Parte II - DIÁLOGOS ENTRE JÓ E SEUS AMIGOS – 3:1 a 27:23.
D. O terceiro e
último ciclo de discursos – 22:1 – 26:14.
Estamos chegando ao fim da série tripla de discursos entre Jó e
seus amigos. Nessa terceira fase, não teremos a fala de Zofar, mas apenas de
Elifaz e Bildade.
A parte “D” foi dividida, como na BEG, em quatro partes: 1. Elifaz
– 22:1 – 30. 2. A resposta de Jó a Elifaz – 23:1 – 24:25. 3. Bildade: a glória
de Deus e a insignificância da humanidade – 25:1-6. 4. A resposta de Jó a
Bildade – 26:1 – 14.
1. Elifaz – 22:1 – 30.
Podemos
sintetizar o discurso de Elifaz em cinco partes: 1. A indiferença divina – vs 1
- 5. 2. Acusações contra Jó – vs 6 – 11. 3. Repreensões a Jó – vs 12 – 14. 4.
Afirmações da sabedoria proverbial – vs 15 a 20. 5. Um chamado para Jó se
arrepender – vs 21 – 30.
1. A indiferença divina – vs 1 - 5.
Elifaz comete um
grande erro ao reagir à declaração de Jó de que Deus permite que a perversidade
fique sem punição e passa para outro extremo, sugerindo que nada que os seres
humanos façam tem algum efeito sobre Deus.
Eu entendo que Jó
cria na soberania divina e que também cria piamente que ele fosse justo e,
portanto, jamais deixaria de ser justo ou de exercer a sua justiça sobre a sua
criação.
A permissão de
Deus à perversidade não significa que ele deixará de ser justo, mas contribuirá
para que o perverso acumule sobre si mesmo muito mais da ira divina que será
sem misericórdia.
Também sua
permissão não anula de forma alguma a responsabilidade humana sobre suas
práticas e omissões. Eu não creio que a justiça seja feita aqui nesta vida
presente, mas que será feita, será. Nisso eu creio, prego e defendo. Como será
feita, eu não sei explicar.
De fato, eu tenho
de concordar em parte com Elifaz entendendo que Deus é completo e perfeito,
logo nada lhe falta ou tenha necessidade de que o homem para ele faça.
O dom da vida que
recebemos é uma dádiva de Deus usufruída tanto pelo justo quanto pelo ímpio.
2. Acusações contra Jó – vs 6 – 11.
O discurso
continua o mesmo e as acusações não cessam de forma alguma.
Quando alguém
endurece seu coração, nem a luz do sol de fortes argumentos seria capaz de
amolecer tal coração, pelo contrário, ele se tornaria mais duro ainda, como o
barro por exemplo.
Elifaz estava tão
crente em seus argumentos e na sua tese de pecado em Jó que não aceitava em sua
mente outra alternativa.
Nesses versos, Elifaz ataca pessoalmente Jó por causa de pecados específicos, principalmente abusos
sociais contra pobres e viúvas. Mais adiante, Jó enfatizará a sua retidão
social – caps 29; 31.
3. Repreensões a Jó – vs 12 – 14.
A BEG diz que Elifaz refuta a queixa de Jó de que Deus esteja
ausente – 9:18; 13:24. No seu caso de instabilidade emocional induzido pelo
sofrimento, Jó queixa-se de que Deus ou é demais observador – por demais
presente e relutante a deixá-lo em paz (7:17-19; 10:8; 16:9) - ou é totalmente
ausente.
Eu entendo que Jó
realmente tinha uma mente muito centrada em Deus, tanto que eram constantes as
suas orações e discursos voltados para Deus. Como sua crença na soberania de
Deus era muito forte, ele entendia que seu sofrimento poderia ter fim se Deus quisesse,
mas não queria e isso o aborrecia.
Jó era muito
crente e daqueles que nos serve de exemplo para nossa vida aqui na terra. Nota-se
em suas falas sua crença na imanência e na transcendência de Deus, não
negativamente ou punitivamente.
4. Afirmações da sabedoria proverbial – vs 15
a 20.
Aqui Elifaz faz
uma comparação entre os modos de agir, em respostas a Deus, dos perversos e dos
justos. Em sua tese, tanto um quanto o outro, recebem a justa paga, em vida, de
todos os seus atos.
No entanto,
podemos ter certeza de que isso não é verdade! Se fosse verdade, não haveria
inocentes. Se um inocente morreu é por que foi vítima e portanto não foi por
que merecia morrer.
A maldade para se
destacar tem de manchar a bondade, ou seja, ela é uma espécie de tumor maligno,
um câncer que depende da vida para ter sua existência temporária, mas um dia,
ela será extirpada cirurgicamente para sempre.
5. Um chamado para Jó se arrepender – vs 21 –
30.
Como desde o início vinham fazendo, Elifaz
encerra seu discurso com um apelo de arrependimento de Jó. Jó deveria se
arrepender de se comportar como os ímpios.
