segunda-feira, 1 de setembro de 2014
segunda-feira, setembro 01, 2014
Jamais Desista
I Crônicas 11:1-47 - DAVI: UM EXEMPLO PARA A NAÇÃO NO PÓS-EXÍLIO
A fim de nos localizarmos em nossas
reflexões, nós nos encontramos na:
Parte II – O REINO UNIDO – 9:35 a II CR
9:31
Cujo objetivo principal por parte do
cronista, depois de estabelecer a identidade, a ordem e os territórios do povo
de Deus em listas e genealogias, é apresentar um retrato do reino unido.
Nesse reino unido, os reinados ideais são
os de Davi e de Salomão que exemplificam as bênçãos recebidas pelo povo de Deus
quando o rei, o templo e o povo se encontravam unidos.
Foi dividida, então, a Parte II em dois
grandes blocos: A. O reinado de Davi – 9:35 a 29:30; B. O reinado de Salomão –
II Cr 1:1 ao 9:31.
A. O reinado de Davi – 9:35 a 29:30 - continuação.
Até o capítulo 29, estaremos nos lembrando
de que a função de mostrar o reino unido era dar aos exilados um ideal da
unidade, principalmente em Davi, onde o cronista irá procurar valorizar muito
mais os sucessos do que os fracassos do rei; enfatizará particularmente o apoio
geral recebido por Davi e o seu interesse em construir o templo.
Destarte, a divisão dessa primeira parte se
deu também em quatro: 1. Davi se torna rei – 9:35 a 10:14 – já vimos; 2. O
amplo apoio a Davi – 11:1 a 12:40 – começaremos a ver agora; 3. Preparativos
para o templo – 13:1 a 29:25; e, 4. O fim do reinado de Davi – 29:26 a 30.
2. O amplo apoio a Davi – 11:1 a 12:40.
O cronista começa seu relato a partir da
história de Davi. Saul não tinha sido bom exemplo de unidade, nem servia aos
propósitos de Deus, por isso que somente foi falado em Crônicas de sua morte
para dar lugar ao rei escolhido.
Foram 40 anos de reinado em Israel, sendo
Saul o primeiro rei de Israel. Ele tinha tudo para ser um grande rei e
permanecer no poder perpetuamente, no entanto, foi cometendo deslizes e
fracassou por que rejeitara o Senhor que o havia colocado ali, no poder.
Nesses capítulos 11 e 12, estaremos vendo
um amplo apoio a Davi. Uma comparação com o relato em Samuel mostrará que essa
seção é organizada, essencialmente, de forma tópica, e não cronológica.
O cronista se concentra no apoio popular
que Davi recebeu de todo o Israel e em seu governo sobre o reino unido como
incentivo e modelo para que seus leitores pós-exílio se unissem na esperança de
reconquistar o território sobre o qual Davi havia reinado.
O conteúdo é organizado – ver BEG - na
forma de um quiasmo amplo (A B C D C' B' A'):
(A) A unção de Davi em Hebrom e
seu estabelecimento em Jerusalém (11:1-9).
(B)
seu apoio militar em Hebrom (11:10-47),
(C)
em Ziclague 12:1-7
(D)
na fortaleza no deserto (12:8-19)
(C')
em Ziclague, novamente (12:20-22) e
(B')
em Hebrom (12:23-37); e
(A') a unção de Davi em Hebrom
(12:38-40).
(A) A unção de Davi em Hebrom e seu estabelecimento em Jerusalém (11:1-9).
Na primeira letra de ordem do quiasmo, o
cronista descreve a unção de Davi (vs. 1-3) e o estabelecimento de Jerusalém
como a sua capital (vs. 4-9). Reparem que nessa literatura, não foi mencionada
quaisquer dificuldades para obter controle sobre a nação, relatada em Samuel
(2Sm 5:1-10). "Todo o Israel" (v. 1) e "todos os anciãos de
Israel" (v. 3) reconheceram Davi como rei.
Essas expressões envolvendo todos e outras
semelhantes retratam a nação unida como um todo sob os reinados de Davi e
Salomão (v. 10; 12:38; 14:8; 15:3,28; 18:14; 19:17; 21:5; 28:4,8; 2Cr 1:2; 7:8;
9:30). O uso repetido dessa expressão revela a esperança do cronista de um
reino inclusivo e unificado sob um novo rei davídico.
Em várias ocasiões nessa seção, o cronista
explica que o apoio popular recebido por Davi foi decorrente do decreto soberano
de Deus (vs. 3,9,10; 12:18,23). Um rei legítimo de Israel devia ser escolhido
por Deus, e não apenas pela aprovação popular (Dt 17:14-15). Davi cumpria esse
requisito (2Cr 6:6).
