Como dissemos, o propósito de Apocalipse, conforme a BEG, é estimular a
fidelidade a Cristo em meio ao sofrimento pela afirmação de que Deus governa a
História e certamente a levará a uma gloriosa consumação de julgamento e bênção
em Cristo. Estamos vendo o capítulo 7/22.
Para um maior aprofundamento, vejam o vídeo do capítulo 7 explicado pelo
Rev. Leandro Lima - https://youtu.be/DgcvtetteeU.
Breve
síntese do capítulo 7.
O cenário ainda é o céu e as coisas continuam a ter seu prosseguimento e
ainda estamos no sexto selo, pois o sétimo selo será aberto somente no capítulo
8.
João continua vendo e ouvindo e escrevendo os mistérios e falas de
apocalipse. Há 4 anjos que se encontram nos 4 cantos da terra e que saem para
assinalarem na testa o selo do Deus vivo e ele busca desses, somente os filhos
de Israel, ou Jacó.
Aqui ele começa com Judá, de onde veio o Messias, o Cristo, o Cordeiro
que está no céu onde Deus está no trono e termina com Benjamim, o 12º
patriarca. O primogênito é Ruben, mas este foi desprezado porque desprezou seu
pai.
Além dos 144 mil, também há uma grande multidão inumerável que clamavam
em grande voz dizendo que ao nosso Deus, que se assenta no trono, e ao
Cordeiro, pertence a salvação. Há também os que vieram da grande tribulação e
todos no céu adoram a Deus e ao Cordeiro.
Também percebemos muitas palavras de consolo, de edificação e são feitas
muitas promessas de vitórias aos santos.
Vejamos o presente capítulo com mais
detalhes, conforme ajuda da BEG:
C. Visões celestiais (4.1-22.5) - continuação.
Como já falamos, dos vs. 4.1 ao 22.5,
estamos vendo essas visões celestiais de João. Por meio de Cristo e seus anjos
(22 8-9,16) João recebeu uma série de sete ciclos de visões:
(1)Sete
selos do rolo (4.1-8.1) – estamos vendo
agora.
(2)Sete
anjos e trombetas (8.2-11.19).
(3)Sete
histórias simbólicas (12.1-14.20).
(4)Sete
taças de ira (15.1-16.21).
(5)Babilônia
e a igreja (17.1-19.10).
(6)A
batalha final (19.11-21).
(7)O
reino dos santos e o julgamento final (20.1-21.8), seguidos por uma visão da
nova Jerusalém.
Essas visões tinham a intenção de advertir
e encorajar as igrejas ao abrir seus olhos para a realeza e majestade de Deus,
para a natureza da guerra espiritual, o julgamento de Deus sobre o mal e o
resultado do conflito.
1. O primeiro ciclo: O rolo e seus sete selos (4.1-8.1) - continuação.
Como dissemos, dos vs. 4.1 ao 8.1, estamos
vendo o primeiro ciclo: o rolo e seus sete selos. Há diversas características
que se percebem nesse primeiro ciclo de visões (veja o capítulo 4).
c. O cuidado pelos santos (7.1-17).
Como já dissemos ainda estamos no período
referente à abertura do sexto selo por parte do Cordeiro. Aqui, nesses
versículos, veremos o cuidado com os santos.
O anúncio do sétimo selo é dramaticamente
retardado enquanto os santos recebem a certeza e a segurança de que Deus os
conhece e cuida deles (vs. 3) em meio às calamidades retratadas em 6.1-17.
Eles estão selados contra o mal com uma
marca de propriedade e proteção (vs. 1-10; 9.4; cf. Ez 9.4) e lhes é dado
perfeito descanso no final (vs. 15-17).
Essas promessas mantêm os santos ao longo
do período da história da igreja, assim como mantiveram as sete igrejas no
século 1.
