INSCREVA-SE!

segunda-feira, 18 de abril de 2016

Apocalipse 20 1-15 - QUAL É A SEGUNDA MORTE?

Como dissemos, o propósito de Apocalipse, conforme a BEG, é estimular a fidelidade a Cristo em meio ao sofrimento pela afirmação de que Deus governa a História e certamente a levará a uma gloriosa consumação de julgamento e bênção em Cristo. Estamos vendo o capítulo 20/22.
Para um maior aprofundamento, vejam o vídeo do capítulo 20, explicado pelo Rev. Leandro Lima - https://youtu.be/GAyIDkEEgKo (Ap 20.1-6, parte 1/2);  https://youtu.be/GAyIDkEEgKo (Ap 20.1-6, parte 2/2); https://youtu.be/hg347-9mnFo (Ap 20.7-10) e https://youtu.be/WKLOaI6WoKw (Ap 20.11-15).
Breve síntese do capítulo 20.
Reparem no verso primeiro que anjo poderoso não deve ser este que tinha na mão a chave do abismo e uma grande corrente que segurou o diabo e o prendeu por 1000 anos, lançando-o no abismo!
Diz a palavra de Deus que neste tempo, durante os 1000 anos, as nações não seriam enganadas! Ora, quem engana as nações hoje? Quem é o sedutor delas? Veja o verso 10.
O verso 5 fala de uma primeira ressurreição e de bem-aventurados e santos os que tem parte nela e que ainda reinarão com Cristo como sacerdotes de Deus e de Cristo neste tempo. Quanto aos demais, não ressuscitarão até que se complete os 1000 anos.
Como dissemos ontem, o capítulo 19 termina com o lançamento da besta e do falso profeta, vivos, dentro do lago de fogo que arde com enxofre! Agora, no verso 10, o diabo é que é lançado, depois, no verso 14, são também lançados a morte e o inferno e, finalmente, aqueles que não foram achados inscritos no Livro da Vida. Esta, diz a palavra, é a segunda morte!
Vejamos como ficou a ordem de lançamento para dentro do lago de fogo e enxofre o qual é a segunda morte: 1º, a besta e o falso profeta; 2º, o diabo; 3º, a morte e o inferno; 4º os que não foram achados inscritos no Livro da Vida.
Vejamos o presente capítulo com mais detalhes, conforme ajuda da BEG:
C. Visões celestiais (4.1-22.5) - continuação.
Como já falamos, dos vs. 4.1 ao 22.5, estamos vendo essas visões celestiais de João. Por meio de Cristo e seus anjos (22 8-9,16) João recebeu uma série de sete ciclos de visões:
(1)   Sete selos do rolo (4.1-8.1) – já vimos.
(2)   Sete anjos e trombetas (8.2-11.19) – já vimos.
(3)   Sete histórias simbólicas (12.1-14.20) – já vimos.
(4)   Sete taças de ira (15.1-16.21) – já vimos.
(5)   Babilônia e a igreja (17.1-19.10) – já vimos.
(6)   A batalha final (19.11-21) – já vimos.
(7)   O reino dos santos e o julgamento final (20.1-21.8), seguidos por uma visão da nova Jerusalém – começaremos a ver agora.
(8)   A nova Jerusalém (21.9 – 22.5).
Essas visões tinham a intenção de advertir e encorajar as igrejas ao abrir seus olhos para a realeza e majestade de Deus, para a natureza da guerra espiritual, o julgamento de Deus sobre o mal e o resultado do conflito.
(7) O sétimo ciclo: o reino dos santos e o último julgamento (20.1-21.8).
Dos vs. 20.1-21.8, veremos o sétimo ciclo: o reino dos santos e o último julgamento.
Um anjo que desce do céu prende Satanás por mil anos. Os mártires fiéis (20.4) voltam à vida e reinam com Cristo. Após mil anos Satanás é solto, reúne as nações para a batalha e é finalmente vencido (20.10).
O período de mil anos, comumente chamado "milênio" recebe várias interpretações (a BEG recomenda seu excelente artigo teológico "O milênio", aqui, neste capítulo de Ap 20).
O último julgamento segue-se ao milênio (veja 20.11-15), assim como a restauração final (21.1-22.5; 21.1-8; 21.9-22.5; 22.1-5).
João viu descer do céu um anjo que trazia na mão a chave do abismo e uma grande corrente o qual prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o diabo, Satanás, e o acorrentou por mil anos.
O poder de Satanás para influenciar as nações é suprimido.
·       Os pré-milenistas e alguns pós-milenistas associam esse acontecimento com a vinda de uma extraordinária era de paz e prosperidade, em contraste com a era atual (1 Ts 2.18; 1 Pe 5.8).
·       Os amilenistas e outros pós-milenistas pensam que a prisão de Satanás já ocorreu por meio da inauguração do reino de Deus realizada por Cristo na terra (12.9; Mt 12.22-29; Mc 3.22-27; Jo 12.31; Cl 2.15; novamente a BEG recomenda seu excelente artigo teológico "O plano das eras", em Hb 7).
