Estamos aqui na Parte
III: - Saul e Davi: a ascensão de Davi e a queda de Saul – 16:1 a II Sm 1:27 -
foi dividida em três grandes seções: A. O sucesso e as dificuldades de Davi a
serviço de Saul – 16:1 – 18:30 – já vista. B. A ajuda que Davi recebe quando
foge de Saul – 19:1 – 22:5 – estamos vendo agora, sendo hoje o capítulo 21. C.
A inocência de Davi e a culpa de Saul – 22:6 a II Sm 1-27.
B. A ajuda que Davi recebe quando foge
de Saul – 19:1 – 22:5 - continuação.
Começou uma nova fase na vida de Davi pela qual ele
se sairá muito bem, exceto neste capítulo e ainda no próximo, devido a alguns
deslizes que lhe custarão muito caro, mas em tudo o mais viverá e triunfará,
certamente sofrerá grandes perseguições e rejeição, mas o Senhor estará com ele
sempre.
Esta subparte “B”
foi dividida em sete seções, conforme proposta da BEG: 1. A fuga inicial de
Davi – 19:1-10 – já vista. 2. Davi é ajudado por Mical – 19:11 – 17 – já vista.
3. Davi é ajudado por Samuel – 19: 18 – 24 – já vista. 4. Davi é ajudado por
Jônatas – 20:1-42 – já vista. 5. Davi é ajudado por Aimeleque – 21:1-9 –
estaremos vendo agora. 6. Davi é ajudado por Aquis – 21:10-15 – também veremos
neste capítulo. 7. Davi é ajudado pelo rei de Moabe e por Gade – 22:1-5.
5. Davi é ajudado por Aimeleque –
21:1-9
Davi foi a Nobe
encontrar-se com o sacerdote Aimeleque, pois estava perdido, confuso e
assustado com tudo o que estava acontecendo com ele.
Percebe-se medo,
insegurança, cansaço, confusão tanto nele como em Aimeleque que não entendia
bem o que ele fazia ali em Nobe. Também ali estava um homem mal, violento,
sanguinário e espião de Saul que passava uma temporada ali para ver se se
regenerava.
Davi, cai
lamentavelmente no engano e cede à mentira. Mentiu descabidamente se fazendo
passar por enviado de Saul que de tão apressado que saiu nem deu tempo de pegar
armas, nem mantimentos. Sua desculpa, esfarrapada e descabida, lhe custará
muita amargura, dor e remorso. No entanto, a insanidade de Saul é muito maior
do que o engano de Davi.
Tudo fora
testemunhado pelo maligno Doegue, edomeu, o mais poderoso dos pastores de Saul.
Ele irá aproveitar essa oportunidade para ganhar pontos e quem sabe uma
promoção junto com o desvairado e possuído Saul, rei de Israel.
Davi também come dos
pães sagrados, da proposição, mas não é punido por isso, nem mesmo Jesus Cristo
o condenou por isso, embora fosse pães sagrados destinados a outras finalidades
santas próprias do rito do tabernáculo, do templo.
Lucas
6:1 E
aconteceu que, no sábado segundo-primeiro, passou pelas searas, e os seus
discípulos iam arrancando espigas e, esfregando-as com as mãos, as comiam.
Lucas
6:2 E
alguns dos fariseus lhes disseram: Por que fazeis o que não é lícito fazer
nos sábados?
Lucas
6:3 E
Jesus, respondendo-lhes, disse: Nunca lestes o que fez Davi quando teve fome,
ele e os que com ele estavam?
Lucas
6:4 Como
entrou na casa de Deus, e tomou os pães da proposição, e os comeu, e deu
também aos que estavam com ele, os quais não é lícito comer senão só aos
sacerdotes?
Lucas
6:5 E
dizia-lhes: O Filho do homem é Senhor até do sábado.
6. Davi é ajudado por Aquis – 21:10-15
Saindo Davi dali,
segue seu curso para outro lugar, uma vez que soube estar ali Doegue e sua
presença ali não era mais segura nem para ele, nem para os que o seguiam, nem
para os sacerdotes que lhe foram tão amáveis e prestativos. Doegue ainda será
citado por Davi em seu salmo 52.
Agora, em sua rota
de fuga decide ir mais longe e vai até Aquis, rei de Gate, junto com os
filisteus. Eu não sei se era o desespero, ou o medo, ou a cabeça cansada, mas
sua fuga era mesmo séria. Ele, de fato, estava com medo.
