quarta-feira, 15 de abril de 2015
quarta-feira, abril 15, 2015
Jamais Desista
Ezequiel 16:1-63 - EZEQUIEL FAZ UMA ANÁLISE PROFUNDA DE JERUSALÉM DESDE O SEU NASCIMENTO.
I. JULGAMENTO SOBRE JUDÁ E
JERUSALÉM (1.1-24.27).
B. A segunda série de visões, a
vocação, os atos simbólicos e os discursos relacionados de Ezequiel
(8.1-24.27).
3. Discursos relacionados
(12.21-24.27) - continuação.
e. Jerusalém como uma criança e uma prostituta (16.1-63).
Neste longo capítulo de 63 versículos,
estaremos vendo Jerusalém como uma criança indesejada, o seu resgate e, por
fim, ela como prostituta.
Ezequiel contou a história de uma criança
não desejada, o seu resgate, o seu casamento e a infidelidade dela. Oseias,
também, usou o casamento como urna analogia do relacionamento de aliança entre
Deus e Israel (Os 1-3), e essa mesma analogia foi também usada no Novo
Testamento (Ef 5.22-33; Ap 19.7; 21.2,9).
O discurso de Ezequiel parece possuir um
tom judicial; ele relata a acusação de Deus contra a nação desde os tempos mais
antigos até os seus dias.
E a palavra de Deus continua,
invariavelmente, vindo ao filho do homem, dizendo para ele conhecer a Jerusalém
e aos seus atos abomináveis.
Ele começa falando da origem da cidade.
Jerusalém tinha uma origem pagã; seus habitantes anteriores aos israelitas eram
descritos alternativamente como amorreus, cananeus, jebuseus e heteus (v 45; Gn
10.15-16; Js 10.5; Jz 19.11-12; 2Sm 5.6).
Nesse sentido, a cidade não era diferente
dos próprios patriarcas que descendiam de arameus pagãos (Dt 26.25, Js 24.14).
Ele descreve o dia de seu nascimento como
um filho indesejado ou como um que está para ser lançado fora, para ver a morte
e não ter continuidade a sua vida, Ninguém teve o mínimo cuidado com ela e foi
lançada fora no campo, pois dela sentiram nojo;
Ela foi abandonada para morrer. De acordo
com os documentos do antigo Oriente Próximo, o abandono ou a exposição de crianças
aos elementos da natureza eram práticas comuns no mundo antigo, especialmente
quando essas crianças eram indesejadas, deformadas ou doentias. Em Israel,
essas atrocidades eram condenadas.
Quem a viu abandonada e lhe prestou socorro
porque dela se apiedou foi o Senhor e assim ele lhe deu os primeiros cuidados
para que crescesse.
Ele a fez multiplicar-se como o renovo do
campo e ela começou a crescer. A criança indesejada cresceu até atingir formosa
maturidade. O desenvolvimento dos seios (Ez 23.3) e dos pelos pubianos
assinalava a sua puberdade; mais tarde ela atingiu a idade própria para
casar-se e foi ficando formosa, atraente e desejável.
Novamente o Senhor passando por ela a viu agora
na sua fase de amores e toda oferecida aos seus admiradores. O que o Senhor
estendeu sobre ela o seu manto e cobriu a sua nudez.
O fato de um homem cobrir a mulher com o
seu manto simbolizava o casamento (Rt 3.9). A mulher permaneceria coberta para
todos, exceto para o seu marido (cf. Dt 22.30 onde a frase "profanar o
leito de seu pai" significa literalmente "levantar a aba do manto de
seu pai").
Após isso entrou em aliança com ela por
meio de seu juramento e firmou-se um pacto. Provavelmente urna alusão à
formulação básica do relacionamento da aliança "serei o vosso Deus, e vós
sereis o meu povo" - Lv 2612; Jr 7.12, 11 14; 30.22; Ez 36.28; Os 1.9. (Para
uma melhor compreensão da questão do juramento divino, veja Gn 15.7-21; 26.3;
Dt 1.18.).
