Como dissemos, o propósito de Apocalipse, conforme a BEG, é estimular a
fidelidade a Cristo em meio ao sofrimento pela afirmação de que Deus governa a
História e certamente a levará a uma gloriosa consumação de julgamento e bênção
em Cristo. Estamos vendo o capítulo 3/22.
Breve
síntese do capítulo 3.
Neste capítulo, João fala às igrejas de Sardes, Filadélfia e Laodicéia e
continua mantendo a mesma estrutura
padrão das escritas à Éfeso, Esmirna, Pérgamo e Tiatira, ou seja, com uma
introdução simples e pequena exaltando uma qualidade de Jesus Cristo.
Continua ele ainda falando de cada uma que ele “conhece” algo como as
suas obras, a sua tribulação, o lugar onde habita e outras coisas relativas à
cada igreja, depois a palavra de exortação, ou consolo ou edificação ou de
advertência; e, finalmente, uma promessa sempre endereçada ao vencedor.
Chamou a atenção de forma especial a carta à Filadélfia uma vez que ela
não recebe correções, antes palavras de consolo e de incentivo. O ponto forte
dela é que apesar de ter pouca força, foi capaz de preservar na palavra do Senhor e não negar o
nome de Jesus. Finalmente, o Senhor lhes adverte para conservarem o que têm
para que ninguém tome a coroa deles.
Vejamos o presente capítulo com mais
detalhes, conforme ajuda da BEG:
B. Exortação às sete igrejas (2.1-3.22) - continuação.
Como dissemos, dos vs. 2.1 ao 3.22, veremos
as exortações às sete igrejas. Cristo demonstra cuidado pelas igrejas ao
endereçar uma carta a cada uma de acordo com suas necessidades, incluindo
recomendações e censuras assim como exortações e promessas.
Ao anjo da igreja em Sardes – a igreja morna.
A CIDADE – Sardes era a antiga capital de
Lídia, o império do célebre e rico Creso. A cidade, situada no sopé da montanha
Tmolo, à beira do Pctolo, era famosa pelas suas riquezas e luxo. Conforme a
tradição, Sardes foi a primeira cidade dessa região a receber o Evangelho sob a
pregação do apóstolo João. Também foi a primeira a desviar-se da fé e uma das
primeiras a virar ruínas.
Qualidades:
Tens
pessoas que não contaminaram seus vestidos; comigo andarão de branco.
Defeitos:
Tens
nome de que vives, mas estás morto.
Não
achei as tuas obras perfeitas diante de Deus.
Pode-se
também entender como: “Não achei as obras completas”. Há grande inclinação para
se começar várias obras, sem completar a que já começamos.
Consequências:
Se
não vigiares, virei contra ti como um ladrão.
Conselhos:
Sê
vigilante e consolida o resto que estava para morrer, porque não tenho achado
íntegras as tuas obras na presença do meu Deus. – (Ap. 3:2).
A
fortaleza aparentemente inexpugnável de Sardes havia sido tomada em tempo de
guerra por duas vezes de surpresa, provavelmente à noite. Cristo advertiu que
uma experiência semelhante de destruição viria sobre a igreja a menos que o seu
povo despertasse.
Aqui
também existe uma ordenança para consolidar os fracos na fé. – “que estão para
morrer”. Quem sabe as obras incompletas fossem o descaso com os mais fracos,
que estavam morrendo na fé.
Arrepende-te.
Promessas
ao vencedor:
(1)Ao
que vencer será vestido de vestes brancas.
As
vestes brancas simbolizam a justiça.
(2)De
maneira nenhuma riscarei o seu nome do Livro da Vida.
O
nome dos mortos não podem fazer parte do Livro da Vida, por isso este alerta
para a “igreja morta”.
A
Bíblia usa essa expressão “Livro da Vida” de pelo menos dois modos diferentes.
Na
maioria dos usos que aparecem no Novo Testamento (Ap 13.8; 17.8; 20.12-15;
21.27), ele se refere àqueles que realmente obtêm salvação, o que perseveram e
são encontrados fiéis no dia do julgamento (13.8).
Os
nomes desses fiéis estavam escritos no Livro da Vida desde a criação do mundo
(17.8), indicando que essas pessoas haviam sido infalivelmente predestinadas à
salvação.
Fp
4.3 parece usar o termo desse modo também no Antigo Testamento, entretanto, o
Livro da Vida não é, comumente, uma lista dos predestinados para a salvação.