Estando em Gate,
logo descobrem que era Davi que ali estava e que sua fama era grande. Todos
conheciam até as canções que as mulheres de Israel cantavam a respeito de seus
grandes feitos uma vez que Saul matou os seus milhares e Davi os seus dez
milhares.
Aquela fama o
preocupou tanto que deu uma de artista e se contorceu todo a ponto de babar
gosma de sua boca e convencer por drama e arte de teatro o rei Aquis que disse
que o tirassem de sua presença por causa de sua loucura.
Davi fora muito
esperto e conhecia da cultura deles, por isso se disfarçou de forma bem
sucedida de lunático e eles não iriam fazer mal a um lunático devido as suas
crenças. Davi foi poupado de interrogatório e de todas as consequências que
poderia cair sobre ele.
Seu disfarce bem
sucedido lhe garantiu a sua vida e de seus seguidores que com ele estavam.
Foi em decorrência
disso e de seu sucesso que Davi compôs o belo Salmo 34 cujo título é PROVAI QUE
O SENHOR É BOM!
Para saciar a nossa
curiosidade lembramos que o Salmo 34 é mais um dos salmos acrósticos em que
cada versículo se inicia com uma letra do alfabeto hebraico que tem 22 letras.
Vejamos a oitava
letra, por exemplo. A letra, no hebraico, a 8ª, que inicia o versículo é o Heth
(ח), numericamente equivale ao 8 (cada letra no hebraico
corresponde a um número). O som corresponde ao som de “ch alemão”. Também cada
letra do alfabeto hebraico corresponde a um símbolo e o heth representa “tufo”
(tu.fo = s. m. 1. Porção de lã aberta. 2. Porção de plantas, flores, penas
etc., juntas. 3. Proeminência, montículo. 4. Saliência formada pelo tecido de
um vestuário. – Dicionário Digital Michaelis UOL).
Outros exemplos:
Aleph (boi) , Beit (casa) , Guimel (camelo) , Dalet (porta) , He (grito)
, Vav (Gancho) , Zayin
(arma) , Heth (tufo), Thet (cobra) , Yod (mão)
, Kaph (palma) , Lamed
(laço) , Meim (água) , Nun (peixe)
, Samech (apoio) , Ayin
(olho) , Pei (boca) , Tsadey (gafanhoto) , Koph (macaco) , Reish (cabeça) , Sin
, Shin (dente) , Tav ou tau
(cruz).
Como estávamos
falando, Davi, apesar dos pesares, resolve que deve mais do que bendizer e ter
o louvor continuamente entre os seus lábios (vs 1). Do vs 2 até o 10, do Sl 34,
ele está orando, louvando e se encorajando a confiar nele.
vs
Ação do salmista
Promessa Condicionada/Comentário
1
Bendirei o SENHOR em todo o
tempo,
o seu louvor estará sempre nos meus
lábios.
Não há nenhuma promessa condicionada,
prometida.
Davi foi certamente visitado pelo Senhor,
por isso exulta, conclama, exorta. Nos três primeiros versículos ele prepara
o ouvinte/leitor para citar os vs 4
a 7.
Percebe-se que ele está alegre, feliz,
contente e cheio do Espírito Santo.
Ele está aqui adorando ao Senhor:
bendizendo, gloriando-se, engrandecendo e exaltando o Senhor.
2
Gloriar-se-á no SENHOR a
minha alma;
os humildes o ouvirão e se alegrarão.
3
Engrandecei o
SENHOR comigo,
e todos, à uma, lhe exaltemos o
nome.
4
Busquei o SENHOR,
e ele me acolheu;
livrou-me de todos os meus temores.
Davi que se encontrava numa situação
complexa, buscou o Senhor e este tanto o acolheu como o livrou de todos os
seus temores. A partir de sua experiência e de seu resultado ele exorta a
buscarmos ao Senhor em todo o tempo. Ele usa os verbos: BUSCAR, CONTEMPLAR,
CLAMAR. TEMER.
Ele estabelece condições e afirma,
garante, os resultados: busque a Deus e você será acolhido e ele te livrará
de seus temores; contemple ao Senhor e você será iluminado; clame-o nas
aflições e o Senhor te ouvirá e ainda te livrará de todas as suas tribulações;
tema ao Senhor, sempre, e ele te livrará, pois o anjo do Senhor acampam-se ao
nosso redor.