Dos versos de 9 ao 14, ele vai dizer que
cuidou e amparou dela a ponto de ela se tornar rainha. A enjeitada recebeu todo
o cuidado que lhe faltara por ocasião do nascimento e muito mais. Sua vida, sua
posição na vida, sua saúde e beleza derivavam-se todas da dádiva graciosa
daquele que a havia escolhido. Seria interessante, nesse momento, compare esse
texto com Ap 17.4.
Dos versos de 15 ao 19, ela, confiando em
sua formosura, se deixou corromper-se e se prostituiu. Tudo que a rainha havia
recebido do seu amoroso marido e rei foi utilizado em malícia e promiscuidade.
Contraste "e passaste a ser minha" (v. 8) com "para seres
dele" (v. 15).
As atitudes dela demonstram a
irracionalidade do pecado. Não poderia haver nenhuma razão válida para esse
tipo de comportamento (veja Dt 6.10-12).
De tudo que lhe foi dado, ela usou não para
se conservar, nem para se manter íntegra, mas para se exibir e atrair amantes.
Até mesmo o pão, a flor de farinha, o azeite e o mel pois diante dela em cheiro
suave, mas não para o Senhor.
Se não bastasse isso tudo, ainda os filhos
dela com o Senhor foram lançados em sacrifícios para serem devorados pelas
chamas. Em Jerusalém essas práticas estavam associadas ao vale de Hinom, ao sul
da cidade. (Sobre o sacrifício de crianças em Israel e nas nações vizinhas,
veja o v. 36; 20.31; Gn 22.2,13; Lv 18.21; 20.2-5; Dt 12.31; 18 10; 2Rs 16.3;
17.17; 21.6; 23.10; 2Cr 28.3; 33.6; Sl 106.37-38; Jr 32.35; Mq 6.7).
Ainda não satisfeita com suas prostituições
e sacrifícios e amantes construiu uma câmara abobadada e lugares altos em todas
as praças para se fazer mais abominável a sua formosura. Começou a alargar os
seus passos para se envolver com quem por ela passava e foi se prostituindo.
Prostituiu-se com os egípcios, com os assírios e nem assim se fartou em seus
desejos, pelo contrário sua alma parecia querer mais e mais o pecado.
O mesmo se dá com quem flerta com o pecado
e se deixa envolver-se achando que será somente aquela vez. O envolvimento
acaba levando a pessoa a se afundar cada vez mais. Quem deu o seu dedinho
mínimo ao diabo, logo terá os outros dedos envolvidos, um a um e depois a mão, antebraço,
braço, tronco, cabeça e todo o corpo envolvido com o inferno.
E o que dizer daqueles que querem
apenasmente dar uma “experimentadinha” para saber como é e depois sair fora?
Cuidado!
Você nunca experimentou uma
droga? - Não experimente!
Você nunca experimentou sexo
antes do casamento? - Não experimente!
Você nunca experimentou álcool -
Não experimente!
Você nunca experimentou sexo
proibido por Deus: com animais, entre pessoas do mesmo sexo, com vegetais,
sozinho, etc.? - Não experimente!
Você nunca experimentou algo
proibido por Deus? - Não experimente!
Tira isso da sua cabeça!
Você não estará perdendo
nada!
Quem experimenta, abre uma porta, uma
porta que não precisava de jeito algum de ser aberta, uma porta que poderá te
aborrecer para sempre, uma porta que poderá ser a tua ruína - uma porta que não
precisava de ser aberta!
Agora, se você não tem Deus ou tem, mas não
está nem aí, abra tantas portas quanto quiser... Experimente tudo, mas saiba
que de todas as coisas terás de prestar contas a quem te deu o dom da vida e o
teu corpo não para ser um cavalo, mas templo de Deus e morada do Espírito
Santo.
Feita essa pequena pausa sobre não
experimentar as coisas proibidas por Deus em suas leis e alianças, voltemos aos
versos 26 ao 29 que continua a falar da prostituição, do caminho depravado e
das prostituições.
O fracasso de Israel em obedecer a Deus não
se restringia apenas à área da idolatria. Alianças estrangeiras evidenciavam o
fracasso em confiar em Deus durante os períodos de dificuldade política e
representavam uma quebra da lealdade e fidelidade ao Senhor. Compare com 23.7;
29.16; Is 7-8; 30-31; Jr 2.36-37; 22.20-22; Lm 1.19; Os 7.11-13; 8.9.
