A ideia chave deste capítulo, para mim, está no vs.
44: “Porque eu sou o SENHOR vosso Deus;
portanto vós vos santificareis, e sereis santos, porque eu sou santo...”.
Quem está ensinando o que comer e o que não comer e da forma que for comer é o
Senhor Santo.
Neste capítulo, entraremos na parte III que trata da
impureza e o seu tratamento que vai de 11:1 até 16:34. Esta terceira parte
também poderemos dividi-la didaticamente para facilitar nossos estudos e
aprendizagens, em cinco outras partes:
·Parte
1: Os animais imundos que trata todo o capítulo 11.
·Parte
2: O parto que fala todo capítulo 12 de apenas 8 versículos.
·Parte
3: As doenças da pele e o mofo que começam no capítulo 13 e terminam no 14.
Sendo que o capítulo 13 tratará da impureza causada pelas doenças de pele e
pelo mofo e o capítulo 14 tratará da purificação da contaminação causadas pelas
doenças de pele e pelo mofo.
·Parte
4: Os fluxos, todo o capítulo 15.
·Parte
5: o Dia da Expiação: todo o capítulo 16.
Aqui Moisés seguindo o que Deus lhe falou – sempre é
assim em todo pentateuco – instrui os israelitas a diferenciar os animais puros
dos impuros, ou limpos e imundos, sendo que o cadáver de todos eles era
considerado imundo.
O princípio da divisão dos animais não era baseado
em critérios científicos ou de saúde, mas por questões teológica e princípios
morais, principalmente ligados ao sangue.
Para os israelitas, Deus deixou claro que não se
comesse do sangue porque o sangue é vida.
Gênesis
9:4Carne,
porém, com suavida, istoé, com seusangue, não
comereis.
Levítico
17:11Porque
avidada
carne está nosangue. Eu vô-lo
tenho dado sobre o altar, para fazer expiação pela vossa alma, porquantoéosangueque
fará expiação em virtude davida.
Levítico
17:14Portanto,
avidade
toda carneéo seusangue; por isso, tenho dito aos filhos de
Israel: não comereis osanguede nenhuma carne, porque avidade
toda carneéo seusangue; qualquer que o comer será eliminado.
Deuteronômio
12:23Somente
empenha-te em não comeres osangue, pois osangueéavida; pelo que não
comerás avidacom a carne.
Deuteronômio
19:6para
que o vingador dosanguenão persiga o homicida, quando se
lhe enfurecer o coração, e o alcance, por ser comprido o caminho, e lhe tire
avida, porque nãoéculpado
de morte, pois não o aborrecia dantes.
E os animais considerados imundos eram justamente
aqueles que comiam sangue ou que estavam e se alimentavam de cadáveres. Todos
eles eram considerados imundos e impróprios também para os sacrifícios.
Afora isso, parece também que a classificação seguia
um outro padrão como uma certa violação da ordem natural de sua locomoção,
exemplo criaturas aladas que andam ao invés de voar.
O certo é que tudo isso está fortemente ligado à
queda do homem.
Eles também ficavam impuros até a tarde porque os
sacrifícios oferecidos ao pôr do sol restauravam a pureza de qualquer um que
tivesse sido contaminado durante o dia.
Lv
11:1 E falou o SENHOR a Moisés e a Arão, dizendo-lhes:
Lv 11:2 Fala aos filhos de
Israel, dizendo:
Estes são os
animais, que comereis
dentre
todos os animais que há sobre a terra;
Lv 11:3 Dentre os animais, todo
o que tem unhas fendidas,
e a fenda das
unhas se divide em duas, e rumina,
deles
comereis.
Lv 11:4 Destes, porém, não
comereis;
dos que ruminam
ou dos que têm unhas fendidas;
o camelo, que rumina, mas não
tem unhas fendidas;
esse vos será
imundo;
Lv 11:5 E o coelho, porque
rumina, mas não tem as unhas fendidas;
esse vos será
imundo;
Lv 11:6 E a lebre, porque
rumina, mas não tem as unhas fendidas;
essa vos será
imunda.
Lv 11:7 Também o porco, porque
tem unhas fendidas,
e a fenda das
unhas se divide em duas, mas não rumina;
este
vos será imundo.
Lv 11:8 Das suas carnes não
comereis,
nem tocareis nos
seus cadáveres;
estes
vos serão imundos.
Lv 11:9 De todos os animais que
há nas águas, comereis os seguintes:
todo o que tem
barbatanas e escamas, nas águas,
nos
mares e nos rios, esses comereis.
