Estamos
na parte II de cinco de nossa divisão proposta, que vai tratar do diálogo entre
Jó e os seus amigos buscando entender o que aconteceu.
Parte
II - DIÁLOGOS ENTRE JÓ E SEUS AMIGOS – 3:1 a 27:23.
B.
O primeiro ciclo de discursos – 4:1 – 14:22.
Como
já dissemos, os discursos fazem referência a muitas perspectivas diferentes e
possíveis explicações, mas todas são insuficientes. Como na BEG, dividiremos
esta extensa parte em seis: 1. Elifaz – 4:1 – 5:27. 2. A resposta de Jó a
Elifaz – 6:1 – 7:21. 3. Bildade – 8:1 – 22. 4. A resposta de Jó a Bildade – 9:1
– 10:22. 5. Zofar – 11:1 – 20. 6. A resposta de Jó a Zofar – 12:1 – 14:22.
1. Elifaz – 4:1 –
5:27 - continuação.
Sendo
Elifaz o primeiro amigo de Jó a se manifestar, vemos que ele não estava
preocupado com a situação de Jó, mas a situação de Jó muito o incomodava e ele
queria encontrar uma saída e uma explicação que pudesse entender.
A
explicação que ele buscava não estava firmada na verdade, mas em seus
pressupostos os quais defendiam a Deus e jogavam a culpa em Jó.
Jó
teria de estar em pecado ou algo teria de ter acontecido para que Jó tivesse
desagradado muito a Deus e este o estava retribuindo para que ele aprendesse.
Podemos
dividir essa sua parte de sua resposta, neste capítulo em três partes:
Primeira,
nos versos de 1 a 7, Elifaz faz um poema discursivo sobre o tolo, muitas vezes usado por Jó e seus conselheiros.
Elifaz tem Jó em mente, mas não diz isso de modo explícito.
Eu
vejo essa tentativa desses amigos em encontrar respostas um ato de desespero
diante de um fato que exigia, assim parece, uma explicação. Por que isso
aconteceu e aconteceu assim dessa maneira e com essa pessoa?
Eles
buscarão explicações e levantarão hipóteses, mas é como patinar no gelo sem
saber. Você se levanta e cai. Novamente se levanta e cai sem ao menos sair do
lugar.
Como
entender os fatos quanto não temos diante de nós a visão do todo para poder
entender e explicar? E como iremos nos relacionarmos com nosso ser depravado
que habita em nós e está em nós até o dia final? Eclesiastes fala disso, se não
vejamos:
De
natureza - eu creio na Depravação Total -, o homem, todo homem, já é depravado,
por causa do pecado! Para piorar a sua situação mais ainda, nem sempre – ou
quase nunca – é o juízo de Deus executado de imediato sobre ele e assim, seu
coração, já maligno, é ainda mais propenso ao mal e à violência, como diz o
sábio no verso 11 de Eclesiastes 8.
Graças
a Deus que seu fim – o fim do ímpio - está programado e nunca mais será ele
achado na face da terra. Esta é uma promessa sempre presente na maioria dos
livros e profecias bíblicas, principalmente nos Salmos.
Já
no verso 14, desse mesmo capítulo 8 de Eclesiastes, ele afirma algo terrível
que é a existência de justos a quem sucede segundo as obras dos ímpios e, pior
ainda, que há ímpios a quem sucede segundo as obras dos justos. Se juntarmos,
então, a este verso, o 11 comentado acima, meu Deus, que terrível!
Ec
8:11 Porquanto não se executa logo o juízo sobre a má obra,
por isso o coração dos filhos dos homens está
inteiramente disposto para fazer o mal.
Ec 8:12 Ainda que o pecador faça o mal cem vezes,
e os dias se lhe prolonguem,
contudo eu sei com certeza,
que bem sucede aos que temem a Deus,
aos que temem diante dele.
Ec 8:13 Porém o ímpio não irá bem,
e ele não prolongará os seus dias,
que são como a sombra;
porque ele não teme diante de Deus.
Ec
8:14 Ainda há outra vaidade que se faz sobre a terra:
que há justos a quem sucede segundo as obras dos
ímpios,
e há ímpios a quem sucede segundo as
obras dos justos.
Digo que também isto é vaidade.
É
por isso que creio no juízo de Deus – eu sempre cri nisso, mesmo quando era
menino e mal sabia diferenciar a esquerda da direita. Volta logo Senhor!
Maranata!
