Como dissemos, o propósito de Apocalipse, conforme a BEG, é estimular a
fidelidade a Cristo em meio ao sofrimento pela afirmação de que Deus governa a
História e certamente a levará a uma gloriosa consumação de julgamento e bênção
em Cristo. Estamos vendo o capítulo 20/22.
Reparem no verso primeiro que anjo poderoso não deve ser este que tinha
na mão a chave do abismo e uma grande corrente que segurou o diabo e o prendeu
por 1000 anos, lançando-o no abismo!
Diz a palavra de Deus que neste tempo, durante os 1000 anos, as nações
não seriam enganadas! Ora, quem engana as nações hoje? Quem é o sedutor delas?
Veja o verso 10.
O verso 5 fala de uma primeira ressurreição e de bem-aventurados e
santos os que tem parte nela e que ainda reinarão com Cristo como sacerdotes de
Deus e de Cristo neste tempo. Quanto aos demais, não ressuscitarão até que se
complete os 1000 anos.
Como dissemos ontem, o capítulo 19 termina com o lançamento da besta e
do falso profeta, vivos, dentro do lago de fogo que arde com enxofre! Agora, no
verso 10, o diabo é que é lançado, depois, no verso 14, são também lançados a
morte e o inferno e, finalmente, aqueles que não foram achados inscritos no
Livro da Vida. Esta, diz a palavra, é a segunda morte!
Vejamos como ficou a ordem de lançamento para dentro do lago de fogo e
enxofre o qual é a segunda morte: 1º, a besta e o falso profeta; 2º, o diabo;
3º, a morte e o inferno; 4º os que não foram achados inscritos no Livro da
Vida.
Vejamos o presente capítulo com mais
detalhes, conforme ajuda da BEG:
C. Visões celestiais (4.1-22.5) - continuação.
Como já falamos, dos vs. 4.1 ao 22.5,
estamos vendo essas visões celestiais de João. Por meio de Cristo e seus anjos
(22 8-9,16) João recebeu uma série de sete ciclos de visões:
(1)Sete
selos do rolo (4.1-8.1) – já vimos.
(2)Sete
anjos e trombetas (8.2-11.19) – já vimos.
(3)Sete
histórias simbólicas (12.1-14.20) – já
vimos.
(4)Sete
taças de ira (15.1-16.21) – já vimos.
(5)Babilônia
e a igreja (17.1-19.10) – já vimos.
(6)A
batalha final (19.11-21) – já vimos.
(7)O
reino dos santos e o julgamento final (20.1-21.8), seguidos por uma visão da
nova Jerusalém – começaremos a ver agora. (8)A
nova Jerusalém (21.9 – 22.5).
Essas visões tinham a intenção de advertir
e encorajar as igrejas ao abrir seus olhos para a realeza e majestade de Deus,
para a natureza da guerra espiritual, o julgamento de Deus sobre o mal e o
resultado do conflito.
(7) O sétimo ciclo: o reino dos santos e o último julgamento
(20.1-21.8).
Dos vs. 20.1-21.8, veremos o sétimo ciclo:
o reino dos santos e o último julgamento.
Um anjo que desce do céu prende Satanás por
mil anos. Os mártires fiéis (20.4) voltam à vida e reinam com Cristo. Após mil
anos Satanás é solto, reúne as nações para a batalha e é finalmente vencido
(20.10).
O período de mil anos, comumente chamado
"milênio" recebe várias interpretações (a BEG recomenda seu excelente
artigo teológico "O milênio", aqui, neste capítulo de Ap 20).
O último julgamento segue-se ao milênio
(veja 20.11-15), assim como a restauração final (21.1-22.5; 21.1-8; 21.9-22.5;
22.1-5).
João viu descer do céu um anjo que trazia
na mão a chave do abismo e uma grande corrente o qual prendeu o dragão, a
antiga serpente, que é o diabo, Satanás, e o acorrentou por mil anos.
O poder de Satanás para influenciar as
nações é suprimido.