Lv 11:10 Mas todo
o que não tem barbatanas, nem escamas,
nos
mares e nos rios, todo o réptil das águas,
e todo o ser
vivente que há nas águas,
estes
serão para vós abominação.
Lv 11:11
Ser-vos-ão, pois, por abominação;
da
sua carne não comereis,
e
abominareis o seu cadáver.
Lv 11:12 Todo o que não tem
barbatanas ou escamas,
nas águas, será
para vós abominação.
Lv 11:13 Das aves, estas
abominareis;
não se comerão,serão
abominação:
a
águia, e o quebrantosso, e o xofrango,
Lv
11:14 E o milhano, e o abutre
segundo
a sua espécie.
Lv 11:15 Todo o
corvo segundo a sua espécie,
Lv 11:16 E o
avestruz, e o mocho, e a gaivota,
e
o gavião segundo a sua espécie.
Lv 11:17 E o
bufo, e o corvo marinho, e a coruja,
Lv 11:18 E a
gralha, e o cisne, e o pelicano,
Lv 11:19 E a
cegonha, a garça segundo a sua espécie,
e a poupa, e o
morcego.
Lv 11:20 Todo o inseto que voa,
que anda sobre quatro pés,
será para vós uma
abominação.
Lv 11:21 Mas isto comereis de
todo o inseto que voa,
que anda sobre
quatro pés:
o
que tiver pernas sobre os seus pés,
para
saltar com elas sobre a terra. Lv
11:22 Deles comereis estes:
a locusta segundo
a sua espécie,
o gafanhoto
devorador segundo a sua espécie,
o grilo segundo a
sua espécie,
e o gafanhoto
segundo a sua espécie.
Lv 11:23 E todos os outros
insetos que voam, que têm quatro pés,
serão para vós
uma abominação.
Lv 11:24 E por estes sereis
imundos:
qualquer que
tocar os seus cadáveres,
imundo
será até à tarde.
Lv 11:25 Qualquer que levar os
seus cadáveres lavará as suas vestes,
e será imundo até
à tarde.
Lv 11:26 Todo o animal que tem
unha fendida,
mas a fenda não
se divide em duas, e todo o que não rumina,
vos
será por imundo;
qualquer que
tocar neles será imundo.
Lv 11:27 E todo o animal que
anda sobre as suas patas,
todo o animal que
anda a quatro pés, vos será por imundo;
qualquer que tocar nos seus
cadáveres será imundo até à tarde.
Lv 11:28 E o que levar os seus
cadáveres lavará as suas vestes,
e será imundo até
à tarde; eles vos serão por imundos.
Lv 11:29 Estes também vos serão
por imundos entre os répteis
que se arrastam
sobre a terra;
a doninha, e o rato, e a
tartaruga segundo a sua espécie,
Lv 11:30 E o ouriço cacheiro, e
o lagarto, e a lagartixa,
e a lesma e a toupeira.
Lv 11:31 Estes
vos serão por imundos dentre todos os répteis;
qualquer
que os tocar, estando eles mortos,
será
imundo até à tarde.
Lv 11:32 E tudo aquilo sobre o
que cair alguma coisa deles
estando eles
mortos será imundo; seja vaso de madeira,
ou
veste, ou pele, ou saco, qualquer instrumento,
com
que se faz alguma obra,
será
posto na água, e será imundo até à tarde;
depois
será limpo.
Lv 11:33 E todo o vaso de barro,
em que cair alguma coisa deles,
tudo o que houver
nele será imundo, e o vaso quebrareis.
Lv 11:34 Todo o alimento que se
come,
sobre o qual cair
água de tais vasos, será imundo;
e toda a bebida que se bebe,
depositada nesses vasos, será imunda.
Lv 11:35 E aquilo sobre o que
cair alguma parte de seu corpo morto,
será imundo; o
forno e o vaso de barro serão quebrados; imundos
são: portanto vos serão por imundos.
Lv 11:36 Porém a fonte ou
cisterna, em que se recolhem águas,
será limpa, mas
quem tocar no seu cadáver será imundo.
Lv 11:37 E, se dos seus
cadáveres cair alguma coisa
sobre alguma
semente que se vai semear, será limpa;
Lv 11:38 Mas se for deitada água
sobre a semente,
e se dos seus
cadáveres cair alguma coisa sobre ela,
vos
será por imunda.
