Seguindo a estruturação dada pela BEG, estamos na
segunda parte de três proposta: 1. A CONQUISTA INCOMPLETA – 1:1 – 2:5 (já
vista). 2. OS CICLOS DOS DOZE JUÍZES – 2:6 – 16:31 (agora, veremos o capítulo
3). E, finalmente, mais para frente, a parte 3. OS ERROS DOS LEVITAS – 17:1 –
21:25.
Dentro da segunda parte que relata os ciclos do
pecado, julgamento e livramento em Israel durante o período dos juízes,
propomos uma subdivisão em duas subpartes: A. O padrão dos ciclos – 2:6 a 3:6
(encerraremos daqui há pouco). B. Os doze ciclos – 3:7 a 16:31 (iniciaremos
neste capítulo).
A. O
padrão dos ciclos – 2:6 a 3:6 - continuação.
Também esta parte foi dividida em quatro seções e
agora veremos sua última seção que fala dos instrumentos desses julgamentos.
A palavra é clara e a insistência nisso é mais ainda.
As nações estavam sendo deixadas ali para servirem de prova à nova geração se
seriam ou não fiéis ao Senhor.
O que eles deveriam fazer é simples: expulsá-los e
exterminá-los uma vez que o juízo de Deus caíra sobre eles e Deus estava usando
Israel como instrumento de sua justiça.
Essa nova geração se tivesse obedecido, também teria
tido a oportunidade de conhecer o Deus do pai deles que se fez maravilhoso
entre eles. Essa era a graça de Deus que ali iria se manifestar e eles iriam
comemorar muito. A prova não era simplesmente um teste, mas uma excelente
oportunidade de eles verem Deus agir.
No entanto, Israel falhou gravemente e ao invés de
cumprir a palavra de Deus e serem vitoriosos e conquistadores, com eles fizeram
aliança e deram suas filhas e pegaram as filhas deles para relacionamentos e,
se não bastasse isso, ainda serviram aos deuses deles.
Foi uma péssima escolha a dos filhos de Israel, pois
trocaram a Deus por deuses que nada poderiam fazer, nem acrescentar, nem
abençoar, antes ser tropeço.
E quanto a nós da presente geração? Estamos também
trocando Deus por deuses? Por exemplo, mamon? A coragem para se levantar em
cumprimento à palavra de Deus parece ser uma virtude que Deus sempre aprovou e
abençoou. Exemplo claro disso é Davi!
Quanto ao falho Israel: covardes e infiéis! Temeram
mais ao homem do que a Deus e em consequência, sofrerão muito.
B.
Os doze ciclos – 3:7 a 16:31
Tendo Israel falhado seriamente, ainda sim o Senhor
teve misericórdia deles e levantou durante o tempo dos juízes a doze deles que
seguindo o Senhor executava a justiça.
Eram homens valentes e corajosos para obedecerem ao
Senhor e trazer paz sobre a terra durante a vida deles, mas era somente
morrerem, para o ciclo do pecado e da apostasia e da idolatria começar a
enganá-los novamente.
Somente neste capítulo, veremos três deles, sendo o
discurso acima exposto repetido todas as vezes, por isso que era cíclico.
Também o pecado na nossa vida é cíclico,
principalmente nos viciados. Ele vem, nos domina, nos escraviza, choramos,
lamentamos, invocamos ao Senhor e ele nos envia o livramento de alguma forma e
ai temos paz por um tempo, até que novamente caímos no mesmo pecado.
Eu vivi preso a um ciclo desses mais de 30 anos por
causa do cigarro e olha que tive inúmeros libertadores, mais do que doze,
certamente. Hoje, Cristo conquistou meu coração e não mais sou dependente, mas
livre!
Otniel foi o primeiro juiz ou libertador do povo de
Israel. Ele era da família de Calebe e como Calebe, muito corajoso e temente a
Deus. Também pertencia a tribo de Judá o que parece indicar uma sutil mensagem
subliminar de que a tribo escolhida seria Judá e não Benjamim.