Por
exemplo, em SI 69.28 nomes podem ser riscados desse livro (cf. Êx 32.32-33; Dt
29.20). Os estudiosos se dividem quanto ao sentido desses exemplos
contraditórios.
Alguns
argumentam que o livro simplesmente lista aqueles que estão vivos, de modo que
ter o nome riscado significa morrer.
Outros
sugerem que o livro é uma lista dos que pertencem à comunidade da aliança, de
modo que aqueles que permanecem no livro recebem as bênçãos da aliança enquanto
os que são riscados incorrem nas maldições da aliança (aqui a BEG recomenda ler
seu excelente artigo teológico "A igreja visível e a invisível", em 1
Pe 4).
O
versículo em discussão é, de certo modo, ambíguo, pois todas as outras
ocorrências da expressão "Livro da Vida" em Apocalipse se referem à
lista dos predestinados para a salvação (embora em 29.12-15 ela também se
refira aos que pertencem à comunidade da aliança, sendo os dois grupos um só,
nessa ocasião), enquanto aqui temos a ideia implícita de que aqueles que não
vencerem terão o seu nome apagado do livro.
(3)Confessarei
o seu nome diante do Meu Pai.
Referência
ao texto de Mateus 10:32 – (Portanto, todo aquele que me confessar diante dos
homens, também eu o confessarei diante de meu Pai, que está nos céus;)
(4)Dentro
da igreja morta, o Senhor levanta um grupo de vencedores.
Estas
promessas são para eles. – “Ao que vencer”.
Ao anjo da igreja de Filadélfia – a igreja fiel.
A CIDADE – Filadélfia
era uma cidade da Lídia, 40 quilômetros distante de Sardes, edificada por Atalo
Filadelfo, rei de Pérgamo. A igreja de Esmirna e de Filadélfia eram. Das sete,
são as únicas que o Senhor não tinha nenhuma repreensão.
Qualidades
Guardaste
a minha Palavra.
Não
negaste o Meu Nome.
Promessas
Pus
diante de ti uma porta aberta.
Os
da sinagoga de satanás virão e adorarão prostrados aos teus pés.
Eu
te guardarei da hora da tentação.
Recompensas
ao vencedor
12-13
– Ao vencedor, fá-lo-ei coluna no santuário do meu Deus, e daí jamais sairá;
Gravarei
também sobre ele o nome do meu Deus, o nome da cidade do meu Deus, a nova
Jerusalém que desce do céu, vinda da parte do meu Deus, e o meu novo nome.
Ao
vencedor, fá-lo-ei coluna no santuário do meu Deus:
Filadélfia
havia sofrido com terremotos, o que tornava a promessa de segurança e
estabilidade particularmente relevante.
As
colunas de Filadélfia racharam e caíram em um terremoto algumas décadas antes,
mas as colunas no verdadeiro templo de Deus jamais seriam destruídas.
As
colunas não são de pedra; são colunas vivas e firmes. Jesus não fala somente de
líderes nas igrejas (veja Gálatas 2:9), mas de todos os fiéis que vencem com
ele.
Os
discípulos do Senhor são, ao mesmo tempo, pedras vivas e sacerdotes (1 Pedro
2:5-9).
Daí
jamais sairá:
Os
vencedores permanecerão no templo para sempre.
Gozarão
comunhão eterna com Deus.
Gravarei…sobre
ele: Várias descrições mostram a posição privilegiada do vencedor.
üNomes
gravados sugerem posse.
üO
vencedor pertence a Deus.
üEle
faz parte do “povo de propriedade exclusiva de Deus” (1 Pedro 2:9).
üEle
também pertence à cidade de Deus, a nova Jerusalém.
üA
nova Jerusalém é a noiva de Cristo (21:2).
üO
vencedor faz parte da noiva, da igreja que pertence somente a Jesus.
üEle
recebe, também, o nome de Cristo.
üJesus
confessará abertamente os nomes dos seus servos (Mateus 10:32).
A Igreja de Filadélfia é a Igreja
Fiel.
Ao anjo da igreja de Laodicéia – a igreja morna.
A CIDADE – Laodicéia era
uma cidade sobre o rio Lico, famosa pelos amplos muros, e como Roma, edificada
sobre sete montes.
Parece que o apóstolo
Paulo se esforçou para introduzir o Evangelho em Laodicéia, de onde escreveu
uma epístola, acerca da qual se refere em Col. 4:16.
A cidade foi destruída
por um terremoto em 62 d.C. e reconstruída por seu próprio povo, o qual se
orgulhava de o fazer sem pedir auxílio ao governo.