O cronista se mostra particularmente
preocupado em enfatizar esse ponto em sua história de Israel (2Cr 14.9-15;
16.1-9; 19.1-2; 20.1-37; 25.6-8; 28.1-36).
Ela fala no verso 26 dos grandes membros
dos egípcios que representa mesmo uma tradução literal. Com frequência, as
estátuas e os ícones de fertilidade no antigo Oriente Próximo exibiam uma
genitália exagerada.
Essa multiplicação das suas prostituições
estava atrelada ao seu coração fraco e desenfreado – vs. 30. Ela era tão
lasciva que nem ao menos cobrava como fazem as prostitutas, antes pagava para
seus amores e amantes para se relacionarem com ela.
Então o profeta fala claramente para que a
prostituta ouça, para que a meretriz abra os seus ouvidos para ouvir e ele diz
que sua lascívia tinha se derramado como água e sua nudez tinha sido descoberta
pelos seus amantes por causa dos ídolos das suas abominações e do sangue dos
seus filhos que Deus lhe deu – vs. 36.
Portanto, por isso, o Senhor haveria de
juntar todos os seus amantes contra ela. Jerusalém buscou a lealdade e afeição
de outros amantes, mas estes seriam os instrumentos de sua humilhação e
castigo. Compare com Ap 17.15-17. As nações procederam traiçoeiramente para com
Jerusalém.
Embora tivessem sido os agentes mediante os
quais Deus puniu o seu povo, essas nações seriam punidas pelas suas ações (cap.
25; Is 10.5,12; Zc 1.14-15). A degradação pública pela exposição da nudez de
prostitutas e adúlteras é mencionada também em Jr 13.22,26; Os 2.10; Na 3.5.
O Senhor (reflita sobre a ira de um marido
ciumento em Pv 6.34) promete então um julgamento para ela à semelhança do julgamento
das adúlteras, conforme à lei. Os amantes da mulher se apossariam de sua riqueza
e vestimentas deixando-a tão nua e desprovida como no início da história. Ela
seria coberta de sangue, não do seu nascimento (v. 6), mas dos seus ferimentos.
A penalidade máxima para o adultério era a morte por apedrejamento (Lv 20.10;
Dt 22.21-24; Jo 7.53-8.11).
Ainda assim, Deus a entregaria nas mãos dos
seus inimigos que derribariam a câmara abobadada, demoliria os lugares altos, despiriam
os seus vestidos e tomariam as suas joias, deixando nua e descoberta.
Após isso, fariam subir uma hoste contra
ela para apedrejá-la, para traspassá-la com suas espadas, queimar as suas casas
com fogo e executar juízos contra ela, à vista de muitas mulheres e assim seria
feito o seu fim como meretriz que paga os seus clientes ao invés de receber a
sua paga.
Uma grande parte de Jerusalém foi mesmo queimada
pelo exército babilônio (Jr 39.8; cf. Jr 32.29; 34.22; 37.8; 38.18). Somente
assim, estaria garantida a satisfação do furor do Senhor contra ela e o
afastamento dos seus legítimos ciúmes, fazendo com que se aquietasse e não mais
se indignasse- vs. 42.
Já no verso 43, o Senhor retoma a sua
ameaça baseada no comportamento da meretriz que o provocou à ira, fazendo,
portanto, recair sobre a sua própria cabeça, os seus próprios caminhos,
principalmente por ter ela juntado a infidelidade a todas as suas abominações.
Ezequiel gostava de basear os seus oráculos
em provérbios populares (12.21-28; 18.1-2). No verso 44, ele fala de um deles
que dizia “tal mãe, tal filha”, isso é, geração após geração, os habitantes de
Jerusalém foram infiéis ao Senhor.