·Os
pré-milenistas e alguns pós-milenistas associam esse acontecimento com a vinda
de uma extraordinária era de paz e prosperidade, em contraste com a era atual
(1 Ts 2.18; 1 Pe 5.8).
·Os
amilenistas e outros pós-milenistas pensam que a prisão de Satanás já ocorreu
por meio da inauguração do reino de Deus realizada por Cristo na terra (12.9;
Mt 12.22-29; Mc 3.22-27; Jo 12.31; Cl 2.15; novamente a BEG recomenda seu
excelente artigo teológico "O plano das eras", em Hb 7).
·O
atual avanço do evangelho entre as nações, iniciado em Atos, é resultado da
restrição do poder de Satanás para enganar. É possível que essa restrição do
poder de Satanás esteja intimamente associada com o atual desaparecimento
temporário de domínio da besta (17.8).
Depois de o acorrentar por mil anos
(10x10x10) anos:
·Lançou-o
no abismo.
·Fechou-o.
·Pôs
um selo sobre ele.
O
objetivo foi para assim impedi-lo de enganar as nações até que terminassem os
mil anos. Depois disso, é necessário que ele seja solto por um pouco de tempo.
João continua com as suas visões e dessa
vez ele vê tronos e almas.
·Viu
tronos em que se assentaram aqueles a quem havia sido dada autoridade para
julgar.
·Viu
as almas dos que foram decapitados por causa do testemunho de Jesus e da
palavra de Deus.
Veja
6.9-10. Os mártires são destacados como o grupo mais notável de testemunhas
fiéis, mas outros santos não são excluídos dos privilégios mencionados.
Eles
não tinham adorado a besta nem a sua imagem, e não tinham recebido a sua marca
na testa nem nas mãos. Eles ressuscitaram e reinaram com Cristo durante mil
anos.
Quanto ao restante dos mortos, eles não
voltaram a viver até se completarem os mil anos.
Esta é a primeira ressurreição.
·Felizes
e santos os que participam da primeira ressurreição!
·A
segunda morte não tem poder sobre eles.
·Eles
serão sacerdotes de Deus e de Cristo.
·Eles
reinarão com ele durante mil anos.
Se isso se refere a uma ressurreição
corporal, então ela coincide com a segunda vinda (1Co 15.51-57; lTs 4.13-18), e
os pré-milenistas estariam possivelmente corretos (vs. 11-15).
Por outro lado, a linguagem relacionada à
segunda morte nos vs. 6,14; 21.8 sugere um contraste entre a primeira e a
segunda morte.
·A
primeira morte é uma morte corporal, mas é apenas preliminar, e não final.
·A
segunda morte é final e tem um caráter espiritual.
Do mesmo modo, a primeira e a segunda
ressurreição podem ser preliminar e final, respectivamente.
·A
primeira ressurreição é espiritual.
A
primeira ressurreição deve, portanto, ser compreendida como coincidindo ou com
o novo nascimento (Jo 5.24-25) ou como a estar com Cristo na ocasião da morte
corpórea (6.9-10; 2Co 5.8; Fp 1.23).
·A
segunda é a ressurreição do corpo.
Em vista da importância dada no Apocalipse
à defesa dos mártires (vs. 4), a segunda alternativa parece preferível.
Felizes e santos – vs. 6 – são os que
participam da primeira ressurreição! Para esses:
·A
segunda morte não tem poder sobre eles.
·Eles
serão sacerdotes de Deus e de Cristo.
·Eles
reinarão com ele durante mil anos.
Quando terminarem os mil anos:
·Satanás
será solto da sua prisão.
·Sairá
para enganar as nações que estão nos quatro cantos da terra, Gogue e Magogue, a
fim de reuni-las para a batalha.
Gogue
e Magogue são nomes tirados de Ez 38-39. Eles representam os inimigos finais de
Deus.
·Seu
número será como a areia do mar.
·As
nações marcharão por toda a superfície da terra e cercarão o acampamento dos
santos, a cidade amada.