O cronista também ilustra o sucesso de Davi
relatando o estabelecimento e a fortificação da sua capital. Projetos de
construção bem-sucedidos demonstravam, com frequência, a bênção de Deus sobre
um rei (veja 2Cr 2:1-8:16 e as notas sobre 2Cr 11:5-12; 14:6-7; 17:12; 26:9; 27:3-6;
32:27-29).
2Sm 5.6 diz "o rei com os seus
homens". A cooperação e o apoio de todas as tribos serviam de modelo para
a reunificação harmoniosa da comunidade pós-exílio.
(B) seu apoio militar em
Hebrom (11:10-47).
Davi recebeu apoio considerável em Hebrom
(12.23-37). Com exceção de uma introdução (v. 10) e de uma expansão final (dos versos 41b ao 47, o
cronista expande a lista daqueles que apoiaram Davi além dos “valentes”
relacionados em II Sm 23:24-39. As referencias repetidas às tribos e aos locais
nessa passagem ilustram o apoio amplo e variado que Davi recebeu), essa lista
dos líderes e valentes de Davi provavelmente foi extraída, em sua maior parte
de II Samuel 23:8-39.
O cronista revela seu propósito no primeiro
versículo da seção – vs 10: os líderes e valentes apoiaram Davi “para o fazerem
rei, segundo a palavra do Senhor, no tocante
a esse povo”.
O enfoque duplo do cronista sobre o povo e
os territórios é evidente. Esse registro dos feitos poderosos dos valentes de
Davi ressalta as qualidades extraordinárias deles – habilidade e coragem -,
apresentando Davi sob uma ótica positiva.
I Cr 11:1 Então todo o Israel se ajuntou
a Davi em Hebrom, dizendo:
Eis
que somos teus ossos e tua carne.
I
Cr 11:2 E também outrora, sendo Saul ainda rei, eras tu o que fazias
sair
e entrar a Israel; também o SENHOR teu Deus te disse:
Tu
apascentarás o meu povo Israel, e tu serás chefe
sobre
o meu povo Israel.
I
Cr 11:3 Também vieram todos os anciãos de Israel ao rei,
a
Hebrom, e Davi fez com eles aliança em Hebrom,
perante
o SENHOR; e ungiram a Davi rei sobre
Israel,
conforme a palavra do SENHOR
pelo
ministério de Samuel.
I Cr 11:4 E partiu Davi e todo o Israel
para Jerusalém, que é Jebus;
porque
ali estavam os jebuseus, habitantes da terra.
I
Cr 11:5 E disseram os habitantes de Jebus a Davi:
Tu
não entrarás aqui. Porém Davi ganhou a fortaleza de
Sião,
que é a cidade de Davi.
I
Cr 11:6 Porque disse Davi:
Qualquer
que primeiro ferir os jebuseus será chefe e capitão.
Então
Joabe, filho de Zeruia, subiu primeiro a ela;
pelo
que foi feito chefe.
I
Cr 11:7 E Davi habitou na fortaleza;
por
isso foi chamada a cidade de Davi.
I
Cr 11:8 E edificou a cidade ao redor, desde Milo até ao circuito;
e
Joabe renovou o restante da cidade.
I
Cr 11:9 E Davi tornava-se cada vez mais forte;
porque
o SENHOR dos Exércitos era com ele.
I Cr 11:10 E estes foram os chefes dos
poderosos que Davi tinha,
e
que o apoiaram fortemente no seu reino, com todo o Israel,
para
o fazerem rei, conforme a palavra do SENHOR,
no
tocante a Israel.
I
Cr 11:11 E este é o número dos poderosos que Davi tinha:
Jasobeão,
hacmonita, chefe dos capitães, o qual, brandindo a
sua
lança contra trezentos, de uma vez os matou.
I
Cr 11:12 E, depois dele Eleazar, filho de Dodó, o aoíta;
ele
estava entre os três poderosos.
I
Cr 11:13 Este esteve com Davi em Pas-Damim,
quando
os filisteus ali se ajuntaram à peleja,
onde
havia um pedaço de campo cheio de cevada;
e
o povo fugiu de diante dos filisteus.
I
Cr 11:14 E puseram-se no meio daquele campo,
e
o defenderam, e feriram os filisteus;
e
o SENHOR efetuou um grande livramento.
I
Cr 11:15 E três dos trinta capitães desceram à penha,
a
ter com Davi, na caverna de Adulão;
e
o exército dos filisteus estava acampado
no
vale de Refaim.
I
Cr 11:16 E Davi estava então no lugar forte;
e
o alojamento dos filisteus estava então em Belém.