·       O atual avanço do evangelho entre as nações, iniciado em Atos, é resultado da restrição do poder de Satanás para enganar. É possível que essa restrição do poder de Satanás esteja intimamente associada com o atual desaparecimento temporário de domínio da besta (17.8).
Depois de o acorrentar por mil anos (10x10x10) anos:
·       Lançou-o no abismo.
·       Fechou-o.
·       Pôs um selo sobre ele.
O objetivo foi para assim impedi-lo de enganar as nações até que terminassem os mil anos. Depois disso, é necessário que ele seja solto por um pouco de tempo.
João continua com as suas visões e dessa vez ele vê tronos e almas.
·       Viu tronos em que se assentaram aqueles a quem havia sido dada autoridade para julgar.
·       Viu as almas dos que foram decapitados por causa do testemunho de Jesus e da palavra de Deus.
Veja 6.9-10. Os mártires são destacados como o grupo mais notável de testemunhas fiéis, mas outros santos não são excluídos dos privilégios mencionados.
Eles não tinham adorado a besta nem a sua imagem, e não tinham recebido a sua marca na testa nem nas mãos. Eles ressuscitaram e reinaram com Cristo durante mil anos.
Quanto ao restante dos mortos, eles não voltaram a viver até se completarem os mil anos.
Esta é a primeira ressurreição.
·       Felizes e santos os que participam da primeira ressurreição!
·       A segunda morte não tem poder sobre eles.
·       Eles serão sacerdotes de Deus e de Cristo.
·       Eles reinarão com ele durante mil anos.
Se isso se refere a uma ressurreição corporal, então ela coincide com a segunda vinda (1Co 15.51-57; lTs 4.13-18), e os pré-milenistas estariam possivelmente corretos (vs. 11-15).
Por outro lado, a linguagem relacionada à segunda morte nos vs. 6,14; 21.8 sugere um contraste entre a primeira e a segunda morte.
·       A primeira morte é uma morte corporal, mas é apenas preliminar, e não final.
·       A segunda morte é final e tem um caráter espiritual.
Do mesmo modo, a primeira e a segunda ressurreição podem ser preliminar e final, respectivamente.
·       A primeira ressurreição é espiritual.
A primeira ressurreição deve, portanto, ser compreendida como coincidindo ou com o novo nascimento (Jo 5.24-25) ou como a estar com Cristo na ocasião da morte corpórea (6.9-10; 2Co 5.8; Fp 1.23).
·       A segunda é a ressurreição do corpo.
Em vista da importância dada no Apocalipse à defesa dos mártires (vs. 4), a segunda alternativa parece preferível.
Felizes e santos – vs. 6 – são os que participam da primeira ressurreição! Para esses:
·       A segunda morte não tem poder sobre eles.
·       Eles serão sacerdotes de Deus e de Cristo.
·       Eles reinarão com ele durante mil anos.
Quando terminarem os mil anos:
·       Satanás será solto da sua prisão.
·       Sairá para enganar as nações que estão nos quatro cantos da terra, Gogue e Magogue, a fim de reuni-las para a batalha.
Gogue e Magogue são nomes tirados de Ez 38-39. Eles representam os inimigos finais de Deus.
·       Seu número será como a areia do mar.
·       As nações marcharão por toda a superfície da terra e cercarão o acampamento dos santos, a cidade amada.
No entanto, um fogo descerá do céu para os devorar – vs. 9. Em consequência disso – vs. 10:
·       O diabo, que as enganava, será lançado no lago de fogo que arde com enxofre, onde já haviam sido lançados a besta e o falso profeta.
·       Eles serão atormentados dia e noite, para todo o sempre.
Dos vs. 11 ao 15, Deus aparece para o julgamento final. A autoridade de Deus como juiz já havia sido afirmada anteriormente em 4.1-5.14.
Agora ele executa o julgamento que condiz como seu caráter e poder sobre o universo criado.
A visão compartilha alguns aspectos com SI 7.6-8; 47.8-9; Dn 7.9-10 e outras cenas de julgamento do Antigo Testamento (veja também Mt 25.31-46).
As injustiças e os sofrimentos na História nunca escapam dos olhos de Deus. Os que perseguem e praticam injustiça nunca ganharão.
Deus julgará cada ação, todos os erros serão endireitados e todas as tentativas de destronar a Deus e entronar a si mesmo serão revertidas para frustrar totalmente os inimigos de Deus.