Era uma das mais ricas
cidades da Ásia, pois dos rebanhos de ovelhas daquela região produziam a
excelente lã negra de altíssimo preço. Por isso os moradores de Laodicéia se
achavam ricos e bem vestidos.
Ali também era produzido
um colírio valioso e único, procurado por todas as outras cidades da região e
até outros países. Em sua carta, o Senhor Jesus ignora estes valores materiais
e diz como vê aquele povo: “pobre, cego e nu”.
Ao contrário da Igreja
em Filadélfia que não houve nenhuma repreensão, a igreja em Laodicéia não
recebeu nenhum elogio do Senhor. Esta igreja é chamada de apóstata, pois tem
negado o seu Senhor através de suas atitudes mundanas.
Defeitos
(E, por se multiplicar a iniquidade, o amor se esfriará de quase todos. – Mt.
24:12):
Nem
és frio nem quente.
O
suprimento de água em Laodicéia provinha de tubos conectados a uma fonte
distante. Portanto, a água era morna e quase intragável.
Em
contraste, a cidade vizinha de Hierápolis tinha fontes medicinais quentes, e
Colossos, outra cidade vizinha, era suprida por um veio de água fresca da
montanha.
Cristo
exortou a igreja a ser refrescante (fria) ou medicinalmente curadora (quente)
em vez de ser tépida como a água que abastecia Laodicéia.
Consequências
Vomitar-te-ei
da minha boca (a água morna é usada para provocar vômito)
Eu
repreendo e castigo todos quantos amo.
Conselhos
Compres
de mim ouro provado no fogo para que te enriqueças, vestidos brancos para que
te vistas, e que unjas os teus olhos com colírio para que vejas.
Eis
que estou a porta e bato, se alguém ouvir e abrir, entrarei.
Estar
à porta e bater é, provavelmente, uma alusão à iminência do retorno de Cristo
(cf. o v. 11; 22.7,12,20; Mt 24.33; Mc 13.29; Tg 5.8-9).
Os
que abrem a porta são os que têm fielmente esperado pela vinda de seu Senhor
(cf. Lc 12.35-38).
Abrir
a porta é o ato final de obediência prestado por servos fiéis que aguardam pelo
retorno de seu mestre, metaforicamente descrevendo a constância na fé e o
triunfo no final (v. 21; cf. 2.26; a BEG aqui recomenda seu excelente artigo
teológico "A perseverança e a preservação dos santos", em Fp 1).
Recompensas
3:21-22
– Ao vencedor, dar-lhe-ei sentar-se comigo no meu trono, assim como também eu
venci e me sentei com meu Pai no seu trono. 22 Quem tem ouvidos, ouça o que o
Espírito diz às igrejas.
Ao
vencedor, dar-lhe-ei sentar-se comigo no meu trono:
Os
vencedores terão o privilégio de reinar com Cristo (veja 2:26-27; 20:4). Tal
honra não seria para os orgulhosos e autossuficientes, mas para os humildes e
obedientes.
Jesus
foi obediente ao Pai aqui na terra para ser exaltado ao lado dele no céu
(Filipenses 2:8-9).
Somente
os obedientes serão exaltados com Cristo.
Apesar
de vivermos nos dias da igreja morna, existe também a igreja fiel e
irrepreensiva.
É
esta Igreja que o Senhor Jesus vem buscar. O Espírito e a noiva dizem: Vem!
Aquele que ouve, diga: Vem! Aquele que tem sede venha, e quem quiser receba de
graça a água da vida. – (Ap. 22:17)
Para
todas as igrejas de todas as épocas e cidades, a mensagem final do Senhor Jesus
é: “Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às Igrejas.”
Ap 3:1 Ao anjo da igreja em Sardes escreve:
Estas coisas diz
aquele
que tem os sete Espíritos de Deus
e as
sete estrelas:
Conheço
as tuas obras,
que
tens nome de que vives e estás morto.
Ap 3:2 Sê vigilante e consolida o resto que estava
para morrer, porque
não tenho achado íntegras as tuas obras
na presença do meu Deus.
Ap
3:3 Lembra-te, pois,
do
que tens recebido
e
ouvido,
guarda-o
e
arrepende-te.
Porquanto,
se não vigiares,
virei
como ladrão,
e
não conhecerás de modo algum
em que hora virei contra
ti.
Ap 3:4 Tens,
contudo, em Sardes,
umas
poucas pessoas que não contaminaram
as suas vestiduras
e
andarão de branco junto comigo, pois são dignas.