Dos versos 45 ao 48, ele fala da mãe dela
que tinha nojo do marido e de seus filhos e que era irmã daquelas que tinham
nojo de seus respectivos maridos e filhos e declara a origem de sua mãe e pai,
isto é, a mãe hetéia e o pai amorreu. Uma de suas irmãs, Samaria, habitando à
sua esquerda, juntamente com suas filhas e a irmã menor, era Sodoma, que
habitava à sua direita. O triste é que ela se corrompeu ainda mais que suas
irmãs em todos os seus caminhos. O Senhor jura por ele mesmo que Sodoma, sua
irmã, e suas filhas não fizeram tantas abominações como ela e suas filhas.
No verso 49, Deus fala dos pecados de
Sodoma, sua irmã:
·
Soberba.
·
Fartura
de pão.
·
Próspera
ociosidade.
·
Descaso
com o pobre e o necessitado.
·
Prática
de abominações diante do Senhor.
Geralmente pensamos nos pecados de Sodoma
como transgressões sexuais (Gn 19.5-9), mas Ezequiel denunciou a cidade pelo
seu materialismo e negligência para com os necessitados (embora
"abominações" - vs. 50 - pudessem incluir pecados sexuais).
Em Mt 11.23-24, Jesus fez uma comparação
semelhante com Cafarnaum. Os pecados de Jerusalém haviam excedido os pecados das
duas irmãs: Samaria e Judá (Sodoma).
Ez 16:1 Ainda veio a mim a palavra do
Senhor, dizendo:
Ez 16:2 Filho
do homem, faze conhecer a Jerusalém
seus
atos abomináveis;
Ez 16:3 e dize:
Assim diz o
Senhor Deus a Jerusalém:
A
tua origem e o teu nascimento
procedem
da terra dos cananeus.
Teu
pai era amorreu, e a tua mãe hetéia.
Ez 16:4 E,
quanto ao teu nascimento, no dia em que nasceste
não
te foi cortado o umbigo, nem foste lavada com água,
para
te alimpar;
nem tampouco
foste esfregada com sal,
nem
envolta em faixas;
Ez 16:5
ninguém se apiedou de ti para te fazer alguma destas coisas,
compadecido
de ti; porém foste lançada fora no campo,
pelo
nojo de ti, no dia em que nasceste.
Ez 16:6 E,
passando eu por ti, vi-te banhada no teu sangue, e disse-te:
Ainda
que estás no teu sangue, vive; sim, disse-te:
Ainda
que estás no teu sangue, vive.
Ez 16:7 Eu te
fiz multiplicar como o renovo do campo. E cresceste,
e
te engrandeceste, e alcançaste grande formosura.
Formaram-se
os teus seios e cresceu o teu cabelo;
contudo
estavas nua e descoberta.
Ez 16:8
Então, passando eu por ti, vi-te,
e
eis que o teu tempo era tempo de amores;
e
estendi sobre ti a minha aba, e cobri a tua nudez;
e
dei-te juramento, e entrei num pacto contigo,
diz
o Senhor Deus, e tu ficaste sendo minha.
Ez 16:9 Então
te lavei com água, alimpei-te do teu sangue
e
te ungi com óleo.
Ez 16:10
Também te vesti de bordados,
e
te calcei com pele de dugongo, cingi-te de linho fino,
e
te cobri de seda.
Ez 16:11
Também te ornei de enfeites, e te pus braceletes nas mãos
e
um colar ao pescoço.
Ez 16:12 E te
pus um pendente no nariz, e arrecadas nas orelhas,
e
uma linda coroa na cabeça.
Ez 16:13
Assim foste ornada de ouro e prata,
e
o teu vestido foi de linho fino, de seda e de bordados;
de
flor de farinha te nutriste, e de mel e azeite;
e
chegaste a ser formosa em extremo,
e
subiste até a realeza.
Ez 16:14
Correu a tua fama entre as nações,
por
causa da tua formosura, pois era perfeita,
graças
ao esplendor que eu tinha posto sobre ti,
diz
o Senhor Deus.
Ez 16:15 Mas
confiaste na tua formosura,
e
te corrompeste por causa da tua fama;
e
derramavas as tuas prostituições sobre todo o que passava,
para
seres dele.
Ez 16:16 E
tomaste dos teus vestidos e fizeste lugares altos adornados
de
diversas cores, e te prostituíste sobre eles,
como
nunca sucedera, nem sucederá.
