segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016
segunda-feira, fevereiro 15, 2016
Jamais Desista
I Timóteo 5 1-25 - É TÃO BOM RESPEITAR O OUTRO!
Como já dissemos, Paulo escreveu essa epístola para orientar Timóteo em
sua oposição aos falsos mestres em Éfeso. Estamos no capítulo 5/6.
Breve
síntese do capítulo 5.
Como aprendemos tanto com Paulo quando ele
procura ensinar a Timóteo dando-lhe conselhos que servem de regra bíblica para
nossas igrejas hoje. Percebe-se em Paulo um respeito muito grande pelas
pessoas. Ele trata as pessoas como pessoas ou trata gente como gente.
É tão bom respeitar o outro! Um dia desses
ouvi uma pregação maravilhosa da Pra. Maria que aprendeu a amar as pessoas
independentemente do que elas podem ou estão querendo fazer com ela. Ela disse
que já não tinha mais inimigos porque seu inimigo é satanás.
Então quando alguém a afronta, ela procura
pela oração, amor e a muita paciência levar aquela pessoa a Cristo. Quando
aquela pessoa encontra o Cristo, ela se envergonha e nota que estava sendo
usada pelo maligno.
Que tal olhar para aquele inimigo mortal ou para aquele ser desprezível que você quer distância máxima e enxergar nele, pela fé, um irmão/irmã e orar por ele e evangelizá-lo?
Vejamos o presente capítulo com mais
detalhes, conforme ajuda da BEG:
IV. A FALSA DOUTRINA E O ASCETISMO (4.1-5.2) - continuação.
Já dissemos que Paulo desafiou o ascetismo
legalista dos falsos mestres explicando como todas as coisas foram criadas para
o nosso proveito. A falsa doutrina em Éfeso tinha muitas dimensões. Nesse
ponto, Paulo tocou na inclinação de pelo menos alguns para o ascetismo, a
negação dos prazeres físicos. Nós dividimos essa parte IV, conforme a BEG: A. A
falsa doutrina (4.1-5) – já vimos; e,
B. A responsabilidade de Timóteo (4.6 - 5.2) – concluiremos agora.
B. A responsabilidade de Timóteo (4.6 - 5.2) - continuação.
Nós vimos que dos vs. 4.6 a 5.2, Paulo fala
sobre a responsabilidade de Timóteo. Tendo exposto a verdade a respeito dos
falsos mestres, Paulo continuou numa série de admoestações a Timóteo em relação
à sua reação a esse problema.
Paulo o orienta a não repreender ao homem
idoso, mas ter paciência e jeito com eles. Uma ordem que tinha de ser
equilibrada com 4.12. Timóteo não deveria abusar da autoridade que lhe fora
concedida. Exorta-o, ou "incentiva-o". Um bom ministro se dirige aos
outros fiéis com uma atitude de respeito que é semelhante àquela reservada aos
membros da família.
V. INSTRUÇÕES COM RESPEITO A GRUPOS ESPECÍFICOS (5.3-6.2).
Paulo explicou como Timóteo deveria
ministrar aos diferentes grupos da igreja que haviam se tornado vítimas de
falsos mestres.
Assim, dos vs. 5.3 ao 6.2, estaremos vendo
essas orientações em relação a grupos específicos.
O foco de Paulo na responsabilidade de Timóteo
para se contrapor à apostasia em Éfeso o levou a acrescentar detalhes sobre algumas
responsabilidades específicas.
Paulo disse, a Timóteo como ele deveria
ministrar para três grupos específicos em Éfeso: viúvas (5.3-16), presbíteros
(5.17-25) e escravos (6.1-2). Destarte, dividimos essa parte, conforme a BEG:
A. Ministrando às viúvas (5.3-16) – veremos
agora; B. Ministrando aos presbíteros (5.17-25) – também veremos agora; e, C. Ministrando aos escravos (6.1-2).
