ser aberta!
Agora, se você não tem Deus ou tem, mas não está nem aí, abra tantas portas quanto quiser... Experimente tudo, mas saiba que de todas as coisas terás de prestar contas a quem te deu o dom da vida e o teu corpo não para ser um cavalo, mas templo de Deus e morada do Espírito Santo.
Feita essa pequena pausa sobre não experimentar as coisas proibidas por Deus em suas leis e alianças, voltemos aos versos 26 ao 29 que continua a falar da prostituição, do caminho depravado e das prostituições.
O fracasso de Israel em obedecer a Deus não se restringia apenas à área da idolatria. Alianças estrangeiras evidenciavam o fracasso em confiar em Deus durante os períodos de dificuldade política e representavam uma quebra da lealdade e fidelidade ao Senhor. Compare com 23.7; 29.16; Is 7-8; 30-31; Jr 2.36-37; 22.20-22; Lm 1.19; Os 7.11-13; 8.9.
O cronista se mostra particularmente preocupado em enfatizar esse ponto em sua história de Israel (2Cr 14.9-15; 16.1-9; 19.1-2; 20.1-37; 25.6-8; 28.1-36).
Ela fala no verso 26 dos grandes membros dos egípcios que representa mesmo uma tradução literal. Com frequência, as estátuas e os ícones de fertilidade no antigo Oriente Próximo exibiam uma genitália exagerada.
Essa multiplicação das suas prostituições estava atrelada ao seu coração fraco e desenfreado – vs. 30. Ela era tão lasciva que nem ao menos cobrava como fazem as prostitutas, antes pagava para seus amores e amantes para se relacionarem com ela.
Então o profeta fala claramente para que a prostituta ouça, para que a meretriz abra os seus ouvidos para ouvir e ele diz que sua lascívia tinha se derramado como água e sua nudez tinha sido descoberta pelos seus amantes por causa dos ídolos das suas abominações e do sangue dos seus filhos que Deus lhe deu – vs. 36.
Portanto, por isso, o Senhor haveria de juntar todos os seus amantes contra ela. Jerusalém buscou a lealdade e afeição de outros amantes, mas estes seriam os instrumentos de sua humilhação e castigo. Compare com Ap 17.15-17. As nações procederam traiçoeiramente para com Jerusalém.
Embora tivessem sido os agentes mediante os quais Deus puniu o seu povo, essas nações seriam punidas pelas suas ações (cap. 25; Is 10.5,12; Zc 1.14-15). A degradação pública pela exposição da nudez de prostitutas e adúlteras é mencionada também em Jr 13.22,26; Os 2.10; Na 3.5.
O Senhor (reflita sobre a ira de um marido ciumento em Pv 6.34) promete então um julgamento para ela à semelhança do julgamento das adúlteras, conforme à lei. Os amantes da mulher se apossariam de sua riqueza e vestimentas deixando-a tão nua e desprovida como no início da história. Ela seria coberta de sangue, não do seu nascimento (v. 6), mas dos seus ferimentos. A penalidade máxima para o adultério era a morte por apedrejamento (Lv 20.10; Dt 22.21-24; Jo 7.53-8.11).
Ainda assim, Deus a entregaria nas mãos dos seus inimigos que derribariam a câmara abobadada, demoliria os lugares altos, despiriam os seus vestidos e tomariam as suas joias, deixando nua e descoberta.
Após isso, fariam subir uma hoste contra ela para apedrejá-la, para traspassá-la com suas espadas, queimar as suas casas com fogo e executar juízos contra ela, à vista de muitas mulheres e assim seria feito o seu fim como meretriz que paga os seus clientes ao invés de receber a sua paga.
Uma grande parte de Jerusalém foi mesmo queimada pelo exército babilônio (Jr 39.8; cf. Jr 32.29; 34.22; 37.8; 38.18). Somente assim, estaria garantida a satisfação do furor do Senhor contra ela e o afastamento dos seus legítimos ciúmes, fazendo com que se aquietasse e não mais se indignasse- vs. 42.
Já no verso 43, o Senhor retoma a sua ameaça baseada no comportamento da meretriz que o provocou à ira, fazendo, portanto, recair sobre a sua própria cabeça, os seus próprios caminhos, principalmente por ter ela juntado a infidelidade a todas as suas abominações.
Ezequiel gostava de basear os seus oráculos em provérbios populares (12.21-28; 18.1-2). No verso 44, ele fala de um deles que dizia “tal mãe, tal filha”, isso é, geração após geração, os habitantes de Jerusalém foram infiéis ao Senhor.