Lv 11:39 E se morrer algum dos
animais,
que vos servem de
mantimento,
quem
tocar no seu cadáver será imundo até à tarde;
Lv 11:40 E quem comer do seu
cadáver lavará as suas vestes,
e será imundo até
à tarde; e quem levar o seu corpo morto
lavará
as suas vestes, e será imundo até à tarde.
Lv 11:41 Também todo o réptil,
que se arrasta sobre a terra,
será abominação;
não se comerá.
Lv 11:42 Tudo o que anda sobre o
ventre,
e tudo o que anda
sobre quatro pés, ou que tem muitos pés,
entre
todo o réptil que se arrasta sobre a terra,
não
comereis, porquanto são uma abominação.
Lv 11:43 Não vos façais
abomináveis,
por nenhum réptil
que se arrasta, nem neles vos contamineis,
para
não serdes imundos por eles;
Lv
11:44 Porque eu sou o SENHOR vosso Deus;
portanto vós vos santificareis,
e sereis santos, porque eu sou santo;
e não vos
contaminareis com nenhum réptil
que
se arrasta sobre a terra;
Lv
11:45 Porque eu sou o SENHOR, que vos fiz subir da terra do Egito,
para que eu seja vosso Deus, e
para que sejais santos;
porque eu sou
santo.
Lv
11:46 Esta é a lei dos animais, e das aves, e de toda criatura vivente
que se move nas águas, e de toda
criatura que se arrasta
sobre a terra;
Lv
11:47 Para fazer diferença
entre o imundo e o limpo;
e entre animais
que se podem
comer e os animais que não se podem comer.
Deus desejava que a nação de Israel fosse uma nação
santa, isto é, separada do mundo, como exemplo e como nação sacerdotal servindo
assim ao Senhor como nação de sacerdotes.
Assim a santidade era exigida da nação como também o
é de nós os cristãos que são a nação santa de Israel hoje que ministramos ao
mundo ao nosso redor a palavra de Deus que santifica o homem.
Sem santidade, ninguém verá o Senhor – Hb 12:14. E
por falar em santidade, acho oportuno colocar aqui neste momento a breve
reflexão do Blog “O Tempora, O Mores” intitulado: “O que é a santidade?[1]”:
Lamentavelmente,
os escândalos ocorridos nas igrejas vêm confirmar nosso entendimento de que em
muitos ambientes evangélicos, a santidade de vida, a ética e a moralidade estão
completamente desconectados da vida cristã, dos cultos, dos milagres, da
prosperidade em geral.
Uma análise do
conceito bíblico de santidade destacaria uma série de princípios cruciais, dos
quais destaco alguns aqui:
1) A santidade
não tem nada a ver com usos e costumes. Ser santo não é guardar uma série de
regras e normas concernentes ao vestuário e tamanho do cabelo. Não é ser contra
piercing, tatuagem, filmes da Disney. Não é só ouvir música evangélica, nunca
ir à praia ou ao campo de futebol. Não é viver jejuando e orando, isolado dos
outros, andar de paletó e gravata. Para muitos, santidade está ligada a esse
tipo de coisas. Duvido que estas coisas funcionem. Elas não mortificam a
inveja, a cobiça, a ganância, os pensamentos impuros, a raiva, a incredulidade,
o temor dos homens, a preguiça, a mentira. Nenhuma dessas abstinências e regras
conseguem, de fato, crucificar o velho homem com seus feitos. Elas têm
aparência de piedade, mas não tem poder algum contra a carne. Foi o que Paulo
tentou explicar aos colossenses, muito tempo atrás: “Tais coisas, com efeito,
têm aparência de sabedoria, como culto de si mesmo, e de falsa humildade, e de
rigor ascético; todavia, não têm valor algum contra a sensualidade”
(Colossenses 2.23).
2) A santidade
existe sem manifestações carismáticas e as manifestações carismáticas existem
sem ela. Isso fica muito claro na primeira carta de Paulo aos Coríntios.
Provavelmente, a igreja de Corinto foi a igreja onde os dons espirituais,
especialmente línguas, profecias, curas, visões e revelações, mais se
manifestaram durante o período apostólico. Todavia, não existe uma igreja onde
houve uma maior falta de santidade do que aquela. Ali, os seus membros estavam
divididos por questões secundárias, havia a prática da imoralidade, culto à
personalidade, suspeitas, heresias e a mais completa falta de amor e pureza,
até mesmo na hora da celebração da Ceia do Senhor. Eles pensavam que eram
espirituais, mas Paulo os chama de carnais (1Coríntios 3.1-3). Não estou
negando as manifestações espirituais. Creio que Deus é Deus. Contudo, Ele mesmo
nos mostra na Bíblia que manifestações espirituais podem ocorrer até mesmo
através de pessoas como Judas, que juntamente com os demais apóstolos, curou
enfermos e ressuscitou mortos (Mateus 10.1-8). No dia do juízo, o Senhor Jesus
irá expulsar de sua presença aqueles que praticam a iniquidade, mesmo que eles
tenham expelido demônios e curado enfermos (Mateus 7.22-23).
