terça-feira, 2 de fevereiro de 2016
terça-feira, fevereiro 02, 2016
Jamais Desista
Colossenses 4 1-18 - ORAR, VIGIAR E AGRADECER SEMPRE.
Como falamos, o propósito da epístola aos
colossenses foi o de afirmar e explicar a supremacia e a suficiência de Cristo
em oposição a todos os outros poderes e tentativas para obter a salvação. Estamos
no capítulo 4/4.
Breve
síntese do capítulo 4.
Paulo foi um dos servos de Cristo que foi
perseguido e que fez parte da igreja sofredora. Nesta epístola que estamos
acabando nossa reflexão e segmentação, podemos perceber o zelo e a mentalidade que
ele tinha em relação ao Caminho do Senhor.
Vejamos o presente capítulo com mais
detalhes, conforme ajuda da BEG:
V. VIVENDO EM CRISTO (3.1-4.6) - continuação.
Estamos vendo que a vida diária dos
cristãos requer união permanente e essencial com Cristo. Muitas implicações
práticas fluem da dependência dos cristãos em Cristo. Paulo encerrou a carta
com saudações finais e palavras de encorajamento.
Assim, dividimos a discussão de Paulo em
duas partes: A. Antiga humanidade, nova humanidade (3.1-17) – já vimos; e, B. Orientação prática
(3.18-4.6) – concluiremos agora.
B. Orientação prática (3.18-4.6) - continuação.
Como dissemos, após ter fornecido uma
orientação para a vida cristã, Paulo se voltou para algumas questões práticas.
Assim, dividimos essa parte “B” em três, conforme a BEG: 1. Autoridade e
submissão (3.18-4.1) – concluiremos agora;
2. Na oração (4.2-4) – veremos agora;
3. Entre os incrédulos (4.5-6) – veremos
agora.
1. Autoridade e submissão (3.18-4.1) - continuação.
Estamos vendo que a primeira área de
interesse prático de Paulo foi a dinâmica dos relacionamentos que envolviam a
autoridade. Ele vai falar e orientar maridos, mulheres, filhos, pais, escravos.
No primeiro verso, em continuação ao que
vinha falando, ele chama a atenção para agirmos com justiça, amor e cuidado até
com os escravos e compara a situação deles com a nossa diante do Senhor. Para
aquela época essa preocupação de Paulo era algo fenomenal.
2. Na oração (4.2-4).
O conselho geral de Paulo era para sermos
mais dedicados à oração, mas sem nos esquecermos das ações de graça. Outra
maneira na qual Paulo esperava que os colossenses vivessem como a nova
humanidade era pela devoção à oração.
“Dediquem-se
à oração, estejam alertas e sejam agradecidos". (Colossenses 4.2) Três
verbos se destacam nesse verso 2: “dedicar-se”, “vigiar” e “agradecer”. A vida
de oração de um servo de Deus não pode de modo algum ser negligenciada, mas
trabalhada (avodah, no hebraico – implica mais atividade do que passividade)
com duas coisas muito importantes que as acompanham: a vigilância ou o estado
de alerta e o lembrete de sermos agradecidos em tudo. Podemos resumir da
seguinte maneira: Ore, vigie e agradeça! Quando? Em todo tempo, querido!
Paulo aproveitou o gancho para pedir oração
e seus motivos são claros: ele desejava portas abertas para que a mensagem do
evangelho alcançasse mais vidas. Ele chamava a mensagem do evangelho de
mistério de Cristo pelo qual ele estava preso.
Seu desejo – vs. 4 – era para ele poder
manifestar essa mensagem livremente. Paulo estava particularmente interessado
em que os colossenses orassem pelo seu ministério de proclamação do evangelho -
que as portas se abrissem para ele e ele pudesse ter muitas oportunidades para
explicar claramente as boas-novas de Cristo.
Embora fosse desejável estar livre no corpo
também, o foco de Paulo era a mensagem do evangelho e não suas necessidades. Quem
dera também nós pudéssemos ser como ele, com essa disposição mental liberta,
apesar do corpo estar preso.
3. Entre os incrédulos (4.5-6).
Paulo, nos vs. 5 e 6, dá conselhos aos
irmãos entre os não-cristãos. O desejo de Paulo por orações pelo seu ministério
para os não cristãos originou uma questão semelhante na vida dos colossenses
cristãos: viver como a nova humanidade em suas interações com não cristãos.
A partir dos exemplos de Paulo e do próprio
Cristo, nós sabemos que essa instrução não significa que os cristãos devem ser
sempre positivos ou aprovadores em suas conversas com não cristãos.