Ez 16:17
Também tomaste as tuas belas jóias feitas do meu ouro
e
da minha prata que eu te havia dado,
e
te fizeste imagens de homens, e te prostituíste com elas;
Ez 16:18 e
tomaste os teus vestidos bordados, e as cobriste;
e
puseste diante delas o meu azeite e o meu incenso.
Ez 16:19 E o
meu pão que te dei, a flor de farinha,
e
o azeite e o mel, com que eu te sustentava,
também
puseste diante delas em cheiro suave,
diz
o Senhor Deus.
Ez 16:20 Além
disto, tomaste a teus filhos e tuas filhas,
que
me geraras, e lhos sacrificaste,
para
serem devorados pelas chamas.
Acaso
foi a tua prostituição de tão pouca monta,
Ez
16:21 que havias de matar meus filhos
e
lhos entregar, fazendo os passar pelo fogo?
Ez 16:22 E em
todas as tuas abominações, e nas tuas prostituições,
não
te lembraste dos dias da tua mocidade,
quando
tu estavas nua e descoberta,
e
jazias no teu sangue.
Ez 16:23 E
sucedeu, depois de toda a tua maldade
(ai,
ai de ti! diz o Senhor Deus),
Ez 16:24 que
te edificaste uma câmara abobadada,
e
fizeste lugares altos em todas as praças.
Ez 16:25 A
cada canto do caminho edificaste o teu lugar alto,
e
fizeste abominável a tua formosura,
e
alargaste os teus pés a todo o que passava,
e
multiplicaste as tuas prostituições.
Ez 16:26
Também te prostituíste com os egípcios,
eus
vizinhos, grandemente carnais;
e
multiplicaste a tua prostituição,
para
me provocares à ira.
Ez 16:27 Pelo
que estendi a minha mão sobre ti,
e
diminuí a tua porção;
e
te entreguei à vontade dos que te odeiam,
das
filhas dos filisteus,
as
quais se envergonhavam do teu caminho depravado.
Ez 16:28
Também te prostituíste com os assírios,
porquanto
eras insaciável;
contudo,
prostituindo-te com eles,
nem
ainda assim ficaste farta.
Ez 16:29
Demais multiplicaste as tuas prostituições
na
terra de tráfico, isto é, até Caldéia,
e
nem ainda com isso te fartaste.
Ez 16:30 Quão
fraco é teu coração, diz o Senhor Deus,
fazendo
tu todas estas coisas,
obra
duma meretriz desenfreada,
Ez 16:31
edificando a tua câmara abobadada
no
canto de cada caminho,
e fazendo o teu lugar alto em cada rua!
Não foste
sequer como a meretriz,
pois
desprezaste a paga;
Ez 16:32 tens
sido como a mulher adúltera que,
em
lugar de seu marido, recebe os estranhos.
Ez 16:33 A
todas as meretrizes se dá a sua paga,
mas
tu dás presentes a todos es teus amantes;
e
lhes dás peitas, para que venham a ti
de
todas as partes, pelas tuas prostituições.
Ez 16:34
Assim és diferente de outras mulheres nas tuas prostituições;
pois
ninguém te procura para prostituição;
pelo
contrário tu dás a paga, e não a recebes;
assim
és diferente.
Ez 16:35
Portanto, ó meretriz, ouve a palavra do Senhor.
Ez 16:36 Assim diz o Senhor Deus:
Pois que se
derramou a tua lascívia,
e
se descobriu a tua nudez nas tuas prostituições
com
os teus amantes;
por causa
também de todos os ídolos das tuas abominações,
e
do sangue de teus filhos que lhes deste;
Ez 16:37
portanto eis que ajuntarei todos os teus amantes,
com
os quais te deleitaste,
como
também todos os que amaste,
juntamente
com todos os que odiaste, sim,
ajuntá-los-ei
contra ti em redor,
e
descobrirei a tua nudez diante deles,
para
que vejam toda a tua nudez.
Ez 16:38 E
julgar-te-ei como são julgadas
as
adúlteras e as que derramam sangue;
e
entregar-te-ei ao sangue de furor e de ciúme.