3) A santidade
implica principalmente na mortificação do pecado que habita em nós e em viver
de acordo com a vontade de Deus revelada nas Escrituras. Apesar de regenerados
e de possuirmos uma nova natureza, o velho homem permanece em nós e carece de
ser mortificado diariamente, pelo poder do Espírito Santo. É necessário mais
poder espiritual para dominar as paixões carnais do que para expelir demônios.
E, a julgar pelo que estamos vendo, estamos muito longe de estar vivendo uma
grande efusão do Espírito. Onde as paixões carnais se manifestam, não há
santidade, mesmo que a ortodoxia doutrinária seja defendida ardorosamente,
doentes sejam curados, línguas sejam faladas e demônios sejam expulsos. A
Bíblia não faz conexão direta entre santidade e manifestações carismáticas e
defesa da ortodoxia. Ao contrário, a Bíblia nos adverte constantemente contra a
ortodoxia dos fariseus, contra os falsos profetas, Satanás e seus emissários,
cujo sinal característico é a operação de sinais e prodígios, ver Mateus 24.24;
Marcos 13.22; 2Tessalonicenses 2.9; Apocalipse 13.13; Apocalipse 16.14.
4) É mais
difícil vencer o domínio de hábitos pecaminosos do que quebrar maldições,
libertar enfermos, e receber prosperidade. O poder da ressurreição, contudo,
triunfa sobre o pecado e sobre a morte. Quando “sabemos” que fomos crucificados
com Cristo (Romanos 6.6), nos “consideramos” mortos para o pecado e vivos para
Deus (Romanos 6.11), não permitimos que o pecado “reine” sobre nós (Romanos
6.12) e nem nos “oferecemos” a ele como escravos (Romanos 6.13), experimentamos
a vitória sobre o pecado (Romanos 6.14). Aleluia!
5) A santidade é
progressiva. Ela não se obtém instantaneamente, por meio de alguma intervenção
sobrenatural. Deus nunca prometeu que nos santificaria inteiramente e
instantaneamente. Na verdade, os apóstolos escreveram as cartas do Novo
Testamento exatamente para instruir os crentes no processo de santificação.
Infelizmente, influenciados pelo pensamento de João Wesley – que noutros pontos
tem sido inspiração para minha vida e de muitos outros –, alguns buscam a
santificação instantânea, ou a experiência do amor perfeito, esquecidos que a
pureza de vida e a santidade de coração são advindas de um processo diário,
progressivo e incompleto aqui nesse mundo.
6) A
santificação é um processo irresistível na vida do verdadeiro salvo. Deus
escolheu um povo para que fosse santo. O alvo da escolha de Deus é que sejamos
santos e irrepreensíveis diante dele (Efésios 1.4). Deus nos escolheu para a
salvação mediante a santificação do Espírito (2Tessalonicenses 2.13). Fomos
predestinados para sermos conformes à imagem de Jesus Cristo (Romanos 8.29).
Muito embora o verdadeiro crente tropece, caia, falhe miseravelmente, ele não
permanecerá caído. Será levantado por força do propósito de Deus, mediante o
Espírito. Sua consciência não vai deixá-lo em paz. Ele não conseguirá amar o pecado,
viver no pecado, viver na prática do pecado. Ele vai fazer como o filho
pródigo, “Levantar-me-ei e irei ter com o meu Pai, e lhe direi: Pai, pequei
contra o céu e diante de ti” (Lucas 15.18). Ninguém que vive na prática do
pecado, da corrupção, da imoralidade, da impiedade, – e gosta disso – pode
dizer que é salvo, filho de Deus, por mais próspero que seja financeiramente,
por mais milagres que tenha realizado e por mais experiências sobrenaturais que
tenha tido.
Precisamos de
santidade! E como! E a começar em mim. Tenha misericórdia, ó Deus!
Fique à vontade para tecer seus comentários. No entanto, lembre-se de juntar Cl 3:17 com 1 Co 10:31 : devemos tudo fazer para a glória de Deus e em nome de Jesus! Deus o abençoe.
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