Há no livro de Salmos somente 3
ocorrências do termo “Anjo do Senhor”. Aqui e no Salmos 35: 5 e 6.
5
Contemplai-o
e sereis iluminados,
e o vosso rosto jamais sofrerá vexame.
6
Clamou este aflito,
e o SENHOR o ouviu e o livrou de todas as
suas tribulações.
7
dos que o temem...
O anjo do SENHOR acampa-se ao redor... e
os livra
8
Oh! Provai e vede que o
SENHOR é bom;
bem-aventurado o homem que nele se refugia.
Aqui está a essência do Salmo 34. Para mim
é a chave, o ponto central e nevrálgico deste lindo salmo inspirado pelo
Espírito Santo. O seu verso 8 resume todos os versículos que o antecederam e
ainda os versos 9 e 10. por isso há dois fortes verbos no imperativo: PROVAI!
e VEDE! A certeza do salmista, de Davi, é esta: DEUS É BOM! Como
eu sei que Deus é bom?
9
Temei o SENHOR, vós os seus santos,
pois nada falta aos que o temem.
Este versículo é um reforço do que está no
vs 7 que fala de proteção e livramento e neste de provisões e bens que também
não faltarão.
10
Os leõezinhos sofrem
necessidade e passam fome, porém aos que buscam o SENHOR
bem nenhum lhes faltará.
Este versículo também é um reforço do
versículo 4 que fala da acolhida do Senhor e do livramento de todos os seus
temores.
Aqui, o reforço enfatiza que bem algum
faltará aos que o buscam (nem alimento, nem bem algum, nem acolhida do
Senhor, nem livramento de temores, nada faltará aos que o buscam.
Eu tinha falado que
para mim a essência do salmo 34 está no versículo 8 que resume todos os
versículos que o antecederam e ainda os versos 9 e 10. Dois verbos no
imperativo: PROVAI e VEDE! Realmente Deus é muito bom, bem acima do que sonha
nossa vã teologia.
Um pedreiro foi
chamado para consertar o telhado de nosso templo[1].
Homem experiente, de mais ou menos 1,65m, uns 70 kg, mas descuidou-se e ao
pisar nas telhas em determinado lugar, caiu sem a mínima chance de conseguir se
segurar em qualquer lugar. Simplesmente despencou! A altura do vão da igreja é
de uns 10m de altura. O resultado mais óbvio e esperado é que o mesmo tenha
morrido ou que tenha se arrebentado todinho. No entanto, Deus é bom! Ele apenas
quebrou seu pulso.
Em sua queda, caiu
exatamente sobre um banco da igreja e o banco suportou seu peso ao ponto de se
flexionar, quebrando e descartando ele no chão, com apenas seu pulso trincado,
não quebrado. Qualquer outro lugar que tivesse caído ou no próprio banco, sem
ser em seu assento, seu corpo teria se arrebentado.
Ele caiu na posição
certa, no ponto certo do banco, da forma certa. Um milagre! Estima-se que sua
velocidade ao atingir o banco era de 14m/s, ou seja, uns 50 km/h e o seu peso
equivalente a uns 980 kg, quase uma tonelada! Alguns diriam: que coincidência!
Mas os crentes no Deus que criou os céus e a terra diriam: que
cristoincidência! Realmente, Deus é muito bom.
Davi, no versículo
8, parece desafiar-nos. É como se o Espírito Santo estivesse nos querendo
dizer: - “olhem, vejam o quanto eu sou bom e ajudo cada um de vocês. Meu servo Davi
estava triste, assustado, sendo perseguido e desesperançado da vida, mas me
buscou, clamou por mim, inclinou-se a mim e eu o ajudei. Vocês também podem vir
a mim que eu os ajudarei. Provem isso e vejam!”
No versículo 7 e no
9 a ênfase é para o temor do Senhor o qual é prometido livramento com o socorre
de anjos e provisão para os que o possuem. Em minhas pregações anteriores eu
tinha ressaltado que o segredo para todas as coisas é o temor do Senhor. Você
quer mais intimidade com Deus? A intimidade de Deus pertence aos que o temem
(Sl 25:14). Você quer ter as promessas de Deus confirmadas em sua vida?
Incline-se ao temor do Senhor (Sl 119:38).
Antes de
mergulharmos na análise dos versículos de 11 ao 14, onde o Espírito Santo irá
nos ensinar o que é o temor do Senhor, não podemos deixar de ressaltar a parte
“b” do versículo 8, ao qual eu estou elegendo-o como o principal versículo
desse salmo. Diz-nos o verso 8: “Oh! Provai e vede que o SENHOR é bom;
bem-aventurado o homem que nele se refugia.”.