Ez 16:39
Também te entregarei nas mãos dos teus inimigos,
e
eles derribarão a tua câmara abobadada,
e
demolirão os teus altos lugares,
e
te despirão os teus vestidos,
e
tomarão as tuas belas jóias,
e
te deixarão nua e descoberta.
Ez 16:40
Então farão subir uma hoste contra ti,
e
te apedrejarão,
e
te traspassarão com as suas espadas.
Ez 16:41 E
queimarão as tuas casas a fogo,
e
executarão juízos contra ti, à vista de muitas mulheres;
e
te farei cessar de ser meretriz,
e
paga não darás mais.
Ez 16:42
Assim satisfarei em ti o meu furor,
e
os meus ciúmes se desviarão de ti; t
ambém
me aquietarei, e não tornarei mais a me indignar.
Ez 16:43
Porquanto não te lembraste dos dias da tua mocidade,
mas
me provocaste à ira com todas estas coisas,
eis
que eu farei recair o teu caminho
sobre
a tua cabeça diz o Senhor Deus.
Pois
não acrescentaste a infidelidade
a
todas as tuas abominações?
Ez 16:44 Eis
que todo o que usa de provérbios usará contra ti
deste
provérbio:
Tal
mãe, tal filha.
Ez 16:45 Tu
és filha de tua mãe, que tinha nojo de seu marido
e
de seus filhos; e tu és irmã de tuas irmãs,
que
tinham nojo de seus maridos e de seus filhos.
Vossa
mãe foi hetéia, e vosso pai amorreu.
Ez 16:46 E
tua irmã maior, que habita à tua esquerda,
é
Samária, ela juntamente com suas filhas;
e
tua irmã menor, que habita à tua mão direita,
é
Sodoma e suas filhas.
Ez 16:47
Todavia não andaste nos seus caminhos,
nem
fizeste conforme as suas abominações;
mas,
como se isso mui pouco fora,
ainda
te corrompeste mais do que elas,
em
todos os teus caminhos.
Ez 16:48 Vivo
eu, diz o Senhor Deus, não fez Sodoma, tua irmã,
nem
ela nem suas filhas, como fizeste tu e tuas filhas.
Ez 16:49 Eis
que esta foi a iniqüidade de Sodoma, tua irmã:
Soberba,
fartura
de pão,
e
próspera ociosidade teve ela e suas filhas;
mas
nunca fortaleceu
a
mão do pobre e do necessitado.
Ez 16:50
Também elas se ensoberbeceram,
e
fizeram abominação diante de mim;
pelo
que, ao ver isso, as tirei do seu lugar.
Ez 16:51
Demais Samária não cometeu metade de teus pecados;
e
multiplicaste as tuas abominações mais do que elas,
e
justificaste a tuas irmãs, com todas
as
abominações que fizeste.
Ez 16:52 Tu,
também, pois que deste sentença favorável a tuas irmãs,
leva
a tua vergonha; por causa de teus pecados,
que
fizeste mais abomináveis do que elas,
mais
justas são elas do que tu;
confunde-te
logo também, e sofre a tua vergonha,
porque
justificaste a tuas irmãs.
Ez 16:53 Eu,
pois, farei tornar do cativeiro a elas,
a
Sodoma e suas filhas, a Samária e suas filhas,
e
aos de vós que são cativos no meio delas;
Ez 16:54 para
que sofras a tua vergonha, e sejas envergonhada
por
causa de tudo o que fizeste, dando-lhes tu consolação.
Ez 16:55
Quanto a tuas irmãs, Sodoma e suas filhas, t
ornarão
ao seu primeiro estado;
e
Samária e suas filhas tornarão ao seu primeiro estado;
também
tu e tuas filhas tornareis ao vosso primeiro estado.
Ez 16:56 Não
foi Sodoma, tua irmã, um provérbio na tua boca,
no
dia da tua soberba,
Ez
16:57 antes que fosse descoberta a tua maldade?
Agora, de
igual modo, te fizeste objeto de opróbrio
das
filhas da Síria,
e
de todos os que estão ao redor dela,
e
para as filhas dos filisteus,
que
te desprezam em redor.
