Para você não se perder na leitura capítulo
por capítulo, nós nos encontramos aqui:
Parte IV – ISAÍAS E O JULGAMENTO
BABILÔNICO – 40:1 – 66:24.
C. Os dois instrumentos de Deus
para a restauração (44:24 – 55:13).
2. O plano de Deus para o seu servo – 49:1 a 55:13.
Acabamos de ver o plano de Deus para Ciro e
agora veremos nesses sete capítulos os seus planos para o seu Servo.
O segundo maior instrumento da restauração
de Israel à bênção era o grande Filho de Davi, o Servo. Esse servo real já foi
mencionado e chamado de servo de Deus – 42:1-4 -, mas aqui o seu papel é
explicado em muitos detalhes.
Dividiremos igualmente, seguindo a
estrutura já composta da BEG, esta segunda parte “2” em oito partes, para
melhor estudo e compreensão da temática: a. Oráculo real acerca do servo –
49:1-13 – veremos agora; b. Debate
contra a incredulidade de Israel – 49:14 – 50:3 – iniciaremos agora; c. O salmo de confiança do servo – 50:4 – 11;
d. Debate sobre a compaixão e a retidão de Deus – 51:1-8; e. Lamento e
respostas – 51:9 – 52:12; f. O servo sofredor e exaltado – 52:13 – 53:12; g.
Chamado a que Jerusalém louve – 54:1-17; g. O convite para ir – 55:1-13.
a. Oráculo real acerca do servo – 49:1-13.
Essa seção contém o segundo dos quatro
cânticos do servo:
1.Primeiro
- 42:1-4 (o servo do Senhor sobre quem está o Espírito que promulgará o direito
aos gentios – já vimos).
2.Segundo
- 49:1-7 (o servo do Senhor é a luz dos
gentios – veremos agora),
3.Terceiro
- 50:4-9 (o Servo do Senhor, ultrajado, mas fiel).
4.Quarto
- 52:13-53:12 (o sofrimento vicário do servo do Senhor).
Esses cânticos ligam explicitamente o
grande Servo com a casa real de Judá.
O capítulo 49 começa com um imperativo
relacionado ao ouvir e ao escutar e assim são chamadas para isso as ilhas e os povos
de longe, ou seja, todas as nações de perto e de longe. No entanto, quem fala é
a nação de Israel às outras nações e ela reconhece o seu chamado que é desde o
ventre materno.
O Servo fiel é chamado de
"Israel" (vs. 3) porque ele representaria o Israel fiel quando
cumprisse aquilo para o qual Israel fora planejado (43:1; 44:2,24; 45:3; 51:1-16).
Fica claro que o Servo não é o próprio Israel, pois ele é diferenciado do
Israel infiel (vs. 5-6; 42:18-22; 46:3-12; 48:1-10).
Esse Servo, como uma espada afiada e aguda,
anunciaria a mensagem de Deus de salvação e julgamento. Como temos dito a
palavra da pregação cumpre sempre dois propósitos principais: nos que creem,
gera a fé, mas nos que não creem, serve para endurecimento.
A eficácia de sua palavra é retratada como
"espada aguda" e "flecha polida" (Ef 6:17; Hb 4:12; Ap 1:16;
2:12,16; 19:15) por causa de sua capacidade de fazer ferimentos profundos e
cortar de ambos os lados, principalmente a espada. Ideias semelhantes são
também encontradas em 40:8; 45:19; 55:10-11.
O grande filho de Davi mostraria,
revelaria, a maravilha de Deus no mundo. Cristo revelou a glória de Deus no seu
ministério terreno e o fará numa extensão ainda maior na sua volta. A
reclamação do Servo deixa implícito o fato de ele ter sido rejeitado pela nação
de Israel, bem corno o seu sofrimento (42:2). Essa situação não existirá na
nova criação (65:17).
O Servo seria justificado (50:8) e
recompensado com uma descendência depois de sua morte (53:8) e ressurreição
(53.10). Uma vez que não teve filhos legítimos com uma mulher, mas morreu
virgem, em sua total fidelidade e abnegação do serviço ao qual foi comissionado
por seu Pai, o Pai lhe deu muitos irmãos, os seus descendentes.