I
Cr 11:17 E desejou Davi, e disse:
Quem
me dera beber da água do poço de Belém,
que
está junto à porta!
I
Cr 11:18 Então aqueles três romperam pelo acampamento
dos
filisteus, e tiraram água do poço de Belém,
que
estava junto à porta, e tomaram dela e
a
trouxeram a Davi;
porém
Davi não a quis beber,
mas
a derramou ao SENHOR,
I
Cr 11:19 E disse: Nunca meu Deus permita que faça tal!
Beberia
eu o sangue destes homens com as suas
vidas?
Pois com perigo das suas vidas a
trouxeram.
E ele não a quis beber.
Isto
fizeram aqueles três homens.
I
Cr 11:20 E também Abisai, irmão de Joabe,
era
chefe de três, o qual, brandindo a sua lança
contra
trezentos, os feriu; e teve nome entre os três.
I
Cr 11:21 Ele foi o mais ilustre dos trinta,
pelo
que foi capitão deles;
porém
não igualou aos primeiros três.
I
Cr 11:22 Também Benaia, filho de Joiada,
filho
de um homem poderoso de Cabzeel,
grande
em obras; ele feriu a dois heróis de
Moabe;
e também desceu, e feriu um leão
dentro
de uma cova, no tempo da neve.
I
Cr 11:23 Também feriu ele a um homem egípcio,
homem
de grande altura, de cinco côvados;
e
trazia o egípcio uma lança na mão,
como o órgão do tecelão;
mas
Benaia desceu contra ele com uma vara,
e
arrancou a lança da mão do egípcio,
e
com ela o matou.
I
Cr 11:24 Estas coisas fez Benaia, filho de Joiada;
pelo
que teve nome entre aqueles três poderosos.
I
Cr 11:25 Eis que dos trinta foi ele o mais ilustre;
contudo
não chegou aos primeiros três;
e
Davi o pôs sobre os da sua guarda.
I
Cr 11:26 E foram os poderosos dos exércitos:
Asael,
irmão de Joabe, El-Hanã, filho de Dodó,
de
Belém; I Cr 11:27 Samote, o harorita;
Helez,
o pelonita; I Cr 11:28 Ira, filho de Iques,
o
tecoíta; Abiezer, o anatotita;
I
Cr 11:29 Sibecai, o husatita; Ilai, o aoíta;
I
Cr 11:30 Maarai, o netofatita; Helede, filho de
Baaná,
o netofatita;
I
Cr 11:31 Itai, filho de Ribai, de Gileade, dos filhos
de
Benjamim; Benaia, o piratonita;
I
Cr 11:32 Hurai, do ribeiro de Gaás; Abiel,
o
arbatita; I Cr 11:33 Azmavete, o baarumita;
Eliabe,
o saalbonita;
I
Cr 11:34 Dos filhos de Hasem, o gizonita: Jônatas,
filho
de Sage, o hararita;
I
Cr 11:35 Aião, filho de Sacar, o hararita; Elifal,
filho
de Ur; I Cr 11:36 Hefer,
o
mequeratita; Aías, o pelonita;
I
Cr 11:37 Hezro, o carmelita; Naarai, filho de
Ezbai;
I Cr 11:38 Joel, irmão de Natã;
Mibar,
filho de Hagri;
I
Cr 11:39 Zeleque, o amonita; Naarai, o beerotita,
escudeiro
de Joabe, filho de Zeruia;
I
Cr 11:40 Ira, o itrita; Garebe, o itrita;
I
Cr 11:41 Urias, o heteu; Zabade, filho de Alai;
I
Cr 11:42 Adina, filho de Siza, o rubenita,
capitão
dos rubenitas, e com ele trinta;
I
Cr 11:43 Hanã, filho de Maaca; e Josafá,
o
mitatita; I Cr 11:44 Uzias, o asteratita;
Sama
e Jeiel, filhos de Hotão, o aroerita;
I
Cr 11:45 Jediael, filho de Sinri; e Joa, seu irmão,
o
tizita; I Cr 11:46 Eliel, o maavita;
e
Jeribai e Josavias, filhos de Elnaão;
e
Itma, o moabita;
I
Cr 11:47 Eliel, Obede, e Jaasiel, o mesobaíta.
Ao preservar a história do povo por meio
das genealogias considerando Davi e Salomão um ponto de partida para a nação
pós-exílio, o cronista mantém a linha literária que vem sendo construída desde
Gênesis, no qual Deus tem um interesse particular na nação de Israel, por causa
do Messias.
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No entanto, lembre-se de juntar Cl 3:17 com 1 Co 10:31 :
devemos tudo fazer para a glória de Deus e em nome de Jesus! Deus o abençoe.