É
somente Deus que tem as respostas certas e mesmo as perguntas certas. No caso
de Jó a ninguém foi dado conhecimento algum do certo, mas eles estavam vivendo
os fatos. Poderiam entender? Deus explicaria? O que eles poderiam fazer diante
disso? Como filtrar o pecado em suas vidas para poder estar livre e assim
entender e explicar?
Os
amigos deveriam estar ali juntos para consolá-lo, abraçá-lo e apoiá-lo nesse
momento e não para buscar explicações. Talvez num segundo momento, conforme
fosse o caso, sim, buscar as respostas, mas sabendo que somos limitados.
Em
nenhum momento do livro de Jó veremos Deus preocupado em querer explicar as
coisas para quem quer que seja, nem mesmo para Jó. Deus somente exigia, como
desde o início, fé e confiança nele de forma plena e cabal, independentemente
de quaisquer circunstâncias, sejam elas boas ou não.
Elifaz
dizia, nos versos 6 e 7 que nem a aflição brotava da terra, nem a desgraça nascia
do chão, isto é, que não haveria sofrimento sem causa. Logo, se estamos
sofrendo é porque o causamos e isso era tão certo como as faíscas das brasas que
sempre voam para cima.
Segunda,
em seguida, dos vs 8 ao 16, Elifaz faz um hino de louvor e confiança pela
bondade de Deus. Isso é muito louvável, mas percebe-se, mesmo aqui, Elifaz
tentando provocar a Jó com seu discurso.
Ele
fala coisas corretas e bem aplicadas, mas com a intenção de provocar a Jó e cutucá-lo
ou lançar-lhe indiretas.
Provérbios
15:23O homem se alegra em
dar resposta adequada, e a palavra, aseutempo, quão boa é!
Provérbios
25:11Como maçãs de ouro em
salvas de prata, assim é a palavra dita aseutempo.
É
bênção a palavra certa dita na hora certa, mas a certa dita na hora errada, é
terrível!
Terceira,
depois, Elifaz constrói um louvor pela disciplina divina. Ele alegra-se com o
modo pelo qual Deus abençoa aqueles a quem castiga. E ele somente castiga aos
que ama e quer corrigir. Já os que sobre eles está determinado o juízo, não há
correções, pelo contrário acumula ainda mais a ira de Deus que, no caso, será
sem misericórdia.
Essa
referência à natureza disciplinadora do sofrimento humano é a única ocorrência nos
discursos dos três conselheiros em que o assunto da disciplina divina é tocado.
Ninguém quer sofrer! Ninguém quer apanhar! E a disciplina funciona como uma boa
surra a fim de nos colocar novamente no caminho certo, no caminho da vida.
Atualmente,
em nosso país, existe a lei da palmada que impede o pai de bater corretivamente
em seu filho, mas não o impede de corrigi-lo e ai o pai terá de ser criativo
para saber lidar com essa nova realidade feita por homens que se dizendo
sábios, mal sabem que durante seus míseros 60 anos, produzirão cerca de 6
toneladas de excremento.
Com
Deus é diferente e as suas palmadas realmente doem e nos colocam nos eixos
novamente. Os que insistem no erro depois de terem sido corrigidos, correm o
risco de se tornarem cauterizados e réus do juízo de Deus.
Elifaz
acredita que essa disciplina é apenas temporária para os que temem a Deus – vs 18.
Com certeza todos cremos nessa temporariedade das correções.
Quão
bom é ser repreendido e corrigido pelo Deus, Pai, que nos ama e que nos corrigi
como nosso pai o faria. A Bíblia, a Palavra de Deus, está repleta de
ensinamentos exaltando as correções e as disciplinas e como isso é bom para
nós, pecadores, seres depravados e carentes da glória de Deus.
Salmos
50:17uma vez que aborreces
adisciplinae
rejeitas as minhas palavras?
Provérbios
3:11Filho meu, não
rejeites adisciplinado SENHOR, nem te enfades da sua
repreensão.
Provérbios
5:12e digas: Como aborreci
o ensino! E desprezou o meu coração adisciplina!
Provérbios
5:23Ele morrerá pela falta
dedisciplina, e, pela sua muita loucura,
perdido, cambaleia.
Provérbios
6:23Porque o mandamento é
lâmpada, e a instrução, luz; e as repreensões dadisciplina são o caminho da vida;
Provérbios
12:1Quem ama adisciplinaama
o conhecimento, mas o que aborrece a repreensão é estúpido.