Dos versos 45 ao 48, ele fala da mãe dela que tinha nojo do marido e de seus filhos e que era irmã daquelas que tinham nojo de seus respectivos maridos e filhos e declara a origem de sua mãe e pai, isto é, a mãe hetéia e o pai amorreu. Uma de suas irmãs, Samaria, habitando à sua esquerda, juntamente com suas filhas e a irmã menor, era Sodoma, que habitava à sua direita. O triste é que ela se corrompeu ainda mais que suas irmãs em todos os seus caminhos. O Senhor jura por ele mesmo que Sodoma, sua irmã, e suas filhas não fizeram tantas abominações como ela e suas filhas.
A depravação moral dos heteus e amorreus era terrível, mas Jerusalém estava se tornando pior ainda.
No verso 49, Deus fala dos pecados de Sodoma, sua irmã:
·         Soberba.
·         Fartura de pão.
·         Próspera ociosidade.
·         Descaso com o pobre e o necessitado.
·         Prática de abominações diante do Senhor.
Geralmente pensamos nos pecados de Sodoma como transgressões sexuais (Gn 19.5-9), mas Ezequiel denunciou a cidade pelo seu materialismo e negligência para com os necessitados (embora "abominações" - vs. 50 - pudessem incluir pecados sexuais).
Em Mt 11.23-24, Jesus fez uma comparação semelhante com Cafarnaum. Os pecados de Jerusalém haviam excedido os pecados das duas irmãs: Samaria e Judá (Sodoma).
Ez 16:1 Ainda veio a mim a palavra do Senhor, dizendo:
Ez 16:2 Filho do homem, faze conhecer a Jerusalém
seus atos abomináveis;
Ez 16:3 e dize:
Assim diz o Senhor Deus a Jerusalém:
A tua origem e o teu nascimento
procedem da terra dos cananeus.
Teu pai era amorreu, e a tua mãe hetéia.
Ez 16:4 E, quanto ao teu nascimento, no dia em que nasceste
não te foi cortado o umbigo, nem foste lavada com água,
para te alimpar;
nem tampouco foste esfregada com sal,
nem envolta em faixas;
Ez 16:5 ninguém se apiedou de ti para te fazer alguma destas coisas,
compadecido de ti; porém foste lançada fora no campo,
pelo nojo de ti, no dia em que nasceste.
Ez 16:6 E, passando eu por ti, vi-te banhada no teu sangue, e disse-te:
Ainda que estás no teu sangue, vive; sim, disse-te:
Ainda que estás no teu sangue, vive.
Ez 16:7 Eu te fiz multiplicar como o renovo do campo. E cresceste,
e te engrandeceste, e alcançaste grande formosura.
Formaram-se os teus seios e cresceu o teu cabelo;
contudo estavas nua e descoberta.
Ez 16:8 Então, passando eu por ti, vi-te,
e eis que o teu tempo era tempo de amores;
e estendi sobre ti a minha aba, e cobri a tua nudez;
e dei-te juramento, e entrei num pacto contigo,
diz o Senhor Deus, e tu ficaste sendo minha.
Ez 16:9 Então te lavei com água, alimpei-te do teu sangue
e te ungi com óleo.
Ez 16:10 Também te vesti de bordados,
e te calcei com pele de dugongo, cingi-te de linho fino,
e te cobri de seda.
Ez 16:11 Também te ornei de enfeites, e te pus braceletes nas mãos
e um colar ao pescoço.
Ez 16:12 E te pus um pendente no nariz, e arrecadas nas orelhas,
e uma linda coroa na cabeça.
Ez 16:13 Assim foste ornada de ouro e prata,
e o teu vestido foi de linho fino, de seda e de bordados;
de flor de farinha te nutriste, e de mel e azeite;
e chegaste a ser formosa em extremo,
e subiste até a realeza.
Ez 16:14 Correu a tua fama entre as nações,
por causa da tua formosura, pois era perfeita,
graças ao esplendor que eu tinha posto sobre ti,
diz o Senhor Deus.
Ez 16:15 Mas confiaste na tua formosura,
e te corrompeste por causa da tua fama;
e derramavas as tuas prostituições sobre todo o que passava,
para seres dele.
Ez 16:16 E tomaste dos teus vestidos e fizeste lugares altos adornados
de diversas cores, e te prostituíste sobre eles,
como nunca sucedera, nem sucederá.
Ez 16:17 Também tomaste as tuas belas jóias feitas do meu ouro
e da minha prata que eu te havia dado,
e te fizeste imagens de homens, e te prostituíste com elas;
Ez 16:18 e tomaste os teus vestidos bordados, e as cobriste;
e puseste diante delas o meu azeite e o meu incenso.
Ez 16:19 E o meu pão que te dei, a flor de farinha,
e o azeite e o mel, com que eu te sustentava,
também puseste diante delas em cheiro suave,
diz o Senhor Deus.
Ez 16:20 Além disto, tomaste a teus filhos e tuas filhas,
que me geraras, e lhos sacrificaste,
para serem devorados pelas chamas.
Acaso foi a tua prostituição de tão pouca monta,