São milhares de milhares, milhões de
milhões e bilhões de bilhões de descendentes, irmãos do Nosso Senhor e Salvador
Jesus Cristo, filhos adotivos do Pai celestial.
Um aspecto da missão do Servo era a reconciliação
dos judeus com o seu Deus (42:7). Um segundo aspecto da missão do Servo seria
levar as nações a servirem a Deus (Lc 2:32; At 13:47; 26:23). Ele cumpriria o
chamado de Abraão (Gn 12:3; 22.:8) e da nação de Israel (Êx 19:5-6).
Hoje, o Cristo que subiu aos céus cumpre
esse aspecto da sua missão por meio do seu corpo, a igreja (Mt 28:18-20; At 13:47;
26:23; I Pe 2:9-10).
Paradoxalmente, o Rei que se humilharia
para ser o servo dos tiranos receberia deferência deles (4:2; 45:24; 52:15).
Em contraste com o dia da vingança (12:2;
34:8; cf: 35:4; 59:17-18; 61:2; 63:4; Lc 2:14; 2Co 6:2), diz o Senhor que este
seria o tempo aceitável – vs 8 – de ouvir e no dia da salvação o ajudar.
O Servo ainda é visto como aquele que
cumpriria a aliança de Davi e faria uma nova aliança para os dias posteriores
ao exílio, começando com a restauração do exílio (44:26). O Servo é o
Pastor-Rei de Israel (40:11; 48:22).
No verso 10, uma alusão ao primeiro êxodo
(cf. 42:16; 48:21; Êx 15:13). A salvação de todo Israel é o ponto em questão
(11:11-12; 43:5-6).
Os céus, a terra, os montes são convidados
a exultarem, alegrarem-se, jubilarem-se porque o Senhor agiu e consolou o seu
povo e dos seus aflitos se compadecerá.
b. Debate contra a incredulidade de Israel – 49:14 – 50:3.
Dos versos de 49:14 até 50:3, ocorre um debate
contra a incredulidade de Israel, ou seja, Isaías reage contra a prevista
descrença entre os israelitas no exílio. Eles acharam difícil acreditar que
Deus se lembraria deles porque se sentiam abandonados, por ele (49:14-23), e
não pensariam que seria possível vencer os ferozes guerreiros da Babilônia –
49:24 – 50:3.
Isaías repreende a descrença respondendo à
ideia de que Deus abandonaria o seu povo no exílio a tal ponto de se esquecer
dele. Foi Deus mesmo quem prometeu e Paulo aproveitou para aplicar o versículo
bíblico a todos os crentes, dos quais os filhos de Israel se enquadravam: jamais te deixarei, nunca jamais te
abandonarei - Js1:5; Hb 13:5).
Era esperado que alguns israelitas no
exílio não confiariam nas promessas de restauração porque se sentiam por demais
abandonados por Deus, mas o que nos diz a palavra de Deus sobre a fé, no mesmo
livro de Hebreus?
Porque,
ainda dentro de pouco tempo, aquele que vem, virá e não tardará; todavia, o meu
justo viverá pela fé; e: se retroceder, nele não se compraz a minha alma. –
Hb 10:37.
A resposta esperada seria a fé naquele que
os sustentava até aquele momento. O Senhor se compara a uma mulher que não
poderia esquecer-se do filho que amamenta. Embora as mães humanas
ocasionalmente façam o impensável e abandonem ou negligenciem seus filhos, Deus
nunca esqueceria o seu povo escolhido.
Sempre haveria um remanescente de Israel
que experimentaria a salvação de Deus.
Dos versos 19 ao 21, aparece a palavra
desolados que, aqui, significa "sem filhos". Essa palavra é diferente
da usada no versículo 8. Moises prometeu que a nação restaurada seria muito
mais numerosa do que fora antes (Dt 30:5).