A perspectiva do julgamento final deve ser um terror para os inimigos de Deus, mas também numa base de segurança para os santos.
Esse julgamento se segue aos mil anos dos vs. 2,7. Os pré-milenistas creem que a segunda vinda precede os mil anos e, assim, deve incluir um julgamento próprio, distinto e separado.
Argumentam que na segunda vinda os cristãos recebem seus galardões, enquanto esse último julgamento será para os ímpios e para aqueles ainda vivendo em corpos não transformados durante o milénio.
Do outro lado, os amilenistas e pós-milenistas geralmente compreendem essa passagem como uma das muitas referências a um julgamento final e universal na segunda vinda (21.1-8).
Depois dessas coisas – vs. 11 -, João viu:
·       Um grande trono branco e aquele que nele estava assentado.
A terra e o céu fugiram da sua presença, e não se encontrou lugar para eles.
·       Os mortos, grandes e pequenos, de pé diante do trono.
·       Que livros foram abertos.
·       Outro livro que foi aberto, o livro da vida.
Os mortos foram julgados de acordo com o que tinham feito, segundo o que estava registrado nos livros.
Para serem julgados de acordo com o que tinham feito:
·       O mar entregou os mortos que nele havia.
·       A morte e o Hades entregaram os mortos que neles havia.
Então a morte e o Hades foram lançados no lago de fogo. O lago de fogo é a segunda morte.
Se o nome de alguém não foi encontrado no livro da vida, este foi lançado no lago de fogo.
Ap 20:1 Então, vi
               descer do céu um anjo;
                              tinha na mão a chave do abismo
                              e uma grande corrente.
                              Ap 20:2 Ele segurou o dragão,
                                            a antiga serpente,
                                                           que é o diabo,
                                                                          Satanás,
                              e o prendeu por mil anos;
                              Ap 20:3 lançou-o no abismo,
                              fechou-o
                              e pôs selo sobre ele,
                                            para que não mais enganasse as nações
                                                           até se completarem os mil anos.
                                                                          Depois disto, é necessário
que ele seja solto pouco tempo.
Ap 20:4 Vi também
               tronos,
               e nestes sentaram-se aqueles
                              aos quais foi dada autoridade de julgar.
Vi ainda
               as almas dos decapitados
                              por causa do testemunho de Jesus,
                              bem como por causa da palavra de Deus,
               tantos quantos não adoraram a besta,
               nem tampouco a sua imagem,
               e não receberam a marca
                              na fronte
                              e na mão;
               e viveram
               e reinaram com Cristo
                              durante mil anos.
Ap 20:5 Os restantes dos mortos
               não reviveram
                              até que se completassem os mil anos.
Esta é a primeira ressurreição.
Ap 20:6 Bem-aventurado e santo
               é aquele que tem parte na primeira ressurreição;
                              sobre esses a segunda morte
                                            não tem autoridade;
                                                           pelo contrário,
                                                                          serão sacerdotes
                                                                                         de Deus
                                                                                         e de Cristo
                                                           e reinarão com ele
                                                                          os mil anos.
Ap 20:7 Quando, porém, se completarem os mil anos,
               Satanás será solto da sua prisão