Sobre ele, está escrito que veio o Espírito do Senhor
(assim também ocorreu com outros juízes: Gideão – 6:34, Jefté – 11:29 e Sansão
– 14:6, 19; 15:14) e ele pode julgar o povo, saíra à peleja e receber das mãos
de Deus a Cusã-Risataim, rei da Mesopotâmia, contra quem prevaleceu.
Com Otniel a terra descansa 40 anos em paz e
prosperidade e ele morre e com ele morre a fidelidade do povo e voltam ao
pecado, percorrendo o ciclo maligno.
Eis que Deus levanta outro libertador, Eúde. Este
sendo da tribo de Benjamim. Ele prevaleceu contra os moabitas. Primeiro ele vai
até o rei para entregar a ele uma palavra de Deus e o rei o recebe secretamente
e confiadamente. Eúde se aproveita e mata o rei e foge.
Chegando em Israel convoca o povo e este vai contra os
moabitas e fere muitos deles e a terra novamente entra em paz e descanso, agora
por oitenta anos, até que Eúde também morre e os filhos de Israel voltam ao
vício.
Parece proposital o levantamento de um benjamita
depois de um de Judá, como a indicar que o primeiro tem a primazia. No entanto,
os fatos assim se sucederam e a realidade é que Deus mesmo é quem escolhera
Judá.
Depois de Eúde, Deus levanta a Sangar, filho de Anate,
que feriu a 600 homens dos filisteus com uma aguilhada de bois e também
libertou Israel. Se comparado com Sansão, este feriu 1000 deles com uma
queixada de jumento – 15:15-17.
Talvez Anate se refira a uma deusa cananéia da guerra
e assim Sangar tenha tido recebido o apelido de “filho de Anate”.
Jz
3:1 Estas, pois, são as nações que o SENHOR deixou ficar,
para por elas provar a Israel, a
saber, a todos os que não sabiam
de todas as
guerras de Canaã.
Jz 3:2 Tão-somente para que as
gerações dos filhos de Israel delas
soubessem (para
lhes ensinar a guerra), pelo menos os que
dantes
não sabiam delas.
Jz 3:3 Cinco príncipes dos
filisteus, e todos os cananeus, e sidônios,
e heveus que
habitavam nas montanhas do Líbano desde
o
monte de Baal-Hermom, até à entrada de Hamate.
Jz 3:4 Estes, pois, ficaram, para
por eles provar a Israel,
para saber se
dariam ouvido aos mandamentos do SENHOR,
que ele tinha
ordenado a seus pais, pelo ministério de Moisés.
Jz 3:5 Habitando, pois, os filhos
de Israel no meio dos cananeus,
dos heteus, e
amorreus, e perizeus, e heveus, e jebuseus,
Jz 3:6 Tomaram de suas filhas
para si por mulheres,
e deram as suas
filhas aos filhos deles;
e
serviram aos seus deuses.
Jz
3:7 E os filhos de Israel fizeram o que era mau aos olhos do SENHOR,
e se esqueceram do SENHOR seu
Deus; e serviram aos baalins
e a Astarote. Jz
3:8 Então a ira do SENHOR se acendeu
contra Israel, e
ele os vendeu na mão de Cusã-Risataim,
rei
da Mesopotâmia; e os filhos de Israel serviram a
Cusã-Risataim
oito anos.
Jz 3:9 E os filhos de Israel
clamaram ao SENHOR,
e o SENHOR
levantou-lhes um libertador, que os libertou:
Otniel, filho de Quenaz, irmão de
Calebe, mais novo do que ele.
Jz 3:10 E veio
sobre ele o Espírito do SENHOR,
e
julgou a Israel, e saiu à peleja;
e o SENHOR
entregou na sua mão a Cusã-Risataim,
rei
da Síria; contra o qual prevaleceu a sua mão.
Jz 3:11 Então a terra sossegou
quarenta anos;
e Otniel, filho de
Quenaz, faleceu.
Jz 3:12 Porém os filhos de Israel
tornaram a fazer o que era mau
aos olhos do
SENHOR; então o SENHOR fortaleceu a Eglom,
rei
dos moabitas, contra Israel;
porquanto fizeram
o que era mau aos olhos do SENHOR.