Isaías anunciou que Jerusalém seria pequena
demais para receber todos os que seriam redimidos do julgamento de Deus. É
desnecessário dizer que essa profecia foi parcialmente cumprida quando os
israelitas voltaram depois do edito de Ciro, em 539 a.C. Esse esforço de
repovoamento fracassou porque os retornados deixaram de servir ao Senhor. Será
somente no reino de Cristo que Jerusalém e a Terra Prometida não comportarão
todos os redimidos.
Deus diz no verso 22 que estenderia suas
mãos para os gentios. O povo de Deus seria numeroso demais porque, depois da
restauração do exilio, Deus chamaria também os gentios para si. Essa visão da
restauração futura foi iniciada na primeira vinda de Cristo, continuou com os
apóstolos e continua no ministério do evangelho hoje e terá o seu cumprimento
final na volta de Cristo para a glória de Deus Pai - 49:6; At 9:13; 10:43; Cl 3:14:
Ap 7:9-17.
Is 49:1 Ouvi-me, ilhas, e escutai vós,
povos de longe:
O
SENHOR me chamou desde o ventre,
desde
as entranhas de minha mãe fez menção do meu nome.
Is
49:2 E fez a minha boca como uma espada aguda,
com
a sombra da sua mão me cobriu;
e
me pôs como uma flecha limpa,
e
me escondeu na sua aljava;
Is
49:3 E me disse:
Tu
és meu servo;
és
Israel, aquele por quem hei de ser glorificado.
Is
49:4 Porém eu disse:
Debalde
tenho trabalhado, inútil
e
vãmente gastei as minhas forças;
todavia
o meu direito está perante o SENHOR,
e
o meu galardão perante o meu Deus.
Is
49:5 E agora diz o SENHOR,
que
me formou desde o ventre para ser seu servo,
para
que torne a trazer Jacó;
porém
Israel não se deixará ajuntar;
contudo
aos olhos do SENHOR serei glorificado,
e
o meu Deus será a minha força.
Is
49:6 Disse mais:
Pouco
é que sejas o meu servo,
para
restaurares as tribos de Jacó,
e
tornares a trazer os preservados de Israel;
também
te dei para luz dos gentios,
para
seres a minha salvação
até
à extremidade da terra.
Is
49:7 Assim diz o SENHOR, o Redentor de Israel, o seu Santo,
à
alma desprezada, ao que a nação abomina,
ao
servo dos que dominam:
Os
reis o verão, e se levantarão, como também os príncipes,
e
eles diante de ti se inclinarão,
por
amor do SENHOR, que é fiel,
e
do Santo de Israel, que te escolheu.
Is
49:8 Assim diz o SENHOR:
No
tempo aceitável te ouvi e no dia da salvação te ajudei,
e
te guardarei, e te darei por aliança do povo,
para
restaurares a terra,
e
dar-lhes em herança as herdades assoladas;
Is
49:9 Para dizeres aos presos:
Saí;
e
aos que estão em trevas:
Aparecei.
Eles
pastarão nos caminhos, e em todos os lugares altos
haverá
o seu pasto.
Is
49:10 Nunca terão fome, nem sede, nem o calor,
nem
o sol os afligirá; porque o que se compadece deles
os
guiará e os levará mansamente aos mananciais das águas.
Is
49:11 E farei de todos os meus montes um caminho;
e
as minhas estradas serão levantadas.
Is
49:12 Eis que estes virão de longe,
e
eis que aqueles do norte, e do ocidente,
e
aqueles outros da terra de Sinim.
Is
49:13 Exultai, ó céus, e alegra-te, ó terra, e vós, montes,
estalai
com júbilo, porque o SENHOR consolou o seu povo,
e
dos seus aflitos se compadecerá.
Is
49:14 Porém Sião diz:
Já
me desamparou o SENHOR, e o meu Senhor
se
esqueceu de mim.
Is
49:15 Porventura pode uma mulher esquecer-se tanto de seu filho
que
cria, que não se compadeça dele, do filho do seu ventre?
Mas
ainda que esta se esquecesse dele,
contudo
eu não me esquecerei de ti.