Bem-aventurado é
quem? Aquele que se refugia no Senhor. Algumas versões trazem a palavra
“confia” (Versão Almeida corrigida, revisada e fiel), no lugar de “se refugia”.
A seguir, o versículo 8 na Bíblia Interlinear com os respectivos números da
cadeia de Strong’s (siga os links da cadeia Strong’s para navegar e descobrir o
significado palavra por palavra sugeridos).
Sobre a palavra
“refúgio”, ou “tomar refúgio”, que apresenta versões como “confiam”[2]:
Refugiar-se ou
confiar nele têm ambos o mesmo sentido.
Primeiramente, o
Espírito Santo está a nos ensinar e até a desafiar-nos, como dantes já falamos,
a prová-lo e ver, isto é, experimentar, passar pela experiência, comprovar
depois disso que em todas as circunstâncias, sejam elas o que forem, que o
Senhor é bom e completando a frase em conclusão nos diz: bem-aventurados,
felizes, os que nele buscam refúgio ou nele confiam, isto é, não serão jamais
decepcionados.
A confiança no
Senhor requer uma entrega total e absoluta a Deus de que ele está no controle
de tudo e de todas as coisas, tanto as visíveis quanto as invisíveis. Quando
confiamos no homem, mesmo no amigo, poderemos nos decepcionarmos ou nos
frustrarmos, mas em Deus, certamente isso não ocorrerá.
O “provai” e o
“vede” são apelativos, próprios de quem está querendo desafiar, provocar,
instigar a pessoa a fazer aquilo que estamos propondo. A parte “b” do versículo
é o reforço da idéia sugerida na parte “a”, mostrando que serão bem felizes
quem acreditar.
E você, acredita que
Deus é bom e que são felizes os que nele se refugiam ou nele confiam? Quem
confia no Senhor e tem a sua vida nas mãos de Deus, descansam das preocupações,
conforme prega o Pr. Sabino, das “pré” ocupações, isto é, ocupar-se com algo
que ainda nem existe, por isso que é “pré”.
Aprenda a descansar
no Senhor, pois ele é o seu refúgio. O que é refúgio se não um esconderijo, um
abrigo seguro? O Senhor é o teu abrigo seguro nas tempestades! Aleluias!
Quero ainda
ressaltar algo sobre a bondade de Deus neste belo salmo 34 de Davi: PROVAI E
VEDE QUE O SENHOR É BOM. Provai e vede o quê? Ora, que o Senhor é bom!
Eu gosto de destacar
a bondade de Deus e amo falar disso. Eu já disse outras vezes e até já preguei
sobre isso. Que a bondade de Deus é algo tão espetacular que se pudéssemos
trazer à existência a bondade e personificá-la diante de nós de forma que
conseguíssemos ver a sua forma e apalpá-la, nós estaríamos diante do próprio
Deus.
A sua bondade é a
sua pessoa. Eu também sempre gosto de destacar em sua pessoa duas outras
características que abuso de falar e de pregar: a sua soberania e a sua
sabedoria. No entanto, a sua bondade, o seu amor, é algo que mais forte fala ao
meu coração. Deus é bom! Deus é muito bom!
Lendo Gerard Van
Groningen (altamente recomendado) vi ele narrando em suas páginas de CRIAÇÃO E
CONSUMAÇÃO, o episódio em que Moisés
está diante de Deus no Sinai e atrevidamente, ousadamente lhe dirige uma oração,
um pedido, um clamor que só mesmo uma pessoa do caráter de Moisés poderia ter
feito: “hare enima et-kebodeka” (Faça-me ver, por favor, a sua glória – Ex
33:18).
“Moisés foi
assegurado por Yahweh de que ele se revelaria fazendo passar kal-tûbî (toda a
minha bondade) diante dele. O termo "bondade" descreve o que Yahweh
é: ele é precisamente o que diz ser. "Bom" transmite a idéia de
alguém ser o que diz ser, fazer o que diz que fará no contexto de produzir a
satisfação perfeita do outro.
E Yahweh prosseguiu
assegurando a Moisés de que sua bondade seria exibida através da demonstração
da sua misericórdia e compaixão de acordo com a sua vontade soberana (Ex
33.19).”
