sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015
sexta-feira, fevereiro 13, 2015
Jamais Desista
Jeremias 12:1-17 - JEREMIAS SE QUEIXA DOS ÍMPIOS E QUER ENTENDER POR QUE PROSPERAM.
VI. A QUEBRA DA ALIANÇA (11.1-13.27).
Como já dissemos, de 11.1 a 13.27, estamos
vendo a aliança rompida. Esses capítulos começam com um enfoque explícito sobre
a violação flagrante da aliança por Judá, uma violação que condenou a nação à
maior de todas as maldições da aliança, o exílio.
Esse enfoque inicial é seguido de várias
narrativas e discurso, confirmando que o julgamento é inevitável.
Esta parte VI foi dividida em três seções:
A. A maldição da aliança (11.1-17) – já
vimos; B. O julgamento dos opositores de Jeremias (11.18-12.17) – já começamos a ver; e, C. A maldição da
aliança é confirmada (13.1-27).
B. O julgamento dos opositores de Jeremias (11.18-12.17) - continuação.
Estamos vendo, como já dissemos, o
julgamento dos opositores de Jeremias. O anúncio de que a maldição derradeira
da aliança, o exílio, estava prestes a recair sobre Judá, incita oposição ao
profeta. Deus promete castigar os seus opositores.
Nos próximos dezessete versículos, dentro
do tema do julgamento dos opositores de Jeremias, estaremos vendo sua queixa
acerca da oposição perversa.
A violação da aliança e as ameaças pessoais
contra Jeremias o levaram a lamentar a perversidade desenfreada de Judá. Deus
respondeu tranquilizando o seu servo. Essa passagem é chamada, com frequência,
de segunda "confissão" de Jeremias (as confissões de Jeremias:
11.18-23; 12.1-4; 15.10-21; 17.12-18; 18.18-23; 20.7-18).
Interessante a abordagem de Jeremias diante
do Senhor e como ele começa o seu pleito. Em primeiro lugar, ele exalta a
justiça de Deus e a coloca no seu devido lugar, ou seja, embora eu não entenda,
eu sei que és justo e executarás a justiça.
Depois, ele apresenta os seus argumentos e
questionamentos observando a justiça que ele sabiamente já deixou com Deus. Ele
não entendia e reconhecia que tinha dificuldades. Todos nós temos até ao dia de
hoje. Como pode o ímpio prosperar? O bom seria que imediatamente à sua ação
maligna já viesse o seu juízo, mas o que ele faz fica encoberto e as vezes para
sempre, dentro dessa vida.
Jeremias fazendo uma referência irônica ao
Sl 1.3 ao mencionar que Deus os plantou, continua sua argumentação e reconhece
que foi o Senhor mesmo quem os plantou e eles se arraigaram, medram e até dão
frutos. Com suas bocas até o louvam, mas seus corações estão apodrecidos e nada
querem com Deus a não ser a oportunidade de manterem o seu status quo.
Jeremias reconhece que os danos na terra são
também devidos aos homens iníquos e não apenas decorrentes de não observância
de questões ecológicas e ambientais. Sempre que há problemas numa região nunca
se imagina porque aquela região está sendo infiel com Deus, antes que os
problemas se dão por qualquer outro motivo.
Fomes, guerras, pestes, terrorismo, escravidão
são problemas sociais graves que afetam milhões de vidas nesse planeta, mas em
sua busca por melhorias ou ajudas humanitárias quem já pensou em levá-los a
Deus buscando melhorias?
O homem precisa buscar mais a Deus e
temê-lo a fim de que tenha dias melhores e com menos injustiças.
Deus – vs. 5 – responde a Jeremias começando
com uma advertência de que as dificuldades de Jeremias aumentariam no futuro. Ele
ainda estava apenas começando e, certamente, suas queixas aumentariam. Seria
necessário estar firme em suas posições e jamais abandonar suas convicções.
Deus lhe avisa que ele deveria ter uma
outra preocupação, mais próxima a ele, dentro de sua própria casa, pois até os
teus irmãos e a casa de teu pai tem se havido aleivosamente para com ele.
Nesse contexto – vs. 7 -, o termo “minha
casa” se refere à "casa de teu pai" (a família) no v. 6. Uma vez que
a "casa" de Jeremias o havia abandonado, o Senhor abandonará a sua
casa (ou seja, Judá) e abandonará a sua herança. Termo este “herança” que pode se
referir principalmente à terra dada a Israel (Dt 4.21), mas que também pode
abranger o próprio povo (8-9; 2.7).
A herança do Senhor tinha se tornado – vs.
8 - para ele como um leão na floresta, ou seja, esta é a primeira de uma série
de símiles (cf. vs. 9-10) que mostram como Judá se tornou desumanizada. Judá
ousou levantar a sua voz contra o Senhor e ele, em consequência, passou a
aborrecê-la. Nesse contexto, aborrecer significa revogar o amor mencionado no vs.
7. Inclui também a ira de Deus e a intenção de aplicar as maldições da aliança
(cf. Lv 26.30).
Deus indaga se a sua herança seria para ele
como uma ave de rapina de várias cores que se juntam contra ela outras aves de
rapina. Deus então dá ordens para que ali se ajuntem outros animais para também
a devorarem.
No verso 10, muitos pastores destruíram a
sua vinha, ou seja, os pastores aqui, nesse caso, eram uma referência a
governantes estrangeiros (6.3). Essa imagem é combinada com a da vinha (2.21; 5.10;
6.9) e o pastoreio era uma ameaça literal ao cultivo de vinhas que eram uma
porção que era o seu prazer - Is 5.7.
