sexta-feira, 9 de janeiro de 2015
sexta-feira, janeiro 09, 2015
Jamais Desista
Isaías 43:1-28 - O GRANDE DESAFIO DA PREGAÇÃO DE ISAÍAS JUNTO AOS INCRÉDULOS.
Para você não se perder na leitura capítulo
por capítulo, nós nos encontramos aqui:
Parte IV – ISAÍAS E O JULGAMENTO
BABILÔNICO – 40:1 – 66:24.
B. A capacidade e a determinação
de Deus de trazer restauração para o seu povo na Babilônia (40:12 – 44:23).
Como também já dissemos, dos versos 40:12
ao cap. 44.23, estaremos vendo o poder de Deus na restauração do povo de Deus,
sendo que muitos duvidavam de que isso seria mesmo possível. As profecias
proferidas visavam assegurar aos israelitas no exílio que eles não precisavam
temer, pois que Deus seria plenamente capaz de cumprir a promessa da aliança.
Também essa parte “B” foi dividida em 13
blocos ou seções: 1. Uma discussão sobre o poder de Deus (40:12-31) – já vista; 2. Um pronunciamento judicial
contra as nações (41:1-7) – já vista;
3. Salvação para Israel (41:8-20) – já
vista; 4. Um pronunciamento judicial contra os ídolos (41:21-29) – já vista; 5. Salvação para Israel
(42:1-17) – já vista; 6. Uma
discussão sobre a cegueira e a surdez de Deus (42:18-25) – já vista; 7. Salvação para Israel (43:1-7) – veremos agora; 8. Um pronunciamento judicial contra as nações e
os ídolos (43:8-13) – veremos agora;
9. Salvação para Israel (43:14-21) –
veremos agora; 10. Uma discussão sobre a justiça de Deus (43:22-28) – veremos agora; 11. Salvação para
Israel (44:1-5); 12. Um pronunciamento judicial contra as nações e os ídolos
(44:6-20); e, 13. Salvação para Israel
(44:21-23).
7. Salvação para Israel (43:1-7).
A origem da palavra profética é do Senhor (ela
é divina: vs. 14,16; 44:2,6,24; 45:1,11,14,18; 48:17; 49:7-8; 49,25; 50:1; 52:3;
56:1; 56:4; 65:8; 66:1,12), o criador e o que formou Israel.
Sua primeira fala aqui é para que Jacó a
quem criou e Israel a quem formou não temesse e explica por quê: eles eram seus
remidos! Ainda os consola dizendo que os chamou pelo seu próprio nome. Ele, o
Senhor, os chamou para serem seu povo, por isso que conhecia a cada um pelo seu
nome (45:3-5; 48:1,19; 49:1; 56,5; 62:2,4; 65:15; 66:22; Ex 33:12,17). Eles são
o bendito povo de Deus (Éx 19:5-6), assim, como em Cristo somos seus filhos,
também seu povo escolhido.
A seguir por meio de algumas metáforas traz
uma alívio para a aflição (Sl 66:12) e novamente os consola dizendo que seria
conosco. A confirmação da presença de Deus significava que ele lutaria pelo seu
povo e o protegeria.
Isto porque ele, Deus, é o Senhor, o Santo
de Israel, o Salvador, o Redentor ou Resgatador, pois fora precioso aos olhos
do Senhor e os honrou (o povo de Deus é exaltado por eleição - 45:4; 49:5; 54:12;
Ex 19:5; Dt 7:6-8)) e os amou (54:10 63,9; Éx 19:4: 43:5-6) e homens deu por
ele e povos pela sua vida – vs 4.
Ele diz que traria a sua descendência desde
o Oriente e os ajuntaria desde o Ocidente, ou seja, de todos os lugares onde os
filhos de Deus pudessem ser encontrados, incluindo aqueles na época do exílio.
8. Um pronunciamento judicial contra as nações e os ídolos (43:8-13).
Numa quarta abordagem de Isaías contra a
descrença nessa seção de 4 capítulos envolvendo os versos 40:12 a 44:23,
veremos que o profeta pede aos espiritualmente cegos e surdos de Israel que
prestem atenção nesse pronunciamento contra as nações e seus ídolos e que
percebam o erro de seus caminhos.
O povo cego e o surdo que era para ser
trazido – vs 8 – eram justamente estes que insistiam que Deus não poderia
salvá-los tamanha era a situação contraria vivida por eles no exílio.