Moisés, como falado,
pediu a Deus esse pedido ousado e atrevido. Deus não atendeu plenamente, pois
lhe disse que não poderia ver a sua face porque ninguém poderia vê-lo e viver.
Foi-lhe então concedido vê-lo pelas costas e assim lhe deu garantias de sua
presença (Moisés buscava isso!).
No entanto, Yahweh,
ali, naquele momento verbalizou uma série de virtudes (7+1) declarações
incluídas em sua auto proclamação que deram a Moisés garantia poderosa de Deus
Yahweh era, de fato, o Senhor pactual.
Deus então passou
toda a sua bondade diante dele “kal-tubi” (toda a minha bondade) o termo
bondade revela o que ele é “Bom”. Na análise de Gerard Van Groningen “O que se
segue à repetição do seu nome é a explicação de Yahweh do seu amor, que é a
característica abrangente do seu próprio ser (1 Jo 4.16).
O termo
"amor" (âheb, verbo; 'ahabâ, substantivo) não está no texto. Sua
qualidade essencial está expressa em várias declarações (Ex 34.6-7).”
1.“'el rahûm (Deus de compaixão NIV). O termo traduzido como
"compaixão" não aparece na forma qal do verbo. Como um verbo
denominativo, aparece no piel, e fala de um amor intenso. Yahweh ama
intensamente; ele ama como uma mãe ama o filho que foi formado no seu ventre
(rehem, raham). A idéia transmitida é a de suavidade, ternura e gentileza
motivadas por uma afeição profunda. A palavra em português
"compaixão", derivada do latin cum (com) passus (particípio passado
do verbo significando suportar sofrimento) não transmite totalmente o que o
termo hebraico diz; ele expressa o pensamento de que Yahweh, em sua ternura e
gentileza, sente e suporta com seus filhos suas dores, sofrimentos e mágoas.
2.wehannûn (um adjetivo derivado do termo hanan, mostrar favor
ou ser gracioso). A idéia é a de que Deus Yahweh ama o culpado que é indigno de
amor.
3.'erek 'appîm (literalmente, de fôlego longo). A idéia
transmitida é a de paciência. Yahweh respira longa e profundamente quando é
ofendido; quando provocado, ele não reage imediata, veemente, violentamente.
Ele tem e exercita auto controle sem ser "acomodado" ou preparado
para negligenciar ou desculpar.
4.werab-hesed (e grande bondade). O termo hebraico expressa um
conceito que é traduzido como benevolência, benignidade, fidelidade,
misericórdia. Um pensamento básico é o de que Yahweh, sem obrigação, revela seu
amor ao necessitado, ferido, sofredor.”
5.we'emet (e fidelidade). O modificador rab (grande) deve ser
entendido como qualificador de ambos, hesed e 'emet. Yahweh é absolutamente
confiável na manutenção e demonstração do seu amor pelo seu povo. O termo 'emet
também pode conotar o pensamento de verdade; Yahweh é completa e inteiramente
fiel a si mesmo, à sua palavra, e ao seu pacto com seu povo. Os primeiros cinco
conceitos enfatizaram o caráter de Yahweh; isto é seguido pelo que ele faz.
6.noser hesed la'alapîm (mantém bondade a milhares). O verbo,
um qal ativo particípio, enfatiza pela sua forma assim como pelo pensamento
básico que Yahweh nunca para de demonstrar sua bondade, seu amor pelo
necessitado, ferido e sofredor. Yahweh não disse "a todos"; ele
sempre revelará sua benignidade e misericórdia a muitas, muitas pessoas. Esta
bondade e misericórdia é particularmente demonstrada através da remoção da
fonte da necessidade, da dor e do sofrimento.
7.nose' awôn wapesa'wehatta'â (remover a culpa, transgressão e
o pecado). Yahweh suspende e leva para longe, isto é, ele perdoa o povo. awôn
pode ser traduzido como maldade, corrupção ou culpa. O termo aponta para a
condição ou natureza da pessoa que se afastou de Yahweh e se rebelou contra ele
exibindo, assim, a condição enganosa, rebelde e corrupta do pecador. pesa'
aponta para "ultrapassar os limites" para a vida pactual. Ele fala da
rebelião contra o modo de vida que Yahweh expôs para o povo pactual. hatta nos
informa que Yahweh estabeleceu uma meta mas o pecador erra o alvo
intencionalmente.