A. Ministrando às viúvas (5.3-16).
A preocupação de Paulo em identificar as
viúvas necessitadas e fornecer a elas o cuidado adequado forma o cenário para a
discussão dos problemas das viúvas mais jovens, algumas das quais aparentemente
haviam sido influenciadas pela falsa doutrina em Éfeso.
Ele deveria honrar as viúvas, isto é, cuidar
delas, das viúvas verdadeiramente viúvas. O cuidado com as viúvas, que em muitos
casos tinham grandes necessidades materiais, é tema primordial no Antigo
Testamento (Dt 24.19-21; Is 1.17; Ir 22.3; Zc 7.9-10; MI 3.5) e era uma
preocupação especial da igreja primitiva (vs. 16; At 6.1; Tg 1.27).
A verdadeira viúva necessitada não tinha
família de quem receber o sustento (vs. 8,16); se tivesse, esses deveriam
aprender a primeiramente colocar a sua religião em prática cuidando delas.
Muitas vezes, a pobreza verdadeira levava
as viúvas a terem vidas exemplares de oração e dependência fiel em Deus. Para
essas viúvas, a igreja devia ser a "mão" visível de Deus que supria
suas necessidades.
No entanto, aquelas que vivem para os
prazeres, ainda que estejam vivas, estão mortas – vs. 6. Timóteo deveria
ordenar essas coisas e ter cuidado delas para se tornar irrepreensível. Sendo
alguém descuidado com seus parentes, e especialmente com os de sua própria
família, esse teria negado a própria a fé, tornando-se pior ainda que um
descrente – vs. 8.
O primeiro rebanho de um ministro de Cristo
é a sua própria família; falhando nela, não poderia ter êxito na igreja de
Cristo Jesus.
Alguns veem aqui – vs. 9 - uma ordem
oficial ou ofício das viúvas com obrigações a serem executadas (vs. 5,10);
outros veem um acordo pelo qual algumas viúvas ofereciam determinados serviços
para a igreja em troca do sustento material.
É muito provável que a lista era simplesmente
das viúvas que deviam receber o sustento da igreja (vs. 16). Essa lista continha
uma parte de um grupo maior de viúvas citadas nos vs. 3-6.
O limite de idade de mais de sessenta anos
era uma expressão genérica que reflete a perspectiva cultural da época para a
idade em que um segundo casamento seria improvável (cf. vs. 11-14).
Na lista – vs. 9 – as mulheres viúvas a
serem incluídas deveriam ter as seguintes características:
ü
Ter
mais de 60 anos.
ü
Tenha
sido fiel a seu marido.
ü
Tenha
sido conhecida pelas suas obras, principalmente por ter criado filhos.
ü
Tenha
sido hospitaleira.
ü
Tenha
lavado aos pés dos santos.
Uma
expressão humilde de hospitalidade numa cultura em que o povo calçava sandálias
e caminhava por estradas poeirentas (cf. Jo 13.4-5). Jesus ordenou que seus
discípulos lavassem os pés uns dos outros (Jo 13.14-15).
ü
Tenha
socorrido aos atribulados.
ü
Tenha
se dedicado a todo tipo de boa obra.
ü
Não
deveriam ser incluídas aqui as mais jovens.
A preocupação de Paulo não era com o que a
viúva ainda podia fazer pela igreja, mas sim com o que ela tinha realizado em
sua vida. Observe o conceito estreitamente relacionado em 2.15; 5.14.
O desejo de uma viúva de casar-se de novo
não é pecaminoso em si mesmo (vs. 14). A linguagem usada por Paulo aqui é um
tanto obscura, mas provavelmente o fato de que elas se tornavam "levianas
contra Cristo" (ou seja, que a dedicação da viúva a Cristo havia sido
superada pelos seus desejos sensuais), sugere um desejo de casar com um
descrente, o que tornava esse desejo impróprio.