Provérbios
13:24O que retém a vara
aborrece a seu filho, mas o que o ama, cedo, odisciplina.
Provérbios
15:10Disciplinarigorosa há para o que deixa a
vereda, e o que odeia a repreensão morrerá.
Provérbios
15:32O que rejeita adisciplinamenospreza
a sua alma, porém o que atende à repreensão adquire entendimento.
Provérbios
22:15A estultícia está
ligada ao coração da criança, mas a vara dadisciplinaa afastará dela.
Provérbios
23:13Não retires da
criança adisciplina, pois,
se a fustigares com a vara, não morrerá.
Provérbios
29:15A vara e adisciplinadão
sabedoria, mas a criança entregue a si mesma vem a envergonhar a sua mãe.
Deus,
ao contrário dos homens, nos disciplina
com amor; já os homens, por isso a lei das palmadas, as correções são muitas
das vezes carregadas com ódio, ignorância e maldade.
Jó
5:1 Chama agora; há alguém que te responda?
E para qual dos santos te
virarás?
Jó 5:2 Porque a
ira destrói o louco;
e
o zelo mata o tolo.
Jó 5:3 Bem vi eu o louco lançar
raízes;
porém logo
amaldiçoei a sua habitação.
Jó 5:4 Seus filhos estão longe
da salvação;
e são
despedaçados às portas, e não há quem os livre.
Jó 5:5 A sua messe, o faminto a
devora,
e até dentre os
espinhos a tira;
e o salteador
traga a sua fazenda.
Jó 5:6 Porque do pó não procede
a aflição,
nem da terra
brota o trabalho.
Jó 5:7 Mas o homem nasce para a
tribulação,
como as faíscas
se levantam para voar.
Jó
5:8 Porém eu buscaria a Deus; e a ele entregaria a minha causa.
Jó 5:9 Ele faz coisas grandes e
inescrutáveis,
e maravilhas sem
número.
Jó 5:10 Ele dá a chuva sobre a
terra, e envia águas sobre os campos.
Jó 5:11 Para pôr
aos abatidos num lugar alto;
e
para que os enlutados se exaltem na salvação.
Jó 5:12 Ele aniquila as
imaginações dos astutos,
para que as suas
mãos não possam levar
coisa
alguma a efeito.
Jó 5:13 Ele apanha os sábios na
sua própria astúcia;
e o conselho dos
perversos se precipita.
Jó 5:14 Eles de dia encontram as
trevas;
e ao meio dia
andam às apalpadelas como de noite.
Jó 5:15 Porém ao necessitado
livra da espada, e da boca deles,
e da mão do forte.
Jó 5:16 Assim há esperança para
o pobre;
e a iniqüidade
tapa a sua boca.
Jó
5:17 Eis que bem-aventurado é o homem a quem Deus repreende;
não desprezes, pois, a correção
do Todo-Poderoso.
Jó 5:18 Porque ele faz a chaga,
e ele mesmo a liga;
ele fere, e as
suas mãos curam.
Jó 5:19 Em seis angústias te
livrará; e na sétima o mal não te tocará.
Jó 5:20 Na fome
te livrará da morte;
e
na guerra, da violência da espada.
Jó 5:21 Do açoite da língua
estarás encoberto;
e não temerás a
assolação, quando vier.
Jó 5:22 Da assolação e da fome
te rirás,
e os animais da
terra não temerás.
Jó 5:23 Porque até com as pedras
do campo terás o teu acordo,
e as feras do
campo serão pacíficas contigo.
Jó 5:24 E saberás que a tua
tenda está em paz;
e visitarás a tua
habitação, e não pecarás.
Jó 5:25 Também saberás que se
multiplicará a tua descendência
e a tua
posteridade como a erva da terra,
Jó 5:26 Na velhice irás à
sepultura,
como se recolhe o
feixe de trigo a seu tempo.
Jó 5:27 Eis que isto já o
havemos inquirido, e assim é;
ouve-o,
e medita nisso para teu bem.
Elifaz
acabou esse seu discurso e agora veremos, no próximo capítulo a resposta de Jó.
Para cada discurso de seus amigos, basicamente o acusando e defendendo a Deus, uma
resposta de Jó se justificando, sem atacar a Deus.
Louvado seja Deus ,foi uma bênção pra mim este estudo.
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1 comentários:
Louvado seja Deus ,foi uma bênção pra mim este estudo.
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No entanto, lembre-se de juntar Cl 3:17 com 1 Co 10:31 :
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