Bondade e integridade nas palavras implicam
paciência e longanimidade, não abster-se de falar a verdade (Mt 12.34; 16.23;
GI 3.1-5).
VI. SAUDAÇÕES FINAIS (4.7-18).
A partir do vs. 7 ao 18, são suas saudações
finais. A carta encerra com um breve olhar na complexa e fluida rede de líderes
que unia as igrejas de Paulo. Observe a sobreposição dos obreiros em Fm 23-24.
Tíquico era o principal portador das cartas
de Colossenses, Filemom e Efésios (Ef 6.21-22) foram mencionados pela primeira
vez como parte do grupo de Paulo em At 20.4; já Tíquico era da província da Ásia,
na costa ocidental da Ásia Menor, e, perto do final do ministério do apóstolo,
ele parece ter sido um dos mensageiros mais confiáveis de Paulo (2Tm 4.12; Tt
3.12).
Sobre Onésimo – vs. 9, ele vai falar muito
na epístola de Filemom.
Aristarco – vs. 10 – era um judeu de
Tessalônica. Ele esteve publicamente associado com o ministério tumultuado de
Paulo em Éfeso (At 19.29) e tinha viajado na companhia de Paulo até a Grécia
(At 20.4) Jerusalém e Roma (At 27.2), onde nesse momento compartilhava a prisão
do apóstolo.
A crise que tinha aparecido doze anos antes
entre Paulo e os primos Barnabé e João Marcos (autor do Evangelho de Marcos; At
13.13; 15.37-40) tinha sido já solucionada (2Tm 4.11; Fm 24).
O fato de Paulo ter mencionado Marcos afirma
o poder da obra reconciliadora de Cristo (1.20,22) e da paz que deve reinar
dentro do corpo de Cristo (3.15).
Jesus, conhecido por Justo – vs. 11 - não é
mencionado em nenhum outro lugar nas Escrituras.
Epafras – vs. 12 - era aquele que aparece
em 1.7 que instruiu sobre a graça de Deus aos colossenses. Paulo o tinha como
amado conservo e fiel ministro de Cristo.
Algumas vezes Lucas viajou com Paulo (At
16.10) e estava com Paulo no que pode ter sido a véspera de sua morte (2Tm
4.11). Como autor de Lucas e Atos, ele também foi o historiador de Paulo.
Ainda que seus escritos o revelem como
excepcionalmente letrado, a menção da sua ocupação não necessariamente o marca
com um homem de posição da alta sociedade, uma vez que os médicos eram muitas
vezes escravos.
A única outra menção de Demas o mostra
abandonando Paulo quando da sua segunda prisão em Roma (2Tm 4.10).
Já Ninfa, se a melhor evidencia textual
esta correta, era uma mulher que cedia a sua casa para reuniões da igreja em
Laodiceia.
Junto com outras referências práticas a
mulheres como benfeitoras ou anfitriãs de igrejas ou como obreiras no
ministério (At 12.12; 16.13-15; Rm 16.1-2,6-7,12-13; Fp 4.2-3; 2Jo 1,5), essa
passagem indica que o exemplo de subordinação de 3.18 e seus paralelos (1 Co
14.33-35; Ef 5.22-33; 1Tm 2.11-15) não é incompatível com o forte sentido de
parceria entre homens e mulheres no ministério da igreja primitiva.
Não há evidência, até a metade do século 3,
de igrejas possuírem propriedades separadas para o propósito de adoração. Até
então, a norma era igrejas que se reuniam numa casa.
Aqueles que praticavam um ministério de
hospitalidade por receber igrejas na própria casa eram importantes benfeitores
da igreja antiga (Rm 12.13; 1Tm 3.2; Tt 1.8; Hb 13.2; 1Pe 4.9). Para menção de
outras casas igrejas, veja At 12.12; Rm 16.5; 1Co 16.19; Fm 2.
Alguns sugerem, quando Paulo estava falando
de ler a carta aos de Laodiceia, que ele estava se referindo ao que nós
conhecemos como a carta aos Efésios, à qual em muitos antigos manuscritos falta
a menção aos destinatários, e que deve ter sido enviada como uma carta circular.
Desde que Tíquico foi também o portador da
carta aos Efésios (Ef 6.21-22), esse cenário implicaria que Colossenses e
Efésios foram escritas aproximadamente na mesma época e que Tíquico viajou
primeiro para Laodiceia e depois para Colossos.
No entanto, talvez seja mais natural
assumir, com base do estilo mais reflexivo de Efésios, que ela foi escrita
algum tempo depois de Colossenses e que Tíquico a entregou para as igrejas numa
viagem subsequente (se era uma carta circular).