Ez 16:58 Pela
tua perversidade e as tuas abominações estás sofrendo,
diz
o Senhor.
Ez 16:59 Pois assim diz o Senhor Deus:
Eu te farei
como fizeste, tu que desprezaste o juramento,
quebrantando
o pacto.
Ez 16:60
Contudo eu me lembrarei do meu pacto,
que
fiz contigo nos dias da tua mocidade;
e
estabelecerei contigo um pacto eterno.
Ez 16:61
Então te lembrarás dos teus caminhos,
e
ficarás envergonhada, quando receberes tuas irmãs,
as
mais velhas e as mais novas,
e
eu tas der por filhas,
mas não por
causa do pacto contigo.
Ez 16:62 E
estabelecerei o meu pacto contigo,
e
saberás que eu sou o Senhor;
Ez
16:63 para que te lembres, e te envergonhes,
e
nunca mais abras a tua boca,
por
causa da tua vergonha,
quando
eu te perdoar tudo quanto fizeste,
diz
o Senhor Deus.
Dos versos 50 ao 59, ele continua a falar
dos pecados e das consequências dos pecados de Samaria e suas irmãs e compara
com os de Jerusalém e vê que esta estaria na frente em abominações.
Se ela fora capaz de ir além de suas irmãs,
agora deveria suportar as aflições e juízos contra ela. O que estava fazendo
com que sofresse era a sua própria perversidade e práticas de suas próprias
abominações desenfreadas. Terrível coisa tinha feito ela ao desprezar o
juramento e ao quebrar o pacto com o Senhor – vs. 59.
Contudo, o Senhor ainda haveria de se
lembrar de seu pacto que fez com ela na sua mocidade, um pacto eterno – vs. 60.
Jerusalém teria novamente mais influência que as suas irmãs. Deus renovaria a
sua aliança com ela, e nessa renovação, aumentaria enormemente as bênçãos que
lhe conferiria.
Por isso, por causa do Senhor, ela haveria
de se lembrar dos seus maus caminhos e iria se envergonhar quando o Senhor lhes
der as suas irmãs por filhas, mas não por causa da aliança dela, mas pelos
propósitos maiores do Senhor.
Ai, sim, ela se lembrará, se envergonhará e
nunca mais falará soberbamente, por causa de seu opróbrio uma vez que será
perdoada gratuitamente, pela maravilhosa graça do Senhor. No dia que o Senhor
estabelecer a sua aliança com ela, ela saberá que o Senhor é Deus.
Em Cristo Jesus, na figura do Messias, o
resgatador e libertador de Israel é que se cumprirá cabalmente essa palavra em
sua totalidade. Por hora, Israel rejeita o seu Messias até que se cumpram todos
os tempos e profecias e seja revelado o iniquo que será tragado pelo Senhor.
...
10 comentários:
Muito bom, excelente construção. É bom evidenciarmos os designios do Senhor pois temos o real compromisso com o reino, uma vez que somos embaixadores de Cristo
Muito bom, excelente construção. É bom evidenciarmos os designios do Senhor pois temos o real compromisso com o reino, uma vez que somos embaixadores de Cristo
Deus abençoe... Boa essas palavras.
muito esclarecedor e edificante que Deus continue dando ao irmao discernimento e amor pela palavra dele Deus o abençoe
Linda mensagem...
fala profundamente conosco exortando a nos manter fieis ao Senhor.
muito bom!
Excelente explanação de Ezequiel 16. Deus abençoe ricamente!
Estudo esclarecedor, glórias a Deus :)
Muito bem explicado.
Deus nos ama e nos ensina como ensinou a Jerusalém , mais erramos e se sujamos com lama e perdemos o brilho que á em nois.
Não a mais tempo de brincar,Jesus esta a porta.
As profecias já estão acabando pelo fato de Jesus chegar.
A paz
Gloria a Deus por essa mensagem muito bom aproveitavel e de colocar em pratica o nosso Deus e Maravilhoso
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No entanto, lembre-se de juntar Cl 3:17 com 1 Co 10:31 :
devemos tudo fazer para a glória de Deus e em nome de Jesus! Deus o abençoe.