Jz 3:13 E reuniu consigo os
filhos de Amom e os amalequitas, e foi,
e feriu a Israel,
e tomaram a cidade das palmeiras.
Jz 3:14 E os filhos de Israel
serviram a Eglom,
rei dos moabitas,
dezoito anos.
Jz 3:15 Então os filhos de Israel
clamaram ao SENHOR,
e o SENHOR lhes
levantou um libertador, a Eúde,
filho
de Gera, filho de Jemim, homem canhoto.
E os filhos de Israel enviaram
pela sua mão um presente a Eglom,
rei dos moabitas.
Jz 3:16 E Eúde fez para si uma espada
de
dois fios, do comprimento de um côvado;
e cingiu-a por
baixo das suas vestes, à sua coxa direita.
Jz 3:17 E levou aquele presente a
Eglom, rei dos moabitas;
e era Eglom homem
muito gordo. Jz 3:18 E sucedeu que,
acabando
de entregar o presente,
despediu
a gente que o trouxera.
Jz 3:19 Porém ele mesmo voltou
das imagens de escultura
que estavam ao pé
de Gilgal, e disse:
Tenho uma palavra secreta para
ti, ó rei. O qual disse:
Cala-te. E todos
os que lhe assistiam saíram de diante dele.
Jz 3:20 E Eúde entrou numa sala
de verão, que o rei tinha só para si,
onde estava
sentado, e disse: Tenho, para dizer-te,
uma
palavra de Deus.
E levantou-se da
cadeira.
Jz 3:21 Então Eúde estendeu a sua
mão esquerda, e tirou a espada de
sobre sua coxa
direita, e lha cravou no ventre,
Jz 3:22 De tal maneira que entrou
até o cabo após a lâmina,
e a gordura
encerrou a lâmina
(porque
não tirou a espada do ventre);
e saiu-lhe o
excremento.
Jz 3:23 Então Eúde saiu ao pátio,
e fechou as portas da sala
e as trancou. Jz
3:24 E, saindo ele, vieram os servos do rei,
e viram, e eis que as portas da
sala estavam fechadas; e disseram:
Sem dúvida está
cobrindo seus pés
na
recâmara da sala de verão.
Jz 3:25 E, esperando até se
alarmarem, eis que ele
não abria as
portas da sala; então tomaram a chave,
e
abriram, e eis ali seu senhor estendido morto
em
terra.
Jz 3:26 E Eúde escapou, enquanto
eles se demoravam;
porque ele passou
pelas imagens de escultura,
e
escapou para Seirá.
Jz 3:27 E sucedeu que, chegando
ele, tocou a buzina nas montanhas
de Efraim, e os
filhos de Israel desceram com ele das
montanhas,
e ele adiante deles. Jz 3:28 E disse-lhes:
Segui-me, porque o SENHOR vos tem
entregue vossos inimigos,
os moabitas, nas
vossas mãos; e desceram após ele,
e
tomaram os vaus do Jordão contra Moabe,
e
a ninguém deixaram passar.
Jz 3:29 E naquele tempo feriram
dos moabitas uns dez mil homens,
todos corpulentos,
e todos homens valorosos:
e
não escapou nenhum.
Jz 3:30 Assim foi subjugado Moabe
naquele dia debaixo
da mão de Israel;
e a terra sossegou oitenta anos.
Jz 3:31 Depois dele foi Sangar,
filho de Anate, que feriu a seiscentos
homens dos
filisteus com uma aguilhada de bois;
e
também ele libertou a Israel.
O povo vivia como vive um viciado em drogas. Ele não
resiste e cai no pecado e procura a sua dose geradora da sua desgraça, pensando
ele que está tendo um “barato”. Ele cai, usa a droga, entra em transe e depois
cai em si e a realidade parece insuportável. Chora, lamenta-se, busca alívio e
Deus o livra por meio de um libertador e ele vive em paz enquanto o libertador
vive, até que morre o libertador e ele volta às velhas práticas para sua
própria desgraça. Maldito vício!
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