A melhor proposta para a identidade da
"carta de Laodiceia" é que Paulo escreveu uma carta separada, que não
existe mais, para os cristãos em Laodiceia, a qual deveria posteriormente ser
passada à igreja em Colossos.
Se Filemom cedia a sua casa para a igreja
de Colossos, que havia testemunhado o incidente de Onésimo, esse versículo –
vs. 17 - pode sugerir que Arquipo era o seu líder espiritual.
Paulo diz que a sua saudação é de próprio
punho. A prática geral de Paulo era ditar o corpo de suas cartas e depois finalizá-las
de próprio punho. Essas seções que encerram a carta variam, dependendo das circunstâncias.
Às vezes, elas incluem saudações pessoais
para fortalecer o laço entre ele, seus obreiros e suas igrejas (p. ex., 4.7-17;
Rm 16). Outras vezes, elas resumem o conteúdo da carta (p. ex., Cl 6.11-17), e
em outras ocasiões (como aqui) elas fornecem uma assinatura para garantir a
autenticidade da carta (1Co 16.21; 2Ts 3.17; Sl 19).
tratai os
servos com justiça e com equidade,
certos
de que também vós tendes
Senhor
no céu.
Cl 4:2 Perseverai na oração,
vigiando
com
ações de graças.
Cl 4:3 Suplicai, ao mesmo tempo, também
por nós,
para que Deus
nos abra porta
à
palavra,
a
fim de falarmos do mistério de Cristo,
pelo
qual também estou algemado;
Cl
4:4 para que eu o manifeste,
como devo
fazer.
Cl 4:5 Portai-vos com sabedoria para com
os que são de fora;
aproveitai as oportunidades.
Cl 4:6 A vossa palavra seja
sempre
agradável,
temperada com
sal,
para saberdes
como
deveis responder a cada um.
Cl 4:7 Quanto à minha situação,
Tíquico,
irmão amado, e fiel ministro, e conservo no Senhor, de tudo vos informará.
Cl
4:8 Eu vo-lo envio com o expresso propósito
de
vos dar conhecimento da nossa situação
e
de alentar o vosso coração.
Cl 4:9 Em sua
companhia,
vos
envio Onésimo,
o
fiel e amado irmão, que é do vosso meio.
Eles
vos farão saber
tudo
o que por aqui ocorre.
Cl 4:10 Saúda-vos Aristarco,
prisioneiro
comigo,
e Marcos, primo de Barnabé
(sobre quem
recebestes instruções;
se
ele for ter convosco, acolhei-o),
Cl 4:11 e Jesus,
conhecido por
Justo,
os
quais são os únicos da circuncisão
que
cooperam pessoalmente comigo
pelo
reino de Deus.
Eles têm sido o meu lenitivo.
Cl 4:12 Saúda-vos Epafras,
que é dentre
vós,
servo
de Cristo Jesus,
o
qual se esforça sobremaneira,
continuamente,
por vós
nas
orações,
para
que vos conserveis perfeitos
e
plenamente convictos
em
toda a vontade de Deus.
Cl 4:13 E dele
dou
testemunho de que muito se preocupa por vós,
pelos
de Laodicéia
e
pelos de Hierápolis.
Cl 4:14 Saúda-vos Lucas,
o médico
amado,
e também Demas.
Cl 4:15 Saudai os irmãos de Laodicéia,
e Ninfa,
e à igreja
que ela
hospeda em sua casa.
Cl 4:16 E, uma vez lida esta epístola
perante vós,
providenciai
por que seja também
lida
na igreja dos laodicenses;
e a dos de Laodicéia,
lede-a
igualmente perante vós.
Cl 4:17 Também dizei a Arquipo:
atenta para o
ministério
que
recebeste no Senhor,
para
o cumprires.
Cl 4:18 A saudação é de próprio punho:
Paulo.
Lembrai-vos
das minhas algemas.
A
graça seja convosco.
Como é gostoso e bom vermos a preocupação
de Paulo com a Palavra de Deus! Isso me anima a pregar, a falar do mistério de
Cristo. Que zelo e convicção de seu chamado ele transmite para nós. Aquele seu
convencimento me alcança aqui há mais de 2000 anos de distância dele. Incrível!
A Deus toda glória! p/ pr. Daniel Deusdete.
...
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No entanto, lembre-se de juntar Cl 3:17 com 1 Co 10:31 :
devemos tudo fazer para a glória de Deus e em nome de Jesus! Deus o abençoe.