Ap 3:5 O vencedor será assim vestido de vestiduras brancas,
e de modo nenhum apagarei o seu nome do Livro da Vida;
pelo contrário,
confessarei o seu nome
diante
de meu Pai
e
diante dos seus anjos.
Ap 3:6 Quem tem ouvidos,
ouça o que o
Espírito diz às igrejas.
Ap 3:7 Ao anjo da igreja em Filadélfia escreve:
Estas coisas diz
o
santo,
o
verdadeiro,
aquele
que tem a chave de Davi,
que
abre, e ninguém fechará,
e
que fecha, e ninguém abrirá:
Ap
3:8 Conheço as tuas obras
-
eis que tenho posto diante de ti uma porta aberta,
a
qual ninguém pode fechar
-
que tens pouca força, entretanto,
guardaste
a minha palavra
e
não negaste o meu nome.
Ap
3:9 Eis farei que alguns dos que são
da sinagoga de Satanás,
desses
que a si mesmos se declaram judeus
e
não são, mas mentem,
eis
que os farei vir
e
prostrar-se aos teus pés
e
conhecer que eu te amei.
Ap
3:10 Porque guardaste a palavra
da
minha perseverança,
também
eu te guardarei da hora da provação
que
há de vir sobre o mundo inteiro,
para
experimentar os que habitam
sobre a terra.
Ap
3:11 Venho sem demora.
Conserva
o que tens,
para
que ninguém tome a tua coroa.
Ap 3:12 Ao vencedor,
fá-lo-ei coluna no
santuário do meu Deus,
e daí
jamais sairá;
gravarei também
sobre ele
o
nome do meu Deus,
o
nome da cidade do meu Deus,
a
nova Jerusalém que desce do céu,
vinda
da parte do meu Deus,
e o
meu novo nome.
Ap 3:13 Quem tem ouvidos,
ouça o que o
Espírito diz às igrejas.
Ap 3:14 Ao anjo da igreja em Laodicéia escreve:
Estas coisas diz
o
Amém,
a
testemunha fiel e verdadeira,
o
princípio da criação de Deus:
Ap
3:15 Conheço as tuas obras,
que
nem és frio nem quente.
Quem
dera fosses frio ou quente!
Ap
3:16 Assim, porque és morno
e
nem és quente nem frio,
estou
a ponto de vomitar-te da minha boca;
Ap
3:17 pois dizes:
Estou
rico e abastado
e
não preciso de coisa alguma,
e
nem sabes que tu és infeliz,
sim,
miserável, pobre, cego e nu.
Ap
3:18 Aconselho-te que de mim compres
ouro
refinado pelo fogo
para
te enriqueceres,
vestiduras
brancas
para
te vestires,
a
fim de que não seja manifesta
a
vergonha da tua nudez,
e
colírio
para ungires os
olhos,
a fim de que vejas.
Ap
3:19 Eu repreendo e disciplino a quantos amo.
Sê,
pois, zeloso e arrepende-te.
Ap
3:20 Eis que estou à porta e bato;
se
alguém ouvir a minha voz e abrir a porta,
entrarei
em sua casa
e
cearei com ele,
e
ele, comigo.
Ap 3:21 Ao vencedor,
dar-lhe-ei sentar-se
comigo no meu trono,
assim
como também eu venci
e me
sentei com meu Pai no seu trono.
Ap 3:22 Quem tem ouvidos,
ouça o que o
Espírito diz às igrejas.
Quem é o vencedor que receberá do Senhor tantas bênçãos? As promessas de
apocalipse são todas destinadas, pelo menos nas sete cartas, ao vencedor. O
vencedor não é outro se não aquele por quem Cristo morreu e ressuscitou!
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Fique à vontade para tecer seus comentários. No entanto, lembre-se de juntar Cl 3:17 com 1 Co 10:31 : devemos tudo fazer para a glória de Deus e em nome de Jesus! Deus o abençoe.
Em cada capítulo da Bíblia, você encontrará uma narrativa escrita podendo conter gráficos, tabelas, imagens e textos e um link de vídeo dessa postagem no YouTube. Confira!
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Em cada capítulo da Bíblia, você encontrará uma narrativa escrita - com gráficos, tabelas, imagens e textos - e um link de vídeo dessa postagem no YouTube. Confira!
Paulo Freire – Uma avaliação relâmpago
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É sempre surpreendente, para mim, ver que a maioria das referências feitas
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de se ori...
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No entanto, lembre-se de juntar Cl 3:17 com 1 Co 10:31 :
devemos tudo fazer para a glória de Deus e em nome de Jesus! Deus o abençoe.