Ez 16:21 que havias de matar meus filhos
e lhos entregar, fazendo os passar pelo fogo?
Ez 16:22 E em todas as tuas abominações, e nas tuas prostituições,
não te lembraste dos dias da tua mocidade,
quando tu estavas nua e descoberta,
e jazias no teu sangue.
Ez 16:23 E sucedeu, depois de toda a tua maldade
(ai, ai de ti! diz o Senhor Deus),
Ez 16:24 que te edificaste uma câmara abobadada,
e fizeste lugares altos em todas as praças.
Ez 16:25 A cada canto do caminho edificaste o teu lugar alto,
e fizeste abominável a tua formosura,
e alargaste os teus pés a todo o que passava,
e multiplicaste as tuas prostituições.
Ez 16:26 Também te prostituíste com os egípcios,
eus vizinhos, grandemente carnais;
e multiplicaste a tua prostituição,
para me provocares à ira.
Ez 16:27 Pelo que estendi a minha mão sobre ti,
e diminuí a tua porção;
e te entreguei à vontade dos que te odeiam,
das filhas dos filisteus,
as quais se envergonhavam do teu caminho depravado.
Ez 16:28 Também te prostituíste com os assírios,
porquanto eras insaciável;
contudo, prostituindo-te com eles,
nem ainda assim ficaste farta.
Ez 16:29 Demais multiplicaste as tuas prostituições
na terra de tráfico, isto é, até Caldéia,
e nem ainda com isso te fartaste.
Ez 16:30 Quão fraco é teu coração, diz o Senhor Deus,
fazendo tu todas estas coisas,
obra duma meretriz desenfreada,
Ez 16:31 edificando a tua câmara abobadada
no canto de cada caminho,
 e fazendo o teu lugar alto em cada rua!
Não foste sequer como a meretriz,
pois desprezaste a paga;
Ez 16:32 tens sido como a mulher adúltera que,
em lugar de seu marido, recebe os estranhos.
Ez 16:33 A todas as meretrizes se dá a sua paga,
mas tu dás presentes a todos es teus amantes;
e lhes dás peitas, para que venham a ti
de todas as partes, pelas tuas prostituições.
Ez 16:34 Assim és diferente de outras mulheres nas tuas prostituições;
pois ninguém te procura para prostituição;
pelo contrário tu dás a paga, e não a recebes;
assim és diferente.
Ez 16:35 Portanto, ó meretriz, ouve a palavra do Senhor.
Ez 16:36 Assim diz o Senhor Deus:
Pois que se derramou a tua lascívia,
e se descobriu a tua nudez nas tuas prostituições
com os teus amantes;
por causa também de todos os ídolos das tuas abominações,
e do sangue de teus filhos que lhes deste;
Ez 16:37 portanto eis que ajuntarei todos os teus amantes,
com os quais te deleitaste,
como também todos os que amaste,
juntamente com todos os que odiaste, sim,
ajuntá-los-ei contra ti em redor,
e descobrirei a tua nudez diante deles,
para que vejam toda a tua nudez.
Ez 16:38 E julgar-te-ei como são julgadas
as adúlteras e as que derramam sangue;
e entregar-te-ei ao sangue de furor e de ciúme.
Ez 16:39 Também te entregarei nas mãos dos teus inimigos,
e eles derribarão a tua câmara abobadada,
e demolirão os teus altos lugares,
e te despirão os teus vestidos,
e tomarão as tuas belas jóias,
e te deixarão nua e descoberta.
Ez 16:40 Então farão subir uma hoste contra ti,
e te apedrejarão,
e te traspassarão com as suas espadas.
Ez 16:41 E queimarão as tuas casas a fogo,
e executarão juízos contra ti, à vista de muitas mulheres;
e te farei cessar de ser meretriz,
e paga não darás mais.
Ez 16:42 Assim satisfarei em ti o meu furor,
e os meus ciúmes se desviarão de ti; t
ambém me aquietarei, e não tornarei mais a me indignar.
Ez 16:43 Porquanto não te lembraste dos dias da tua mocidade,
mas me provocaste à ira com todas estas coisas,
eis que eu farei recair o teu caminho
sobre a tua cabeça diz o Senhor Deus.
Pois não acrescentaste a infidelidade
a todas as tuas abominações?
Ez 16:44 Eis que todo o que usa de provérbios usará contra ti
deste provérbio:
Tal mãe, tal filha.
Ez 16:45 Tu és filha de tua mãe, que tinha nojo de seu marido
e de seus filhos; e tu és irmã de tuas irmãs,
que tinham nojo de seus maridos e de seus filhos.
Vossa mãe foi hetéia, e vosso pai amorreu.
Ez 16:46 E tua irmã maior, que habita à tua esquerda,
é Samária, ela juntamente com suas filhas;
e tua irmã menor, que habita à tua mão direita,
é Sodoma e suas filhas.
Ez 16:47 Todavia não andaste nos seus caminhos,
nem fizeste conforme as suas abominações;