8.wenaqqeh lo'yenaqqeh (e absolver, ele não absolverá; o piel
infinitivo absoluto com o piel imperfeito e a negativa adicionada apresentam
uma negativa muito forte). Yahweh absolutamente não absolverá, inocentará ou
deixará impune o 'awôn (culpado) devido à transgressão e pecado. A retidão e
justiça de Yahweh serão demonstradas.
As oito declarações
incluídas na auto proclamação de Yahweh indicam que seu amor, graça e
misericórdia por seu povo, declarados nas sete primeiras, são o desejo mais
profundo de Yahweh.
Sua retidão e
justiça, no entanto, declaradas por último, mas enfaticamente e em declarações
em justaposição, nunca serão anuladas pelo seu amor.
Mas, ao declarar as
positivas primeiramente, Yahweh lembrou Moisés e o povo que, assim como havia
feito, iria continuar a deter a realização da sua retidão e julgamentos justos
àqueles que se submetessem, fossem humilhados e renovados pelo amor de Yahweh
exercido em seu favor. A auto proclamação de Yahweh descreve, em foco
brilhante, o caráter do Deus elaborador e mantenedor do pacto.
Vejamos agora o que
nos diz os versos de 11 a 14 onde o Espírito Santo irá nos ensinar o que é o
temor do Senhor:
“11 Vinde, filhos, e escutai-me; eu vos
ensinarei o temor do SENHOR.
12 Quem é o homem que ama a vida e quer
longevidade para ver o bem?
13 Refreia a língua do mal e os lábios
de falarem dolosamente.
14 Aparta-te do mal e pratica o que é
bom; procura a paz e empenha-te por alcançá-la.”
Antes mesmo de
começar o ensino, faz-nos um apelo irresistível e que certamente somente terá
uma resposta, ou melhor três:
- eu amo
a vida!
- eu quero
longevidade!
- eu
quero ver o bem!
Deus é o Deus de
compromisso com a vida e não com a morte! Você já reparou que ele colocou em
teu coração a eternidade e que jamais você imagina nem lhe passa pela cabeça
que você vai morrer?
É como eu digo (às
vezes, tenho de tomar cuidado para não
ser mal interpretado): “eu não morro, quem morre é você!” Calma, muita calma
nesta hora, que eu explico: “eu não moro” no sentido de que não serei jamais
testemunha de minha morte com meu corpo físico. Isto é impossível!
Logo, somente
poderei testemunhar a morte dos outros, mas jamais a minha própria morte.
Então, eu vejo que as pessoas morrem e concluo daí que eu também passarei por
isso, mas eu mesmo não terei essa experiência, entenderam?
Tem um ditado que
diz: “jamais morrerei porque jamais saberei que morri, mas se um dia eu vier a
sabê-lo, então não estou morto, mas vivo” (autor: DDAB). Isso significa que da
testemunha é exigida consciência, mas esta consciência somente está presente
nos vivos e não nos que morrem.
Quando Deus colocou
no coração do homem a eternidade, ele deu a este homem a sensação de que jamais
ele morrerá. Podem reparar: ninguém imagina que morre ou que morrerá, por isso
estamos sempre fazendo planos para a vida.
Deus é Deus de vida
e de amor, nos diz com muita propriedade Gerard Van Groningen quando faz suas
narrativas espetaculares em Criação e Consumação (altamente recomendado: leia e
você irá se deliciar com uma leitura profunda e de um homem que teme ao
Senhor).
Não está presente
nos planos de Deus a morte, mas a vida, por isso ela é eterna e tudo quanto
Deus faz, faz para durar eternamente, sustentado apenas pela sua palavra e pelo
seu poder, pois para ele são todas as coisas.
Vocês se lembram
quando Jesus conversava com os saduceus: “E que os mortos hão de ressuscitar,
Moisés o indicou no trecho referente à sarça, quando chama ao Senhor o Deus de
Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó. Ora, Deus não é Deus de mortos, e
sim de vivos; porque para ele todos vivem.” (Lc 20:37,38).
Isto mesmo, Deus não
é Deus de mortos, mas de vivos, pois para Deus todos vivem! Aleluias! Eu jamais
morrerei! Sempre estarei vivo para a glória de Deus!
Pois bem, todos nós
amamos a vida, queremos longevidade e queremos ver o bem. E você? Ama a vida?
Quer longevidade? Quer ver o bem? Então segue o ensino sobre o temor do Senhor:
1. Refreia a língua do mal e os lábios de
falarem dolosamente.