                              Ap 20:8 e sairá a seduzir as nações
                                            que há nos quatro cantos da terra,
                                                           Gogue e Magogue,
                                                                          a fim de reuni-las para a peleja.
                                            O número dessas é como a areia do mar.
                                            Ap 20:9 Marcharam, então, pela superfície da terra
                                                           e sitiaram o acampamento dos santos
                                                           e a cidade querida;
                                                                          desceu, porém, fogo do céu
                                                                                         e os consumiu.
Ap 20:10 O diabo,
               o sedutor deles,
                              foi lançado para dentro do lago de fogo e enxofre,
                                            onde já se encontram
                                                           não só a besta
                                                           como também o falso profeta;
                                                           e serão atormentados de dia e de noite,
                                                                          pelos séculos dos séculos.
Ap 20:11 Vi
               um grande trono branco
               e aquele que nele se assenta,
                              de cuja presença fugiram a terra e o céu,
               e não se achou lugar para eles.
Ap 20:12 Vi também
               os mortos,
                              os grandes e os pequenos,
                                            postos em pé diante do trono.
Então, se abriram livros.
               Ainda outro livro,
                              o Livro da Vida,
                                            foi aberto.
E os mortos foram julgados,
               segundo as suas obras,
               conforme o que se achava escrito nos livros.
Ap 20:13 Deu o mar
               os mortos que nele estavam.
A morte e o além entregaram
               os mortos que neles havia.
E foram julgados,
               um por um,
                              segundo as suas obras.
Ap 20:14 Então, a morte e o inferno
               foram lançados para dentro do lago de fogo.
Esta é a segunda morte,
               o lago de fogo.
Ap 20:15 E, se alguém não foi achado
               inscrito no Livro da Vida,
                              esse foi lançado
                                            para dentro do lago de fogo.
São livros que são abertos juntamente com o Livro da Vida e todos serão julgados conforme os livros, segundo as suas obras.
A Deus toda glória! p/ pr. Pr. Daniel Deusdete. 
...
Obs.: O texto acima foi elaborado com base na Bíblia de Estudo de Genebra - disponível em nossa loja nas cores preta, vinho ou azul. Valor promocional R$ 145,00 (fev/2019 - preço sujeito a variações, conforme o mercado). Adquira conosco e ganhe um ebook da série Projeto 1189. Código: BRINDE_BEG. Envie-nos um email com o comprovante de sua compra na Semeadores: contato@ossemeadores.com.br.


3 comentários:

Olá, boa noite.
O lago de fogo e enxofre será um lugar de "tormento eterno" ou será a aniquilação "total" dos ímpios?

Grata,

Olá, boa noite.
O lago de fogo e enxofre será um lugar de "tormento eterno" ou será um lugar de aniquilação "total" dos ímpios?

Grata,

Perguntaram-me: "O lago de fogo e enxofre será um lugar de "tormento eterno" ou será a aniquilação "total" dos ímpios?"

Há defensores de ambas as ideias, tanto de tormento eterno quanto de total aniquilação. Eu tenho certeza de uma coisa. Deus é justo. Deus é bom. Deus é verdadeiro. Também sei que ele fará justiça, será bom e verdadeiro. Como será isso ou como ele vai fazer isso é uma pergunta que não sei responder.

Postar um comentário

Fique à vontade para tecer seus comentários.
No entanto, lembre-se de juntar Cl 3:17 com 1 Co 10:31 :
devemos tudo fazer para a glória de Deus e em nome de Jesus! Deus o abençoe.