mas, como se isso mui pouco fora,
ainda te corrompeste mais do que elas,
em todos os teus caminhos.
Ez 16:48 Vivo eu, diz o Senhor Deus, não fez Sodoma, tua irmã,
nem ela nem suas filhas, como fizeste tu e tuas filhas.
Ez 16:49 Eis que esta foi a iniqüidade de Sodoma, tua irmã:
Soberba,
fartura de pão,
e próspera ociosidade teve ela e suas filhas;
mas nunca fortaleceu
a mão do pobre e do necessitado.
Ez 16:50 Também elas se ensoberbeceram,
e fizeram abominação diante de mim;
pelo que, ao ver isso, as tirei do seu lugar.
Ez 16:51 Demais Samária não cometeu metade de teus pecados;
e multiplicaste as tuas abominações mais do que elas,
e justificaste a tuas irmãs, com todas
as abominações que fizeste.
Ez 16:52 Tu, também, pois que deste sentença favorável a tuas irmãs,
leva a tua vergonha; por causa de teus pecados,
que fizeste mais abomináveis do que elas,
mais justas são elas do que tu;
confunde-te logo também, e sofre a tua vergonha,
porque justificaste a tuas irmãs.
Ez 16:53 Eu, pois, farei tornar do cativeiro a elas,
a Sodoma e suas filhas, a Samária e suas filhas,
e aos de vós que são cativos no meio delas;
Ez 16:54 para que sofras a tua vergonha, e sejas envergonhada
por causa de tudo o que fizeste, dando-lhes tu consolação.
Ez 16:55 Quanto a tuas irmãs, Sodoma e suas filhas, t
ornarão ao seu primeiro estado;
e Samária e suas filhas tornarão ao seu primeiro estado;
também tu e tuas filhas tornareis ao vosso primeiro estado.
Ez 16:56 Não foi Sodoma, tua irmã, um provérbio na tua boca,
no dia da tua soberba,
Ez 16:57 antes que fosse descoberta a tua maldade?
Agora, de igual modo, te fizeste objeto de opróbrio
das filhas da Síria,
e de todos os que estão ao redor dela,
e para as filhas dos filisteus,
que te desprezam em redor.
Ez 16:58 Pela tua perversidade e as tuas abominações estás sofrendo,
diz o Senhor.
Ez 16:59 Pois assim diz o Senhor Deus:
Eu te farei como fizeste, tu que desprezaste o juramento,
quebrantando o pacto.
Ez 16:60 Contudo eu me lembrarei do meu pacto,
que fiz contigo nos dias da tua mocidade;
e estabelecerei contigo um pacto eterno.
Ez 16:61 Então te lembrarás dos teus caminhos,
e ficarás envergonhada, quando receberes tuas irmãs,
as mais velhas e as mais novas,
e eu tas der por filhas,
mas não por causa do pacto contigo.
Ez 16:62 E estabelecerei o meu pacto contigo,
e saberás que eu sou o Senhor;
Ez 16:63 para que te lembres, e te envergonhes,
e nunca mais abras a tua boca,
por causa da tua vergonha,
quando eu te perdoar tudo quanto fizeste,
diz o Senhor Deus.
Dos versos 50 ao 59, ele continua a falar dos pecados e das consequências dos pecados de Samaria e suas irmãs e compara com os de Jerusalém e vê que esta estaria na frente em abominações.
Se ela fora capaz de ir além de suas irmãs, agora deveria suportar as aflições e juízos contra ela. O que estava fazendo com que sofresse era a sua própria perversidade e práticas de suas próprias abominações desenfreadas. Terrível coisa tinha feito ela ao desprezar o juramento e ao quebrar o pacto com o Senhor – vs. 59.
Contudo, o Senhor ainda haveria de se lembrar de seu pacto que fez com ela na sua mocidade, um pacto eterno – vs. 60. Jerusalém teria novamente mais influência que as suas irmãs. Deus renovaria a sua aliança com ela, e nessa renovação, aumentaria enormemente as bênçãos que lhe conferiria.
Por isso, por causa do Senhor, ela haveria de se lembrar dos seus maus caminhos e iria se envergonhar quando o Senhor lhes der as suas irmãs por filhas, mas não por causa da aliança dela, mas pelos propósitos maiores do Senhor.
Ai, sim, ela se lembrará, se envergonhará e nunca mais falará soberbamente, por causa de seu opróbrio uma vez que será perdoada gratuitamente, pela maravilhosa graça do Senhor. No dia que o Senhor estabelecer a sua aliança com ela, ela saberá que o Senhor é Deus.
Em Cristo Jesus, na figura do Messias, o resgatador e libertador de Israel é que se cumprirá cabalmente essa palavra em sua totalidade. Por hora, Israel rejeita o seu Messias até que se cumpram todos os tempos e profecias e seja revelado o iniquo que será tragado pelo Senhor.
A Deus toda glória! p/ Daniel Deusdete
http://www.jamaisdesista.com.br
...