O que fizeram então? Tornaram em assolação
a terra – vs. 11. Sendo assim, ela, desolada, passa ela a clamar ao Senhor.
Toda a terra está assolada e ninguém parece se importar com isso.
A espada do Senhor trazendo o seu juízo não
deixa escapar nada na terra. Desde todos os altos desnudos até a outra
extremidade da terra, não há paz para ninguém – vs. 12. Esse versículo é, pois,
uma condenação às proclamações falsas de paz (6.14).
Até as suas semeaduras, corretas na forma e
no jeito, não se vingaram, ainda que feitas sob medida, por causa da ira do
Senhor e do fogo do ardor de sua vingança contra todos os que o rejeitam.
Conquanto os inimigos de Judá
seriam usados pelo Senhor para castigar o seu povo, eles próprios também seriam
julgados. Deus então diz que os arrancará da sua terra, o que nos lembra 1.10 “Olha, ponho-te
neste dia sobre as nações, e
sobre os reinos, para arrancares e derribares, para destruíres e arruinares; e também para edificares e plantares”.
No segundo caso, Judá seria "arrancada" do meio de seus inimigos na
salvação posterior ao julgamento. Essa ideia é desenvolvida nos caps. 30-33.
Jr 12:1 Justo és, ó Senhor,
ainda quando
eu pleiteio contigo;
contudo
pleitearei a minha causa diante de ti.
Por que
prospera o caminho dos ímpios?
Por que vivem
em paz todos os que procedem aleivosamente?
Jr 12:2
Plantaste-os, e eles se arraigaram;
medram,
dão também fruto;
chegado estás
à sua boca, porém longe do seu coração.
Jr 12:3 Mas
tu, ó Senhor, me conheces,
tu
me vês, e provas o meu coração para contigo;
tira-os
como a ovelhas para o matadouro,
e
separa-os para o dia da matança.
Jr 12:4 Até
quando lamentará a terra,
e
se secará a erva de todo o campo?
Por
causa da maldade dos que nela habitam,
perecem
os animais e as aves;
porquanto
disseram:
Ele
não verá o nosso fim.
Jr 12:5 Se te
fatigas correndo com homens que vão a pé,
então
como poderás competir com cavalos?
Se
foges numa terra de paz,
como
hás de fazer na soberba do Jordão?
Jr 12:6 Pois
até os teus irmãos, e a casa de teu pai,
eles
mesmos se houveram aleivosamente contigo;
eles
mesmos clamam após ti em altas vozes.
Não
te fies neles, ainda que te digam coisas boas.
Jr 12:7
Desamparei a minha casa, abandonei a minha herança;
entreguei
a amada da minha alma na mão de seus inimigos.
Jr 12:8
Tornou-se a minha herança para mim como leão
numa
floresta; levantou a sua voz contra mim,
por
isso eu a odeio.
Jr 12:9 Acaso
é para mim a minha herança como uma ave de rapina
de
varias cores? Andam as aves de rapina contra ela
em
redor?
Ide, pois,
ajuntai a todos os animais do campo,
trazei-os
para a devorarem.
Jr 12:10
Muitos pastores destruíram a minha vinha,
pisaram
o meu quinhão;
tornaram
em desolado deserto o meu quinhão aprazível.
Jr 12:11 Em
assolação o tornaram; ele, desolado, clama a mim.
Toda
a terra está assolada, mas ninguém toma isso a peito.
Jr 12:12
Sobre todos os altos escalvados do deserto
vieram
destruidores, porque a espada do Senhor
devora
desde uma até outra extremidade da terra;
não
há paz para nenhuma carne.
Jr 12:13
Semearam trigo, mas segaram espinhos;
cansaram-se,
mas de nada se aproveitaram;
haveis
de ser envergonhados das vossas colheitas,
por
causa do ardor da ira do Senhor.
Jr 12:14
Assim diz o Senhor acerca de todos os meus maus vizinhos,
que
tocam a minha herança que fiz herdar
ao
meu povo Israel:
Eis que os
arrancarei da sua terra,
e
a casa de Judá arrancarei do meio deles.
Jr 12:15 E
depois de os haver eu arrancado,
tornarei,
e me compadecerei deles,
e
os farei voltar cada um à sua herança,
e
cada um à sua terra.
Jr 12:16 E
será que, se diligentemente aprenderem
os
caminhos do meu povo, jurando pelo meu nome:
Vive
o Senhor; como ensinaram o meu povo
a
jurar por Baal;
então
edificar-se-ão no meio do meu povo.
Jr 12:17 Mas,
se não quiserem ouvir,
totalmente
arrancarei a tal nação, e a farei perecer,
diz
o Senhor.
Seguindo o raciocínio, o verso 16 dá continuidade
à ideia do vs. 15 - Is 19.25 também nos dá um uso igualmente surpreendente de
"meu povo" com referência ao Egito.
Por fim, uma exortação perigosíssima para
aqueles que a negligenciarem. É como a palavra dita que para os ímpios não
haverá paz ou descanso – Is 57:21; Hb 4:9. A nação que não quiser ouvir, será
arrancada e perecerá, diz o Senhor.
p.s.: link da imagem original: http://missoescristaosemdefesadoevangelho.blogspot.com.br/2011/03/serie-livros-para-ler-download-livro.html
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No entanto, lembre-se de juntar Cl 3:17 com 1 Co 10:31 :
devemos tudo fazer para a glória de Deus e em nome de Jesus! Deus o abençoe.