No entanto, um fogo descerá do céu para os
devorar – vs. 9. Em consequência disso – vs. 10:
·O
diabo, que as enganava, será lançado no lago de fogo que arde com enxofre, onde
já haviam sido lançados a besta e o falso profeta.
·Eles
serão atormentados dia e noite, para todo o sempre.
Dos vs. 11 ao 15, Deus aparece para o
julgamento final. A autoridade de Deus como juiz já havia sido afirmada
anteriormente em 4.1-5.14.
Agora ele executa o julgamento que condiz
como seu caráter e poder sobre o universo criado.
A visão compartilha alguns aspectos com SI 7.6-8;
47.8-9; Dn 7.9-10 e outras cenas de julgamento do Antigo Testamento (veja
também Mt 25.31-46).
As injustiças e os sofrimentos na História
nunca escapam dos olhos de Deus. Os que perseguem e praticam injustiça nunca
ganharão.
Deus julgará cada ação, todos os erros
serão endireitados e todas as tentativas de destronar a Deus e entronar a si
mesmo serão revertidas para frustrar totalmente os inimigos de Deus.
A perspectiva do julgamento final deve ser
um terror para os inimigos de Deus, mas também numa base de segurança para os
santos.
Esse julgamento se segue aos mil anos dos
vs. 2,7. Os pré-milenistas creem que a segunda vinda precede os mil anos e,
assim, deve incluir um julgamento próprio, distinto e separado.
Argumentam que na segunda vinda os cristãos
recebem seus galardões, enquanto esse último julgamento será para os ímpios e
para aqueles ainda vivendo em corpos não transformados durante o milénio.
Do outro lado, os amilenistas e
pós-milenistas geralmente compreendem essa passagem como uma das muitas
referências a um julgamento final e universal na segunda vinda (21.1-8).
Depois dessas coisas – vs. 11 -, João viu:
·Um
grande trono branco e aquele que nele estava assentado.
A
terra e o céu fugiram da sua presença, e não se encontrou lugar para eles.
·Os
mortos, grandes e pequenos, de pé diante do trono.
·Que
livros foram abertos.
·Outro
livro que foi aberto, o livro da vida.
Os
mortos foram julgados de acordo com o que tinham feito, segundo o que estava
registrado nos livros.
Para serem julgados de acordo com o que
tinham feito:
·O
mar entregou os mortos que nele havia.
·A
morte e o Hades entregaram os mortos que neles havia.
Então a morte e o Hades foram lançados no
lago de fogo. O lago de fogo é a segunda morte.
Se o nome de alguém não foi encontrado no
livro da vida, este foi lançado no lago de fogo.
Ap 20:1 Então, vi
descer do céu um
anjo;
tinha
na mão a chave do abismo
e uma
grande corrente.
Ap
20:2 Ele segurou o dragão,
a
antiga serpente,
que
é o diabo,
Satanás,
e o
prendeu por mil anos;
Ap
20:3 lançou-o no abismo,
fechou-o
e pôs
selo sobre ele,
para
que não mais enganasse as nações
até
se completarem os mil anos.
Depois
disto, é necessário
que ele seja solto pouco tempo.
Ap 20:4 Vi também
tronos,
e nestes sentaram-se
aqueles
aos
quais foi dada autoridade de julgar.
Vi ainda
as almas dos
decapitados
por
causa do testemunho de Jesus,
bem
como por causa da palavra de Deus,
tantos quantos não
adoraram a besta,
nem tampouco a sua
imagem,
e não receberam a
marca
na
fronte
e na
mão;
e viveram
e reinaram com
Cristo
durante
mil anos.
Ap 20:5 Os restantes dos mortos
não reviveram
até
que se completassem os mil anos.
Esta é a primeira ressurreição.
Ap 20:6 Bem-aventurado e santo
é aquele que tem
parte na primeira ressurreição;
sobre
esses a segunda morte
não
tem autoridade;
pelo
contrário,
serão
sacerdotes
de
Deus
e
de Cristo
e
reinarão com ele
os
mil anos.