Nos versos 9 e 10, o Senhor pede que as nações se
congreguem e os povos se reúnam como se fosse para estarem presentes num
tribunal onde a disputa iria começar e Israel deveria estar presente e não
somente isso, mas serem suas testemunhas de como o Senhor tinha demonstrado a
sua superioridade sobre todas as nações e sobre todos os seus deuses.
De fato, Deus já tinha agido na história de
Israel envolvendo muitos outros povos com suas culturas, seus deuses e suas
crenças e contra todos eles prevaleceu.
O exílio não seria diferente, mas ao invés
da nação israelita estar por cima, ela era a que estava sendo subjugada, não
por causa do poder das outras nações sobre o Senhor, mas por sua vontade que
usava as nações como meio de disciplinar os seus filhos queridos, os quais
tanto amava e ama.
A alegação da divindade do Senhor estava
sustentada e residia em seu poder de decretar (seus decretos são eternos – 40:6;
Am 1:3, 6, 9, 11, 13), revelar e agir – 41:4, 22, 26; 42:9. Era somente o
Senhor que tinha desejado desde a eternidade a redenção do seu povo – 40:21;
41:4,26.
9. Salvação para Israel (43:14-21).
Novamente Isaías reafirma, pela quarta vez,
a Israel a salvação do exílio ao explicar que Deus estava prestes a fazer uma
coisa ainda maior do que fizera no êxodo sob a liderança de Moisés.
O Senhor com certeza libertaria o seu povo
dos seus opressores. Ele reafirma que ele é o Senhor, o Santo, o Criador, o Rei
– vs 15 - e que preparou no mar um caminho e nas águas impetuosas uma vereda.
O êxodo foi menos importante e menos
espetacular do que a nova era de redenção que estaria por vir, com o Messias
esperado. Até mesmo Moisés predisse que a restauração depois do exílio envolveria
bênçãos ainda maiores do que as que já haviam sido recebidas – Dt 30:5.
Bastava agora de coisas passadas e antigas,
pois o Senhor faria algo novo que sufocaria o primeiro brilho e que traria mais
luz de forma que seria posto no deserto caminhos e no ermo, rios de águas
vivas, como diz as Escrituras sob aqueles que crerem em Jesus Cristo.
Até a natureza daria louvor a Deus juntamente
com os redimidos, os quais constituiriam uma nova comunidade de glorificação a Deus
– 42:12.
10.
Uma discussão sobre a justiça de Deus (43:22-28).
Contudo, algo inesperado. Jacó que deveria
invocar o Senhor, não o invoca, antes de enfada e cansa do Senhor. E pela
quinta vez nessa seção de 4 capítulos envolvendo os versos 40:12 a 44:23,
Isaías discute as objeções dos céticos de que Deus não cumpriria a sua palavra,
destacando que Israel não satisfizera os requisitos de Deus para a restauração.
Por causa de seus corações endurecidos pelo
pecado, o povo de Deus que tinha se enfadado do Senhor, não apresenta ofertas e
sacrifícios motivados pela devoção. Eles estavam deixando de adorá-lo porque
haviam se cansado do Senhor ou melhor, preferiam antes o pecado do que o
Senhor.
que
te criou, ó Jacó,
e
que te formou, ó Israel:
Não
temas, porque eu te remi;
chamei-te
pelo teu nome, tu és meu.
Is
43:2 Quando passares pelas águas estarei contigo,
e
quando pelos rios, eles não te submergirão;
quando
passares pelo fogo, não te queimarás,
nem
a chama arderá em ti.
Is
43:3 Porque eu sou o SENHOR teu Deus,
o
Santo de Israel, o teu Salvador;
dei
o Egito por teu resgate, a Etiópia
e
a Seba em teu lugar.
Is
43:4 Visto que foste precioso aos meus olhos,
também
foste honrado, e eu te amei,
assim
dei os homens por ti, e os povos pela tua vida.
Is
43:5 Não temas, pois, porque estou contigo;
trarei
a tua descendência desde o oriente,
e
te ajuntarei desde o ocidente.
Is
43:6 Direi ao norte:
Dá;
e
ao sul:
Não
retenhas;
trazei
meus filhos de longe e minhas filhas
das
extremidades da terra.
Is
43:7 A todos os que são chamados pelo meu nome
e
os que criei para a minha glória,
os
formei, e também os fiz.
Is
43:8 Trazei o povo cego, que tem olhos;
e
os surdos, que têm ouvidos.