Essa condenação do vs. 12, provavelmente
não é uma referência ao compromisso do celibato ou à devoção a igreja, mas ao
compromisso fundamental com Cristo (vs. 11,15).
O fato da possibilidade de elas viverem
falando o que não devem – vs. 13 - pode ser uma referência à falsa doutrina
(cf. v. 15; 1.3; 4.7) ou simplesmente à tagarelice e intromissão inadequada na
vida dos outros.
O conselho de Paulo, nesses casos, portanto,
era que as viúvas mais jovens se casassem, tivessem filhos, administrassem suas
casas e não dessem ao inimigo nenhum motivo para maledicência – vs. 14.
O fato de Paulo ter dado muita atenção às
viúvas, talvez se explique porque algumas das viúvas mais jovens tivessem se
deixado influenciar pelos falsos mestres (2Tm 3.6-7) ou tivessem sido levadas,
por causa de seus desejos sensuais, a abandonar a fé (vs. 11-12).
B. Ministrando aos presbíteros (5.17-25).
Do mesmo modo que havia feito com relação
às viúvas, Paulo dirigiu-se às questões da honra adequada devida aos
presbíteros e a maneira de lidar com os que pecavam.
A honra da posição bem como a remuneração
financeira (vs. 18) são destacados por Paulo nesses versículos. Essa é uma
referência a dois tipos de presbíteros: aqueles que presidem na igreja e
aqueles que acrescentam à governança o ministério mais especializado da
pregação e do ensino.
Independentemente dessas diferenças, porém,
todos os presbíteros têm a responsabilidade de pastorear o rebanho (At 20.28; 1
Pe 5.1-4).
O fato de Paulo ter citado tanto Dt 25.4
como uma palavra de Jesus registrada em Lc 10.7 como "Escritura",
indica como eram antigos os textos ora incluídos no Novo Testamento, que foram
colocados no mesmo nível de autoridade daqueles do Antigo Testamento (2Pe
3.15-16).
Os presbíteros que pecam ou que vivem no
pecado – v. 20. Talvez alguns estivessem envolvidos com a falsa doutrina,
embora o conselho seja aplicável a outros pecados graves que causam impacto na
igreja. O vs.1 indica que nem todo pecado dos presbíteros devia ser tratado
dessa maneira.
Paulo exortava solenemente, diante de Deus,
de Cristo Jesus e dos anjos eleitos - aqueles que presumivelmente servirão de
testemunhas no juízo (cf. Mt 25.31; Ap 14.10) – que eles deveriam procurar
observar essas instruções sem parcialidade, nem favoritismos.
Paulo ainda os ensinava que a ninguém deveria
ele impor precipitadamente as mãos. Esse versículo foi interpretado de vários
modos.
Se a "imposição de mãos"
refere-se à ordenação, pode significar que a ordenação de um presbítero sem
qualificação significaria aprovação tácita e, portanto, participação nos
pecados do mesmo.
Caso se refira à restauração e confirmação
de um presbítero acusado de pecar (vs. 19-20), ou pecadores repreendidos em
geral, pode indicar que a restauração precipitada é uma maneira pecaminosa de
favoritismo (vs. 21).
Em todo caso, o que prevaleceria seria que
ele se conservasse a si mesmo puro. Veja 4.12,16.
Nos vs. 24 e 25, ele
novamente faz outra referência à importância da triagem cuidadosa dos
candidatos à ordenação.
I Tm 5:1 Não repreendas ao homem idoso; antes,
exorta-o como a pai;
aos moços,
como a irmãos;
I Tm 5:2 às mulheres idosas,
como a mães;
às moças,
como a irmãs, com toda a
pureza.
I Tm 5:3 Honra as viúvas verdadeiramente
viúvas.
I Tm 5:4 Mas, se alguma viúva tem filhos ou
netos,
que estes aprendam
primeiro a exercer piedade
para
com a própria casa
e a recompensar a seus
progenitores;
pois
isto é aceitável diante de Deus.