Conforme a ênfase de Elifaz, Jó deveria
clamar a Deus para ele libertá-lo. Elifaz declara a sabedoria proverbial sobre
os caminhos de Deus para aqueles que se arrependem; porém, mais uma vez,
demonstra uma total falta de visão acerca das circunstâncias específicas de Jó.
Jó 22:1 Então respondeu Elifaz, o
temanita, dizendo:
Jó
22:2 Porventura será o homem de algum proveito a Deus?
Antes
a si mesmo o prudente será proveitoso.
Jó
22:3 Ou tem o Todo-Poderoso prazer em que tu sejas justo,
ou
algum lucro em que tu faças perfeitos os teus caminhos?
Jó
22:4 Ou te repreende, pelo temor que tem de ti,
ou
entra contigo em juízo?
Jó
22:5 Porventura não é grande a tua malícia,
e
sem termo as tuas iniquidades?
Jó
22:6 Porque sem causa penhoraste a teus irmãos,
e
aos nus despojaste as vestes.
Jó
22:7 Não deste ao cansado água a beber,
e
ao faminto retiveste o pão.
Jó
22:8 Mas para o poderoso era a terra,
e
o homem tido em respeito habitava nela.
Jó
22:9 As viúvas despediste vazias,
e
os braços dos órfãos foram quebrados.
Jó
22:10 Por isso é que estás cercado de laços,
e
te perturba um pavor repentino,
Jó
22:11 Ou trevas em que nada vês,
e
a abundância de águas que te cobre.
Jó
22:12 Porventura Deus não está na altura dos céus?
Olha
para a altura das estrelas; quão elevadas estão.
Jó
22:13 E dizes:
que
sabe Deus?
Porventura
julgará ele através da escuridão?
Jó
22:14 As nuvens são esconderijo para ele, para que não veja;
e
passeia pelo circuito dos céus.
Jó
22:15 Porventura queres guardar a vereda antiga,
que
pisaram os homens iníquos?
Jó
22:16 Eles foram arrebatados antes do seu tempo;
sobre
o seu fundamento um dilúvio se derramou.
Jó
22:17 Diziam a Deus:
Retira-te
de nós.
E:
Que
foi que o Todo-Poderoso nos fez?
Jó
22:18 Contudo ele encheu de bens as suas casas;
mas
o conselho dos ímpios esteja longe de mim.
Jó
22:19 Os justos o veem, e se alegram,
e
o inocente escarnece deles.
Jó
22:20 Porquanto o nosso adversário não foi destruído,
mas
o fogo consumiu o que restou deles.
Jó
22:21 Apega-te, pois, a ele, e tem paz,
e
assim te sobrevirá o bem.
Jó
22:22 Aceita, peço-te, a lei da sua boca,
e
põe as suas palavras no teu coração.
Jó
22:23 Se te voltares ao Todo-Poderoso,
serás
edificado;
se
afastares a iniquidade da tua tenda,
Jó
22:24 E deitares o teu tesouro no pó,
e
o ouro de Ofir nas pedras dos ribeiros,
Jó
22:25 Então o Todo-Poderoso será o teu tesouro,
e
a tua prata acumulada.
Jó
22:26 Porque então te deleitarás no Todo-Poderoso,
e
levantarás o teu rosto para Deus.
Jó
22:27 Orarás a ele,
e
ele te ouvirá,
e
pagarás os teus votos.
Jó
22:28 Determinarás tu algum negócio, e ser-te-á firme,
e
a luz brilhará em teus caminhos.
Jó
22:29 Quando te abaterem, então tu dirás:
Haja
exaltação!
E
Deus salvará ao humilde.
Jó
22:30 E livrará até ao que não é inocente;
porque
será libertado pela pureza de tuas mãos.
Estou ficando sem palavras para continuar a
falar dessa teimosia dos amigos de Jó. Estou correndo o risco de ser
extremamente repetitivo, mas esta é a realidade de seus amigos que insistem
contra tudo e contra todos que Jó estava em pecado, por isso que lhe sobreveio
tantas desgraças de uma só vez.
Estudar Jó é um grande aprendizado que nos
instruiu como lidarmos com sabedoria diante de circunstâncias tão complexas em
nossas vidas.
Fique à vontade para tecer seus comentários. No entanto, lembre-se de juntar Cl 3:17 com 1 Co 10:31 : devemos tudo fazer para a glória de Deus e em nome de Jesus! Deus o abençoe.
Em cada capítulo da Bíblia, você encontrará uma narrativa escrita podendo conter gráficos, tabelas, imagens e textos e um link de vídeo dessa postagem no YouTube. Confira!
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2 comentários:
Muito benção este estudo. Deus te abençoe!
Muito benção este estudo. Deus te abençoe!
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No entanto, lembre-se de juntar Cl 3:17 com 1 Co 10:31 :
devemos tudo fazer para a glória de Deus e em nome de Jesus! Deus o abençoe.