João relata que depois disso (dos fatos
narrados até aqui) ele viu quatro anjos de pé nos quatro cantos da terra que
retiam os quatro ventos que impediam que qualquer vento soprasse na terra, no
mar ou em qualquer árvore. Também viu um anjo subindo do Oriente, tendo o selo
do Deus vivo que bradou em alta voz aos quatro anjos a quem tinha sido o dado
poder para danificar a terra e o mar para não danificar nem a terra, nem o mar
nem as árvores, até que fossem seladas as testas dos servos de Deus.
Os fiéis aqui são selados com um sinal de
proteção e propriedade (9.4; 14.1), semelhante àquele em Ez 9.4.
Dos vs. 4 ao 8, o equilíbrio dos números
sugere que doze é um número simbólico para a plenitude do povo de Deus. João
ouviu o número dos que foram selados: doze mil de cada tribo. Dã é omitido,
possivelmente porque essa tribo estava associada com idolatria (cf. Jz 18 com
Ap 21.8; 22.15).
Alguns pensam que o número cento e quarenta
e quatro mil inclui apenas os crentes judeus, mas a expressão "servos do
nosso Deus" no vs. 3, deve incluir os santos gentios também.
A posição equivalente de gentios e judeus
na igreja (Rm 9.8; Ef 2.11-22) e as promessas associadas somente com os cento e
quarenta e quatro mil (9.4; 14.1-5) confirmam isso.
De acordo com os vs. 1-8, os santos são
individualmente conhecidos por Deus e nenhum escapa do seu poder (Mt 10.30).
De acordo com os vs. 9-17, nenhum ser
humano consegue contar o seu número. Percebe-se nisso que há dois povos que
foram selados os 144 mil dos judeus, povo escolhido por Deus, e os gentios que
foram alcançados pela pregação do evangelho, a partir do Novo Testamento.
Depois disso João olhou – vs. 9 -, e diante
dele estava uma grande multidão que ninguém podia contar, de todas as nações,
tribos, povos e línguas, de pé, diante do trono e do Cordeiro, com vestes
brancas e segurando palmas e eles clamavam em alta voz: - "A salvação
pertence ao nosso Deus, que se assenta no trono, e ao Cordeiro". (Vs. 10).
Nos vs. 11 e 12, todos os anjos que estavam
de pé ao redor do trono, dos anciãos e dos quatro seres viventes se prostraram
com o rosto em terra diante do trono e adoraram a Deus dizendo: - "Amém!
Louvor e glória, sabedoria, ação de graças, honra, poder e força sejam ao nosso
Deus para todo o sempre. Amém!". – (Vs. 12).
Nisso, um dos anciãos pergunta para João
quem eram aqueles que estavam vestidos de branco e de onde vieram. João
responde que a resposta estava mesmo com quem perguntava. Ele responde “Senhor,
tu o sabes”. E o ancião lhe responde quem eram eles (vs. 14 ao 17). Repare que
a pergunta foi feita de um ancião para João e a resposta de João foi endereçada
ao Senhor e não ao ancião. Isso porque, talvez, aquele ancião representava e
falava em nome do Senhor.
O ancião então explica e diz que eles eram
os que vieram da grande tribulação e lavaram as suas vestes e as branquearam no
sangue do Cordeiro. Por isso, eles estão diante do trono de Deus e o servem dia
e noite em seu santuário; e aquele que está assentado no trono estenderá sobre
eles o seu tabernáculo. Nunca mais terão fome, nunca mais terão sede. Não cairá
sobre eles sol, e nenhum calor abrasador, pois o Cordeiro que está no centro do
trono será o seu Pastor; ele os guiará às fontes de água viva. E Deus enxugará
dos seus olhos toda lágrima.
Muitos identificam a grande tribulação –
vs. 14 - com o período final de perseguição que terá lugar imediatamente antes,
durante e depois da segunda vinda (a BEG recomenda ler seu excelente artigo
teológico "O milênio", em Ap 20).
Porém, tribulações para os cristãos têm
ocorrido e continuarão a ocorrer ao longo de toda a era da igreja, portanto,
todo esse período pode ser caracterizado como um tempo de tribulação (2Ts
1.5-6; 2Tm 3.1,12).