I Tm 5:5 Aquela, porém, que é verdadeiramente
viúva e não tem amparo
espera em Deus
e persevera em súplicas e
orações, noite e dia;
I Tm 5:6 entretanto, a que se entrega aos
prazeres,
mesmo viva, está morta.
I Tm 5:7 Prescreve, pois, estas coisas,
para que sejam
irrepreensíveis.
I Tm 5:8 Ora, se alguém não tem cuidado dos
seus
e especialmente dos da própria casa,
tem negado a fé e
é pior do que o descrente.
I Tm 5:9 Não seja inscrita senão viúva
que conte ao menos
sessenta anos de idade,
tenha sido esposa de um
só marido,
I Tm 5:10 seja
recomendada pelo testemunho de boas obras,
tenha criado filhos,
exercitado hospitalidade,
lavado os pés aos santos,
socorrido a atribulados,
se viveu na prática zelosa de toda boa obra.
I
Tm 5:11 Mas rejeita viúvas mais novas,
porque,
quando se tornam levianas contra Cristo,
querem
casar-se,
I Tm 5:12 tornando-se
condenáveis por anularem
o
seu primeiro compromisso.
I
Tm 5:13 Além do mais,
aprendem
também a viver ociosas,
andando
de casa em casa;
e
não somente ociosas,
mas
ainda tagarelas e intrigantes,
falando o que não devem.
I Tm 5:14 Quero, portanto, que as viúvas mais
novas
se casem,
criem filhos,
sejam boas donas de casa
e não dêem ao adversário
ocasião favorável de maledicência.
I
Tm 5:15 Pois, com efeito,
já
algumas se desviaram,
seguindo
a Satanás.
I Tm 5:16 Se alguma crente tem viúvas em sua
família,
socorra-as,
e não fique
sobrecarregada a igreja,
para
que esta possa socorrer
as
que são verdadeiramente viúvas.
I Tm 5:17 Devem ser considerados merecedores
de dobrados honorários
os presbíteros
que
presidem bem,
com
especialidade os que se afadigam
na
palavra
e
no ensino.
I Tm 5:18 Pois a Escritura declara:
Não amordaces o boi,
quando pisa o trigo.
E ainda:
O trabalhador é digno do
seu salário.
I Tm 5:19 Não aceites denúncia contra
presbítero,
senão exclusivamente sob
o depoimento de duas ou três testemunhas.
I Tm 5:20 Quanto aos que vivem no pecado,
repreende-os na presença
de todos,
para
que também os demais temam.
I Tm 5:21 Conjuro-te,
perante Deus,
e Cristo Jesus,
e os anjos eleitos,
que
guardes estes conselhos,
sem
prevenção,
nada
fazendo com parcialidade.
I Tm 5:22 A ninguém
imponhas precipitadamente
as mãos.
Não
te tornes cúmplice de pecados de outrem.
Conserva-te
a ti mesmo puro.
I Tm 5:23 Não continues a beber somente água;
usa um pouco de vinho,
por
causa do teu estômago
e
das tuas freqüentes enfermidades.
I Tm 5:24 Os pecados de alguns homens
são notórios
e levam a juízo,
ao
passo que os de outros só mais tarde se manifestam.
I Tm 5:25 Da mesma sorte também as boas obras,
antecipadamente, se
evidenciam
e, quando assim não seja,
não
podem ocultar-se.
Chamou-me a atenção o vs. 21 quando Paulo pede
para Timóteo guardar esses conselhos. Ele conjura, ou seja, ele fala a ele
chamando-o à responsabilidade perante Deus, Cristo Jesus e os anjos eleitos...
A Deus toda glória! p/ pr. Pr. Daniel
Deusdete.
...
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No entanto, lembre-se de juntar Cl 3:17 com 1 Co 10:31 :
devemos tudo fazer para a glória de Deus e em nome de Jesus! Deus o abençoe.