Is
49:16 Eis que nas palmas das minhas mãos eu te gravei;
os
teus muros estão continuamente diante de mim.
Is
49:17 Os teus filhos pressurosamente virão,
mas
os teus destruidores e os teus assoladores
sairão
do meio de ti.
Is
49:18 Levanta os teus olhos ao redor, e olha;
todos
estes que se ajuntam vêm a ti; vivo eu, diz o SENHOR,
que
de todos estes te vestirás,
como
de um ornamento, e te cingirás deles
como
noiva.
Is
49:19 Porque nos teus desertos, e nos teus lugares solitários,
e
na tua terra destruída, agora te verás
apertada
de moradores, e os que te devoravam
se
afastarão para longe de ti.
Is
49:20 E até mesmo os filhos da tua orfandade dirão
aos
teus ouvidos:
Muito
estreito é para mim este lugar;
aparta-te
de mim, para que possa habitar nele.
Is
49:21 E dirás no teu coração:
Quem
me gerou estes? Pois eu estava desfilhada e solitária;
entrara
em cativeiro, e me retirara;
quem,
pois, me criou estes?
Eis
que eu fui deixada sozinha;
e
estes onde estavam?
Is
49:22 Assim diz o Senhor DEUS:
Eis
que levantarei a minha mão para os gentios,
e
ante os povos arvorarei a minha bandeira;
então
trarão os teus filhos nos braços,
e
as tuas filhas serão levadas sobre os ombros.
Is
49:23 E os reis serão os teus aios,
e
as suas rainhas as tuas amas;
diante
de ti se inclinarão com o rosto em terra,
e
lamberão o pó dos teus pés;
e
saberás que eu sou o SENHOR,
que
os que confiam em mim não serão confundidos.
Is
49:24 Porventura tirar-se-ia a presa ao poderoso,
ou
escapariam os legalmente presos?
Is
49:25 Mas assim diz o SENHOR:
Por
certo que os presos se tirarão ao poderoso,
e
a presa do tirano escapará;
porque
eu contenderei com os que contendem contigo,
e
os teus filhos eu remirei.
Is
49:26 E sustentarei os teus opressores com a sua própria carne,
e
com o seu próprio sangue se embriagarão,
como
com mosto;
e
toda a carne saberá que eu sou o SENHOR,
o
teu Salvador, e o teu Redentor, o Forte de Jacó.
Durante o período de restauração e depois
de um tempo de guerra - Ez 38; Am 9:11-13 -, nações que anteriormente oprimiram
Israel servirão ao Messias e, assim, encontrarão salvação. Quem sabe alguém
dentro do islamismo ao qual estão esperando como profeta, venha, cative as
multidões e, para surpresa de todos, em todo o mundo e em todos os tempos e
eras e religiões, aponte, como João Batista, para Jesus Cristo e diga em alto e
bom som: EIS O CORDEIRO DE DEUS QUE TIRA OS PECADOS DO MUNDO! – Jo 1:29.
A partir do vs 24 até o 3, do próximo
capítulo, Isaías responderá à ideia de que os guerreiros babilônicos eram
poderosos demais para serem vencidos.
Isaías tinha proclamado que Deus resgataria
o seu povo daqueles que o haviam conquistado. Dúvidas permaneceriam na mente de
muitos israelitas, uma vez que eles duvidavam que os terríveis exércitos
babilônicos pudessem ser vencidos.
O Senhor assumiria a causa dos necessitados
e seria justo na retribuição – vs 26; Ap 16:6; 18:20. O próprio Deus lutaria
pelo seu povo e o redimiria da adversidade.
de fácil compreensão.lí outros estudos e não compreendi nada; .obrigada
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Fique à vontade para tecer seus comentários. No entanto, lembre-se de juntar Cl 3:17 com 1 Co 10:31 : devemos tudo fazer para a glória de Deus e em nome de Jesus! Deus o abençoe.
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1 comentários:
de fácil compreensão.lí outros estudos e não compreendi nada; .obrigada
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No entanto, lembre-se de juntar Cl 3:17 com 1 Co 10:31 :
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