Esse versículo provou ser um conforto
relevante para os cristãos do século 1 (e o será também para aqueles que
enfrentarem a crise final). A palavra grega (thlipsis) traduzida aqui como
"tribulação" pode ser traduzida como "sofrimento",
"aflições", "perseguição" e "sofrer' – e todos esses
significados se relacionam às circunstâncias dos leitores do século 1.
Ap 7:1 Depois disto, vi
quatro anjos em pé
nos quatro cantos da terra,
conservando seguros
os quatro ventos da terra,
para que nenhum vento
soprasse sobre a terra,
nem sobre o mar,
nem sobre árvore alguma.
Ap 7:2 Vi
outro anjo que subia do nascente do sol,
tendo o selo do Deus vivo,
e clamou em grande voz aos
quatro anjos,
aqueles aos quais fora dado
fazer dano à terra e ao
mar,
Ap 7:3 dizendo: Não
danifiqueis
nem a terra,
nem o mar,
nem as árvores,
até selarmos na fronte
os servos do nosso Deus.
Ap 7:4 Então, ouvi o número dos que foram selados,
que era cento e quarenta e quatro mil,
de todas as tribos dos
filhos de Israel:
Ap 7:5 da tribo de Judá
foram selados doze mil;
da tribo de Ruben, doze
mil;
da tribo de Gade, doze mil;
Ap 7:6 da tribo de Aser,
doze mil;
da tribo de Naftali, doze
mil;
da tribo de Manassés, doze
mil;
Ap 7:7 da tribo de Simeão,
doze mil;
da tribo de Levi, doze mil;
da tribo de Issacar, doze
mil;
Ap 7:8 da tribo de Zebulom,
doze mil;
da tribo de José, doze mil;
da tribo de Benjamim foram
selados doze mil.
Ap 7:9 Depois destas coisas, vi,
e eis grande multidão que ninguém podia enumerar,
de todas as nações,
tribos,
povos
e línguas,
em pé
diante do trono
e diante do Cordeiro,
vestidos de vestiduras
brancas,
com palmas nas mãos;
Ap 7:10 e clamavam em
grande voz, dizendo:
Ao nosso Deus, que se
assenta no trono,
e ao Cordeiro, pertence a
salvação.
Ap 7:11 Todos os anjos estavam de pé rodeando o trono,
os anciãos
e os quatro seres viventes,
e ante o trono se prostraram sobre o seu rosto,
e adoraram a Deus, Ap 7:12 dizendo:
Amém!
O louvor,
e a glória,
e a sabedoria,
e as ações de graças,
e a honra,
e o poder,
e a força
sejam ao nosso Deus,
pelos séculos dos séculos.
Amém!
Ap 7:13 Um dos anciãos tomou a palavra, dizendo:
Estes, que se vestem de vestiduras brancas,
quem são e donde vieram?
Ap 7:14 Respondi-lhe:
meu Senhor, tu o sabes.
Ele, então, me disse:
São estes os que vêm da
grande tribulação,
lavaram suas vestiduras
e as alvejaram no sangue do
Cordeiro,
Ap 7:15 razão por que se acham
diante do trono de Deus
e o servem de dia
e de noite no seu
santuário;
e aquele que se assenta no
trono
estenderá sobre eles o seu
tabernáculo.
Ap 7:16 Jamais terão fome,
nunca mais terão sede,
não cairá sobre eles o sol,
nem ardor algum,
Ap 7:17 pois o Cordeiro
que se encontra
no meio do trono
os apascentará
e os guiará
para as fontes da água da
vida.
E Deus lhes enxugará dos
olhos
toda lágrima.
Realmente estamos num tempo diferente que começou mesmo com a primeira
vinda de Jesus, como o Filho de Deus. Na Bíblia é chamado esse período de os
últimos tempos e, de fato, eles podem também ser entendidos como o período da
grande tribulação. Obviamente que imediatamente antes da segunda vinda do
Senhor os rumos da história estarão no seu ápice sendo os efeitos mais
avassaladores o que resultaria também num ápice dessa grande tribulação.
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