10 comentários:

Muito bom, excelente construção. É bom evidenciarmos os designios do Senhor pois temos o real compromisso com o reino, uma vez que somos embaixadores de Cristo

Muito bom, excelente construção. É bom evidenciarmos os designios do Senhor pois temos o real compromisso com o reino, uma vez que somos embaixadores de Cristo

Deus abençoe... Boa essas palavras.

muito esclarecedor e edificante que Deus continue dando ao irmao discernimento e amor pela palavra dele Deus o abençoe

Linda mensagem...
fala profundamente conosco exortando a nos manter fieis ao Senhor.

Excelente explanação de Ezequiel 16. Deus abençoe ricamente!

Muito bem explicado.
Deus nos ama e nos ensina como ensinou a Jerusalém , mais erramos e se sujamos com lama e perdemos o brilho que á em nois.
Não a mais tempo de brincar,Jesus esta a porta.
As profecias já estão acabando pelo fato de Jesus chegar.
A paz

Gloria a Deus por essa mensagem muito bom aproveitavel e de colocar em pratica o nosso Deus e Maravilhoso

Postar um comentário

Fique à vontade para tecer seus comentários.
No entanto, lembre-se de juntar Cl 3:17 com 1 Co 10:31 :
devemos tudo fazer para a glória de Deus e em nome de Jesus! Deus o abençoe.