2. Aparta-te do mal e pratica o que é bom;
3. Procura a paz e empenha-te por
alcançá-la.
Refrear a língua
significa dizer que ela precisa ser freada! Isso é importante! Diz o ditado que
“os passarinhos voam nos céus e não podemos impedi-los, mas podemos impedir de
que eles façam ninhos em nossas cabeças”. Antes que a palavra venha a nossa
boca, ela transitou pelos nossos céus e nós podemos enxotá-las.
Apartar-se do mal e
praticar o que é bom significa que não basta afastar-se do mal, mas também
exercitar-se na prática do que é bom. Tem gente que pratica o que é bom, mas
não se afasta do mal e tem gente que se afasta do mal, mas não pratica o que é
bom e acaba se machucando. Se você está em situações complexas e que sabe que
elas poderão gerar o mal, o melhor caminho, às vezes, é a fuga.
Por exemplo, tem
gente que adora flertar o outro naqueles instantes quase infinitesimais quando
nossos carros se cruzam e os olhares se encontram. Se você é casado ou casada:
foge deste vício, pois poderá ser que em um dado momento desses uma flecha
transpasse o teu coração e você ficará fisgado, como um peixe num anzol.
Resultado: queda!
Mas eu sou forte... mentira! Fuja do mal! Não de a outros a tua honra!
“7
Agora, pois, filhos, dai-me ouvidos, e não vos desvieis das palavras da
minha boca. 8 Longe dela seja o teu
caminho, e não te chegues à porta da sua casa; 9 Para que não dês a outrem a tua honra, e não
entregues a cruéis os teus anos de vida; 10
Para que não farte a estranhos o teu esforço, e todo o fruto do teu
trabalho vá parar em casa alheia; 11 E
no fim venhas a gemer, no consumir-se da tua carne e do teu corpo. 12 E então digas: Como odiei a correção! e o meu
coração desprezou a repreensão! 13 E não
escutei a voz dos que me ensinavam, nem aos meus mestres inclinei o meu ouvido!”
(Provérbios 5: 7-13)
Procurar a paz e
empenhar-se por alcançá-la requer comprometimento e disposição mental pacífica,
mansa. Nas nossas decisões e negócios não devemos provocar o nosso irmão ou
trazer-lhe aborrecimentos simplesmente por não concordarmos com ele.
A Bíblia é clara no
ensino de que devemos procurar e nos esforçarmos pela paz. Às vezes, isso é tão
difícil e custa o sacrifício de vidas, mas nosso Deus nos perdoou e nos amou
para que com nossos irmãos tenhamos comunhão. A paz requer unidade de
propósitos, principalmente se somos da mesma igreja.
Em seguida, já
finalizando o salmo, dos versos de 15 a 22, o salmista nos faz lembrar do
cuidado que o Senhor tem conosco em todos os detalhes. Fala de seus olhos, de
seu rosto, de seus ouvidos, de sua proximidade, de seu livramento, cuidado e
resgate. É todo o ser de Deus envolvido conosco nos dando garantias de cuidado,
dedicação e atenção.
Será que restam
dúvidas em teu coração da bondade do Senhor? Provai! Este é o desafio que ele
nos faz: vamos prová-lo e não somente aprová-lo, mas comprovar, ver (PROVAR e
VER) que o Senhor é bom. Há uma profecia aqui neste salmos que se aplicou a
Cristo e se encontra no vs 20. “Dela nada
deixarão até à manhã, e dela não quebrarão osso algum; segundo todo o estatuto
da páscoa a celebrarão.” e “Porque
isto aconteceu para que se cumprisse a Escritura, que diz: Nenhum dos seus
ossos será quebrado.” (Nm 9:12 e Jo 19:36).
“15 Os
olhos do SENHOR repousam sobre os justos, e os seus ouvidos estão abertos ao
seu clamor.
16 O rosto do SENHOR está contra os que
praticam o mal, para lhes extirpar da terra a memória.
17 Clamam os justos, e o SENHOR os
escuta e os livra de todas as suas tribulações.
18 Perto está o SENHOR dos que têm o
coração quebrantado e salva os de espírito oprimido.
19 Muitas são as aflições do justo, mas
o SENHOR de todas o livra.
20 Preserva-lhe todos os ossos, nem um
deles sequer será quebrado.
21 O infortúnio matará o ímpio, e os
que odeiam o justo serão condenados.
22 O SENHOR resgata
a alma dos seus servos, e dos que nele confiam nenhum será condenado.”