Ap 20:7 Quando, porém, se completarem os mil anos,
Satanás será solto
da sua prisão
Ap
20:8 e sairá a seduzir as nações
que
há nos quatro cantos da terra,
Gogue
e Magogue,
a
fim de reuni-las para a peleja.
O
número dessas é como a areia do mar.
Ap
20:9 Marcharam, então, pela superfície da terra
e
sitiaram o acampamento dos santos
e
a cidade querida;
desceu,
porém, fogo do céu
e
os consumiu.
Ap 20:10 O diabo,
o sedutor deles,
foi
lançado para dentro do lago de fogo e enxofre,
onde
já se encontram
não
só a besta
como
também o falso profeta;
e
serão atormentados de dia e de noite,
pelos
séculos dos séculos.
Ap 20:11 Vi
um grande trono
branco
e aquele que nele se
assenta,
de
cuja presença fugiram a terra e o céu,
e não se achou lugar
para eles.
Ap 20:12 Vi também
os mortos,
os
grandes e os pequenos,
postos
em pé diante do trono.
Então, se abriram livros.
Ainda outro livro,
o
Livro da Vida,
foi
aberto.
E os mortos foram julgados,
segundo as suas
obras,
conforme o que se
achava escrito nos livros.
Ap 20:13 Deu o mar
os mortos que nele
estavam.
A morte e o além entregaram
os mortos que neles
havia.
E foram julgados,
um por um,
segundo
as suas obras.
Ap 20:14 Então, a morte e o inferno
foram lançados para
dentro do lago de fogo.
Esta é a segunda morte,
o lago de fogo.
Ap 20:15 E, se alguém não foi achado
inscrito no Livro da
Vida,
esse
foi lançado
para
dentro do lago de fogo.
São livros que são abertos juntamente com o Livro da Vida e todos serão
julgados conforme os livros, segundo as suas obras.
Obs.: O texto acima foi elaborado com base na Bíblia de Estudo de Genebra - disponível em nossa loja nas cores preta, vinho ou azul. Valor promocional R$ 145,00 (fev/2019 - preço sujeito a variações, conforme o mercado). Adquira conosco e ganhe um ebook da série Projeto 1189. Código: BRINDE_BEG. Envie-nos um email com o comprovante de sua compra na Semeadores: contato@ossemeadores.com.br.
Perguntaram-me: "O lago de fogo e enxofre será um lugar de "tormento eterno" ou será a aniquilação "total" dos ímpios?"
Há defensores de ambas as ideias, tanto de tormento eterno quanto de total aniquilação. Eu tenho certeza de uma coisa. Deus é justo. Deus é bom. Deus é verdadeiro. Também sei que ele fará justiça, será bom e verdadeiro. Como será isso ou como ele vai fazer isso é uma pergunta que não sei responder.
Postar um comentário
Fique à vontade para tecer seus comentários. No entanto, lembre-se de juntar Cl 3:17 com 1 Co 10:31 : devemos tudo fazer para a glória de Deus e em nome de Jesus! Deus o abençoe.
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3 comentários:
Olá, boa noite.
O lago de fogo e enxofre será um lugar de "tormento eterno" ou será a aniquilação "total" dos ímpios?
Grata,
Olá, boa noite.
O lago de fogo e enxofre será um lugar de "tormento eterno" ou será um lugar de aniquilação "total" dos ímpios?
Grata,
Perguntaram-me: "O lago de fogo e enxofre será um lugar de "tormento eterno" ou será a aniquilação "total" dos ímpios?"
Há defensores de ambas as ideias, tanto de tormento eterno quanto de total aniquilação. Eu tenho certeza de uma coisa. Deus é justo. Deus é bom. Deus é verdadeiro. Também sei que ele fará justiça, será bom e verdadeiro. Como será isso ou como ele vai fazer isso é uma pergunta que não sei responder.
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No entanto, lembre-se de juntar Cl 3:17 com 1 Co 10:31 :
devemos tudo fazer para a glória de Deus e em nome de Jesus! Deus o abençoe.