Is
43:9 Todas as nações se congreguem, e os povos se reúnam;
quem
dentre eles pode anunciar isto,
e
fazer-nos ouvir as coisas antigas?
Apresentem
as suas testemunhas, para que se justifiquem,
e
se ouça, e se diga: Verdade é.
Is
43:10 Vós sois as minhas testemunhas,
diz
o SENHOR, e meu servo, a quem escolhi;
para
que o saibais, e me creiais, e entendais
que
eu sou o mesmo, e que antes de mim
deus
nenhum se formou,
e
depois de mim
nenhum
haverá.
Is
43:11 Eu, eu sou o SENHOR, e fora de mim não há Salvador.
Is
43:12 Eu anunciei, e eu salvei, e eu o fiz ouvir,
e
deus estranho não houve entre vós,
pois
vós sois as minhas testemunhas, diz o SENHOR;
eu
sou Deus.
Is
43:13 Ainda antes que houvesse dia, eu sou;
e
ninguém há que possa fazer escapar das minhas mãos;
agindo
eu, quem o impedirá?
Is
43:14 Assim diz o SENHOR, vosso Redentor, o Santo de Israel:
Por
amor de vós enviei a Babilônia,
e
a todos fiz descer como fugitivos, os caldeus,
nos
navios com que se vangloriavam.
Is
43:15 Eu sou o SENHOR, vosso Santo,
o
Criador de Israel, vosso Rei.
Is
43:16 Assim diz o SENHOR, o que preparou no mar um caminho,
e
nas águas impetuosas uma vereda;
Is
43:17 O que fez sair o carro e o cavalo, o exército e a força;
eles
juntamente se deitaram, e nunca se levantarão;
estão
extintos; como um pavio se apagaram.
Is
43:18 Não vos lembreis das coisas passadas,
nem
considereis as antigas.
Is
43:19 Eis que faço uma coisa nova, agora sairá à luz;
porventura
não a percebeis?
Eis
que porei um caminho no deserto, e rios no ermo.
Is
43:20 Os animais do campo me honrarão,
os
chacais, e os avestruzes; porque porei águas no deserto,
e
rios no ermo, para dar de beber ao meu povo,
ao
meu eleito.
Is
43:21 A esse povo que formei para mim;
o
meu louvor relatarão.
Is
43:22 Contudo tu não me invocaste a mim, ó Jacó,
mas
te cansaste de mim, ó Israel.
Is
43:23 Não me trouxeste o gado miúdo dos teus holocaustos,
nem
me honraste com os teus sacrifícios;
não
te fiz servir com ofertas,
nem
te fatiguei com incenso.
Is
43:24 Não me compraste por dinheiro cana aromática,
nem
com a gordura dos teus sacrifícios me satisfizeste,
mas
me deste trabalho com os teus pecados,
e
me cansaste com as tuas iniquidades.
Is
43:25 Eu, eu mesmo, sou o que apago as tuas transgressões
por
amor de mim, e dos teus pecados não me lembro.
Is
43:26 Faze-me lembrar; entremos juntos em juízo;
conta
tu as tuas razões, para que te possas justificar.
Is
43:27 Teu primeiro pai pecou,
e
os teus intérpretes prevaricaram contra mim.
Is
43:28 Por isso profanei os príncipes do santuário;
e
entreguei Jacó ao anátema,
e
Israel ao opróbrio.
No entanto, é o Senhor quem apaga as
transgressões por amor dele mesmo e dos nossos pecados nem se lembra. Se tal
não fosse como estaria o povo de Deus depois do episódio do bezerro de outro,
por exemplo, no deserto? Deus perdoou os seus pecados – Ex 34:6; Lc 5:21.
Deus desafiou o povo de Deus abertamente –
vs 26 – para que argumentassem e apresentassem suas reivindicações, mas Israel
se mostrou totalmente condenável, incapaz de refutar a verdade. Judá sofreu a
desgraça pela destruição do seu templo e o exílio do seu povo – 44:26; 63:18;
II Re 25:18-21.
3 comentários:
A paz meu querido que Deus lhe abençoe por mais esse estudo maravilhoso. pb cordeiro
Uma benção este estudo
DEUS E MARAVILHOSO
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No entanto, lembre-se de juntar Cl 3:17 com 1 Co 10:31 :
devemos tudo fazer para a glória de Deus e em nome de Jesus! Deus o abençoe.