Saindo agora do
Salmo 34 e continuando nossa história, Davi não quis abusar de sua sorte e
aproveitou e se mandou para a caverna de Adulão.
I
Sm 21:1 Então veio Davi a Nobe, ao sacerdote Aimeleque;
e Aimeleque, tremendo, saiu ao
encontro de Davi, e disse-lhe:
Por que vens só, e
ninguém contigo?
I
Sm 21:2 E disse Davi ao sacerdote Aimeleque:
O rei me encomendou um negócio, e me
disse:
Ninguém saiba deste
negócio, pelo qual eu te enviei,
e o qual te
ordenei; quanto aos moços, apontei-lhes tal
e
tal lugar.
I Sm 21:3 Agora, pois, que tens à mão?
Dá-me cinco pães na minha
mão, ou o que se achar.
I
Sm 21:4 E, respondendo o sacerdote a Davi, disse:
Não tenho pão comum à mão; há,
porém, pão sagrado,
se ao menos os moços se
abstiveram das mulheres.
I
Sm 21:5 E respondeu Davi ao sacerdote, e lhe disse:
As mulheres, na verdade, se nos
vedaram desde ontem e anteontem;
quando eu saí, os vasos
dos moços eram santos;
e de algum
modo é pão comum,
sendo
que hoje santifica-se outro no vaso.
I Sm 21:6 Então o sacerdote lhe deu
o pão sagrado,
porquanto não havia ali
outro pão senão os pães da proposição,
que se
tiraram de diante do SENHOR,
para se pôr ali pão
quente no dia em que aquele se tirasse.
I Sm 21:7 Estava, porém, ali naquele
dia um dos criados de Saul,
detido perante o SENHOR,
e era seu nome Doegue,
edomeu, o
mais poderoso dos pastores de Saul.
I
Sm 21:8 E disse Davi a Aimeleque:
Não tens aqui à mão lança ou espada
alguma?
Porque não trouxe à mão
nem a minha espada nem as minhas
armas, porque
o negócio do rei era apressado.
I
Sm 21:9 E disse o sacerdote:
A espada de Golias, o filisteu, a
quem tu feriste no vale do carvalho,
eis que está aqui
envolta num pano detrás do éfode.
Se tu a queres tomar,
toma-a, porque nenhuma outra há aqui,
senão aquela.
E
disse Davi:
Não há outra semelhante; dá-ma.
I
Sm 21:10 E Davi levantou-se, e fugiu aquele dia de diante de Saul,
e foi a Aquis, rei de Gate.
I
Sm 21:11 Porém os criados de Aquis lhe disseram:
Não é este Davi, o rei da terra?
Não se cantava deste nas danças,
dizendo:
Saul feriu os seus
milhares, porém Davi os seus dez milhares? I Sm 21:12 E Davi considerou estas
palavras no seu ânimo,
e temeu muito diante de Aquis, rei
de Gate.
I Sm 21:13 Por isso se
contrafez diante dos olhos deles,
e fez-se como
doido entre as suas mãos,
e
esgravatava nas portas de entrada,
e
deixava correr a saliva pela barba. I Sm 21:14 Então disse Aquis aos seus
criados:
Eis que bem vedes que este homem
está louco;
por que mo trouxestes a
mim?
I Sm 21:15 Faltam-me a mim doidos,
para que trouxésseis a
este para que fizesse doidices
diante de
mim?
Há de entrar este na
minha casa?
Sua estratégia deu
certo e ele pode continuar sua fuga. Até aqui vemos um Davi que não coincide com
o Davi vitorioso e guerreiro, mas como alguém acuado e desesperado da vida, sem
saber ao certo o que fazer e como se livrar dos problemas que estava
enfrentando.
Ele fez muitos
salmos edificantes para todos nós neste período e durante todo o tempo de sua
vida. Percebe-se nele um homem de Deus, mas homem. Apesar dele, ele confiava no
Senhor e, em seu agir, cometia coisas de que muito se arrependia.
Diz a palavra que
Davi era homem segundo o coração de Deus e isso veremos durante todo o livro de
Samuel.
[1]Primeira Igreja
Presbiteriana de Taguatinga – provavelmente em 2012.
Paz do senhor? gostaria de saber O Rei Davi Pecou Quando comeu os paes sagrados?
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1 comentários:
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No entanto, lembre-se de juntar Cl 3:17 com 1 Co 10:31 :
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